Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Conecta e Sicomercio - Confederação Nacional do Comércio

Plenária

Candidato: Bueno Arquitetura Cenográfica
Cliente: CNC
Segmento: Serviços
Categoria: Cenografia

Troféu Atmo Digital
Cenografia

O Conecta 2023 foi um evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que reuniu representantes de sindicatos, federações, do SESCBrasil e do SENACBrasil de todo o Brasil. O objetivo do evento foi promover a sinergia entre as esferas do Sistema Comércio e fortalecer as boas práticas sindicais, além de apresentar uma nova solução tecnologica para os sindicalizados, o Sistema Comércio.

O evento contou com presidentes e diretores de federações, de sindicatos, além de gestores nacionais e regionais do Sesc e do Senac, colaboradores e especialistas de todo o Brasil, e também chegando aos usuários finais do Sistema, os próprios comerciantes sindicalizados que se beneficiam de toda a infraestrutura apresentada. 

Para enaltecer a solução tecnológica, capaz de conectar informações nos mais diversos níveis e melhorar o dia a dia dos usuários, todas as áreas do evento eram imersivas. Para essa missão, de representar uma solução tecnológica através de uma imersão completa, a Bueno Arquitetura Cenográfica inovou e colocou todos os participantes a bordo de uma ‘nave espacial’, que fez um mergulho pelo universo do Sistema Comércio.

Dentre as necessidades do evento, a principal delas foi justamente a arquitetura cenográfica imersiva. Os participantes do evento precisavam se sentir transportados para um novo universo, sem perder a elegância e refinamento que um evento institucional requer. E por isso, escolher de forma assertiva a empresa responsável pela cenografia do evento foi primordial.

Após o sucesso do evento assinado pela Bueno Arquitetura Cenográfica em 2022, na edição do Rio de Janeiro, a empresa especialista em arquitetura cenográfica imersiva foi novamente designada para este desafio, que ganhou proporções muito maiores nesta edição. 

A Bueno Arquitetura Cenográfica atua no mercado há 31 anos, entregando soluções criativas para resolução de desafios. Hoje, integra o Grupo Bueno, um ecossistema de empresas que é resultado da evolução ao longo dessas 3 décadas.

Genuinamente utiliza a Arquitetura Cenográfica como processo de trabalho, à partir do qual materializa verdadeiras obras de arte como solução integrada entre técnica, conceito, funcionalidade e experiência, consolidando hoje o seu diferencial no mercado.

O Grupo Bueno se consolida de forma orgânica e interdependente, formando um ciclo completo, abrangendo projetos inovadores, responsabilidade ambiental, e fomento educacional para o setor.
 

Vídeo

Mesmo com direcionamento claro quanto à necessidade de  criar espaços imersivos por parte do cliente, o desafio foi unir o conceito criativo com a funcionalidade dos ambientes. A jornada precisava ser imersiva e experiencial, mas também funcional. 



O programa de necessidades previu áreas de credenciamento, ativação e plenária. Funções típicas de eventos corporativos, porém a Bueno foi além, criando nestes espaços a narrativa do evento. A arquitetura cenográfica tem como premissa traduzir através da ambiência a mensagem que precisa ser entregue aos convidados. E a Bueno Arquitetura Cenográfica é especialista quando o assunto é contar histórias e transformar espaços cenográficos em experiências surpreendentes e inesquecíveis. 



Segundo Ricardo Bueno, arquiteto e diretor de criação da Bueno Arquitetura Cenográfica “partimos sempre da premissa de que os Espaços são para pessoas, e o sentido de trazermos experiência através da ambiência é criar conexão entre o convidado e a narrativa do evento através da imersão cenográfica. Pensar no percurso, sob o ponto de vista do convidado, é fundamental.”



Logo no credenciamento, o desafio foi criar um elemento que rapidamente fosse capaz de transmitir a mensagem de que à partir daquele momento, os convidados embarcaram numa jornada. Para este símbolo, foi escolhida a uma representação grandiosa da nave TIE Fighters da famosa saga Star Wars. Um verdadeiro ícone, que é facilmente reconhecido pelos convidados, que já se preparam para a jornada que está por vir.  



