Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Sendi 2023 - Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica 2023

Imagem da identidade visual do Sendi 2023

Candidato: EDP
Segmento: Cliente Final
Categoria: Congresso Nacional | Clientes

A EDP é uma empresa portuguesa, que atua no setor de energia elétrica há mais de 40 anos. No Brasil, tem mais de 25 anos e opera em todos os segmentos do setor elétrico: geração, transmissão, distribuição, comercialização de energia, além dos ativos eólicos e solar. Temos sede em São Paulo e estamos organizados em cinco regiões do mundo: Iberia, Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico.

Em 2022, passamos por um rebranding, com o objetivo de alinhar a nossa marca à necessidade de transição energética. Globalmente, nossa marca reflete os compromissos da empresa com as pessoas, com a sustentabilidade e com a inovação. A forma espiral representa a circularidade do planeta e o movimento constante que nos torna líderes em energia renovável. O Planeta precisa de uma nova energia e, por isso, nosso compromisso é produzir energia 100% verde até 2030, contribuindo para a descarbonização. Nossa assinatura de marca é ‘Nós Escolhemos a Terra’.

O Sendi - Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - é hoje o maior evento do setor de distribuição de energia da América Latina. Seu objetivo é apresentar e discutir tendências do setor, promover a inovação e o desenvolvimento do segmento de distribuição de energia, partilhar e discutir melhorias no modelo regulatório brasileiro, além de promover a troca de experiências entre empresas distribuidoras e evidenciar a segurança como um fator primordial para a atividade.
 
A Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) é a proprietária do Sendi, realizado, a cada edição, na área de atuação de uma das concessionárias de energia do país. Em 2023, a EDP foi a concessionária responsável pela organização do evento, junto com a Premium Comunicação e Marketing, agência de eventos parceira da EDP no Espírito Santo.

Público

  • Colaboradores e gestores das concessionárias de energia.
  • Fornecedores e parceiros das distribuidoras.
  • Escritórios jurídicos que atuam no mercado de energia.
  • Órgão regulador e entidades do setor.
  • Empresas de sustentabilidade e tecnologia.
  • Startups.
  • Público acadêmico: estudantes e pesquisadores.
  • Consultorias.
  • Entidades políticas.

Tema: Macrotendências de transformação do setor de energia: Digitalização, Descarbonização e Descentralização.
Visitações totais: 7.838
Participantes totais: 2804
Participantes brasileiros: 2.786 (25 estados, sendo 507 do ES)
Participantes internacionais: 18 (9 países)
Patrocinadores: 171 (150 expositores)
 

Vídeo

O setor elétrico tem um papel primordial para as atividades do cotidiano e para o desenvolvimento do país. Entre os negócios que compõem o setor, a Distribuição assume um papel de proximidade com os consumidores, sendo responsável pela infraestrutura que leva a eletricidade aos pontos de consumo. A Abradee tem 39 empresas associadas, que levam energia a 99,6% dos consumidores brasileiros. De acordo com informações da Abradee, são mais de 86 milhões de clientes no país.

 

Segmento de relevância para a EDP, as concessões das distribuidoras de São Paulo e Espírito Santo entregam energia para mais de 3,8 milhões de clientes, sendo 28 cidades paulistas e 70 cidades capixabas. Há muito o que se discutir acerca dos desafios da Distribuição, e a EDP entende que o Sendi é um instrumento para a busca de soluções.

 

Contexto do briefing


  • Em 2018, a EDP assumiu o compromisso de realizar o Sendi 2020 no ES, que foi foi adiado para 2021 por causa da Pandemia de Covid-19. Porém, por ainda não ser considerado seguro, segundo as regras de saúde, o evento foi cancelado. Então, em novembro de 2022 decidiu-se pela sua realização em 2023.

  • A pandemia gerou incerteza sobre os atrativos de um evento presencial para o público e para os patrocinadores.

  • Apesar de ser reconhecido em turismo de eventos, o Espírito Santo não possui um local adequado para a realização de congressos de grande porte. O Pavilhão de Carapina é o maior espaço disponível, porém tem limitações estruturais.  

  • Levantamento prévio apontou alto custo com estrutura e manutenção no Pavilhão, o que elevou o custo do projeto, em comparação com os anteriores.   


