FICHA TECNICA
Nome: Integrações Sympla-Linkedin
Data de Lançamento: 12/02/2022
Ineditismo da Aplicação: Primeira empresa da América Latina a disponibilizar a integração com o linkedin
Conceito: O produtor ao criar um evento na Sympla e no Linkedin, pode optar por integrar os sistemas e incluir um componente do Linkedin na página de finalização de compra do ticket na Sympla. Este componente permite que oparticipante faça sua confirmação de presença ao evento no Linkedin ao final da compra e visualize os perfis no linkedin dos palestrantes e outros participantes confirmados.
Entrega de valor
Para o organizador: possibilita a divulgação do evento no Linkedin
Para o comprador: traz a possibilidade de interação com a rede social, possibilitando conexão /interação com os palestrantes e demais pessoas confirmadas no evento.
O lançamento da funcionalidade: aconteceu em 12/12/2022, na sede do Linkedin Brasil (Av. das Nações Unidas, 8501 - 20o andar, São Paulo - SP), na cidade de São Paulo, onde os representantes das duas empresas apresentaram integração (inédita na américa latina) a parceiros, clientes e ao mercado.
O evento contou com a seguinte conteúdo:
- Abertura - Tereza Santos (CEO, Sympla) & Milton Beck (Diretor-geral América Latina, LinkedIn)
- Apresentação LinkedIn “Community Builder” & Parceria Sympla + LinkedIn - Tomás Miranda (Business Development, Symplal) & Sabrina Zaremba (Business Development América Latina, LinkedIn)
- Web 3.0 e o mercado de eventos - Sophia Ragone (Product Manager, Sympla)
- Privacidade de dados e LGPD para eventos - Gustavo Babo (Privacy & Governance, Sympla)
- Bate papo - Tereza Santos (CEO, Sympla) + Milton Beck (Diretor-geral América Latina, LinkedIn) + Denis Braguini (Diretor América Latina, RD Station)
como pode ser confirmado no endereços da pagina do evento na sympla em: https://www.sympla.com.br/evento/sympla-e-linkedin-apresentam-symplifique-eventos-corporativos/1785092
ou na gravação da integra do evento em:
https://www.youtube.com/watch?v=-ndNw0m00Cc&t=3033s
Conteudo:A Sympla é hoje a maior plataforma de vendas de experiências do Brasil, 50 mil eventos publicados simultaneamente em agosto de 2023, e boa parte dos conteúdos à venda (aproximadamente 12%) são corporativos.
Baseados em pesquisas internas com nosso público B2B (organizadores de eventos) percebemos qeu uma das principais dores é “como vender mais” e “como conquistar novos públicos para meu evento”. Baseados neste desafio a Sympla se mobilizou para encontrar canais de crescimento para nossos organizadores.
Do desafio veio a proposta: “porque não utilizar o LinkedIn para comunicar eventos gerando efeito de rede?” Essa é a maior rede social corporativa do mundo, reunindo mais de 774 milhões de usuários,e 64 milhões de usuários no Brasil, segundo a plataforma. O potencial de alcance da rede é enorme e, por isso, representa uma excelente oportunidade de divulgação de produções.
O principal objetivo da integração é extrair valor da plataforma e possibilitando integrar o seu evento Sympla ao LinkedIn Events.
Como funciona o LinkedIn Events?O LinkedIn Events é uma funcionalidade da rede social que facilita a divulgação de eventos dentro da plataforma.
O recurso serve tanto para encontros online quanto offline. Seu uso contribui para aumentar o engajamento e a adesão à produção dentro da comunidade profissional de interesse.
Quais eventos divulgar no LinkedIn?O objetivo do LinkedIn é ser uma plataforma de networking, que conecta pessoas pelo cargo ou posição que ocupam ou almejam alcançar no mercado de trabalho. Sendo assim, a rede deve ser usada para divulgar eventos que sejam voltados para finalidades profissionais, como workshops, cursos e palestras.
