Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Convenção de Vendas AkzoNobel 2024

Candidato: AkzoNobel
Segmento: Cliente Final
Categoria: Convenção Nacional | Clientes

TROFÉU GRUPO WISH
Convenção Nacional | Clientes

Desde 1792, fornecemos tintas e revestimentos inovadores que ajudam a levar cor para a vida das pessoas e a proteger o que mais importa. Nosso portfólio de marcas de classe global, incluindo Coral, Sparlack, International, Sikkens e Interpon tem a confiança de clientes em todo o mundo. Estamos presentes em mais de 150 países, com mais de 10.000 funcionários onde utilizamos nossa experiência para melhorar a vida cotidiana – porque acreditamos que cada superfície representa uma oportunidade. É o que se espera de uma empresa de tintas e revestimentos pioneira e de longa trajetória que se dedica a proporcionar soluções sustentáveis e a preservar o que temos de melhor hoje, ao mesmo tempo em que cria um amanhã ainda melhor.

Pensando nisso, a Convenção de Vendas da AkzoNobel, denominada como Lideres de Valares, tem como objetivo reunir toda a nossa equipe de vendas e marketing regional, da unidade de negócio decorativa, além de áreas parceiras e que contribuem ao decorrer do ano com o desenvolvimento do negócio e estratégias.

A Convenção de Vendas, é importante para todos, e é muito aguardada pelo time de vendas, pois se trata do momento em que revemos os resultados do ano anterior, principais conquistas, alinhamos estrategias para o ano e são apresentadas as novidades e ferramentas para o novo ciclo. Além de toda a parte de conteudo e informação, por ser uma equipe distribuida nacionalmente, também é um momento de reencontros e confraternização entre todos.

Galeria de Fotos

Para a Convenção de Vendas 2024, tínhamos o desafio de apresentar no período de uma semana conteúdos importantes que contribuíssem para o desenvolvimento dos participantes, de modo eficaz e com um ambiente acolhedor e preparado para esses dias. Dentre os desafios, tinhamos como principais:



1) Apresentar os resultados de 2023, de uma forma clara e efetiva, contribuindo para identificação dos principais gaps e evoluções durante o ano que passou.

2) Trazer de forma objetiva quais as principais estratégias para o ano de 2024, com dados relevante para negócio, performance das regionais, principais projetos para o ano e novas campanhas.

3) Apresentação das principais novidades de 2024, com o desafio de gerar a demonstração dos produtos principalmente de uma nova linha adquirida e que boa parte do time não tinha conhecimento profundo por se tratar de uma marca de impermeabilizantes, contribuindo com o conhecimento de todos de forma pratica e dinamica.

4) Criar um espaço acolhedor e adequado para todos os participantes, incluindo: Conteúdo; Cenografia especial, comunicação e ativações durante esses dias para contribuidor no relacionamento, interação de todos e principalmente motivação para o novo ano.

Pensando nos objetivos apresentados, tínhamos um desafio de tornar a semana da Convenção de Vendas marcante e produtiva para todos. Com um slogan de 'Expandindo Horizontes', a ideia principal era contribuir para o desenvolvimento de todos durante esses 5 dias que estariam reunidos, e para isso foram criados algumas estratégias transformadoras.



Para começar, trouxemos o tema da convenção Expandindo horizontes para toda a comunicação, brindes, cadernos,  slogan criado até porque haviamos acabado de adquirir uma nova marca de produtos. Trouxemos criação de um designer chamado Drawngzilla que retratou o que gostariamos para o ano, em um backdrop para o espaço, além de toda comunicação em cadernos, brindes, telas.  O hotel foi o Cyan Resort em Itupeva e conseguimos fecha-lo para o grupo, o que permitiu mais liberdade para as ações que desenhamos. 

Em relação aos brindes, iniciamos a convenção com uma cesta no quarto dos participantes com um kit de massas para que eles pudessem comemorar com suas familias o resultado do ano, já que a familia tambem faz parte desta conquistas. Isso emocionou o time que ao retornarem, nos enviaram as fotos com a familia nesse momento de união.

Fizemos também chinelos para uma das festas, polos para os dias da semana, jaqueta para que o time usasse posteriormente pois sempre solicitam um uniforme para o dia a dia.

Iniciamos a convenção com resultados, mais além disso com os principais projetos feitos pelo time comercial ao decorrer do ano, trazendo assim um sentimento de pertencimento, e mostrando o quanto a dedicação de todos fazem a diferença no final do dia. Esse é um momento que chamamos de Super Star, onde eles inscrevem seus projetos , há uma aprovação anterior de um comite e os melhores cases sao apresentados na plenaria da convenção para votação do publico em geral. Os ganhadores ganham valores que sao creditados na nossa plataforma de reconhecimento nacional para resgates de premios.

Também no primeiro dia de convenção, fazemos o reconhecimento por tempo de casa de 5, 10, 15, 20 e 30 anos. Isso motiva ainda mais o time.

Para apresentar as estratégias do ano de 2024, foram feitos materiais dinâmicos, que traziam as informações de forma simples e efetiva, e para ajudar ainda mais foi realizado uma sessão de Design Thinking atraves de um mediador,  para que os participantes pudessem participar de uma construção e nao mais ficassem só como ouvintes, essa sessao trouxe aspectos sobre os publicos que atuamos como pintores, arquitetos, balconistas e clientes e sobre cada um deles, os times puderam colocar insights e desenhar planos.

Para os lançamentos de 2024, a solução encontrada e que se tornou muito positiva, foi colocar o time para "colocar a mão na massa", ou seja, aplicarem os produtos em superfícies semelhantes ao que é encontrado nas obras, e se foi um grande sucesso. Por ser uma linha nova e com muitos produtos, foram montadas salas onde os grupos rodiziavam e tinham contato com a estrutura montada. Desde telhas, até paredes e pisos.

E para animar a todos durante esses dias, foram criados ambientes descontraídos durante as noites:  Noite do Karaokê, a noite do Churrasquinho da Coral com um grupo de samba em uma noite inesquecível para todos com um ambiente 100% personalizado com o tema e para fechar a semana, a festa mais aguardada trouxe o tema de Rebobina, baseada nos anos 80/90, no qual o espaço foi todo personalizado com os elementos marcantes da época como bolos e doces, decoração retro, sorvete de maquina, drinks, máquina de espuma, todos os participantes vieram fantasiados e como atraçao tivemos banda temática com vários dançarinos e a Carreta Furacão como fator surpresa. 

Ao final, foi entregue uma Convenção de Vendas completa assim como no objetivo inicial, com excelentes resultados, participantes saíram motivados e preparada para a jornada que iniciaria em 2024, e mesmo obtendo apenas resultados qualitativo do evento, foi observado melhoras nos atendimentos, e argumentações usadas pelo área comercial no dia a dia, impactando assim diretamente nas vendas.



Podemos observar isso nos comentários obtidos na pesquisa de satisfação realizada pós evento, que foram:



"Tudo muito bom, foi possível perceber o carinho em cada detalhe; Primeiro gostaria de agradecer foi tudo muito bem organizado e um orgulho pertencer a esta família de sangue azul, saímos com muito mais conhecimento e com os objetivos claro obrigado"



"A melhor de todas! Sem sombra marcou nossas vidas! Com muita entrega, estratégias e integração"



"A convenção foi maravilhosa. Consegui compreender ainda mais a dinâmica da empresa e também fortaleceu os motivos aos quais que me fizeram começar uma nova carreira aqui."