Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Integração Sympla - Linkedin

Candidato: Sympla
Cliente: Sympla Internet Soluções
Segmento: Serviços
Categoria: Solução Web

Quem Somos

A Sympla é uma empresa de tecnologia que atende tanto organizadores (B2B) como compradores (B2C), oferecendo serviços para a gestão de eventos e compra de ingressos. É líder no segmento ‘Do it Yourself’ e se tornou o maior Marketing Place de experiências do Brasil, chegando a mais de 50 mil eventos à venda simultaneamente em 2023.

A nossa missão é Symplificar a conexão das pessoas a momentos únicos por meio da tecnologia.

Um pouco da História

A Sympla nasceu em 2012, em Belo Horizonte, após Marcelo Cartacho e David Tomasella identificarem uma oportunidade de negócio ao tomarem frente de um projeto no BID (Banco Internacional de Desenvolvimento). Rodrigo Cartacho, irmão de Marcelo e ex-CEO da empresa, que já tinha o perfil empreendedor, foi convidado para tocar esta ideia e, assim, nasceu o embrião da Sympla.  

Em junho de 2016, a Sympla recebeu um aporte da Movile, grupo que também é investidor do Ifood, Playkids, Zoop, Wavy, entre outras empresas de tecnologia.   

Números Sympla

Na plataforma o público encontra uma ampla variedade de opções, desde grandes shows, festas e eventos esportivos até congressos, cursos, encontros de networking, dentre outros. Essa ampla quantidade de conteúdos pode ser consumida em diversos formatos: eventos presenciais, eventos online,  cursos gravados, ou a combinação dessas várias possibilidades.

Em dez anos de operação, a Sympla soma mais de um milhão de eventos publicados e 75 milhões de ingressos vendidos, em mais de 3 mil cidades brasileiras, por mais de 150 mil produtores de conteúdo . 

Por mês, são vendidos em média 2.900.00  ingressos. Além disso, a plataforma possui 38 milhões de acessos/mês e 14 milhões de usuários, números que ultrapassam os dos principais concorrentes somados juntos, e configura a Sympla como principal destino de compra de ingressos no Brasil.

Soluções Sympla

Mesmo após 10 anos de existência, a Sympla continua se mantendo como a principal desenvolvedora de tecnologias para o segmento de eventos (Eventech)  do país. Depois de investir em tecnologia, teatros e casas de show em 2019, no ano de 2020,  lançamos duas soluções para realização de eventos online,  uma para eventos ao vivo e para cursos gravados , permitindo que os  seja no mundo real, digital ou híbrido, a gestão do negócio aconteça em um só lugar. (https://www.sympla.com.br/solucoes)

Vídeo

FICHA TECNICA

Nome:
Integrações Sympla-Linkedin

Data de Lançamento: 12/02/2022

Ineditismo da Aplicação: Primeira empresa da América Latina a disponibilizar a integração com o linkedin

Conceito: O produtor ao criar um evento na Sympla e no  Linkedin, pode optar por integrar os sistemas e incluir um componente do Linkedin na página de finalização de compra do ticket na Sympla. Este componente permite que oparticipante faça sua  confirmação de presença ao evento no Linkedin  ao final da compra e  visualize os perfis no linkedin dos palestrantes e outros participantes confirmados.



Entrega de valor 

Para o organizador: possibilita a divulgação do evento no Linkedin

Para o comprador: traz a possibilidade de interação com a rede social, possibilitando conexão /interação com os palestrantes e demais pessoas confirmadas no evento.



O lançamento da funcionalidade: aconteceu em 12/12/2022, na sede do Linkedin Brasil (Av. das Nações Unidas, 8501 - 20o andar, São Paulo - SP), na cidade de São Paulo, onde  os representantes das duas empresas apresentaram integração (inédita na américa latina) a parceiros, clientes e ao mercado. 



O evento contou com a seguinte conteúdo:


  • Abertura - Tereza Santos (CEO, Sympla) & Milton Beck (Diretor-geral América Latina, LinkedIn)

  • Apresentação LinkedIn “Community Builder” & Parceria Sympla + LinkedIn - Tomás Miranda (Business Development, Symplal) & Sabrina Zaremba (Business Development América Latina, LinkedIn)

  • Web 3.0 e o mercado de eventos - Sophia Ragone (Product Manager, Sympla)

  • Privacidade de dados e LGPD para eventos - Gustavo Babo (Privacy & Governance, Sympla)

  • Bate papo - Tereza Santos (CEO, Sympla) + Milton Beck (Diretor-geral América Latina, LinkedIn) + Denis Braguini (Diretor América Latina, RD Station)


como pode ser confirmado no endereços da pagina do evento na sympla em: https://www.sympla.com.br/evento/sympla-e-linkedin-apresentam-symplifique-eventos-corporativos/1785092 



ou na gravação da integra do evento em:



https://www.youtube.com/watch?v=-ndNw0m00Cc&t=3033s 



Conteudo:



A Sympla é hoje a maior plataforma de vendas de experiências do Brasil, 50 mil eventos publicados simultaneamente em agosto de 2023, e boa parte dos conteúdos à venda (aproximadamente 12%)  são corporativos. 



