Mangueira: Revolução Híbrida no Carnaval e Impacto Social no Coração do Rio
A Escola de Samba Mangueira, ícone do carnaval carioca, protagonizou uma revolução no mundo dos eventos com o projeto da Flex Interativa, que uniu as tecnologias Blockchain, computação espacial (3D), games e web3. Em um cenário global onde os eventos "phygital" ganharam destaque, a Mangueira soube aliar tradição e inovação, proporcionando uma experiência única e imersiva que uniu o mundo físico ao digital.
A estratégia adotada foi pioneira: ao invés de apenas replicar o evento físico no digital, a escola criou uma simbiose entre os dois mundos. Inspiradas no tema "As Áfricas que a Bahia canta", réplicas digitais das fantasias foram produzidas e disponibilizadas para avatares nos games Upland e Decentraland, que são universos virtuais. Esta iniciativa permitiu que os participantes, independentemente de sua localização geográfica, pudessem "vestir" a fantasia e participar ativamente dos eventos virtuais com seus avatares, replicando a experiência do sambódromo em um ambiente digital.
Com um aplicativo dedicado, a Mangueira proporcionou transmissões ao vivo dos ensaios e desfiles, alcançando mais de 8 mil pessoas em 12 países diferentes. Esta abordagem híbrida não só ampliou o alcance do evento, mas também gerou resultados financeiros impressionantes, com a venda de 5580 pacotes digitais no Upland, totalizando uma receita total de USD 153.848,50 e mais de vinte mil itens digitais distribuídos.
A tecnologia de streaming foi um pilar crucial para o sucesso deste projeto, com transmissões de alta qualidade, permitindo que os espectadores sentissem um pouco da emoção do carnaval, com imagens incríveis e a música mais contagiante do planeta, o samba brasileiro.
ESG: A recuperação da Escadaria Selarón, patrimônio cultural do Rio, tornou-se um marco deste projeto. Graças à iniciativa de carnaval da Mangueira, foi possível revitalizar e preservar este icônico ponto turístico carioca, com direito a show da Mangueira no dia da limpeza.
Além disso, a empresária carioca Nina Silva, reconhecida por seu impacto no cenário tecnológico e social, foi a embaixadora deste carnaval no metaverso, fortalecendo ainda mais a conexão entre tradição e inovação.
É possível unir tradição, inovação e tecnologia para criar experiências memoráveis e impactar positivamente a comunidade, um modelo inovador unindo eventos e digital monetizou a cadeia de valor envolvida.
Vídeo