Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: 45º Encontro Nacional de Praticagem do Brasil

 45º Encontro Nacional de Praticagem do Brasil

Candidato: Alternativa F
Cliente: Praticagem do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Nacional

Troféu Atmo Digital
Congresso Nacional

APRESENTAÇÃO
Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência tem como regra pensar diferente, fora da caixa. Nosso time joga para vencer e entregar os melhores resultados.

A agência traz um formato mais próximo, flexível e com identidade própria, onde o cliente não é apenas mais um. Cada evento, independente de formato e tamanho, conta com a participação direta dos nossos sócios-diretores, além de ter uma mistura única de criatividade e resultados, oferecendo o inesperado. Pode escolher qualquer ponto do nosso país ou do planeta.

A Alternativa F oferece, até por seu formato boutique, o melhor atendimento, com excelência nas entregas de eventos. Em nosso portfólio você vai encontrar projetos em território nacional, em locais como: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como: Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

Nossos projetos nascem do pensamento estratégico e inovador. Suas concepções buscam um início, meio e fim, onde tudo conta uma história e segue um enredo. Essa é a nossa filosofia desde a concepção criativa e de tema, passando pelo conceito visual, o projeto cenográfico e de decoração, A&B, brindes e ativações. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Alternativa F traz um atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera todas as expectativas. 

Galeria de Fotos

A Praticagem:

 

Para apresentar o evento e seu detalhamento, é necessário, antes, explicar um pouco do que é a praticagem.



A Praticagem é uma atividade baseada no conhecimento dos acidentes e pontos característicos da área onde é desenvolvido. É realizada em trechos da costa, em baías, portos, estuários de rios, lagos, rios, lagos, rios, terminais e canais onde há tráfego de navios. A principal razão da existência deste serviço é proporcionar maior eficiência e segurança à navegação e garantir a proteção da sociedade e preservação do meio ambiente.



Os práticos são os profissionais que executam este trabalho. Possuem grande experiência e conhecimentos técnicos de navegação e manobra de navios, bem como das particularidades locais.



Esta função é desenvolvida a bordo dos navios para onde os práticos são conduzidos por meio de lanchas que têm padrões especiais para o transbordo seguro do Prático.



O Cliente:



O CONAPRA é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que congrega os Práticos brasileiros, tendo por finalidade representá-los junto a todas as Autoridades Governamentais e entidades representativas de setores do meio marítimo nas questões ligadas às praticagens. Tal entidade é reconhecida pela Autoridade Marítima como Órgão de Representação Nacional de Praticagem, com tarefas específicas previstas na Normam-12 e em Portarias da DPC.





Ficha Técnica

Case: 45º Encontro Nacional de Praticagem

Local: Centro de Convenções Brasil 21 - Brasília

Número de participantes: 180

Data: 05 e 06 de dezembro de 2023

 

Briefing do cliente:

• Reunir em convivência os práticos e seus familiares em momentos de passeios turísticos, gastronomia, palestras didáticas, lançamentos e novidades;

• Proporcionar troca de experiências e debater desafios comuns entre práticos do Brasil inteiro, além de gerentes e assessores de praticagens;

• Trazer também para as discussões professores, pesquisadores, representantes da Autoridade Marítima e da Autoridade Portuária.

O Evento:

 

O 45º Encontro Nacional de Praticagem, é um seminário que aborda temas como segurança da navegação, capacitação, logística e infraestrutura portuária estão na programação que será apresentada por representantes da Marinha, de universidades e dos próprios práticos, responsáveis pelo assessoramento dos comandantes das embarcações em manobras em águas restritas.

 

Para o Encontro Nacional de Praticagem de 2023, buscamos desenvolver uma identidade diferente das que criamos nos anos anteriores. Principalmente por se tratar de uma data representativa, os 215 anos de Praticagem no Brasil. Enquanto em anos anteriores nos baseamos algumas vezes no destino e nas suas belezas naturais, como no caso de Maceió e Foz do Iguaçu, e em outros casos na tecnologia, como na comunicação de Gramado, para este ano buscamos desenvolver uma evolução das pranchas dos eventos passados, com um foco em mostrar a importância do prático e como que por trás dele existe muita história, além de presença marcante em importantes momentos e fatos do mundo e do Brasil.