Adentrando a nave, os convidados se depararam com um túnel imersivo, com padronagens, cores e formas além de uma configuração espacial formando uma curva acentuada, trazendo realmente a sensação e a percepção de estar ingressando num novo universo. O túnel geométrico leva os convidados a um segundo túnel imersivo, ambientado como uma visão do universo interestelar, trazendo cortinas de led e projeções para criar esta sensação. 

Assim, os convidados já extasiados e imersos, chegavam ao seu primeiro destino: a área de ativação. Representada como um grande e imponente salão, que misturou a estética futurista e espacial com referências da arquitetura grega, que remetia ao nome do Sistema apresentado no evento: Athena.



Uma fileira de colunas, com monitores instalados em cada um de seus lados, foram responsáveis pela ativação, onde os convidados poderiam interagir com o sistema que estava sendo apresentado. ilhas de apoio aos serviços de alimentação, bancos em marcenaria sob medida e um palco completaram o espaço. 



Para a chegada à plenária, novamente os convidados passavam por um ambiente imersivo, configurado por curvas e volumes metalizados, e pela interatividade tecnológica, onde óculos de realidade virtual conduziam os convidados, suspensos por equipamentos especiais a uma viagem de gravidade zero entre as estrelas. 



A grande plenária, com capacidade para 2 mil pessoas, com palco central  hexagonal, que acompanhava o desenho e formato também em hexágono das tlas de projeção, onde o conteúdo era apresentado. 



Além dos conteúdos, havia a necessidade funcional de atender a um cerimonial muito específico, onde cada Federação era representada pela entrada da bandeira de cada Estado brasileiro, na cerimônia de abertura. Para ambientar as formalidades exigidas na temática do evento, a inspiração da Bueno foram os grandes salões gregos, rodeados por colunas grandiosas, e entre uma coluna e outra, foram inseridas as bandeiras dos estados, que durante a emocionante cerimônia era revelada e reverenciada pelos convidados. 



Para potencializar a sensação de imersão na temática do evento, o fechamento da plenária também recebeu cortinas de led, e em cada um dos quatro cantos do ambiente, foram instaladas cápsulas lunares, onde os convidados entravam e recebiam mais conteúdos exclusivos, diretamente do espaço. A projeção e a sonorização no interior das cápsulas garantiram a imersão desejada. 



A área total de intervenção chegou a 4.250m² da mais genuína arquitetura cenográfica, em um desafio que incluía logística para atender um evento em outro estado, um espaço de intervenção novo, onde a Bueno nunca tinha trabalhado, e com apenas 3 dias de montagem. 



O desafio foi concluído com excelência, graças a uma equipe dedicada e bem treinada, e graças ao pensamento projetual pautado em soluções técnicas viáveis, sem deixar de lado a arte e a magia da efemeridade.

Quando se trata de um projeto com conceito criativo e lúdico tão marcantes, para a Bueno Arquitetura Cenográfica, definitivamente o céu é o limite! Para que cada detalhe desse projeto pudesse chegar no efeito e resultado desejados. 



Além da escolha assertiva de materiais de acabamento, como a malha metalizada e a flexled foram importantes para criar a ambiência espacial. Apesar da utilização de técnicas construtivas já conhecidas, muitos testes e estudos foram necessários, para que cada detalhe fosse entregue da melhor forma ao cliente.

A pré-produção foi intensa, muitos elementos cenográficos foram testados, e produzidos especialmente para cumprir dois requisitos básicos: serem fáceis de instalar, e fáceis de transportar. Afinal, a distância entre a sede da Bueno, em São Caetano do Sul - São Paulo até o local do evento, em Brasília foi um agravante para que tudo fosse testado, estudado e quando possível pré montado, otimizando a logística e o tempo de montagem. A logística foi desafiadora, e não havia tempo para imprevistos. 



As soluções assertivas foram todas pautadas em utilizar materiais e técnicas já conhecidas pela experiente equipe da Bueno. Todos os espaços e elementos cenográficos tiveram sua estruturação em box truss e acabamento em tecido tensionado, especialidade da empresa. 

O destaque fica por conta da criatividade em buscar acabamentos, e formas de utilizar as técnicas a favor da inovação e da eficiência construtiva. Tecidos metalizados, como o utilizado no acabamento da grande nave, e no fechamento de toda área de ativação foram fundamentais para a ambiência futurista e espacial do evento, além de receber muito bem a iluminação cênica, e causar surpresa aos convidados, que em primeiro momento não identificam o material que está diante deles, dadas as proporções grandiosas das peças e espaços. 



