Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Estande BMG no GExperience

Candidato: D/Mattos Brand Experience
Cliente: Banco BMG
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

 A D/MATTOS GROUP reúne, sob duas agências especializadas (D/Mattos e Great Live), dezenas de profissionais, centenas de projetos e milhares de horas em campo. Resultado? Entregas memoráveis para marcas e pessoas.
  A D/Mattos é uma agência certificada, premiada e que tem a capilaridade, como uma de suas principais características, podendo assim, atender clientes que vão muito além de suas fronteiras, estando no mercado há mais de 16 anos.
   A Great Live está inserida no mercado há cinco anos, é jovem, mas experiente, é inovadora, humana, acessível e elegante, é uma agência boutique, que tem como papel fundamental, estabelecer conexões entre pessoas e marcas, produtos e eventos, e que busca cada vez mais ser reconhecida pela união entre as pessoas e pelo saber despertar emoções que somente experiências são capazes de alcançar. 

 O evento: 
 
  O gexperience é um espaço da Rede Globo que tem por objetivo a humanização do universo do canal. Buscando tangibilizar esse processo, a emissora abre as portas de sua rede para que os brasileiros, que sempre deixaram o canal entrar em suas casas possam viver de fato, a Globo, seguindo uma tendência mundial da aproximação do público através de experiências. Quanto à agenda do evento, serão diversas programações diárias, utilizadas para despertar o desejo latente do público para visitação. O conceito multimídia parte da criação de um ambiente com ações que permitem mergulhar na programação da Globo.
  O evento espera que as marcas patrocinadoras não estejam apenas presentes, mas que sim, tragam uma experiência com momentos temáticos, vídeos conceituais etc. De acordo com Paulo Marinho, diretor de Canais Globo, a proposta do gexperience é múltipla e abrangente como o próprio conteúdo dos diferentes canais Globo, pois vai além das telas, levando entretenimento para todos os públicos, através de experiências presenciais inéditas e surpreendentes.

O cliente:
 
  O banco Bmg está há mais de noventa anos no mercado, sendo o pioneiro na oferta de crédito consignado. Possui a maior rede de correspondentes bancários do país e é um dos apoiadores de diversos times do Brasil, indo muito além do patrocínio. 
  Apresenta em sua essência, a reinvenção e melhoria da experiência de crédito para seus clientes, sendo especialista no que ele precisa. Está cada vez mais digital e cada vez mais reconhecido no mercado financeiro.

Vídeo

Galeria de Fotos

O Bmg, busca se aproximar cada vez mais do público, mostrando que está repaginado e evidenciando que entende as diferentes necessidades de seus clientes, se adaptando cada vez mais às tendências de mercado.

 

O briefing:

 

  O banco Bmg, sendo um patrocinador do evento, apresentou o pedido, de construção de um estande de pequeno porte, dentro do espaço da Globo. 

  O objetivo do banco era apresentar o rebrand de sua marca e seu novo posicionamento como um banco físico e digital, e para que isso ocorresse, pediram um estande que houvesse interação com o público, de uma forma surpreendente.

  Para atingir esses objetivos, a agência, se apoiando na gamificação, trouxe como conceito, o Monopoly, buscando servir de referência para seus visitantes, uma vez que, a pandemia deixou todo mundo mais nostálgico e, se adequando aos serviços prestados pelo banco. Portanto, toda a criação foi baseada nisso, o banco Bmg entrou por completo no universo dos jogos de tabuleiro e a Greatlive criou todos os layouts a partir desse conceito, dentre eles, casinhas, dados, adesivos, brindes, pinos, até a ambientação do espaço. 

  Buscando reforçar ainda mais mudanças do banco, a agência criou algumas ativações gamificadas dentro do estande, que pudessem aproximar, de fato, seus clientes e potenciais clientes.

  Em conclusão, tendo como principal desafio trazer algo tão grandioso em uma área de apenas vinte e cinco metros quadrados, e que impactasse no visual e na atividade, foi pensado e desenvolvido algo que fosse algo lúdico e divertido e que tanto crianças quanto adultos pudessem participar e se divertir.

 

Galeria de Fotos

O estande: 

 

  A montagem do estande levou doze dias, após muita expectativa e uma criação e planejamento de dez meses. O espaço possuía vinte e cinco metros quadrados de área, e era todo instagramável. Ele conversava o tempo todo com o participante, uma vez que, havia a interação on-line, onde era gerado o lead, relatórios e a pesquisa de satisfação.



As ativações:

 

Gerente Dinossauro: 

 

  Um jogo que trouxe o dinossauro como representação dos bancos tradicionais, que não se adequaram ao digital, por exemplo. Nele, o participante tinha o objetivo de desviar e destruir o maior número de objetos lançados pelo gerente dinossauro. O grande diferencial tecnológico dele era o uso do reconhecimento facial, onde o jogador não precisava tocar na tela para jogar, pois uma câmera posicionada na frente dele o reconhecia e então, ele participava da brincadeira. 

 

Roleta:

 

  A roleta era acionada a partir do toque de um botão, e dependendo da sorte do participante, ganhava uma quantidade de Bmgs (pontuação).

 

Pinball: 

 

  A mistura do físico e do digital, onde o participante jogava com os pés em uma tela digital. Quem caísse na casinha, tinha o direito de ganhar cashback na compra de produtos em estádios, com o cartão Bmg. O objetivo era juntar o máximo de pontos, quanto maior a pontuação, mais créditos Bmg a pessoa recebia.

