Estratégia e Conceito Promocional
O Sendi foi estruturado para refletir o compromisso com a sustentabilidade e inovação. O tema “Macrotendências de transformação do setor de energia: Digitalização, Descarbonização e Descentralização” foi o eixo central da comunicação e da programação do evento, assegurando a conexão entre o conteúdo das plenárias e os valores da EDP.
A estratégia para o evento envolveu a criação de espaços para a troca de conhecimentos e a aplicação prática das inovações apresentadas, assegurando que o foco fosse direcionado para resultados tangíveis para o setor.
Inovações Tecnológicas e Soluções Estruturais
A transformação do Pavilhão de Carapina foi uma das maiores inovações. Foram 22 dias de montagem e 5 de desmontagem, com 930 profissionais dedicados. O espaço composto por 3 galpões e tradicionalmente inadequado para eventos grandes foi reformulado para o Sendi. O evento ficou integrado em um espaço aberto e acessível, dando visibilidade às marcas. Essa solução envolveu:
Climatização e Infraestrutura
Instalação de 18 geradores e climatização total do espaço interno de 14.000m², criando um ambiente propício para a realização das atividades, incluindo as plenárias silenciosas. Instalação de iluminação própria para todos os ambientes, envelopamento do teto e paredes com tecido antichamas, cobertura de todo o piso em carpete, montagem de guarda-volumes, restaurante, sala de imprensa, de reunião, manutenção do telhado e da rede de energia local. Enquanto isso, na área externa de 6.190m² estavam credenciamento, atendimento ao patrocinador, exposição de equipamentos, arena para Rodeio dos Eletricistas, rodoviária, praça de alimentação com food trucks, cozinha, área de geradores e de resíduos. A parte interna e externa foram integradas por meio de um ambiente de transição, com sinalização adequada, envelopamento de carpete e tecidos, delimitação de espaços com gradil, paisagismo e comunicação visual. Foram montados 2.500m² de tendas.
Tecnologia de comunicação
Implementação de redes de internet de alta velocidade, permitindo a interação digital entre participantes e palestrantes, por meio do aplicativo desenvolvido para o Sendi.
Design e cenografia
Utilização de tecnologia de videomapping no palco principal, proporcionando uma experiência imersiva durante as apresentações. O palco e a estrutura de audiovisual foram as maiores já montadas para um evento no ES, totalizando 12,8 toneladas de equipamentos de áudio e vídeo.
Alimentação
Como não há restaurantes no entorno, a solução era oferecer alimentação no espaço do evento. Então foi construída uma cozinha provisória com instalações hidráulicas, elétricas e de saneamento, para preparo e serviço de coquetel de abertura, 3 dias de almoço, 2 dias de coffee break. O espaço do restaurante foi pensando com 1.160 lugares e um serviço de buffet self-service. Foram servidas 7.875 refeições.
Logística
Transporte gratuito com 26 ônibus para participantes hospedados nos 15 hotéis credenciados. O agendamento era realizado via aplicativo. Nos 4 dias, 2.110 pessoas transportadas.
Atividades Paralelas
Solenidade de abertura
Realizamos uma cerimônia formal e atrativa, interligando temas do setor elétrico, do Espírito Santo e da marca EDP. O credenciamento deu início ao evento, seguido pela recepção da banda de congo Raízes da Barra. O artista plástico Raí Bolzan pintou um painel temático sobre sustentabilidade, com 21m de extensão, que ficou exposto durante todo o evento como uma área instagramável. As autoridades foram recebidas e fotografadas diante do painel, sendo então conduzidas pela banda de congo para o interior do evento. A solenidade, conduzida pela Mestre de Cerimônias, alternou falas das autoridades com apresentações artísticas, incluindo a execução ao vivo do Hino Nacional, uma performance de balé integrada com videomapping e a música da orquestra Alma Feminina, simbolizando diversidade, energia e tecnologia. O evento foi encerrado com um coquetel e um show da banda capixaba Regional da Nair. Foram 3 mil pessoas e 80 artistas envolvidos.
Seminário
Realizado em plenárias silenciosas simultâneas com uso de receptores e fones de ouvido individuais, permitindo aos participantes escolherem quais palestras assistir, promovendo uma experiência personalizada.
- Montagem de um palco único com 72m, composto por tela de mesmo tamanho em lona branca, 8 house mix e equipamentos para videomapping.
- Auditório para 1.040 pessoas, com sistema de Projeção Plena.
