Mesmo com direcionamento claro quanto à necessidade de criar espaços imersivos por parte do cliente, o desafio foi unir o conceito criativo com a funcionalidade dos ambientes. A jornada precisava ser imersiva e experiencial, mas também funcional.
O programa de necessidades previu áreas de credenciamento, ativação e plenária. Funções típicas de eventos corporativos, porém a Bueno foi além, criando nestes espaços a narrativa do evento. A arquitetura cenográfica tem como premissa traduzir através da ambiência a mensagem que precisa ser entregue aos convidados. E a Bueno Arquitetura Cenográfica é especialista quando o assunto é contar histórias e transformar espaços cenográficos em experiências surpreendentes e inesquecíveis.
Segundo Ricardo Bueno, arquiteto e diretor de criação da Bueno Arquitetura Cenográfica “partimos sempre da premissa de que os Espaços são para pessoas, e o sentido de trazermos experiência através da ambiência é criar conexão entre o convidado e a narrativa do evento através da imersão cenográfica. Pensar no percurso, sob o ponto de vista do convidado, é fundamental.”
Logo no credenciamento, o desafio foi criar um elemento que rapidamente fosse capaz de transmitir a mensagem de que à partir daquele momento, os convidados embarcaram numa jornada. Para este símbolo, foi escolhida a uma representação grandiosa da nave TIE Fighters da famosa saga Star Wars. Um verdadeiro ícone, que é facilmente reconhecido pelos convidados, que já se preparam para a jornada que está por vir.
Adentrando a nave, os convidados se depararam com um túnel imersivo, com padronagens, cores e formas além de uma configuração espacial formando uma curva acentuada, trazendo realmente a sensação e a percepção de estar ingressando num novo universo. O túnel geométrico leva os convidados a um segundo túnel imersivo, ambientado como uma visão do universo interestelar, trazendo cortinas de led e projeções para criar esta sensação.
Assim, os convidados já extasiados e imersos, chegavam ao seu primeiro destino: a área de ativação. Representada como um grande e imponente salão, que misturou a estética futurista e espacial com referências da arquitetura grega, que remetia ao nome do Sistema apresentado no evento: Athena.
Uma fileira de colunas, com monitores instalados em cada um de seus lados, foram responsáveis pela ativação, onde os convidados poderiam interagir com o sistema que estava sendo apresentado. ilhas de apoio aos serviços de alimentação, bancos em marcenaria sob medida e um palco completaram o espaço.
Para a chegada à plenária, novamente os convidados passavam por um ambiente imersivo, configurado por curvas e volumes metalizados, e pela interatividade tecnológica, onde óculos de realidade virtual conduziam os convidados, suspensos por equipamentos especiais a uma viagem de gravidade zero entre as estrelas.
A grande plenária, com capacidade para 2 mil pessoas, com palco central hexagonal, que acompanhava o desenho e formato também em hexágono das tlas de projeção, onde o conteúdo era apresentado.
Além dos conteúdos, havia a necessidade funcional de atender a um cerimonial muito específico, onde cada Federação era representada pela entrada da bandeira de cada Estado brasileiro, na cerimônia de abertura. Para ambientar as formalidades exigidas na temática do evento, a inspiração da Bueno foram os grandes salões gregos, rodeados por colunas grandiosas, e entre uma coluna e outra, foram inseridas as bandeiras dos estados, que durante a emocionante cerimônia era revelada e reverenciada pelos convidados.
Para potencializar a sensação de imersão na temática do evento, o fechamento da plenária também recebeu cortinas de led, e em cada um dos quatro cantos do ambiente, foram instaladas cápsulas lunares, onde os convidados entravam e recebiam mais conteúdos exclusivos, diretamente do espaço. A projeção e a sonorização no interior das cápsulas garantiram a imersão desejada.
A área total de intervenção chegou a 4.250m² da mais genuína arquitetura cenográfica, em um desafio que incluía logística para atender um evento em outro estado, um espaço de intervenção novo, onde a Bueno nunca tinha trabalhado, e com apenas 3 dias de montagem.
O desafio foi concluído com excelência, graças a uma equipe dedicada e bem treinada, e graças ao pensamento projetual pautado em soluções técnicas viáveis, sem deixar de lado a arte e a magia da efemeridade.