Além disso, também é possível criar eventos privados, destinados somente a um determinado grupo. Por exemplo, ao organizar um encontro corporativo, é possível segmentar os convites somente a colaboradores da empresa.
Essa é uma das possibilidades e vantagens de utilizar o LinkedIn para eventos.
Vantagens de usar o LinkedIn para Eventos A maior e principal vantagem de usar o recurso é fazer a divulgação segmentada do seu evento, focada no público de interesse. Para isso, a plataforma tem uma série de funcionalidades que dão autonomia ao organizador, facilitando bastante o seu trabalho.
Em primeiro lugar, os eventos ficam listados em uma guia separada, facilitando a descoberta pelos usuários. Posts desse tipo também ficam otimizados na rede, aparecendo no feed como um banner destacado.
Para facilitar ainda mais, o LinkedIn ainda envia por e-mail recomendações semanais de eventos voltados para os usuários de acordo com seus perfis.
A plataforma permite que o organizador do evento — a pessoa que cria — faça toda a gestão pela plataforma, sendo possível:
- editar todos os detalhes, com exceção da visibilidade depois que o evento é criado;
- adicionar outros administradores;
- excluir um participante do evento;
- retirar um convite feito a um usuário (caso ele ainda não tenha respondido).
Todas as alterações feitas são avisadas aos participantes, que são aqueles usuários que marcaram presença no evento, confirmando o comparecimento. Isso facilita bastante a comunicação.
Além disso, esses convidados também têm a liberdade de divulgar o evento dentro e fora da rede social, o que aumenta o alcance da produção.
Por fim, o evento dentro da plataforma possui um feed próprio e espaço para discussão, seja para conversar sobre a programação e o tema, criar conexões ou tirar dúvidas.
Essa é uma oportunidade perfeita para o produtor engajar ainda mais os convidados.
Como criar um evento no LinkedIn?Agora que você já sabe como e porque usar o LinkedIn para eventos, veja como fazer a criação de um encontro na plataforma:
- acesse o LinkedIN e clique no ícone de “Início”, na barra superior da tela;
- abaixo do campo “Começar publicação”, clique em “Evento”;
- em seguida, acrescente informações referentes à produção, como:
- imagem de capa (o tamanho recomendado é de 1774 x 998 pixels, proporção 16:9);
- selecione um perfil ou uma página como organizador do evento;
- defina o tipo de evento (online ou presencial);
- caso seja presencial, especifique a localização;
- se o seu evento for online, realizado fora do LinkedIn — em uma plataforma como a Sympla, por exemplo —, coloque o link da transmissão;
- caso seja necessário comprar ingressos para garantir a vaga, também é importante colocar o link;
- defina o nome do evento, o horário de realização e uma descrição;
- adicione também os palestrantes do evento.
- feito isso, clique em “avançar”;
- digite sobre o evento no campo “no que você quer falar?”, dentro da caixa “Compartilhar”, para promovê-lo;
- selecione com quem deseja compartilhar o post;
- clique em “postar” para criar o evento.
Como integrar um evento Sympla ao LinkedIn?Quem utiliza a Sympla como plataforma de publicação, gestão, venda e entrega de suas produções pode se beneficiar ainda mais do LinkedIn Events. É que, agora, é possível integrar os sistemas! Assim, o participante que concluir um pedido na Sympla poderá, com um clique, confirmar sua participação por meio do LinkedIn. O resultado? Maiores oportunidades de networking na rede corporativa.
LinkedIn para eventos: uma forma de aumentar seu alcanceUtilizar o LinkedIn para eventos, sem dúvidas, é uma maneira de impulsionar o alcance de uma produção e aumentar a adesão dentro de um grupo segmentado. Esse recurso da rede social facilita muito a divulgação, mas contar com uma plataforma de eventos para a organização torna a experiência muito melhor.
A Sympla tem uma estrutura preparada para a gestão e venda de ingressos e credenciais de maneira segura, além de ser uma excelente plataforma para transmissões online.