Desenvolvimento: A produção do livro de candidatura foi uma etapa desafiadora do processo devido à alta quantidade de exigências a serem cumpridas em pouco tempo. Ainda assim, uma vez que ele foi enviado pela ABES e o destino São Paulo foi aprovado na primeira fase do processo seletivo, tiveram de iniciar-se os planejamentos para a visita de inspeção dos membros do board internacional da IWA, no intuito de avaliar o destino e o centro de convenções para a possibilidade de receber o evento. Após o sucesso da visita, o VSPCB também auxiliou a ABES no preparo para a apresentação final do destino em Bordeaux. Diversas reuniões foram realizadas entre o SPCVB e a ABES ao longo do processo para alinhamento das diferentes funções de cada ente nos diferentes momentos do processo de candidatura.
Estratégias: As estratégias foram a produção do livro de candidatura/bidding book, a organização da visita de inspeção e a defesa presencial em Bordeaux, França. O apoio de diferentes entes do poder público foi planejado para ser conquistado a partir dos dois membros da captação (VSPCB e ABES).
Desafio: O RFP do evento era particularmente muito exigente, com 10 diferentes subsecções, destacando-se a de "Acessibilidade de custo geral do destino". Além disso, havia um grande desafio ao trabalho conjunto da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), do Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB), da indústria MICE do destino (Hotéis, Centros de Convenções etc) e do poder público em convencer a International Water Association (IWA) em escolher o destino São Paulo em detrimento dos outros candidatos da África, Ásia, Oceania, América Latina e Caribe.
Soluções: O Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB) conseguiu o apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Turismo enquanto que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) conseguiu o apoio de outros como próprio Prefeito e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Uma aspecto inovador usado na confecção do dossiê de candidatura foi a promoção de vantagens do destino São Paulo com relação a outras grandes metrópoles internacionais, como a presença de forte atividade comercial aos domingos no destino. A GL Events Brasil forneceu uma apresenção e plantas do Distrito Anhembi, que demonstraram a grandeza do importante centro de convenções candidato. Para a confecção do Bidding Book, o VSPCB teve o apoio de cartas das seguintes entidades: Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB); Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR); Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Voepass Linhas Aéreas; Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.; LATAM Airlines Brasil.
Durante a visita de inspeção, notou-se o destaque na atuação dos seguintes equipamentos: Distrito Anhembi (GL Events Brasil), Renaissance São Paulo Hotel, Tivoli Mofarrej São Paulo, Rio Hotel By Bourbon SP - Barra Funda, Ibis São Paulo Barra Funda, Holiday Inn Parque Anhembi, Fogo de Chão. Além deles, os seguintes prestadores de serviços também tiveram participação essencial: Paxtour Mobilidade Corporativa, Salt DMC.
O valor total investido na candidatura, considerando despesas de viagem, produção de material, brindes e ações promocionais, foi de R$ 162.135,68, com a ABES contribuindo com R$ 150.000,00 e o VSPCB com R$ 12.135,68. Este investimento foi essencial para garantir a qualidade e a efetividade da candidatura.
Os fatores decisivos para a escolha de São Paulo incluíram: Infraestrutura de classe mundial; Apoio e engajamento local; Qualidade da proposta.