Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Próxima Parada Adventure

Campanha de incentivo da Epson para vendedores do canal de distribuição e da rede Kalunga. O prêmi f

Candidato: Discover Eventos e Viagens de Incentivo
Cliente: Epson do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Nacional

A Próxima Parada é a maior Campanha de Incentivo de Vendas promovida anualmente pela Epson do Brasil,  líder global há mais de 70 anos em impressão, projeção e imagem digital. Foi planejada para incentivar a força de vendas dos produtos no último trimestre de cada ano fiscal. Participam da Campanha clientes de 2 canais: Distribuição e Varejo em todo o Brasil.
Historicamente, esta campanha tem enorme adesão e sucesso entre os participantes porque proporciona experiências únicas e deixa um residual longo e especial na memória dos premiados.  O engajamento é alto e os resultados são extremamente relevantes. A campanha está no ar há 22 anos , sendo 19 deles com a Discover o que nos orgulha muito, garantindo a liderança da Epson no mercado nacional desde então, e o nome Próxima Parada é utilizado desde a primeira edição. 
A campanha Próxima Parada Adventure retomou o tema “ viagem” após uma campanha de muito sucesso em 2022, a Próxima Parada Extravasa que aconteceu no Club Med Trancoso com show de Cláudia Leitte.  A premiação tinha como objetivo entregar um destino nacional único, então buscamos uma abordagem e um apelo diferente dos anos anteriores, criando experiências dentro do conceito de aventura numa natureza exuberante tanto na Chapada dos Guimarães quanto em Nobres, no Mato Grosso, e focados no tema sustentabilidade. 
Nesta edição, a 22ª do Kalunga e 17ª da Distribuição, levamos os ganhadores para o Malai Manso Resort Yacht Convention & Spa, numa viagem de 4 dias recheados de experiências memoráveis, aquelas em que o dinheiro não compra, e que geraram um awareness imenso para a marca, totalizando cerca de 180 participantes.
O destino foi exclusivo, nunca antes realizado nos canais, o que só aumentou a expectativa dos participantes.
A divulgação da campanha contou com um elaborado mix de comunicação que utilizou e-mails marketing e mensagens de whats app, peças gráficas como cartazes, broadsides, brindes, além de um belíssimo hotsite.
A Discover Eventos e Viagens de Incentivo, agência especializada em Campanhas e Viagens de Incentivo, cria produtos e serviços pensando em nossos clientes há 20 anos.  Idealizamos roteiros nada convencionais, fortalecemos marcas, provocamos superação e crescemos junto com nossos clientes. Contamos com toda a estrutura e expertise para entregar experiências inesquecíveis. Emocionar faz parte de nosso trabalho e nossa equipe está sempre motivada para fazer do case de nossos clientes sempre um sucesso!

Vídeo

BRIEFING: a Discover recebeu o briefing da Epson para iniciar a tradicional Campanha de Incentivo de Viagem “Próxima Parada” que acontece anualmente e premia os melhores distribuidores a nível Brasil.

Esse nome PRÓXIMA PARADA é amplamente conhecido pelos vendedores dos canais, além disso, está atrelado à premiação, que sempre foi entregue aos participantes como um grande pacote de viagem, que traz experiências turísticas, gastronômicas e de entretenimento para os mais variados destinos do mundo. A campanha oferece como prêmio máximo uma viagem individual que acontece para todos os ganhadores no mesmo período, em um grande grupo.

1-Duração da Campanha: 01/janeiro a 31/março de 2023

2- Temos 2 campanhas que acontecem simultaneamente, com o mesmo mote, mesmo destino, porém com mecânicas distintas e algumas customizações, sendo uma para o canal de Distribuição e outra para a rede nacional de varejo Kalunga. São 2 campanhas separadas que não se conversam. Porém tem a mesma premiação e a mesma linha de comunicação

3-Meta: confidencial , porém recebemos a informação de que foi uma meta bastante agressiva  para o mercado no momento atual que passa o país.

4- Produtos participantes: impressoras, multifuncionais, impressoras fiscais e tintas.

