Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Espaço Vivo no Circuito Mundial de Surfe - WSL

Candidato: Expertise Group
Cliente: Vivo
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Médio Porte

A Vivo, marca comercial da Telefônica Brasil, está entre as maiores empresas de telefonia do Brasil. É referência nos serviços de telefonia móvel, banda larga de ultravelocidade, TV por assinatura em HD, atuando tanto no B2B quanto no B2C.

Na cena esportiva nacional, a Vivo se destaca como um fiel defensor do esporte brasileiro. Sua dedicação é evidente, manifestando-se em apoio a projetos, atletas e eventos. Do incentivo à base até a parceria com atletas e celebração de eventos de destaque, a Vivo se posiciona como uma força motriz no fomento ao esporte e na promoção do espírito competitivo em todas as suas formas.

O EXPERTISE GROUP nasceu há 23 anos com visão de atuar em 3 Núcleos de Negócios: Eventos, Trade, Incentivo/Relacionamento com plataformas proprietárias de gestão e de premiação. Cada núcleo é composto por especialistas em sua área de atuação, de maneira que a entrega seja bastante profissional em função dos conhecimentos específicos.

Realizamos projetos para grandes empresas dos mais diversos segmentos e a maioria estão conosco há muitos anos. Mas continuamos nos desafiando e atentos às inovações e maneiras de gerar os melhores resultados. Continuamos desafiando nossa equipe para nunca acharem que já aprenderam tudo; damos autonomia, oportunidades e recebemos o melhor desse time. Prezamos por um ambiente de confiança, respeito, amizade, colaboração entre todos. Prospectamos bastante, sempre buscamos novos clientes e assim aprendemos a dinâmica de novos segmentos.
 
A Expertise tem histórico de trabalhos com a Vivo desde o ano 2000, tendo atuado em áreas diversas. Mas em 2017 iniciamos a nossa atuação junto a área B2C, através de contrato renovado a cada 2 anos, e isso nos dedicar uma equipe exclusiva composta pelos profissionais de atendimento, dupla de criação e produtores que entendem a estratégia da marca para cada evento, suprem a necessidade de extrema agilidade e assertividade na criação e operacionalização de cada job.

Vídeo

Galeria de Fotos

Em uma ousada incursão pelo mundo do surf, a Vivo assume o papel de patrocinadora da Liga Mundial de Surfe (WSL) pela primeira vez. A WSL, organização que rege o maior campeonato global de surf, ganha uma nova vida com o nome "Vivo Rio Pró". Essa parceria vibrante é uma expressão do compromisso da Vivo em conectar-se com o público jovem, especialmente os amantes de esportes.



O objetivo da Vivo era trazer a marca em todos os âmbitos do evento e tornar sua presença memorável e inconfundível. Nosso desafio seria desenvolver e produzir todo esse conceito, colocando a marca em evidência desde a comunicação e materiais de marketing até o uniforme dos atletas.



Para fortalecer a presença da Vivo durante o evento, precisávamos criar estande de 100 m² com espaço privilegiado para realizar ativações da marca, onde a inovação e a interatividade pudessem fluir; tornar esse espaço em algo além da cenografia, uma experiência imersiva e marcante para participantes, com padrões de sustentabilidade, acessibilidade e claro, segurança.



O cenário seria Saquarema, Rio de Janeiro, em uma praia que vive e respira surf - a praia de Itaúna. No período de 23 de junho a 1º de julho de 2023, era esperada uma multidão estimada de cerca de 40 mil pessoas por dia, incluindo entusiastas do esporte, membros da comunidade local e um público AB engajado, inundaria as areias do local.

A Vivo fez uma entrada inesquecível no mundo do surf através da Liga Mundial de Surfe, e nosso marketing de experiência foi a chave para transformar esse evento em um grande sucesso. Sabíamos que, além de patrocinar, tínhamos a oportunidade de criar uma conexão tangível entre o público e a Vivo, e foi isso que fizemos.



