Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Livelo VTex Day 2023

LIVELO VTEX DAY 2023

Candidato: Almap BBDO
Cliente: Livelo
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

O VTEX DAY é um dos maiores eventos de comércio eletrônico, tecnologia e inovação da América Latina.
Há 14 anos o evento reúne especialistas, grandes nomes e líderes do setor, empreendedores e entusiastas de tecnologia para discutir as tendências mais recentes, estratégias de comércio eletrônico, fortalecer o networking e adquirir insights sobre o mercado digital com os quais é possível aprimorar os negócios.  É uma iniciativa importante para impulsionar o ecossistema de comércio eletrônico na América Latina e em todo o mundo.
 
A edição de 2023 aconteceu nos dias 5 e 6 de junho no São Paulo Expo com o tema “O Dia de Fazer Acontecer”. Com mais inovação e tecnologia, a edição contou com oito palcos de conteúdo, distribuídos em cinco pavilhões que receberam mais de 20 mil pessoas por dia e ainda teve a AWS como patrocinadora principal na categoria Pink Diamond e as empresas Adyen, Magalu e PayPal como patrocinadoras Ruby.
 
A Livelo é um programa de recompensas que já conta com mais de 20 milhões de usuários.
Criada pelo Bradesco e o Banco do Brasil, ela possibilita o ganho de pontos caso o consumidor faça compras em lojas físicas e sites parceiros. Além disso, permite o recebimento de pontos ao usar o cartão de crédito desses bancos.
 
Os pontos da Livelo permitem fazer trocas, e ganhar diversos prêmios, inclusive em dinheiro. Com eles, é possível comprar produtos e serviços em empresas parceiras, assim como transferir os pontos para outros programas, recarregar créditos para o celular, viagens e experiências.
 
A VTEX Day é um espaço propício para reforçar a posição da Livelo no comércio eletrônico. Com o evento, é possível trazer mais visibilidade para a marca, oportunidades de networking com grandes players, educação do público sobre o programa de fidelidade, assim como o acompanhamento das tendências do setor.  Além disso, o evento reúne especialistas do comércio eletrônico e tecnologia, tornando-o um local estratégico para a Livelo se conectar com parceiros, clientes e profissionais interessados em programas de recompensas.
 
Nesse cenário, a Livelo solicitou a criação de um espaço envolvente, prático e cheio de conteúdo. Pensando nisso, o foco foi proporcionar uma experiência memorável aos visitantes e consolidar a Livelo como uma parceira estratégica, atendendo tanto a B2B quanto a B2C. Além de reforçar sua liderança no segmento, a missão era realizar uma estreia positiva no VTEX Day e deixar uma marca significativa.

Vídeo

O VTEX Day é um dos eventos mais importantes para o comércio eletrônico da América Latina. Pensando nisso, a Livelo decidiu estrear nessa edição e reforçar sua importância no mercado de fidelidade de pontos.

 

Para isso, foi necessário construir um espaço que conectasse Livelo tanto com os consumidores finais, quanto com os parceiros estratégicos.

 

Além de um design que refletisse a marca, uma das necessidades era a introdução do Shopping Livelo, um serviço que ainda está em processo de amadurecimento, dentro da jornada do estande. Como o Shopping Livelo tem a restrição de aceitar apenas pagamentos via crédito e sua disponibilidade exclusiva no aplicativo, isso pode criar barreiras de acessibilidade para certos segmentos de público, logo, uma das missões era trabalhar em um conteúdo que superasse ou não atribuisse tanto destaque a essa limitação.

 

Quando consideramos o contexto do evento, é essencial ter em mente que competimos com outras atrações e concorrentes. Muitos visitantes concentram grande parte de sua atenção nas palestras oferecidas. Além disso, a presença de marcas de renome também podem impactar os resultados.