5- Objetivos:


  • Alavancar as vendas no encerramento do ano fiscal que acontece em março;

  • Destacar-se frente à concorrência que sempre tem ações no segmento;

  • Surpreender e superar as expectativas em relação às últimas campanhas, visto que historicamente é uma viagem inesquecível e que os clientes aguardam o ano todo para saber onde será a Próxima Parada, a edição de 2022 mudou a perspectiva da campanha que, depois de muitas viagens internacionais para destinos luxuosos e experiências turísticas incríveis, trouxe um destino nacional recheado com uma experiência memorável, impossível de ser comprada e que gerou um awareness imenso para a marca;

  • Incrementar o relacionamento entre os canais de vendas e a Equipe Epson, agregando uma integração entre todos os ganhadores na viagem;   

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  • 6- Destinos:Optamos por oferecer uma viagem nacional, pois de alguma forma teremos “controle” da situação local relacionada ao COVID, podendo acompanhar mais de perto eventuais pontos críticos relacionados à pandemia, evitando o risco de fechamento de fronteiras ou de determinações locais que possam impedir ou impactar a circulação dos ganhadores, etc. Queremos uma viagem nacional super diferenciada, para um destino que pode ser cobiçado, ou exótico, ou sofisticado, ou tudo isso junto, e que traga a sensação de que estão vivendo uma viagem exclusiva, acessível à poucos, que deixe um recall marcante. Somado ao destino queremos incluir uma atração ou uma experiência diferenciada/exclusiva/inédita que traga um peso à essa premiação;


7 - Total de participantes impactados:

DISTRIBUIÇÃO: vendedores, gerentes de produto e champions do canal de Distribuição, maioria homens com idade  entre 25 e 40 anos, é um público muito assediado por campanhas de incentivo promovidas ao longo do ano pela indústria de diversos segmentos e que atuam em parceria com os distribuidores, num total de 2.300 vendedores com 13 Distribuidores participantes pelo Brasil.

VAREJO – KALUNGA: vendedores e gerentes das lojas Kalunga com idade entre 20 e 35 anos, maioria homens, é um público muito assediado por pequenos incentivos ao longo do ano (como vendeu ganhou dinheiro, alguns  brindes, campanhas pontuais promovidos pelos concorrentes –  no entanto não é um público que seja frequentemente impactado por grandes campanhas de outras indústrias, num total de 1.800 vendedores em cerca de 230 lojas pelo Brasil.

Quantidade de premiados com a viagem final: 180 pessoas;

Data da viagem:  maio ou junho de 2023 –  4 dias

Mecânica: a Epson será responsável pela mesma. Considerar sorteios mensais com mais vagas na viagem.

Lançamento: plataforma ZOOM em 2 dias diferentes para os canais Distribuição e Kalunga.

Comunicação: Material com KV completo de Comunicação para o lançamento e sustentação da Campanha por 3 meses, bem como material de comunicação da marca que deve estar presente em todos os momentos da viagem;

Apuração mensal: a Epson entrega os resultados mensais para os canais. Apenas hotsite Kalunga terá login e senha por loja.

Hotéis: Considerar apenas hotéis cinco estrelas e todos os serviços essenciais.

Obs: A Epson é uma empresa com políticas de preservação do meio ambiente, portanto levar em consideração ao escolher o destino, brindes, entre outros.

Um grande desafio foi apresentado para Discover nesta edição: Como propor um destino especial, único, sendo que todos os destinos & hotéis nacionais mais encantadores e exclusivos , já foram realizados em edições anteriores. Todos os participantes acreditavam que seria uma edição internacional em 2023. A equipe formada para operacionalizar este Job foi montada considerando a expertise de cada um. Em uma semana varremos o Brasil de norte a sul, buscando uma solução que pudesse encantar o cliente e consequentemente todos os participantes.

Para surpreender e encantar os Distribuidores e a rede Kalunga, a Discover propôs para a EPSON uma campanha de incentivo diferente, temática, a “PRÓXIMA PARADA ADVENTURE”,  tendo como prêmio uma viagem para um destino exclusivo, nunca antes realizado pelos canais, e trazendo um conceito novo : “ All Inclusive Nature” . Focado na sustentabilidade e preservação, tão presentes no DNA da Epson,  apostamos na exuberância da natureza brasileira com  experiências de aventura no Mato Grosso, com rios cachoeiras, grutas, lagos e o mais espetacular pôr do sol jamais visto antes.