Objetivos estratégicos da EDP


  • A área de concessão capixaba é representativa em termos de municípios e clientes atendidos (1,7 milhão), por isso a escolha de Vitória.

  • Se posicionar como uma empresa aberta ao diálogo: ao promover troca de experiências e buscar melhorias para os clientes.

  • Se posicionar como uma empresa inovadora: ao liderar discussões relevantes para setor e agregar outros stakeholders em torno da pauta, como o poder público e a imprensa.

  • Demonstrar a importância da segurança nas atividades do setor.

  • Gerar awareness para a marca EDP.

  • Contribuir para uma imagem positiva do setor diante de stakeholders estratégicos (Aneel, poder público, consumidores, imprensa).


Desafios


  • Curto prazo de organização, apenas 12 meses.

  • Trazer holofotes para a inovação do setor.

  • Realizar uma competição de segurança tradicional (Rodeio dos Eletricistas) de forma inovadora – seria o primeiro rodeio noturno.

  • Transformar o Pavilhão de Carapina em um local adequado, com uso estratégico do espaço disponível. Tornou-se necessário um projeto inteligente e inovador para atrair mais patrocinadores e público, cobrindo os altos custos com infraestrutura.  


Motivo pelo qual a EDP deve vencer

O Sendi 2023 se destacou como um evento transformador para o setor de distribuição de energia elétrica no Brasil, elevando o padrão de realização de congressos nacionais. Com um rigoroso planejamento, o evento conseguiu integrar inovação, sustentabilidade e segurança, criando uma experiência imersiva que não apenas atendeu, mas superou as expectativas dos participantes e dos organizadores.

 

As estratégias de comunicação eficazes engajaram a participação de um público diverso. A utilização de tecnologias avançadas criou um ambiente dinâmico e interativo, combinando a tradição do setor elétrico com a modernidade e as necessidades contemporâneas, gerando  elogios pela qualidade das discussões, pela organização impecável e pelo impacto positivo que gerou no setor. O número de patrocinadores e público presente reiteram o sucesso e evidenciam que o case é digno de reconhecimento na categoria de Congresso Nacional.

 

Estratégia e Conceito Promocional

O Sendi foi estruturado para refletir o compromisso com a sustentabilidade e inovação. O tema “Macrotendências de transformação do setor de energia: Digitalização, Descarbonização e Descentralização” foi o eixo central da comunicação e da programação do evento, assegurando a conexão entre o conteúdo das plenárias e os valores da EDP.

 

A estratégia para o evento envolveu a criação de espaços para a troca de conhecimentos e a aplicação prática das inovações apresentadas, assegurando que o foco fosse direcionado para resultados tangíveis para o setor.

 

Inovações Tecnológicas e Soluções Estruturais

A transformação do Pavilhão de Carapina foi uma das maiores inovações. Foram 22 dias de montagem e 5 de desmontagem, com 930 profissionais dedicados. O espaço composto por 3 galpões e tradicionalmente inadequado para eventos grandes foi reformulado para o Sendi. O evento ficou integrado em um espaço aberto e acessível, dando visibilidade às marcas. Essa solução envolveu:

 

Climatização e Infraestrutura

Instalação de 18 geradores e climatização total do espaço interno de 14.000m², criando um ambiente propício para a realização das atividades, incluindo as plenárias silenciosas. Instalação de iluminação própria para todos os ambientes, envelopamento do teto e paredes com tecido antichamas, cobertura de todo o piso em carpete, montagem de guarda-volumes, restaurante, sala de imprensa, de reunião, manutenção do telhado e da rede de energia local. Enquanto isso, na área externa de 6.190m² estavam credenciamento, atendimento ao patrocinador, exposição de equipamentos, arena para Rodeio dos Eletricistas, rodoviária, praça de alimentação com food trucks, cozinha, área de geradores e de resíduos. A parte interna e externa foram integradas por meio de um ambiente de transição, com sinalização adequada, envelopamento de carpete e tecidos, delimitação de espaços com gradil, paisagismo e comunicação visual. Foram montados 2.500m² de tendas.  

