Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Febraban Tech 2024

Entrada da Febraban Tech, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro no Brasil

Candidato: MCI Brasil
Cliente: Federação Brasileiras dos Bancos
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Nacional

Troféu Atmo Digital
Congresso Nacional

Há três anos, a MCI é uma das agências responsáveis pela organização da Febraban Tech.

O escopo de 2024 abrangia os seguintes serviços durante o congresso:

  • Ativações tecnológicas
  • Sistema para cadastro grátis e compra de ingressos
  • Internet
  • Recepcionistas (treinamento incluso)
  • Auxiliares para a secretaria do evento
  • Rádios intercomunicadores
  • Materiais gráficos: crachás, voucher, etc.
  • Tradução simultânea (intérpretes)
  • Fotógrafos, maquiadores, mestre de cerimônias
  • Logística de palestrantes
  • Artistas para shows no happy hour e seus respectivos riders e necessidades de camarim
  • Locação de equipamentos de informática para a secretaria, sala de imprensa, sala VIP e demais áreas
  • Capas de cadeiras
  • Empresa de alimentação para restaurante e praça de alimentação
  • Adaptações a partir de áreas patrocinadas
  • Sistema de programação integrado
  • Troféu, NFT
  • Selos de sustentabilidade
  • Fones e gestão do controle
A MCI é uma agência global de marketing de engajamento que transforma a relação das pessoas e empresas em experiências memoráveis. Com sede na Suíça, a organização carrega no seu DNA aspectos importantes relacionados a sustentabilidade e responsabilidade social. Além disso, somos signatários do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de responsabilidade corporativa do mundo.

Vídeo

Galeria de Fotos

O Febraban Tech é o maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro no Brasil. Na edição 2024, realizada de 25 a 27 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo, a MCI foi uma das empresas responsáveis pela organização da feira e coube a ela criar uma estratégia para inovar a experiência do visitante.



“Nunca houve um palco com 100% das palestras de forma holográfica no mundo e foi esse o desafio que colocamos para a MCI”, afirmou Denise Perotti, diretora-adjunta da presidência e de eventos da Febraban.



E foi isso o que a MCI fez no Auditório Imersão, um dos espaços do evento, onde holografias de palestrantes ao vivo, incluindo especialistas internacionais, todos interagindo em tempo real.  Por meio de uma tecnologia avançada de holografia, foi possível trazer esses profissionais à frente da audiência como se estivessem fisicamente presentes, permitindo uma interação direta e fluida com o público.



Criado na edição de 2023, esse palco tem por objetivo ser justamente esse espaço de exploração de novas tecnologias e trazer experiências inéditas.



Para essa experiência imersiva ser um sucesso, foi preciso superar uma série de desafios técnicos e logísticos:



Transmissão e sincronização em tempo real: garantir que os palestrantes holográficos pudessem interagir com o público e entre si sem nenhum atraso perceptível foi um dos maiores obstáculos.



Essa sincronia exigiu uma infraestrutura robusta e estável de internet de alta velocidade, além de sistemas avançados de processamento de dados para garantir que a comunicação fosse instantânea. Além disso, todo áudio era estilo "palestra muda", ou seja, os participantes ouviam os palestrantes por meio de um fone por radiofrequência.



 

Galeria de Fotos

Qualidade de holografia: a reprodução fiel das imagens dos palestrantes, incluindo detalhes sutis de expressões faciais e linguagem corporal, foi essencial para criar uma sensação de presença real. Isso demandou o uso de tecnologia de ponta em holografia 3D, com uma combinação precisa de câmeras e projeções com 50k ansilumens em tempo real.



Interatividade: um dos grandes diferenciais do projeto foi a possibilidade de interação entre palestrantes e público. Para isso, foram utilizados sistemas de imagem e áudio também em tempo real para o palestrante de onde ele estivesse, que permitiram aos palestrantes em holografia "ver" e responder ao público como se estivessem no palco, além de responder perguntas e interagir em discussões e até com robôs presentes no palco em algumas palestras.



Integração de palestrantes internacionais: “trazer” palestrantes de diferentes partes do mundo em tempo real, com a qualidade necessária para garantir a imersão, foi um desafio. Além de questões técnicas relacionadas à latência de comunicação, também foi preciso ajustar o fuso horário e preparar toda a logística virtual para que esses palestrantes se sentissem confortáveis e conectados ao evento.



Experiência para os participantes: outra barreira foi garantir que a experiência fosse fluida para os participantes, oferecendo uma sensação de que estavam, de fato, diante de palestrantes ao vivo, e não de projeções. Isso envolveu a criação de um ambiente imersivo no evento, com som e iluminação adaptados à projeção holográfica.

Galeria de Fotos

Conquistas



A utilização dessa tecnologia reforçou o papel do Febraban Tech como líder em inovação no setor financeiro. Além disso, o feedback dos participantes e palestrantes foi extremamente positivo. Todos destacaram a sensação de imersão proporcionada pela tecnologia, com muitos afirmando que se sentiram parte de um momento verdadeiramente disruptivo na maneira de consumir conhecimento e interagir em eventos.



O projeto do Palco Imersão no Febraban Tech 2024 foi um marco na forma como eventos podem ser realizados no futuro, ao conectar o digital com o físico em uma experiência inédita de holografia interativa ao vivo.



A superação dos desafios técnicos e logísticos resultou em uma conquista inovadora e proporcionou aos participantes uma experiência imersiva e transformadora, estabelecendo um novo padrão para eventos digitais e presenciais no futuro.



“De forma bastante estratégica, pensamos como tornar o evento cada vez mais dinâmico, mais propício a geração de negócios”, contou Renata Pozza, diretora de consultoria e soluções para associações da MCI. A agência é uma das responsáveis pelo Febraban Tech há três anos.

Galeria de Fotos