 

Com isso, a principal missão foi elaborar abordagens criativas e inovadoras que pudessem se destacar e proporcionar uma experiência memorável para o público e contribuir para o sucesso da estreia da Livelo no VTEX Day.

Galeria de Fotos

Pensando nesses desafios, a solução foi criar um ambiente que proporcionasse ampla visibilidade e uma experiência fluida e agradável aos visitantes. 

 

O estande foi planejado para ser esteticamente atraente, incorporando as cores principais da marca Livelo. Sustentado pelos pilares de experiência, interatividade, múltiplos recursos, micro learning e exposição da marca, buscamos criar um ambiente envolvente que proporcionasse aos visitantes uma imersão no universo Livelo. Já a cenografia, foi inspirada na atmosfera vibrante da loja conceito da Livelo no Shopping Morumbi. 

 

Conscientes da necessidade de familiarizar o público com a Livelo, elaboramos um circuito de visitação estratégico. Esse circuito conduzia os visitantes por etapas que contemplavam desde a acumulação de pontos Livelo, passando pela exploração do Shopping Livelo até a oportunidade de resgatar brindes exclusivos.

 

Na ativação, os visitantes respondiam 3 perguntas sobre o Shopping Livelo.

Acertando pelo menos uma pergunta, a pessoa tinha o direito de girar uma roleta, que oferecia brindes diferentes em cada um de seus campos. Os brindes disponíveis eram eco bags, fitinhas de celular, kit frescobol, ring light, bóia de piscina ou ainda 3 níveis de pontos Livelo: 500 pontos, 1.000 pontos e 5.000 pontos.

Para a retirada do brinde, uma promotora escaneava o QR Code do crachá do visitante, confirmando sua participação e garantindo o limite de 1 participação por pessoa.

 

Como o VTEX Day é uma grande oportunidade para conexões B2B e B2C, o estande contou com um espaço para reuniões que permitiu que os consultores apresentassem as soluções tecnológicas e serviços de Livelo com maior profundidade aos participantes, garantindo o fechamento de negócios a partir da visitação e desse contato inicial.

 

A ênfase nas práticas ESG foi fundamental na construção do estande. O compromisso com a sustentabilidade, diversidade e inclusão social guiou a construção de um espaço ecologicamente consciente, priorizando a utilização de materiais certificados e a implementação de um descarte seguro e responsável. Além disso, a dedicação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU enfatizou valores como o empoderamento feminino, diversidade na equipe, condições de trabalho justas e promoção da educação.

 

O resultado foi um estande que não apenas cativou visualmente, mas também funcionou de maneira eficiente. Através da combinação inteligente de design e conteúdo, conseguimos criar um espaço que destacou a marca Livelo, oferecendo aos visitantes uma experiência interativa. O projeto também marcou a estreia positiva da marca no VTEX Day.

No VTEX Day, a Livelo alcançou grandes resultados com seu estande de 36m². Com um time de mais de 60 colaboradores que trabalharam incansavelmente durante as 24 horas do evento, a participação foi um sucesso, atraindo mais de 3.000 visitantes interessados nas ativações e ofertas.

 

Sem dúvidas, o espaço teve bons retornos tanto quantitativos, quanto qualitativos. Além de receber um grande número de visitantes, focamos em fortalecer parcerias já existentes e criar novas oportunidades de negócios. Com isso, o estande se tornou um ponto de encontro para networking, potencialização de contratos já fechados e impulsionamento de negociações em andamento.

 

Com a participação, reafirmamos a liderança da Livelo no mercado de recompensas e resgate de pontos. Deixamos uma marca, destacando o Shopping Livelo por meio de interações que despertaram curiosidade e interesse em suas ofertas.

 

As ativações e prospecções foram fundamentais para uma grande estreia no VTEX Day. Com uma equipe dedicada, um estande bonito e funcional e a oportunidade de se conectar com mais de 3000 visitantes, conseguimos maximizar o impacto da marca e estabelecer bases sólidas para futuras oportunidades.