 

Montanha-Russa: 

 

  Com a utilização de um óculos de realidade virtual, o visitante tinha a possibilidade de entrar em um carrinho cenografado onde havia a sensação e percepção de estar realmente em um parque de diversões. Ao utilizar o benefício “Poupa pra Mim”, o jogador ganhava um passeio no parque, pois seu dinheiro rendeu. O objetivo era curtir experiência de uma montanha-russa e ao final, recolher seus pontos Bmg.

 

Market Place: 

 

  Denominado “Caça Cashback”, tinha como objetivo colocar na cesta o maior número de produtos com cashback. O participante deslizava o dedo pela tela, e indo para a esquerda ou direita, coletava os itens.

 

Jogo da Memória: 

 

  Esta ativação tinha como objetivo apresentar os cartões inesquecíveis do banco para seus visitantes, fazendo com que, de uma forma lúdica, o jogador encontrasse os oito pares de modelos personalizados que o banco possui;

 

Totem: 

 

  O totem com TV e câmera acopladas, era ambientado com uma piscina de bolinhas, onde o participante podia tirar sua foto, junto com as plaquinhas de benefícios.

 

Os promotores:

 

  A equipe de promotores era formada por nove pessoas, que passaram por um treinamento, e que se revezaram em dias alternados, buscando sempre levar uma ótima experiência aos participantes do estande.



  Em complemento à experiência, foi desenvolvido um webapp, onde os visitantes realizavam seu cadastro, gerando assim, interação. Após, por este mesmo app foi entregue o residual da experiência. 

  O participante, utilizando o próprio celular, acessava o Qr Code, inserido na comunicação visual presente na entrada do estande, onde após a leitura, era levado a uma landing page, onde encontrava a tela inicial com a imagem da campanha e um painel para preenchimento de cadastro e liberação de acesso aos botões interativos, sendo eles:

 



  • Botão Fila Virtual: Onde os convidados clicavam para reservar seu local na fila. Por se tratar de uma tecnologia embarcada, quando chegava a hora do participante, ele era notificado, para que entrasse no estande;

  • Botão Jogar – Qr Code: O promotor, com seu tablet, fazia a leitura do código no celular do jogador para dar início ao game;

  • Botão Ranking: Ao final da rodada, o grupo é ranqueado, para ver quem foi o vencedor do jogo;

  • Botão Abra sua Conta Bmg: Há o redirecionamento ao site do banco, para que o potencial cliente, abrisse sua conta no banco;

  • Botão Abertura de Conta: Onde os participantes tinham acesso aos modelos de cartões que o Bmg oferece;

  • Botão Minha Foto: Após a finalização do percurso, o totem com TV e câmera embutidas tirava a foto do participante que o levava direto para a landing page;

  • Botão Redes Sociais Bmg: Os jogadores podiam entrar em contato com o banco, engajando pelas redes sociais dele.   



 Sendo assim, a jornada do visitante se dava em seis passos: cadastramento na plataforma, fila de espera, divisão por grupos, início da partida, coleta de pontos e término da partida.

  A rodada podia ser jogada por um grupo de até quatro pessoas por vez, e a partir do momento de entrada do visitante ao estande, ele era imerso em um jogo de tabuleiro da vida real, onde cada casinha demonstrava um benefício do banco, podendo fazer com que ganhesse pontos, participando dos games. O participante jogava o dado e com o pino, começava a andar pelo espaço, que era todo tecnológico e conforme andava pelas casinhas encontrava as ativações, respectivamente: Gerente Dinossauro, Roleta, Pinball, Montanha Russa, Market Place, Jogo da Memória e Totem com piscina de bolinhas. 

  Sua pontuação era entregue através de Qr Codes, espalhados pelas ativações, e seus resultados iam direto para o webapp. Ao final do percurso, o visitante entrava em uma piscina de bolinhas, onde era convidado a responder um questionário e após, era surpreendido por um photo opportunity, onde podia posar com as plaquinhas de benefícios do banco Bmg. A foto ia direto para a landing page, onde o participante podia fazer o download e compartilhar com a hashtag em suas redes sociais. 

  Para tornar a experiência mais completa e marcante, dependendo do dia de visitação, o jogador ganhava um determinado brinde, dentre eles, copo personalizado, cartela de adesivos, pop socket e ecobag, boton, entre outros.

 

  Logística de entrega de brindes: 

 

  Em datas especiais, havia a entrega de ecobags e copos, já em dias de semana, as cartelas de adesivo eram distribuídas. Quanto aos finais de semana, dias de maior movimentação e visitação, os pop sockets, botons, cartela de adesivo e folders eram entregues.

  O projeto contou com a entrega e dedicação de dezesseis funcionários D/MATTOS GROUP, dezoito fornecedores atuando diretamente e uma equipe de promotores. 

  Como resultado, foi possível apresentar e fazer com que as pessoas conhecessem o novo propósito e as mudanças de marca do banco, alterando assim, uma percepção antiga e superficial da marca, trazendo então, mais awareness e ajudando na fixação do conceito de ser um banco com novas soluções, com muito acolhimento, que realmente entende o consumidor e que se pode confiar. 

  O público (mais de dois mil e quinhentos visitantes) deixou de ver o banco como mantenedor de apenas um produto, ou seja, teve a oportunidade de conhecer os muitos outros benefícios ofertados para o correntista, um banco phygital. 

  Ao total foram produzidos mais de quinze mil brindes, conforme relação: 

 



  • Setecentas ecobags;

  • Dois mil e quinhentos copos;

  • Nove mil cartelas de adesivos;

  • Mil pop sockets;

  • Mil botons;

  • Mil folders; 



  Além das experiências do estande, foram produzidos jogos de tabuleiro que foram entregues à imprensa, para que pudessem ter a experiência física, além da digital, inclusa no estande, portanto, gerou mais um encantamento e aumentou a vontade deles de conhecer o espaço.