Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: VTEX DAY 2023

Candidato: Yazo
Cliente: VTEX Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias

O VTEX DAY é um dos maiores eventos de digital commerce do mundo e, há 14 anos, reúne anualmente grandes nomes do varejo, clientes,  fornecedores e influenciadores para uma imersão transformadora. A edição 2023 marcou o seu retorno presencial, contando com 8 palcos de conteúdo distribuídos em 5 pavilhões, foram mais de 100 palestras e debates sobre as tendências tecnológicas e 60 horas de demonstrações e apresentações das novidades do mercado.

Os grandes números desta edição posicionaram o evento no calendário global das mais relevantes convenções de digital commerce no mundo. O encontro também contou com 20 mil pessoas impactadas em cada um dos dias,  250 empresas expositoras e atrações que entregaram experiências fascinantes para o público, como o desfile de moda das marcas Aramis, Bagaggio, Constance e Fila. “Queremos uma edição cheia de experiências e muitos novos casos de sucesso, que continuam a influenciar e podem ser aplicados de forma imediata pelo mercado em suas operações” conta Rafa Forte, CEO da VTEX Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, o VTEX DAY contou com a tecnologia Yazo, startup de aplicativo, coletor de leads e plataformas de transmissão para eventos. O objetivo era trazer mais facilidade ao evento, até mesmo mais inclusão pensando no público internacional que estaria presente no evento. 

Por meio de um aplicativo, sempre buscamos melhorar a experiência de todos os que têm contato com o evento, porque acreditamos no poder de transformação que ele tem para a sociedade. Por isso, buscamos solucionar essa integração entre o evento como um todo gerando mais conexões e mais resultados ao final da edição. Como um todo, o VTEX DAY 2023 se tornaria histórico.

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A edição 2023 recebeu a presença internacional, além dos palestrantes convidados, como Olivier Gibert, CTO Global do Carrefour, Rory Richardson da AWS, Ramanujam Theekshidar da U.S. Electrical Services e Lou Canjar, da Motorola, o VTEX DAY também recebeu a comitiva do VTEX Experience e uma delegação de executivos C-level de grandes empresas globais, o todo, a equipe foi formada por 142 participantes, entre clientes, especialistas e executivos do varejo do Brasil, Estados Unidos, América Latina, Ásia e Pacífico e Europa, África e Oriente Médio.



O público vai ao evento em busca de novidades e de viver experiências únicas e todos têm o direito de aproveitar cada momento e novidade do VTEX DAY. Portanto, além do desafio em trazer melhorias em comparação à edição passada, recebemos também o grande desafio de romper qualquer barreira linguística e proporcionar essa integração entre os participantes nacionais e internacionais, fazendo a inclusão do público estrangeiro em um único ambiente por meio da tecnologia.

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A tecnologia tem transformado a maneira como nos relacionamos, a sua evolução traz mais facilidade, proporciona experiências personalizadas e se tornou parte da nossa vida cotidiana. Por isso, não seria diferente para um dos maiores eventos de digital commerce do mundo.



Desde a edição 2022, o aplicativo Yazo tem se aprimorado e, no segundo semestre, foi lançado um novo produto com uma estética mais atraente, mais interativo e com possibilidades novas. Dessa forma, para o VTEX DAY 2023, desenvolvemos um aplicativo com coletor de leads para trazer solução para a experiência dos participantes e para as 250 empresas expositoras.



O aplicativo exclusivo trouxe recursos inovadores oferecendo uma ampla gama de recursos que enriqueceram a interação e engajamento durante todo o evento. Os participantes tinham a possibilidade de acessar o conteúdo do evento dentro do aplicativo em dois idiomas: português e inglês, isso ampliou a acessibilidade do app para o público internacional. 



Além disso, a tradução simultânea das palestras para o inglês - e a tradução das palestras de speakers internacionais, seja falantes da língua inglesa ou outra língua, para o português - também eram disponibilizadas pelo app. A novidade trouxe eficiência, o delay da tradução não demorava mais que 0,7 segundos e o público não dependia mais dos fones de tradução simultânea disponibilizados nas plenárias, já que acessava direto do seu próprio celular. 



Além da tradução bilíngue, o aplicativo ofereceu recursos de entretenimento, a gamificação é um deles, permitindo que os usuários participassem de desafios, acumulando pontos e concorressem a prêmios exclusivos do evento. Essa abordagem inovadora criou um ambiente divertido e competitivo desde o pré-evento, estimulando a interação entre o público e a sua participação ativa no VTEX DAY. Os primeiros colocados tiveram a oportunidade de assistir a palestra mais esperada, da Gisele  Bündchen, na primeira fila.



A ferramenta também contou com uma integração com o site do evento para disponibilizar a programação e os palestrantes atualizados em tempo real. Além disso, o público também tinha a possibilidade de criar uma agenda personalizada, favoritando as sessões de interesse e recebendo notificações pelo celular para não perder nenhum momento importante. 

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O head de marketing do VTEX Experience, Luciano Santos,  conta a relação de parceria que existe entre a Yazo e o VTEX DAY: “Falar sobre a parceria com a Yazo é algo de longa data. O aplicativo sempre foi muito intuitivo, muito fácil de usar e sempre com um propósito muito grande, que era gerar conexões. Network é importante, né? Não é só sobre conhecimento”.



E os resultados confirmaram essa parceria de sucesso com mais de 19 mil usuários no aplicativo e os incríveis 3,4 milhões de interações realizadas. Renato Chamasquini da BSB Stack também conta a sua perspectiva da atuação da startup nos eventos: “Os eventos são a ferramenta de conexão mais poderosa que existe no mundo e a Yazo consegue proporcionar isso pra gente. É uma plataforma robusta, segura, onde a gente consegue metrificar cada ponto de contato ali com os participantes do evento. Isso traz muito mais insumos para que a gente possa tomar a decisão, contactar mais gente, escalar realmente a nossa comunicação e ter um aproveitamento melhor de tudo isso que acontece aqui no evento presencial”. 



Para as empresas expositoras foram totalizados quase 75,5 mil leads capturados pelo aplicativo. “Eu como expositor, sobre analisar os dados em tempo real, realmente foi sensacional. Vai agregar muito nas estratégias de marketing da Leanwork e com certeza é uma grande experiência que a gente está tendo aqui”, conta um dos expositores, Rui Barbosa, Head de marketing Leanwork.



Tivemos a oportunidade de encontrar um dos nossos clientes pelo VTEX DAY que também aproveitou as nossas soluções neste evento, Tiago Fattori da Agência Diferencial também compartilhou a sua experiência com as novidades do aplicativo: “Hoje a gente atende clientes e utilizamos não só a plataforma de transmissão da Yazo, mas também como o próprio aplicativo. E o bom da Yazo é que eles estão sempre procurando novidades e cada evento sempre tem uma feature nova, com novos recursos para a gente estar usando no aplicativo”.



O aplicativo proporcionou uma experiência excepcional para os participantes, oferecendo muita interatividade e conexão. 

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