- Sala de palestrantes e tradução simultânea.
- 2 Mesas Redondas e 3 Painéis de Debates.
- Palestra principal com Ricardo Amorim.
- Abertura do evento com presença do Governador do ES.
- 39 Palestras de temáticas diversas e relevantes para o setor.
Trabalhos técnicosEsta é uma atividade muito valorizada pela Abradee e pelo público na realização do Sendi; oportunidade em que os profissionais podem mostrar suas inovações.
- 10 arenas em formato silencioso para apresentação, com 40 lugares em cada.
- Arenas no formato de arquibancadas para otimizar o espaço e criar um ambiente instagramável.
- 205 trabalhos apresentados ao vivo.
- R$ 10.500,00 em premiações para os vencedores.
- 34 trabalhos apresentados em formato de pôster digital.
ExposendiEstandes e ativações para geração de negócios e networking, exposição de produtos e equipamentos. Projeto comercial desenhado observando as necessidades de otimização de espaço e recursos, porém com conforto. Foram 9 modalidades de patrocínio com mais de 200 espaços disponíveis. Ao todo foram 171 patrocinadores, sendo 150 na área de exposição e 21 em outros espaços do evento.
Espaço InovaçãoA Inovação tem um papel estratégico na busca de soluções para estimular a transição energética e, pela primeira vez, teve um espaço exclusivo no Sendi, atraindo um público de startups. Em 275m², 15 startups apresentaram seus pitches e concorreram e uma premiação de melhor projeto, aconteceram 2 workshops com 70 participantes e 1 roda de conversa sobre os desafios das mulheres no setor elétrico. Além disso, 8 palestras foram apresentadas nas plenárias principais com foco em Inovação.
Rodeio Nacional dos EletricistasO Rodeio é uma competição técnica que reforça a cultura de segurança do trabalho e excelência operacional entre as concessionárias. A equipe vencedora é aquela que executa as tarefas mais rápido, cumprindo todas as normas, e apresenta um case de melhores práticas. Até 2018, o Rodeio era realizado antes da cerimônia de abertura do Sendi, o que não atraía público. Em 2023, ele foi realizado pela primeira vez à noite, em paralelo ao restante do Sendi. A arena tinha banheiros, salas de materiais, arquibancadas cobertas, área para juízes e de hidratação, iluminação com refletores e uma rede elétrica fiel à real, com postes para competição simultânea das equipes.
- 140 participantes em 15 equipes.
- 20 pessoas na comissão organizadora e banca avaliadora de melhores práticas.
- 6 estados representados (SC, PR, RS, SP, ES e RJ).
- R$ 46,8 mil em premiação, 140 medalhas e 3 troféus.
- Cerca de 650 pessoas assistindo na arena e 504 online (live).
- 8 meses de planejamento.
- 21 dias de preparação da arena e 8 dias de desmontagem.
- Cotas de patrocínio específicas, com 6 patrocinadores.
Jantar ShowContou com a premiação do Rodeio, serviço de coquetel e show com a Banda Frejat. Reuniu 1.360 participantes no espaço do Ilha Buffet, em Vitória, já que o Pavilhão não oferecia espaço para essa atividade.
Legal LabSeminário jurídico que reuniu 6 escritórios de advocacia atuantes no setor para uma discussão a respeito de temas da atualidade e desafios. Além de terem um espaço na Exposendi, os escritórios também apresentaram suas palestras nas plenárias principais.
Carta de VitóriaConsolidação das principais questões debatidas no evento. O documento foi resultado de um processo colaborativo entre especialistas, líderes do setor e participantes, sendo apresentada na cerimônia de encerramento. É o compromisso das distribuidoras com as diretrizes definidas durante o Sendi, enfatizando a necessidade de investimentos em energias renováveis, o fortalecimento da infraestrutura elétrica para suportar a crescente demanda, e o compromisso com a eficiência energética e a redução de emissões de carbono.
Desafios SuperadosO principal desafio foi o curto prazo de organização e a necessidade de atrair patrocinadores suficientes para cobrir os altos custos com infraestrutura. A solução encontrada foi a criação de uma proposta comercial atraente, com pacotes de patrocínio que ofereciam alta visibilidade e alinhamento com o tema de inovação e sustentabilidade, garantindo o sucesso financeiro do evento.