Nossa estratégia era clara: transformar espectadores em participantes ativos, e assim criamos um espaço interativo e imersivo de 100 m² que se tornou um epicentro de emoção e energia. Uma piscina de 9 toneladas e 30 m² com simulador de ondas mergulhou as pessoas em uma experiência única, enquanto o espaço lounge proporcionava o merecido descanso. Nossos totens de carregamento de celular mantiveram todos conectados, enquanto os cantos instagramáveis com balanços e redes cativaram a atenção de todos. A coleta seletiva, refletindo nossa responsabilidade ambiental, também marcou a presença da Vivo.



Diante da inesperada falta de ondas que resultou na extensão do campeonato de surf, encontramos uma oportunidade para demonstrar nossa flexibilidade e capacidade de adaptação; já que os atletas patrocinados Gabriel Medina e Ítalo Ferreira não estavam competindo, aproveitamos para convida-los a participar mais ativamente do espaço Vivo e assim aconteceu...eles trouxeram mais destaque ao estande e participaram ativamente da piscina com ondas e isso ampliou significativamente o público visitante, transformando uma situação negativa em um grande sucesso.



Ainda, tivemos um momento de grande engajamento, com a sessão de autógrafos com Medina e Ítalo que, mais uma vez, arrastaram multidões para o espaço Vivo, permitindo que o público ficasse frente a frente com seus grandes ídolos.



E por falar em engajamento, criamos e elaboramos brindes com a cara do evento (chaveiros e cangas) e trouxeram um pouco mais de brilho para o espaço Vivo em Saquarema.



Nossa equipe de 20 pessoas, incluindo produtores, promotores, técnicos e seguranças, trabalhou incansavelmente para garantir uma experiência excepcional. Foram 7 dias de montagem, 10 dias de evento e 5 dias de desmontagem do espaço.

A nossa entrega para a Vivo no WSL superou expectativas. O espaço criado para a Vivo foi o mais concorrido entre as ativações, onde o público aguardava ansiosamente para aproveitar cada um dos ambientes, fosse para se desafiar na piscina de ondas, descansar no espaço lounge, recarregar o celular em nossos totens ou tirar foto em nossos vários espaços instagramáveis.



Vale ressaltar que nossa piscina de ondas contou com mais de 1.400 participantes ao longo de 10 dias e uma operação que funcionou 78 horas no total.



Salientamos também que o evento ocorreu de forma segura, sem acidentes, uma vez que seguimos todos os protocolos de segurança requeridos para uma ativação desse porte.



Conseguimos com sucesso marcar a presença da Vivo durante o evento, com todos os promotores e instrutores com uniforme da Vivo, além de itens que agregaram ao look da marca, como chapéu, óculos, shoulder bag, corta-vento e havaianas personalizadas, sendo a única equipe com uniforme completo em todo o evento.



Impactamos diretamente 3.000 pessoas que receberam nossos brindes, chaveiros em formato de prancha de surf e 100 cangas, dando um toque da Vivo nas lembranças de quem passou pelo nosso espaço.



E o alcance da nossa entrega foi além de Saquarema! Com os posts dos atletas que compartilharam a sua participação em nosso espaço, impactamos milhares de pessoas através das redes sociais. O próprio Ítalo Ferreira compartilhou sua experiência na nossa disputada piscina de ondas.



Além disso, Vivo tem procurado trazer ações em seus eventos que consolidem seus valores de sustentabilidade: após a desmontagem do espaço, grande parte do material utilizado em sua construção, foi doado para pessoas da comunidade de Saquarema, que precisavam desse material para reformas em suas propriedades. Além disso, uma das moradoras da praia, com as dicas que fornecemos, irá iniciar um projeto de sustentabilidade na entrada da praia de Itaúna, com madeiras e lixeiras de coleta seletivas que estavam presentes no evento.



A presença da Vivo como patrocinadora no evento foi muito elogiada, inclusive pela prefeita da cidade, Sra Manoela Peres, que inclusive visitou o estande e gostou muito de toda a estrutura e parabenizou nossa equipe pela ativação e por nosso compromisso com a sustentabilidade e ações pró-meio ambiente.



O evento da Vivo na Liga Mundial de Surfe não foi apenas uma estreia memorável, mas um triunfo que ecoou a paixão da Vivo pelo esporte e seu compromisso em criar momentos que duram. Nossas estratégias e soluções deram vida a essa visão, construindo uma ponte emocional entre a Vivo e o público, transformando espectadores em participantes apaixonados.