Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Itaú Day 2024

KV Itaú Day 2024

Candidato: Novacia
Cliente: Itaú Unibanco
Segmento: Serviços
Categoria: Comunicação Visual

Troféu Diviprint
Comunicação Visual

APRESENTAÇÃO

A Novacia


Somos uma agência de Live Marketing com mais de 40 anos de atuação e infraestrutura própria em São Paulo, na Vila Madalena. Especializados em produzir eventos presenciais, híbridos e digitais, entregamos experiências e soluções de comunicação para eventos utilizando tecnologia de ponta e muita criatividade para algumas das maiores marcas do país.

Nossa estrutura 360 conta com equipes multidisciplinares que atendem as necessidades de todas as etapas da produção de eventos e nossas últimas conquistas falam por si: fomos premiados com o Jacaré de Prata em 2023 pelo "Itaú Day" e ganhamos Ouro e Prata em 2022 com os eventos digitais "Encontro Digital 2021 Eudora" e "Celebra GB 2021". Em 2024, seguimos inovando e construindo nossa posição entre as melhores agências de eventos do país.

Portfólio da cliente final

O Itaú Unibanco é o maior banco privado brasileiro em valor de mercado e a marca mais valiosa da América Latina, avaliada em US$ 8,7 bilhões, segundo o Ranking Global 500 de 2023, da Brand Finance. Atua há cem anos no país como banco múltiplo, oferecendo produtos e serviços para todas as faixas de renda, gerindo desde contas-salários até grandes fortunas e das finanças de MEIs a conglomerados internacionais. 

Portfólio do evento

O Itaú Day 2024 foi marcado pelo conceito "Feito de Futuro", um tema que reflete a solidez histórica do banco e, ao mesmo tempo, projeta sua relevância para os próximos 100 anos. O desafio era traduzir essa visão em um evento dinâmico, capaz de transmitir os resultados do banco de maneira envolvente, sem cair nos tradicionais relatórios corporativos. A missão foi clara: comunicar o posicionamento do Itaú com leveza e inovação, unindo o que há de mais moderno em tecnologia e design para criar uma experiência diferenciada para o público.

Histórico de edições anteriores

O Itaú Day é um evento digital do Itaú Unibanco, realizado anualmente com a participação de membros do Conselho de Administração, Comitê Executivo e demais lideranças. Seu objetivo é apresentar as evoluções do banco, os principais temas que devem nortear as estratégias da companhia e responder às perguntas enviadas pelo público online. Em anos anteriores, o formato talk show foi a principal aposta. 

Público-alvo

O evento é voltado para acionistas, analistas, imprensa especializada e público interno do Itaú, abrangendo uma audiência diversificada com interesse em acompanhar os resultados e estratégias do banco.

Vídeo

DESAFIO



O briefing inicial nos desafiava a adaptar a comunicação visual do evento ao novo branding minimalista do Itaú, que estava em fase de transição. Era preciso manter a simplicidade, um traço fortíssimo da nova identidade visual do banco e, ao mesmo tempo, transmitir a ideia de inovação e modernidade, alinhada com a campanha "Feito de Futuro". Ao mesmo tempo, preservar a consistência e a solidez do Itaú, a marca mais valiosa do Brasil.



Além disso, embora o evento tratasse de temas como resultados financeiros e metas corporativas, havia o desafio de criar uma comunicação que não fosse monótona. Era necessário construir visuais que mantivessem o público interessado e engajado ao longo da transmissão, sem perder a objetividade e a clareza na apresentação das informações.



Adicionalmente, por ser um evento transmitido em português e inglês, toda a comunicação visual deveria ser adaptada para os dois idiomas, mantendo consistência e eficiência no design. A solução deveria garantir que, independentemente da língua, o público tivesse a mesma experiência visual.



Outro desafio importante foi o de garantir que a comunicação visual fosse acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual. Assim, o projeto demandava a inclusão de elementos como interpretação em libras e audiodescrição, que não deveriam comprometer o design, mas sim integrá-lo de forma natural e eficaz.



Internamente, nos desafiamos a inovar no processo de criação visual usando inteligência artificial em todas as frentes, inclusive abrindo o evento com um vôo panorâmico digital com utilização do Google Earth. Afinal, como o Itaú Day 2023 já havia estabelecido um formato visual bem-sucedido (e nos dado o Jacaré de Prata 😊), era preciso elevar o nível da comunicação em 2024. Foi o que fizemos.

SOLUÇÕES



Para manter a simplicidade e o minimalismo característicos do novo branding do Itaú, sem comprometer a inovação, usamos cores chapadas e grandes blocos que representam o shape da logo, garantindo um visual limpo, moderno e condizente com a nova marca. Ícones e elementos gráficos simples, mas impactantes, foram utilizados para transmitir a ideia de modernidade e inovação, sem poluir o visual.