Baseados em pesquisas internas com nosso público B2B (organizadores de eventos) percebemos qeu uma das principais dores é “como vender mais” e “como conquistar novos públicos para meu evento”. Baseados neste desafio a Sympla se mobilizou para encontrar canais de crescimento para nossos organizadores.



Do desafio veio a proposta: “porque não utilizar o LinkedIn para comunicar eventos gerando efeito de rede?” Essa é a maior rede social corporativa do  mundo, reunindo mais de 774 milhões de usuários,e 64 milhões de usuários no Brasil, segundo a plataforma. O potencial de alcance da rede é enorme e, por isso, representa uma excelente oportunidade de divulgação de produções.



O principal objetivo da integração é extrair valor da plataforma e possibilitando integrar o seu evento Sympla ao LinkedIn Events.



Como funciona o LinkedIn Events?



O LinkedIn Events é uma funcionalidade da rede social que facilita a divulgação de eventos dentro da plataforma. 



O recurso serve tanto para encontros online quanto offline. Seu uso contribui para aumentar o engajamento e a adesão à produção dentro da comunidade profissional de interesse.



Quais eventos divulgar no LinkedIn?



O objetivo do LinkedIn é ser uma plataforma de networking, que conecta pessoas pelo cargo ou posição que ocupam ou almejam alcançar no mercado de trabalho. Sendo assim, a rede deve ser usada para divulgar eventos que sejam voltados para finalidades profissionais, como workshops, cursos e palestras.



Além disso, também é possível criar eventos privados, destinados somente a um determinado grupo. Por exemplo, ao organizar um encontro corporativo, é possível segmentar os convites somente a colaboradores da empresa. 



Essa é uma das possibilidades e vantagens de utilizar o LinkedIn para eventos.



Vantagens de usar o LinkedIn para Eventos 



A maior e principal vantagem de usar o recurso é fazer a divulgação segmentada do seu evento, focada no público de interesse. Para isso, a plataforma tem uma série de funcionalidades que dão autonomia ao organizador, facilitando bastante o seu trabalho. 



Em primeiro lugar, os eventos ficam listados em uma guia separada, facilitando a descoberta pelos usuários. Posts desse tipo também ficam otimizados na rede, aparecendo no feed como um banner destacado.



Para facilitar ainda mais, o LinkedIn ainda envia por e-mail recomendações semanais de eventos voltados para os usuários de acordo com seus perfis.



A plataforma permite que o organizador do evento — a pessoa que cria — faça toda a gestão pela plataforma, sendo possível:

  • editar todos os detalhes, com exceção da visibilidade depois que o evento é criado;

  • adicionar outros administradores;

  • excluir um participante do evento;

  • retirar um convite feito a um usuário (caso ele ainda não tenha respondido).




Todas as alterações feitas são avisadas aos participantes, que são aqueles usuários que marcaram presença no evento, confirmando o comparecimento. Isso facilita bastante a comunicação.



Além disso, esses convidados também têm a liberdade de divulgar o evento dentro e fora da rede social, o que aumenta o alcance da produção.



Por fim, o evento dentro da plataforma possui um feed próprio e espaço para discussão, seja para conversar sobre a programação e o tema, criar conexões ou tirar dúvidas.



Essa é uma oportunidade perfeita para o produtor engajar ainda mais os convidados. 



Como criar um evento no LinkedIn?



Agora que você já sabe como e porque usar o LinkedIn para eventos, veja como fazer a criação de um encontro na plataforma:

 

  1. acesse o LinkedIN e clique no ícone de “Início”, na barra superior da tela;

  2. abaixo do campo “Começar publicação”, clique em “Evento”;

  3. em seguida, acrescente informações referentes à produção, como:

  4. imagem de capa (o tamanho recomendado é de 1774 x 998 pixels, proporção 16:9);

  5. selecione um perfil ou uma página como organizador do evento;

  6. defina o tipo de evento (online ou presencial);

  7. caso seja presencial, especifique a localização;

  8. se o seu evento for online, realizado fora do LinkedIn — em uma plataforma como a Sympla, por exemplo —, coloque o link da transmissão;

  9. caso seja necessário comprar ingressos para garantir a vaga, também é importante colocar o link;

  10. defina o nome do evento, o horário de realização e uma descrição;

  11. adicione também os palestrantes do evento.

  12.  feito isso, clique em “avançar”;

  13. digite sobre o evento no campo “no que você quer falar?”, dentro da caixa “Compartilhar”, para promovê-lo;

  14. selecione com quem deseja compartilhar o post;

  15. clique em “postar” para criar o evento.




