Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Segurança Oficial do Rock in Rio 2022

SegurPro

Candidato: SegurPro Vigilância
Cliente: Rock World
Segmento: Serviços
Categoria: Segurança para Eventos

A maior e melhor edição de todos os tempos do Rock in Rio Brasil aconteceu entre os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, após o recesso forçado causado pela pandemia do coronavírus.

Na oportunidade, o Parque Olímpico foi palco de 250 shows ao longo de 500 horas de experiência e recebeu mais de 700 mil de pessoas. Pela primeira vez na história do Rock in Rio, foi realizado duas edições do evento no mesmo ano, em Lisboa e no Rio de Janeiro. A expectativa do público por grandes eventos foi atendida em grande estilo, o evento foi aclamado por seus visitantes e pela mídia especializada.

Pioneiros da indústria do entretenimento, a família Medina realiza ano pós ano a incrível façanha de levar muita música e diversas atrações ao público desde 1985. Foram 24 edições no total, quase 12 milhões de expectadores e mais de 30 mil empregos gerados até hoje.

A SegurPro, segurança oficial do Rock in Rio Brasil 2022, é fornecedora do evento desde 2011 sendo responsável pela segurança de todas as edições desde então no Brasil, e no mundo por meio da Prosegur.

Vídeo

Em 2022, a SegurPro, Fornecedora Oficial, desenvolveu um plano completo de segurança para atender ao festival que contou com o apoio da mais alta tecnologia aliada aos mais de 2.000 vigilantes especialmente contratados para atender ao evento, todos habilitados com cursos e extensão para grandes eventos, conforme exigido pela legislação vigente.



A SegurPro utilizou ainda em sua operação, 25 condutores para os cães treinados das raças rottweiler, pastor belga malinois e pastor alemão que se revezaram nas rondas por toda a extensão da Cidade do Rock.



A integração dos recursos tecnológicos e humanos geridos de forma estratégica e inteligente traduzem o conceito que a empresa aplica em todas as suas operações pelo mundo, chamado de Segurança Híbrida, no qual especialistas altamente capacitados são conectados por meio de tecnologias inteligentes que geram estrategicamente informações essenciais em um processo preventivo de contratempos.



Todas as soluções de segurança do Rock in Rio Brasil 2022 foram oferecidas pela SegurPro que, ao lado de fornecedores parceiros com expertise e tecnologias de ponta, atenderam aos anseios de um público cada vez mais conectado e preocupado, do começo ao fim, com sua experiência.

Os aparatos tecnológicos foram os grandes aliados das equipes de segurança para prevenir e prever situações de risco para o público em geral.



Foram usadas 200 câmeras de segurança (entre dome, fixa e fish eye), duas câmeras noturnas, uma câmera térmica, dois radares perimetrais, dois drones automatizados, 30 bodycams com capacidade para gravação e transmissão de áudio e imagem de alta resolução em tempo real — tudo isso monitorado no Centro de Controle Operacional (CCO), montado exclusivamente e de forma dedicada ao evento.



O CCO, implementado dentro da Cidade do Rock contou com mais de 20 pessoas trabalhando no local, entre profissionais de TI, força policial e bombeiros, que ao lado do time de vigilantes e operadores da SegurPro, monitoraram todo o evento com transmissão e gravação de imagem instantânea. Do local foi possível monitorar todos os sistemas e aparatos tecnológicos de segurança dispostos no Parque Olímpico, além de gerenciar o efetivo de vigilantes e controladores de acesso da SegurPro.



Pela primeira vez em uma edição do Rock in Rio Brasil, a operação do CCO recebeu o apoio do iSOC, localizado em São Paulo, o maior Centro de Controle de Segurança da América Latina. O iSOC atuou 24 horas por dia no espelhamento do monitoramento do CCO, como apoio importante principalmente nos momentos mais sensíveis, como a abertura e o fechamento dos portões, e a troca de artistas no palco.



Nove ASUs – base móvel e autônoma de monitoramento de imagens, alimentada por energia gerada através de placas solares - foram distribuídos em locais específicos da Cidade do Rock, de acordo com a necessidade da operação.

Tudo isso foi essencial para promover a segurança do público durante os sete dias do evento.

Mas ainda não era o suficiente para a SegurPro que inovou mais uma vez ao importar um cão-robô de sua matriz espanhola. Após atuar em grandes eventos pela Europa, o Yellow pousou no Brasil e foi a grande atração do Rock in Rio Brasil 2022. Com tecnologia de ponta embarcada, o Yellow fez rondas em locais de difícil acesso ao homem, como embaixo de palcos, e em áreas isoladas como às margens da lagoa.



Utilizando tecnologia 5G, o Yellow coletou dados do ambiente e os reportou ao Centro de Controle Operacional da SegurPro na Cidade do Rock em tempo real.

Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos:



Como Fornecedora Oficial, a SegurPro registrou pouquíssimas ocorrências nos sete dias de festival, sendo que na sua maioria se referia a transferências de público da frente do palco por questões de saúde ou segurança, tentativas de entrar no evento portando objetos proibidos, e tentativas de acesso indevido ao festival, que foram frustradas devido a atuação da equipe de segurança da SegurPro.



 Pela primeira vez no Brasil, a empresa apresentou seu conceito de Segurança Híbrida, no qual especialistas altamente capacitados são conectados por meio de tecnologias inteligentes que geram estrategicamente informações essenciais em um processo preventivo de contratempos que envolvem a intervenção física, digital e até meteorológica.



Os aparatos tecnológicos foram os grandes aliados das equipes de segurança para prevenir e prever situações de risco para o público em geral. Assim conseguimos atingir todos os objetivos com base nos objetivos propostos pelo cliente.