O público acreditou na força da marca e no relacionamento de parceria e confiança de tantos anos. Lançamos então uma Campanha de Viagem bem desenhada e uma comunicação maravilhosa em peças destacando as belezas do destino, com caráter de exclusividade em vários serviços, no hotel hospedamos o grupo em bangalôs ao invés de aptos,nas experiências como voar de balão, flutuar e mergulhar em rios e cachoeiras de águas transparentes privativos, pilotar um 4x4 num rally incrível, e tudo isto se traduziu em um roteiro altamente atrativo e desejado, despertando o interesse de todo o público participante, e agitando o mercado durante os 3 meses da campanha. 

A necessidade de desenvolver uma Campanha de sucesso nos fez buscar soluções estratégicas para os desafios encontrados pela Discover, e que não foram poucos, vejam abaixo os principais desafios/ soluções:


  1. Encontrar um destino Nacional diferenciado: como engajar os vendedores, acostumados a viagens internacionais repletas de experiências incríveis, com uma viagem nacional que pudesse superar a edição anterior, no Club Med Trancoso com show de Cláudia Leitte.  Tínhamos o enorme desafio de encontrar um destino nacional super diferenciado, exótico e sofisticado. E sem um show de um artista de expressão nacional que pudesse ancorar a campanha como no ano passado.   Então após um estudo minucioso de destinos, hotéis, e possíveis experiências diferenciadas, apostamos na fantástica e mística Chapada dos Guimarães, trazendo o conceito do “All Inclusive Nature” para dentro da campanha, num resort 5* Malai Manso Resort Yatch e Spa, um resort com infraestrutura completa, gastronomia de alto nível e o conforto em bangalôs Um detalhe é que o destino nunca apareceu em nenhuma pesquisa anterior, e conseguimos traduzir e valorizar na comunicação um  Brasil exuberante e rico, com paisagens de tirar o fôlego,  que emocionam , isto sem falar na energia da Chapa,  contemplada com belíssimos rios, cachoeiras cristalinas, canyons, paredões cavernas, sítios arqueológicos, e o mais puro ritmo sertanejo.Além de mais um detalhe importante: um destino com uma malha aérea eficiente para grupos, sendo Cuiabá a cidade de  desembarque.

  2. Budget limitado: outro grande desafio foi montar um programa de alto nível que se encaixasse na verba proposta. A superação do desafio foi trabalhar com criatividade e muito know-how da Discover como agência organizadora, que trouxe diversas opções de experiências personalizadas, aquelas que o dinheiro não compra, que somente podem ser conquistadas numa viagem de incentivo. E isso fez toda a diferença. Conseguimos negociar primeiramente com o Resort, num relacionamento que levou meses para ser concretizado, uma vez que ele está sempre lotado com grandes eventos do mercado do agro, além de organizar internamente um Rally profissional que conseguimos operar para o cliente com um saving de 50k em relação aos fornecedores locais. E montando uma agenda com a divisão de grupos, conseguimos otimizar a logistica dos participantes e reverter em redução de custo. E contratando bandas locais , o que trouxe um importante saving no budget  das atrações musicais.

  3. Superar expectativa dos passageiros: um destino inusitado onde buscamos ousar e sugerir experiências exclusivas de alto impacto, nunca antes realizadas pelo canal,  e com isto conseguimos entregar um roteiro diferente.  Muitas vezes não há nada mais eficaz do que uma lufada de ar fresco para desconectar e limpar a mente, vivendo uma experiência no coração da natureza. E assim apostamos no formato,  conforme detalhamos alguns diferenciais abaixo:




  • Cocktail de Boas Vindas - realizado na prainha com o pôr do sol mais espetacular às margens do Lago do Manso , um espaço aberto pé na areia, decorado com lounges, e com um painel instagramável de parede viva com o logo em LED e com os animas em tamanho natural : tamanduá , lobo guará e arara azul. Colocamos ao lado da prainha 3 Balões com a marca da Epson e da Próxima Parada Adventure para oferecer os voos cativos, um sucesso de participação, alguns comentaram que vieram na viagem por causa do balão. O show contou com a Banda local Sander e Felipe , que agitou a galera do início ao final , aliás o sucesso foi tamanho que o cliente pediu para estender em 1 hora o cocktail. A vibe estava mesmo incrível. Muitos vieram para o cocktail usando o brinde de boas-vindas, um chapéu estilo panamá com logo na faixa.  Logo na entrada, todos receberam bottons com os principais animais do cerrado: arara azul, arara vermelha, macaco prego, tamanduá bandeira, peixe piau e logo guará impressos em máquinas Epson. Foi realizada uma apresentação com tela e projetores Epson com os resultados da campanha e speech da gerente de MKT Ana Pugina, e ao final da apresentação, foi anunciado pela Coordenadora de MKT Camila Zerbinato a agenda do evento: sexta feira o passeio de flutuação em fazendas de Nobres em meio período (manhã e tarde), outro período seria para um incrível passeio de chalana privativa com open bar e snacks, dupla sertaneja e uma parada em praia privativa com esportes náuticos. Ao final, foi revelada a experiência premiada dos bottons para sábado: devido às limitações de acesso em locais controlados pelo ICMBIO, precisamos dividir os grupos em 3 experiências e dois períodos: Cachoeira da Serra Azul, Rally 4x4 e Parque Nacional da Chapada dos Guimarães;

  • Flutuação nas Fazendas de Nobres  – (sábado) conseguimos privatizar 3 fazendas: Aquário Encantado, Reino Encantado e Refúgio do Lago Azul. Organizamos uma divisão do grupo em 2 horários (manhã e tarde) e três fazendas similares com a mesma experiência: Flutuação no Rio. Ao chegarem , os participantes encontravam um welcome coffee no melhor estilo de fazenda, muito saboroso , seguido de um breve treinamento antes da descida do Rio, usando equipamentos ( colete, máscara, snorkel e sapatilhas) tudo devidamente higienizado. Todas as fazendas continham banners e placas com logo e a equipe de foto e vídeo captando todo o movimento na descida do Rio. Os passageiros ficaram encantados com tamanha beleza nas trilhas , viram muitos animais , e muitos peixes nas águas cristalinas devido ao calcário da região, deixando o rio como se fosse uma piscina natural. Peixes nativos de todos os tamanhos e cores: dourados, piraputangas, pacus e piaus;

  • Rally Adventure: O Rally de Regularidade era uma das experiências que o cliente fazia questão de proporcionar aos ganhadores , pois nunca haviam feito antes. Com um valor impeditivo inicial , a Discover foi incansável até conseguir  produzir e operar um rally diferenciado.  Foram alguns meses de negociação com a Localiza para conseguir locar 12 pick-ups 4x4 similares e inúmeras vts para traçar rotas. E a retirada de tantos veículos tornou-se um desafio, pois todos precisavam ser retirados e devolvidos em Cuiabá (Aeroporto), e nosso hotel estava há 1h30 min de distância. E também outro desafio foi o abastecimento,  pois não havia postos na estrada, então o coordenador precisou negociar com a marina do condomínio vizinho o abastecimento de diesel garantindo a operação com rapidez.  Foi necessário uma equipe dedicada somente ao Rally, composta por 10 profissionais. Conseguimos reunir todos os serviços e a mão de obra especializada com um valor 50k menor. Somente assim conseguimos aprovação da Epson. A rota foi desenvolvida especialmente pela equipe, considerando grau de dificuldade,  uma bela paisagem, segurança,  já que o sinal de celular é quase nulo por ali. Antes da partida foi feita uma reunião de Briefing com tela e projetor Epson para explanação da planilha de bordo. A partida foi com som de um bom rock & roll, bandeiras e um portal de largada com a marca da campanha. O ponto de apoio para que fosse feita a parada foi numa vila, onde contribuímos com a reforma de 2 banheiros dedicados a escola. E ali servimos um belo café regional com bolos doces e salgados , frutas, energéticos, água de coco e suco natural, para reabastecer os pilotos e navegadores com a marca da Epson no painel. Foi ali na vila que cada dupla plantou uma muda de árvore. Sucesso mais que absoluto nesta atividade, muitos realizarem um sonho de pilotar um 4x4 numa rota que incluía trechos em asfalto e trechos de terra com cenários diversos. Numa disputa acirrada no final, cada piloto e navegador ganhou um troféu ( 1, 2 e 3 lugares) e medalhas de participação para todos. Foto no backdrop de cada time do Rally para ficar de recordação. 