Conceito Promocional"Conectando o Futuro da Energia" foi o conceito central da campanha de comunicação do Sendi 2023, refletindo a transição energética e o papel das distribuidoras na construção de um futuro sustentável. O mote destacou a importância da inovação, sustentabilidade e integração no setor elétrico.
O logo criado para o Sendi 2023 retrata um dos cartões postais do estado, a Terceira Ponte. A aplicação das cores da EDP permitiram o alinhamento necessário entra a marca do evento e da empresa. A iconografia dos pontos turísticos e fotos destes locais deram destaque para o estado.
Objetivos da campanha de comunicação
- Promover o Sendi 2023 como um evento transformador para o setor.
- Fortalecer o posicionamento das distribuidoras como agentes fundamentais na transição energética.
- Aumentar a visibilidade e a credibilidade das marcas participantes.
EstratégiaPlano de mídia prioritariamente digital, integrado com ações de assessoria de imprensa.
PúblicoEsforços de comunicação direcionados a um público especializado (executivos, engenheiros e técnicos do setor), além de formadores de opinião e representantes do governo.
Canais de Comunicação Utilizados
- Redes Sociais: Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube. Publicações orgânicas e campanhas com tráfego pago para mobilizar startups, patrocinadores e participantes.
- E-mail Marketing: campanhas para diferentes públicos, com convites personalizados e informações sobre o evento.
- Parcerias com Mídia Especializada: publicidade e matérias publicadas nos principais portais, veículos do setor e mídias locais.
AplicativoFerramenta para a organização e comunicação durante o Sendi, oferecendo programação, agenda, mapa do evento, avaliação dos trabalhos técnicos e interação com os palestrantes.
SiteNotícias sobre o evento, programação, inscrições, informações sobre reservas de hotel e voos, dicas de turismo no estado.
ResultadosParticipação Recorde: 2.804 inscritos e 7.838 visitações totais, superando o público esperado.
Redes Sociais do SendiDe maio a novembro de 2023:
- 1,2 milhão de pessoas alcançadas no Facebook e 618.746 no Instagram.
- 2.773 novos seguidores no Instagram (crescimento de 320%) e 7.500 engajamentos.
- 534.943 visualizações do vídeo no Youtube;
- Implntação do do LinkedIn e 1.409 seguidores alcançados.
Na semana do evento:
- 22.815 pessoas alcançadas no Facebook e 24.221 no Instagram.
- 19.081 visitas ao Instagram e 1.858 novos seguidores.
- 6.737 engajamentos.
- 3 transmissões ao vivo pelo Instagram: Rodeio, Premiação do Rodeio e Cerimônia de Encerramento.
Mídia:
- R$ 21,4 milhões em mídia espontânea e 719 matérias publicadas (maio a novembro de 2023).
- Mais de 100 releases divulgados.
- Coletiva de lançamento com 33 jornalistas.
- 5 jornalistas setoriais presentes na cobertura do Sendi.
- R$ 10 milhões em mídia espontânea na semana do evento.
- 296 matérias publicadas durante o evento nos principais veículos. Setoriais: Canal Energia, Brasil Energia, EPBR, Megawhatt, Eletricidade Moderna e Revista O Setor Elétrico. Grande imprensa: Valor, Terra, O Globo, Agência Estado e portais de notícias no Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Mídia local: A Gazeta, A Tribuna, Folha Vitória, TV Vitória, BandNews ES, ES em Dia, ES Hoje, ES Brasil, Portal 360.
Desafio/Solução versus ExecuçãoDesafio de Engajamento: O desafio de Comunicação foi engajar um público diversificado a participar de um evento promovido por um setor tão tradicional como o de distribuição de energia, principalmente jovens profissionais e inovadores. Para isso, a campanha de pré-evento focou em disseminar conteúdo nas redes sociais e matérias informativas, destacando temas que seriam discutidos, com especial foco em inovação e sustentabilidade.
Sustentabilidade: Uma forte demanda por práticas sustentáveis foi identificada pelas empresas participantes e organizadoras. Então, um plano de sustentabilidade foi incorporado, com a escolha de fornecedores locais, a redução de materiais impressos e a digitalização de grande parte do conteúdo, gerenciamento dos resíduos e coleta seletiva e compensação da emissão do carbono gerado.
Continuidade do Diálogo: Havia uma expectativa de manter o diálogo iniciado no Sendi, prolongando as discussões e networking após o evento. O site do Sendi 2023 continua ativo. Todos os trabalhos apresentados estão disponíveis para consulta com o contato do profissional responsável.