 

Tecnologia de comunicação

Implementação de redes de internet de alta velocidade, permitindo a interação digital entre participantes e palestrantes, por meio do aplicativo desenvolvido para o Sendi.

 

Design e cenografia

Utilização de tecnologia de videomapping no palco principal, proporcionando uma experiência imersiva durante as apresentações. O palco e a estrutura de audiovisual foram as maiores já montadas para um evento no ES, totalizando 12,8 toneladas de equipamentos de áudio e vídeo. 

 

Alimentação

Como não há restaurantes no entorno, a solução era oferecer alimentação no espaço do evento. Então foi construída uma cozinha provisória com instalações hidráulicas, elétricas e de saneamento, para preparo e serviço de coquetel de abertura, 3 dias de almoço, 2 dias de coffee break. O espaço do restaurante foi pensando com 1.160 lugares e um serviço de buffet self-service. Foram servidas 7.875 refeições.

 

Logística

Transporte gratuito com 26 ônibus para participantes hospedados nos 15 hotéis credenciados. O agendamento era realizado via aplicativo. Nos 4 dias, 2.110 pessoas transportadas. 

 

Atividades Paralelas

Solenidade de abertura

Realizamos uma cerimônia formal e atrativa, interligando temas do setor elétrico, do Espírito Santo e da marca EDP. O credenciamento deu início ao evento, seguido pela recepção da banda de congo Raízes da Barra. O artista plástico Raí Bolzan pintou um painel temático sobre sustentabilidade, com 21m de extensão, que ficou exposto durante todo o evento como uma área instagramável. As autoridades foram recebidas e fotografadas diante do painel, sendo então conduzidas pela banda de congo para o interior do evento. A solenidade, conduzida pela Mestre de Cerimônias, alternou falas das autoridades com apresentações artísticas, incluindo a execução ao vivo do Hino Nacional, uma performance de balé integrada com videomapping e a música da orquestra Alma Feminina, simbolizando diversidade, energia e tecnologia. O evento foi encerrado com um coquetel e um show da banda capixaba Regional da Nair. Foram 3 mil pessoas e 80 artistas envolvidos.

 

Seminário

Realizado em plenárias silenciosas simultâneas com uso de receptores e fones de ouvido individuais, permitindo aos participantes escolherem quais palestras assistir, promovendo uma experiência personalizada. 


  • Montagem de um palco único com 72m, composto por tela de mesmo tamanho em lona branca, 8 house mix e equipamentos para videomapping.

  • Auditório para 1.040 pessoas, com sistema de Projeção Plena. 

  • Sala de palestrantes e tradução simultânea.

  • 2 Mesas Redondas e 3 Painéis de Debates.

  • Palestra principal com Ricardo Amorim.

  • Abertura do evento com presença do Governador do ES.

  • 39 Palestras de temáticas diversas e relevantes para o setor. 


Trabalhos técnicos

Esta é uma atividade muito valorizada pela Abradee e pelo público na realização do Sendi; oportunidade em que os profissionais podem mostrar suas inovações. 

  • 10 arenas em formato silencioso para apresentação, com 40 lugares em cada.

  • Arenas no formato de arquibancadas para otimizar o espaço e criar um ambiente instagramável.

  • 205 trabalhos apresentados ao vivo.

  • R$ 10.500,00 em premiações para os vencedores.

  • 34 trabalhos apresentados em formato de pôster digital. 


Exposendi

Estandes e ativações para geração de negócios e networking, exposição de produtos e equipamentos. Projeto comercial desenhado observando as necessidades de otimização de espaço e recursos, porém com conforto. Foram 9 modalidades de patrocínio com mais de 200 espaços disponíveis. Ao todo foram 171 patrocinadores, sendo 150 na área de exposição e 21 em outros espaços do evento.

 

Espaço Inovação

A Inovação tem um papel estratégico na busca de soluções para estimular a transição energética e, pela primeira vez, teve um espaço exclusivo no Sendi, atraindo um público de startups. Em 275m², 15 startups apresentaram seus pitches e concorreram e uma premiação de melhor projeto, aconteceram 2 workshops com 70 participantes e 1 roda de conversa sobre os desafios das mulheres no setor elétrico. Além disso, 8 palestras foram apresentadas nas plenárias principais com foco em Inovação.