 

Histórico anterior:

Esse evento já é tradicional e ocorre anualmente, com isso, foi escolhida a cidade de Brasília para representar as praticagens da região centro-oeste do país. Outras regiões haviam sido representadas nos anos anteriores como, por exemplo: Gramado – Sul, Fortaleza – Nordeste e Belém – Norte.

 

Público:

Em sua maioria masculino, totalizou uma média de 200 participantes do dia, dentre eles práticos, oficiais da marinha, palestrantes nacionais e internacionais, jornalistas e demais interessados do segmento de toda a América Latina. Além da presença da Ministra do TST, Morgana de Almeida Richa.

 

O congresso discutiu assuntos tão importantes que contou com a presença de diversas autoridades e especialistas da área.

 

KV do evento – Explicação técnica:

O Prático é uma figura essencial no mar, possui um papel fundamental na economia e, em casos como da pandemia, é um verdadeiro herói que está trabalhando pela sociedade. É por isso que este ano foi colocado em destaque como protagonista. Nosso objetivo era demonstrar que por trás dele, sem que muitas vezes uma parte da sociedade saiba, existe uma figura extraordinária e essencial.

E para atestar isso, ao lado de outro ponto muito importante que é demonstrar de forma marcante um pouco dessa história de 215 anos, escolhemos a técnica de colagem. Muito usada atualmente, visualmente impactante e considerada moderna, traz de forma criativa e original o conceito que queremos passar. Temos o prático como parte integrante do mar, uma fusão perfeita com a água e as ondas. Usamos fotos históricas, imagens de arquivo e da própria Praticagem (Flickr), para unir passado, presente e futuro. É o trabalho que já foi feito com competência, o que está sendo feito atualmente, buscando inovar e sempre se atualizar e o trabalho que vem pela frente, sempre de olho nas tendências. E esse amanhã que está por vir e que faz parte dos próximos anos no horizonte fica muito marcado quando trazemos elementos que demonstram isso, como as imagens dos modernos simuladores. São os práticos na vanguarda.

 

O KV do evento foi utilizado em todos os elementos gráficos confeccionados, como por exemplo:

Convites, cardápio, cenografia, certificados, crachás, placas de homenagem, prismas, programações, telas, vouchers de almoço, placas de minutagem, fichas, placas de ônibus e adesivo de carrinho de café. Além do Blimp disponibilizado na área externa que chamava atenção de quem passava pela área externa do Centro de Convenções Brasil 21.

 

Pré-evento:

Foi enviada uma minuta a todos os possíveis convidados com um formulário para que eles realizassem uma inscrição prévia como palestrante ou participante. As inscrições tiveram alguns meses de duração. Neste documento o participante podia ter informações sobre o fórum, local, tipos de hospedagem oferecida e programação prévia do encontro.

 

Foi enviado também o convite digital com todas as informações necessárias.

 

O Congresso:

A Alternativa F esteve à frente do 45º Encontro Nacional de Praticagem, que ocorreu entre os dias 05 e 07 de dezembro, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O Seminário Internacional Praticagem do Brasil – Convenções internacionais, acidentes e suas consequências, integrou a programação do evento e teve a presença de palestrantes internacionais do setor.



A cenografia diferenciada foi assinada por FM Lemos, que idealizou um projeto baseado em recortes criados exclusivamente para o congresso, com elementos decorativos como fitas de LED, formas circulares, listras vermelhas, carpetes, vegetações, que harmonizavam entre si, criando um visual moderno e interessante.



Toda a identidade visual criada para o evento teve grande destaque, sendo utilizada no pórtico de entrada, espaço de credenciamento, plenária, loja, estandes dos patrocinadores, espaço para almoço e espaço para confraternização.

Além disso, desenvolvemos um Welcome Kit com crachá, cordão e folheto de programação, além de brindes personalizados.

O congresso seguiu uma agenda conforme detalhamento abaixo.

 

- Recepção

Os convidados foram recepcionados em um balcão de credenciamento exclusivo com recepcionistas que entre suas funções credenciavam os convidados, entregavam os crachás personalizados, colocavam uma pulseira de identificação e entregavam um kit de boas-vindas crachá, cordão e folheto de programação.