Para reforçar a confiabilidade e a solidez do Itaú, foi mantida a coerência com a linguagem visual tradicional do banco, utilizando fontes claras. O uso de elementos de design futuristas foi balanceado com a estética minimalista, criando um ambiente visual que transmitia a mensagem de estabilidade, mas com uma visão inovadora.



Para engajar o público e evitar que o evento se tornasse monótono, a comunicação visual foi intercalada com elementos gráficos dinâmicos que remetem ao conceito de "Feito de Futuro." Animações sutis, gráficos dinâmicos e vinhetas de passagem com a estética Google Earth foram usadas entre os blocos de apresentações para manter o ritmo visual envolvente, enquanto transmitiam informações de forma clara. Além disso, o design da transmissão foi pensado para criar uma sensação de continuidade entre as várias etapas do evento.



Para garantir que o público em português e inglês tivesse a mesma experiência visual, todo o material foi adaptado para ambas as línguas, mantendo a consistência e a uniformidade na identidade visual. Os materiais gráficos, textos e legendas foram cuidadosamente traduzidos e adaptados para manter a clareza e o impacto visual em ambos os idiomas.



A inclusão de recursos de acessibilidade foi solucionada de forma integrada ao design visual do evento. Para as pessoas com deficiência auditiva, foi inserida uma janela de intérprete de Libras de tamanho grande e de fácil visualização, sem que isso interferisse na estética do evento. Para pessoas com deficiência visual, a audiodescrição foi feita utilizando IA, garantindo uma experiência fluida e precisa para esse público. As legendas e a transcrição em tempo real foram incorporadas de maneira a não sobrecarregar a tela, mantendo o design limpo e legível.



Uma das inovações mais importantes do projeto foi o uso de inteligência artificial para auxiliar na criação dos elementos visuais. Nossas ferramentas de IA geraram referências visuais para o design da cenografia e da identidade visual do evento. Essas referências foram a base para a construção dos cenários, mantendo a coesão estética com o restante da comunicação.



Finalmente, para elevar o nível da comunicação visual em comparação ao evento de 2023, adotamos uma abordagem mais sofisticada e corporativa. O design foi menos lúdico e mais voltado ao conceito de inovação. Isso incluiu o uso de transições dinâmicas, gráficos modernos e o aproveitamento de ambientes icônicos da sede do Itaú para criar uma experiência visual imersiva. O uso de IA tanto na criação visual quanto na transcrição e tradução ajudou a garantir uma experiência inovadora e mais fluida.



Essas soluções garantiram que o Itaú Day 2023 não apenas mantivesse a identidade visual do banco, mas também a elevasse, integrando tecnologia e inovação de maneira harmoniosa, reforçando o conceito de "Feito de Futuro" e proporcionando uma experiência visual sofisticada e inclusiva para todos os participantes.

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS



Atendimento ao briefing e metas




O Itaú Day 2024 atendeu e superou as expectativas definidas no briefing inicial do cliente. O evento não apenas cumpriu os objetivos de apresentar a nova marca do Itaú e os resultados anuais, mas também alcançou um impacto significativo em termos de engajamento, visibilidade e retorno financeiro.



Participação online



O evento contou com uma audiência recorde em comparação com edições anteriores (45.939 inscrições, mais de 33.452 assistindo ao vivo em 2024, contra 24,5K em 2023), refletindo um aumento na adesão ao formato online e na capacidade de alcançar um público mais amplo.

Engajamento



O nível de engajamento foi mais de 800% superior ao do evento anterior. Recebemos de 8.311 mensagens durante a transmissão. Em 2023, foram 997 via plataforma de transmissão!



Repercussão na comunidade e mídia



O evento, que foi marcado pelo uso de IA, gerou ampla cobertura na mídia, com centenas de reportagens e artigos destacando o evento. 



Pesquisas de satisfação revelaram um alto nível de aprovação, com participantes destacando a qualidade da transmissão e a relevância do conteúdo.



Alguns comentários de participantes:

“Ótimo material para conhecer mais do banco, aprender e se inspirar com conceitos engajadores.”

“Parabéns ao Itaú pela apresentação ItauDay2024 de forma brilhante e espontaneidade de todo o time e com presença descontraída.”



Mensagens de clientes depois da transmissão

“Duas coisas chamaram a atenção: a voz ser como de estúdio, mesmo na área externa... e aquele cenário ficou top! Fiquei pensando no custo de montar aquelas coisas... não sabia que era IA!!”

“A dos drones [vinhetas de transição] foi muito top. As transições ficaram mt legais... de um ambiente pro outro”