 

Rodeio Nacional dos Eletricistas

O Rodeio é uma competição técnica que reforça a cultura de segurança do trabalho e excelência operacional entre as concessionárias. A equipe vencedora é aquela que executa as tarefas mais rápido, cumprindo todas as normas, e apresenta um case de melhores práticas.  Até 2018, o Rodeio era realizado antes da cerimônia de abertura do Sendi, o que não atraía público. Em 2023, ele foi realizado pela primeira vez à noite, em paralelo ao restante do Sendi. A arena tinha banheiros, salas de materiais, arquibancadas cobertas, área para juízes e de hidratação, iluminação com refletores e uma rede elétrica fiel à real, com postes para competição simultânea das equipes.

  • 140 participantes em 15 equipes.

  • 20 pessoas na comissão organizadora e banca avaliadora de melhores práticas.

  • 6 estados representados (SC, PR, RS, SP, ES e RJ).

  • R$ 46,8 mil em premiação, 140 medalhas e 3 troféus.

  • Cerca de 650 pessoas assistindo na arena e 504 online (live).

  • 8 meses de planejamento.

  • 21 dias de preparação da arena e 8 dias de desmontagem.

  • Cotas de patrocínio específicas, com 6 patrocinadores. 


Jantar Show

Contou com a premiação do Rodeio, serviço de coquetel e show com a Banda Frejat. Reuniu 1.360 participantes no espaço do Ilha Buffet, em Vitória, já que o Pavilhão não oferecia espaço para essa atividade.  

 

Legal Lab

Seminário jurídico que reuniu 6 escritórios de advocacia atuantes no setor para uma discussão a respeito de temas da atualidade e desafios. Além de terem um espaço na Exposendi, os escritórios também apresentaram suas palestras nas plenárias principais.

 

Carta de Vitória

Consolidação das principais questões debatidas no evento. O documento foi resultado de um processo colaborativo entre especialistas, líderes do setor e participantes, sendo apresentada na cerimônia de encerramento. É o compromisso das distribuidoras com as diretrizes definidas durante o Sendi, enfatizando a necessidade de investimentos em energias renováveis, o fortalecimento da infraestrutura elétrica para suportar a crescente demanda, e o compromisso com a eficiência energética e a redução de emissões de carbono.

 

Desafios Superados

O principal desafio foi o curto prazo de organização e a necessidade de atrair patrocinadores suficientes para cobrir os altos custos com infraestrutura. A solução encontrada foi a criação de uma proposta comercial atraente, com pacotes de patrocínio que ofereciam alta visibilidade e alinhamento com o tema de inovação e sustentabilidade, garantindo o sucesso financeiro do evento.

 

Conceito Promocional

"Conectando o Futuro da Energia" foi o conceito central da campanha de comunicação do Sendi 2023, refletindo a transição energética e o papel das distribuidoras na construção de um futuro sustentável. O mote destacou a importância da inovação, sustentabilidade e integração no setor elétrico.

 

O logo criado para o Sendi 2023 retrata um dos cartões postais do estado, a Terceira Ponte. A aplicação das cores da EDP permitiram o alinhamento necessário entra a marca do evento e da empresa. A iconografia dos pontos turísticos e fotos destes locais deram destaque para o estado.

 

Objetivos da campanha de comunicação


  • Promover o Sendi 2023 como um evento transformador para o setor.

  • Fortalecer o posicionamento das distribuidoras como agentes fundamentais na transição energética.

  • Aumentar a visibilidade e a credibilidade das marcas participantes.


Estratégia

Plano de mídia prioritariamente digital, integrado com ações de assessoria de imprensa.



 Público

Esforços de comunicação direcionados a um público especializado (executivos, engenheiros e técnicos do setor), além de formadores de opinião e representantes do governo.

 

Canais de Comunicação Utilizados


  • Redes Sociais: Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube. Publicações orgânicas e campanhas com tráfego pago para mobilizar startups, patrocinadores e participantes.

  • E-mail Marketing: campanhas para diferentes públicos, com convites personalizados e informações sobre o evento.

  • Parcerias com Mídia Especializada: publicidade e matérias publicadas nos principais portais, veículos do setor e mídias locais.