Como integrar um evento Sympla ao LinkedIn?



Quem utiliza a Sympla como plataforma de publicação, gestão, venda e entrega de suas produções pode se beneficiar ainda mais do LinkedIn Events. É que, agora, é possível integrar os sistemas! Assim, o participante que concluir um pedido na Sympla poderá, com um clique, confirmar sua participação por meio do LinkedIn. O resultado? Maiores oportunidades de networking na rede corporativa. 



LinkedIn para eventos: uma forma de aumentar seu alcance



Utilizar o LinkedIn para eventos, sem dúvidas, é uma maneira de impulsionar o alcance de uma produção e aumentar a adesão dentro de um grupo segmentado. Esse recurso da rede social facilita muito a divulgação, mas contar com uma plataforma de eventos para a organização torna a experiência muito melhor.



A Sympla tem uma estrutura preparada para a gestão e venda de ingressos e credenciais de maneira segura, além de ser uma excelente plataforma para transmissões online.

 

Na prática, como se dá a integração Sympla - Linkedin na visão organizador:

Com seu evento criado no Linkedin, você já pode acessar a plataforma e integrar ao seu evento criado por aqui, veja como no passo a passo abaixo:



Integrando seu evento LinkedIn ao seu evento Sympla



Com seu evento criado no Linkedin, acesse a plataforma Sympla e abra um chamado seguindo o fluxo abaixo:


  1. Acesse o link: Atendimento - Produtor Sympla 

  2. Preencha todos os campos do formulário

  3. No campo "Como podemos te ajudar", selecione a opção "Integração com o LinkedIn"

  4. Ao final, clique no botão "Enviar"


Pronto! Ao fazer isso você já criou seu chamado e você pode acompanhar nossos retornos pelo e-mail que você nos informou durante o preenchimento. 



Assim que recebermos seu chamado, seguiremos com a integração.



Importante: Nosso prazo de retorno é de 1 dia útil. Essa integração é sob demanda e não acarreta em custos para os parceiros Sympla.



 Após a integração do seu Evento ao “Community Builder” realizada, como o participante é convidado a participar da comunidade do evento no LinkedIn?



Como o participante ingressa ao evento no Linkedin? 



Assim que a integração estiver concluída, os participantes serão convidados a participar no evento também no LinkedIn após confirmação da compra ou retirada do ingresso (caso ele seja gratuito) conforme tela abaixo. 



Basta clicar em “Participe do evento” para que os participantes façam parte da comunidade do evento no LinkedIn.

Galeria de Fotos

A integração da plataforma de networking com tecnologias de ticket por ser  inédita na américa latina, repercutiu significativamente na imprensa especializada, como pode ser visto nas matérias abaixo: 


  1. https://canaltech.com.br/mercado/sympla-e-linkedin-fecham-parceira-para-integracao-de-eventos-233342/ 

  2. https://www.terra.com.br/byte/sympla-e-linkedin-fecham-parceria-para-integracao-de-eventos,68ce047fd7bb5785a859e4d1f9a3947eyqzdbd9d.html 

  3. https://diariodocomercio.com.br/negocios/sympla-fecha-parceria-com-linkedin/#gref

  4. https://www.jornalrmc.com.br/sympla-e-primeira-empresa-da-america-latina-a-fechar-parceria-com-funcionalidade-do-linkedin/

  5. https://www.portaleventos.com.br/news/Sympla-e-primeira-empresa-da-America-Latina-a-fechar-parceria-com-funcionalidade-do-Linkedin

  6. https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conteudos/posts/integracao-entre-plataformas-incentiva-conexoes-e-a-inovacao,1cd782d3bf4e5810VgnVCM1000001b00320aRCRD




A integração também teve forte impacto nas páginas de venda dos eventos integrados, aumentando em 10% em média o tráfego através de efeito de rede. 

Benefícios da integração Sympla Linkedin: 

  • Funcionalidade sem custo para o produtor

  •  

  • Aumento de networking entre usuários;

  •  

  • Criação de comunidades;

  • Aumento de receita dos organizadores;

  • Aumento orgânico das marcas;

  • Maior conversão de leads para Sympla e Linkedin;

  • Fortalecimento da posição da Sympla como nó forte do ecossistema de tecnologia para eventos


Números Totais:

Até o momento, o número total de pedidos de integração alcançou a marca de 622 chamados; 

  • 301 para eventos presenciais (48,39%);

  • 321 para eventos online (51,61%);


Desde o início do Community Builder, até o momento atual, podemos notar que a proporção dos participantes do Linkedin representam quase 50% da base de participantes que retirou ingresso na Sympla.


  • Total de compradores a utilizar a integração: 22.509

Galeria de Fotos