No coração do Rock in Rio 2022, próximo ao Palco Mundo, a Americanas se destacou ao oferecer uma experiência imersiva, que transmitiu a mensagem central da marca: "Relaxa, na Americanas você acha".
Um dos sete espaços construídos para a marca foi o estande principal com três andares, somando 450 metros quadrados de área.
O layout do estande foi cuidadosamente projetado para refletir o propósito do festival combinado as aspirações da marca. Para isso, demos muito destaque para o tom de vermelho institucional e trouxemos elementos visuais em neon, que lembravam instrumentos musicais.
Com o objetivo de proporcionar uma experiência agradável aos visitantes que enfrentariam uma maratona de atividades no festival, desenvolvemos um estande que atraísse a atenção desde o primeiro olhar, convidando-os a explorá-lo. Ao mesmo tempo, projetamos o interior do espaço de forma aconchegante, garantindo que se sentissem à vontade para desfrutar de todas as ativações oferecidas lá dentro.
PISO TÉRREO
No térreo, os visitantes se depararam com uma variedade de ativações que destacavam a diversidade de produtos e os serviços de entrega da Americanas. As interações no térreo foram livres e orgânicas, permitindo que os visitantes escolhessem o que mais lhes interessava. O espaço era acessível a todos os públicos, com amplas entradas frontais e saídas laterais, refletindo a liberdade como palavra-chave deste andar.
Ativação 1: Teclado Gigante
Em parceria com a Microsoft Xbox, produzimos um teclado gigante no chão com teclas representando as notas musicais do famoso jingle da Americanas. Os participantes foram convidados a pisar nas teclas corretas enquanto reproduziam o jingle. Cada acerto concedia pontos, e ícones do Xbox ofereciam o dobro de pontos. Os prêmios incluíam descontos em produtos Microsoft no aplicativo da Americanas.
Ativação 2: Lambe Lambe
Marca registrada dos festivais, criamos uma ativação de Lambe Lambe, onde os visitantes puderam gravar gifs animados em frente a um backdrop personalizado. Após a gravação, podiam personalizar as imagens, mudando cores e adicionando elementos gráficos inspirados na identidade visual da Americanas.
Ativação 3: Lockers Americanas
Os visitantes também puderam participar de uma caça ao tesouro com óculos de realidade virtual. Os participantes foram transportados para um cenário 3D com Lockers Americanas, onde sua missão era abrir o máximo de portas em 30 segundos para encontrar prêmios virtuais. Além disso, caixas de som JBL eram sorteadas como prêmios especiais e algumas unidades foram personalizadas na hora por um artista presente no estande.
Ativação 4: Estrela do Rock Americanas
No espaço Estrela do Rock Americanas, os visitantes puderam gravar vídeos em câmera lenta, como verdadeiras estrelas do rock. A ação podia ser realizada individualmente ou em grupos de até 5 pessoas, e o conteúdo ficava disponível em um QR code para compartilhamento.
1º ANDAR
No primeiro andar, conhecido como o mezanino VIP, criamos um ambiente exclusivo para receber nossos convidados, celebridades e clientes. O destaque desse espaço foi o bar, fruto de uma parceria com a Heineken e também com a Diageo, a distribuidora das marcas Tanqueray e Johnny Walker. O cardápio contou com um coquetel exclusivo, preparado com Tanqueray Sevilla.
Além disso, este mezanino foi palco da presença de diversos influenciadores e celebridades que elevaram ainda mais a experiência no estande. Entre os convidados, nomes como Ludmilla, Jojô Todinho, Jade Picon, Juliette, Carla Dias, Gkay, Camilla de Lucas, Fernando Fernandes, Maísa, além de influenciadores populares como Lucas Rangel, T3ddy, Diva Depressão, Boca Rosa, Juliano Floss, entre outros.
Os convidados e influenciadores se envolveram ativamente nas ativações do espaço VIP , compartilhando sua experiência nas redes sociais e alcançando um público ainda mais amplo e engajado. A presença deles, ajudou a criar um desejo entre os visitantes do festival de vivenciarem as mesmas experiências especiais que seus ídolos desfrutaram no estande da Americanas.
No mesmo andar, tivemos um estúdio de gravação em parceria com o PodDelas, um dos podcasts mais populares com mais de 1,76 milhão de inscritos e 118 milhões de visualizações no YouTube. Transmitimos conteúdo ao vivo, incluindo entrevistas com celebridades e influenciadores, ampliando nossa visibilidade durante o evento. O
ROOFTOP
No segundo andar, o rooftop oferecia uma vista privilegiada do palco principal, transformando cada apresentação em uma experiência exclusiva. Das 14h às 17h, todos os visitantes tinham acesso ao espaço. Após esse horário, apenas o público VIP permanecia até o encerramento das atividades do estande e do festival.
Neste ambiente, também estava uma das ativações mais cobiçadas do estande e até mesmo do festival: uma cabine instagramável. Inserida em um ambiente imersivo, ela permitia que os visitantes se tornassem protagonistas e compartilhassem suas experiências nas redes sociais, ampliando ainda mais a visibilidade da Americanas.