 Aplicativo

Ferramenta para a organização e comunicação durante o Sendi, oferecendo programação, agenda, mapa do evento, avaliação dos trabalhos técnicos e interação com os palestrantes. 



Site

Notícias sobre o evento, programação, inscrições, informações sobre reservas de hotel e voos, dicas de turismo no estado. 



Resultados

Participação Recorde: 2.804 inscritos e 7.838 visitações totais, superando o público esperado.

 

Redes Sociais do Sendi

De maio a novembro de 2023:

  • 1,2 milhão de  pessoas alcançadas no Facebook e 618.746 no Instagram.

  • 2.773 novos seguidores no Instagram (crescimento de 320%) e 7.500 engajamentos. 

  • 534.943 visualizações do vídeo no Youtube;

  • Implntação do do LinkedIn e 1.409 seguidores alcançados. 




Na semana do evento:

  • 22.815 pessoas alcançadas no Facebook e 24.221 no Instagram.

  • 19.081 visitas ao Instagram e 1.858 novos seguidores.

  • 6.737 engajamentos.

  • 3 transmissões ao vivo pelo Instagram: Rodeio, Premiação do Rodeio e Cerimônia de Encerramento. 


Mídia:


  • R$ 21,4 milhões em mídia espontânea e 719 matérias publicadas (maio a novembro de 2023).

  • Mais de 100 releases divulgados.

  • Coletiva de lançamento com 33 jornalistas.

  • 5 jornalistas setoriais presentes na cobertura do Sendi.

  • R$ 10 milhões em mídia espontânea na semana do evento.

  • 296 matérias publicadas durante o evento nos principais veículos. Setoriais: Canal Energia, Brasil Energia, EPBR, Megawhatt, Eletricidade Moderna e Revista O Setor Elétrico. Grande imprensa: Valor, Terra, O Globo, Agência Estado e portais de notícias no Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Mídia local: A Gazeta, A Tribuna, Folha Vitória, TV Vitória, BandNews ES, ES em Dia, ES Hoje, ES Brasil, Portal 360.


 Desafio/Solução versus Execução

Desafio de Engajamento: O desafio de Comunicação foi engajar um público diversificado a participar de um evento promovido por um setor tão tradicional como o de distribuição de energia, principalmente jovens profissionais e inovadores. Para isso, a campanha de pré-evento focou em disseminar conteúdo nas redes sociais e matérias informativas, destacando temas que seriam discutidos, com especial foco em inovação e sustentabilidade.

 

Sustentabilidade: Uma forte demanda por práticas sustentáveis foi identificada pelas empresas participantes e organizadoras. Então, um plano de sustentabilidade foi incorporado, com a escolha de fornecedores locais, a redução de materiais impressos e a digitalização de grande parte do conteúdo, gerenciamento dos resíduos e coleta seletiva e compensação da emissão do carbono gerado.

 

Continuidade do Diálogo: Havia uma expectativa de manter o diálogo iniciado no Sendi, prolongando as discussões e networking após o evento. O site do Sendi 2023 continua ativo. Todos os trabalhos apresentados estão disponíveis para consulta com o contato do profissional responsável.

 

Público Participante: 2.804 inscritos, sendo 7.838 visitações totais.

 

Comercialização de patrocínios: Foram captados 171 patrocinadores, o que não só cobriu os custos operacionais elevados como gerou lucro, assegurando a viabilidade financeira do evento.

 

Negócios fechados: Como o Sendi é um evento onde as empresas apresentam as soluções, não temos dados sobre a assinatura de contratos no local. Porém, nos coletores de dados usados por 96 patrocinadores, mais de 10 mil leads foram captados para contatos futuros.

 

Imprensa: O evento gerou ampla cobertura na mídia, com 719 matérias publicadas no total e uma valoração de R$ 21,4 milhões em mídia espontânea, valorizando a marca EDP e o setor de distribuição de energia.

 

Sustentabilidade: O Sendi 2023 contou com a ação do Programa Evento Neutro: quantificação e neutralização de 100% das emissões de carbono com o plantio de 372 árvores. Foram usadas garrafas de água de papel, destinados 220Kg papelão e 8 toneladas de lonas para a reciclagem. Outros resíduos foram enviados para tratamento correto.