As colunas, tanto da área de ativação quanto da plenária foram projetadas para serem pré-produzidas e otimizar a montagem, afinal foram mais de 50 peças, e seria inviável montar uma a uma no tempo de montagem previsto. As peçaforam estruturadas por uma base leve de marcenaria, um cilindro de tecido tensionado branco, e tiras de tecido tensionado branco, que externamente traziam a estética que remetia às colunas gregas. Foram produzidas na sede da Bueno, e com a maleabilidade do tecido, puderam ser facilmente dobradas para o transporte, e simplesmente tensionadas na instalação para estarem prontas, como é possível visualizar nas imagens aqui anexadas.



Outro acabamento fundamental e assertivo foram as cortinas de led, elemento produzido pela Bueno Arquitetura Cenográfica e que integra seu acervo de materiais. Pontos de led em peças de veludo preto, com velcro dos lados para o fechamento imperceptível, são rápidas de instalar e trazem um efeito incrível, e agregaram muito valor aos espaços cenográficos nesta temática espacial.



As cápsulas lunares, também foram produzidas pela equipe da Bueno através da router de recorte e da técnica do tensionamento do tecido, potencializada a ambiência pela projeção e pelos acabamentos escolhidos para o tecido. 



Para o telão central da plenária, o desafio foi na produção de peças metálicas pela indústria, que possibilitasse o encaixe no ângulo perfeito que era preciso, garantindo não só a estética, mas a segurança e estabilidade da peça grandiosa. 



Neste projeto, a Bueno Arquitetura Cenográfica teve seu papel fundamental e central em cada decisão, trazendo para a co-criação cada equipe técnica especializada envolvida do projeto, para que as soluções fossem pensadas para que todos fossem beneficiados, conseguindo entregar um trabalho exemplar no curto espaço de tempo que tinham. 



A riqueza de detalhes e materiais foi crucial para que a experiência sensorial fosse completa. Foi dada toda a atenção a cores, formas, texturas, luzes, revestimentos e acabamentos. Tudo para que os convidados olhassem à sua volta e sentissem que estavam de fato em outro mundo. Essa é a premissa da cenografia imersiva, transportar os convidados para outro espaço, através das sensações e das percepções de quem vivencia aquele espaço.

O comandante da tripulação, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, ressaltou que o Conecta foi a plataforma de lançamento de novas ideias, conexões e sinergias que irão certamente ajudar a fortalecer o Sistema Comércio, e também o setor terciário, que representa 70% do Produto Interno Bruto brasileiro. E a cada ano, a Confederação vem se tornando mais moderna e eficiente.



O evento se reinventou nesta edição, saindo dos moldes mais formais e institucionais para uma verdadeira imersão, porém sem perder a sua essência, que visa fortalecer as bases e conexões entre a CNC - Confederação nacional do Comércio, as federações e os sindicatos, e os braços sociais Sesc e Senac, para que se fortaleçam de dentro para fora, expandindo a sinergia por todo o setor. 



Sem dúvidas, a arquitetura cenográfica genuína, que projeta e planeja cada detalhe que envolve o espaço cenográfico, foi parte essencial para o sucesso do evento.



A escolha da Bueno foi fundamental, tanto por conta do conceito criativo, onde a equipe de criação liderada por Ricardo Bueno não mede esforços para o encantamento dos convidados, mas também pela capacidade de solucionar desafios com perfeição. Não à toa, o slogan “Paixão por desafios” acompanha a marca há mais de 30 anos. 



Por fim, o Conecta  foi a oportunidade para troca de conhecimentos, experiências e networking que pautaram importantes inovações para o setor, e para a CNC, a chance de apresentar os produtos, os serviços e as ferramentas de excelência que já vem contribuindo para fortalecer a atuação das entidades.



Toda a Arquitetura Cenográfica foi a base para essa narrativa. Através da imersão, conteúdos relevantes ganham nova percepção. Geram experiências duradouras, que vencem a barreira do efêmero. E são também suporte para o crescimento e a integração. Afinal, não há outro caminho para o crescimento, senão pela informação e pela tecnologia.