     Cachoeira da Serra Azul: 

     Nesta experiência levamos 02 grupos para conhecer a famosa Cachoeira da Serra Azul em Nobres, que é um dos lugares mais lindos para se visitar na região e o mais distante do hotel. Ao chegar na cachoeira, é possível ouvir o som das araras gritando entre as palmeiras, macacos saltando nas árvores, e tamanduás na trilha.  O desafio de levar 80 pessoas foi superado com uma logística inteligente e muita conversa com o Sesc que administra o local. Privatizamos o espaço com um belo café estilo fazenda logo na chegada, tempo para pegar o equipamento da tiroleza e iniciar 700m de trilhas que podem ser vencidas de forma tranquila, até chegar aos 460 degraus de escada que conduzem até a queda d’água. P

     A temperatura da água é uma delícia!  É possível mergulhar e ali existe uma nascente de água quente. A volta foi pela trilha até o ponto de tirolesa de regresso, com 700m de comprimento e 40 segundos de duração, chegando a 60 km por hora de velocidade. Radical, emocionante e muito divertida,  com uma vista incrível. Segumos para um almoço no lindo Restaurante Buritizal . E quem nos recebeu?  A Lara, uma linda arara, a musa da nossa campanha.  O grupo entra em êxtase com tantas fotos.

    Festa de Despedida: Depois de tantas aventuras durante o dia, uma grande festa junina que encerrou às 19h00, seguimos com a festa de despedida no Espaço Oxygen que fechou com chave de ouro com decoração temática trazendo elementos do cerrado, inclusive muitas plantas para criar o clima da natureza exuberante,  com Painel instagramável com o KV da campanha e todas as fotos impressas em Epson e entregues no dia seguinte em porta retratos personalizados. Uma banda local animou a festa com open bar e comidinhas para a fome da madrugada. Foi um modão sertanejo animado até a madrugada.

Esta edição da campanha Próxima Parada Adventure finalizou com um grande sucesso nos números e no engajamento dos clientes participantes. A meta da campanha foi atingida entre a maioria dos distribuidores e lojas da Kalunga, tendo inclusive um distribuidor alcançado o resultado incrível de 141% da meta, o que transformou esta campanha num sucesso nacional. O melhor resultado da história de todas as edições anteriores.

Quanto aos resultados:

- superamos a meta em 18%

- melhoria no engajamento dos vendedores com a marca Epson

- conquista de espaço e visibilidade da marca em lojas a nível Brasil

- record de vendas de garrafas de tinta

O destino Chapada dos Guimarães  trouxe a cada um experiências e emoções incríveis, que serão lembradas pelo resto da vida (pesquisa de satisfação anexa). Pela primeira vez a emoção tomou conta de tantos participantes extasiados com a natureza do destino. Houve até choro de emoção no pôr do sol no passeio da chalana. Cenas de filme.

Nesta edição tivemos um grande diferencial. Conseguimos elevar o nível em praticamente todos os serviços em relação as viagens nacionais anteriores, e em relação as internacionais, o Brasil virou destaque, comprovando que nosso país lidera em belezas naturais, encantamento e energia. Foi incrível, sensacional ver a emoção no rosto de cada um.  Com certeza a EPSON atingiu sua excelência em Campanhas de Incentivo com uma comunicação conectada com seu público, eficiente, marcando presença nos canais , mantendo o Market share durante o período e sustentando a liderança no segmento. Objetivo concluído com muito sucesso.

“A escolha da agência organizadora tem sido primordial para tal sucesso desde as primeiras edições” , palavras de Camila Zerbinato, responsável pelo projeto na EPSON.  A Discover realizou 20 edições da Campanha Próxima Parada, de um total de 22 edições desde o seu lançamento. Uma parceria de confiança e sucesso!