 

- Espaço dos Patrocinadores

A Alternativa F auxiliou na venda de cotas de patrocínio para este evento e montou um planejamento para que empresas do setor pudessem estar presentes com seus produtos e serviços. Desenvolvemos o espaço dos patrocinadores no foyer do auditório onde era possível cada um expor seus materiais de comunicação, distribuir brindes e fazer relacionamentos. Cada espaço tinha 3x3 e era contemplado com um balcão, mesa com cadeiras e painel personalizado da marca.

 

- Sinalização

Alguns totens foram distribuídos para sinalizar as principais salas do fórum, como: plenária, almoço e sala dos palestrantes.

 

- Plenária

O palco da plenária teve um recorte diferente e que chamou atenção dos convidados, sendo composto por uma estrutura recortada, em um dos lados na testeira havia o título do evento, e no recorte, o mockup feito para o Encontro deste ano, com nuvens em volume e fita de LED. No centro havia uma tela 6x3M e do outro lado, ao fundo, círculo em volume com fita de LED, púlpito com base redonda, fita de LED, carpete redondo vermelho. Além de ripado horizontal vermelho na parte de baixo da estrutura, fita de LED e iluminação cênica no palco.

 

Além disso, a plenária contou com um formato aberto, com espaço para A&B (Welcome Coffee, Coffee break).

 

A estrutura de equipamentos para os palestrantes foi completa, incluindo boa sonorização, microfones, retorno de apresentação no púlpito e no palco e cronometro das apresentações.

 

A agenda dos três dias de fórum contou com abertura solene, vídeos institucionais e diversas palestras/discussões sobre o tema e mestre de cerimônia (André Santana).

 

Ao final do congresso, todas as apresentações foram divulgadas no site.

 

- Ação Gastronômica

Houve a ação gastronômica do Kafé Itinerante que ocorreu durante os intervalos do evento para os convidados, com opções de cafés especiais.

 

 

- Loja CONAPRA

O evento contou com uma loja exclusiva de produtos do CONAPRA, como camisas, garrafas, bonés e mochilas personalizadas, que ficavam disponíveis para venda durante todo o evento.

 

- Brindes

Os brindes foram mochila saco, caderninho e caneta touch, todos personalizados da Praticagem do Brasil 215 anos.

 

- Programação

 

O Seminário Internacional foi realizado no dia 6 de dezembro, e teve como tema: Convenções internacionais, acidentes e suas consequências.

 

Abaixo a programação completa:

 

9h às 9h30 – Welcome coffee

9h30 às 9h45 – Abertura Prático Ricardo Falcão – Presidente da Praticagem do Brasil e Vice-Presidente da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA)

9h45 às 10h - O trabalho da IMO em prol da segurança da navegação e prevenção da poluição Jan de Boer – Assistente Jurídico Sênior da Organização Marítima Internacional (IMO)

10h às 10h15 – Panorama do sistema de praticagem na Europa Miguel Castro – Vice-Presidente Sênior da Associação Europeia de Práticos Marítimos (EMPA)

10h15 às 11h10 – O papel do Legislativo na defesa da logística e infraestrutura portuária Representantes do Congresso

Atuação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Representantes da Antaq

11h10 às 11h40 – Coffee break

11h40 às 12h40 - Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil por Danos Causados por Poluição de Óleo - CLC 69 e 92

Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil por Danos Causados pela Poluição por Combustíveis de Navios (Bunker)

Convenção Internacional sobre Responsabilidade e Compensação por Danos Relativos ao Transporte por Mar de Substâncias Potencialmente Perigosas e Nocivas (HNS)                   

Michaela Domijan-Arneri - Diretora Associada da Britannia P&I

Duarte Soares - Consultor Técnico Sênior da Federação Internacional de Armadores de Navios Petroleiros para Poluição (ITOPF)

Iwam Jaeger - Sócio do Kincaid Mendes Vianna Advogados

Moderação: Marcus Lisbôa - Consultor da Associação das Empresas de Petróleo, Gás, Biocombustíveis e Energia Renovável da América Latina e do Caribe (Arpel)

12h40 às 14h20 – Almoço

14h20 às 15h20 - Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil por Danos Causados por Poluição de Óleo - CLC 69 e 92

Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil por Danos Causados pela Poluição por Combustíveis de Navios (Bunker)

Convenção Internacional sobre Responsabilidade e Compensação por Danos Relativos ao Transporte por Mar de Substâncias Potencialmente Perigosas e Nocivas (HNS)                   

Michaela Domijan-Arneri - Diretora Associada da Britannia P&I

Duarte Soares - Consultor Técnico Sênior da Federação Internacional de Armadores de Navios Petroleiros para Poluição (ITOPF)

Iwam Jaeger - Sócio do Kincaid Mendes Vianna Advogados



Moderação: Marcus Lisbôa - Consultor da Associação das Empresas de Petróleo, Gás, Biocombustíveis e Energia Renovável da América Latina e do Caribe (Arpel)

15h20 às 15h50 - O vazamento do navio Exxon Valdez e outros acidentes emblemáticos

Marcus Lisbôa - Consultor da Associação das Empresas de Petróleo, Gás, Biocombustíveis e Energia Renovável da América Latina e do Caribe (Arpel)

 

15h50 às 16h20 – Coffee break

 

16h20 às 17h30 - A Convenção Internacional sobre Remoção de Destroços no Mar (Convenção de Nairobi) e o naufrágio do navio Haidar

Jan de Boer - Assistente Jurídico Sênior da Organização Marítima Internacional (IMO)

Flávia Takafashi - Diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

Moderação: Marcelo Sammarco - Sócio do Sammarco Advogados

 

17h30 às 17h50 - O arcabouço da Pianc para melhoria da infraestrutura do transporte aquaviário

Calvin Creech - Vice-Presidente para Américas da Associação Náutica Internacional (Pianc)

Alexandre Dal Fior - Chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

 

17h50 às 18h - Encerramento

Prático Ricardo Falcão - Presidente da Praticagem do Brasil e Vice-Presidente da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA)

 

18h às 20h – Coquetel de encerramento com música ambiente

 

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no link abaixo:

https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticagem-realiza-seminario-internacional-no-dia-6/

Além da programação oficial do congresso, tivemos alguns eventos de relacionamento paralelos.

 

Durante o evento também houve um momento de entrega das placas de homenagem.

 

-Pós Evento

Ação pós-evento

Todas as fotos e as apresentações contidas no evento foram disponibilizadas no site do Congresso. Todos os inscritos receberam o certificado digital nominal.

Além disso, foi feita uma edição especial da Revista “Rumos Práticos” sobre este fórum.

DESAFIOS E SOLUÇÕES

 

O desafio deste evento foi criar uma edição conceitualmente mais interessante que a anterior, incluindo todas as demandas necessárias para o sucesso do evento.



Foram feitas muitas reuniões para melhorar aspectos que incomodaram os participantes nos anos anteriores e tudo foi resolvido da melhor maneira possível:



- O cronometro no púlpito e uma recepcionista com placas de minutagem passando no fundo da sala foram mantidos para garantir o tempo certo de cada palestra;



- As palestras foram limitadas em suas quantidades, usando os intervalos de coffee breaks e almoço a nosso favor, fazendo com que tivéssemos uma quantidade menor de palestras por intervalo, no máximo. Além disso, mestre de cerimônias (André Santana) que mediou o evento tratou tudo de forma muito leve e informal.

 

- Necessidade de mais momentos de integração: Realizamos um coquetel de boas-vindas, passeio familiar e confraternização.



- Melhor estruturação do patrocínio: A agência cuidou dos pacotes e dos planos de patrocínio para que houvesse uma padronização nas exposições e nas apresentações. Todo o atendimento ao patrocinador foi feito com antecedência evitando assim imprevistos no local.



RETORNO

 

Como resultado geral, o Congresso foi um sucesso e pudemos enxergar isso pela reação dos participantes ao final do evento. Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 98,5% avaliando total satisfação.

 

Dados Gerais:

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:



- Staff 

Pré-evento: 10 profissionais da Alternativa F Eventos – Atendimento, Produção e Criação.



Durante: Aproximadamente 40 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.



Este evento foi benéfico para o hotel escolhido, além de também incentivar o turismo dos participantes na região, com a possibilidade de passeios para os familiares, não sendo uma dado quantitativo.



Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades do evento, mas também não é possível mensurar.