Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Americanas Rock In Rio

AMERICANAS ROCK IN RIO

Candidato: Almap BBDO
Cliente: Americanas
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Grande Porte

A Americanas é uma holding brasileira que atua principalmente no setor varejista. 
Presente no mercado desde 1929 com lojas físicas em todo o país, a marca vem ganhando espaço no comércio eletrônico, principalmente com seu marketplace. Nele, outros vendedores podem listar e vender seus produtos diretamente no site da Americanas, aumentando a variedade para os clientes.
Recentemente, a empresa também expandiu suas atividades, incluindo serviços como entrega de comida e experiências em eventos e entretenimento, como o Big Brother Brasil (BBB) e o festival Rock in Rio. 

O Rock in Rio é um dos maiores festivais musicais do mundo. Idealizado em 1985 por Roberto Medina, o festival coleciona 22 edições, sendo nove delas no Brasil, nove em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos.
Mais do que um simples evento de música, o Rock in Rio é um grande projeto de entretenimento e experiências, sendo considerado parte do patrimônio cultural e imaterial do Rio de Janeiro. Além de contribuir com a promoção da cultura em todo o país, o festival serve como uma vitrine para artistas nacionais e internacionais e celebra a diversidade musical com uma gama de gêneros, desde rock até pop, hip-hop e música eletrônica.
Parte do sucesso do evento é resultado da contribuição de seus patrocinadores, parceiros de mídia e apoiadores. 

Rock in Rio é um festival que atrai milhares de entusiastas da música e entretenimento. Além dos shows, seus fãs desejam vivenciar experiências únicas durante o evento, portanto, as marcas que participam do evento têm a necessidade de estabelecer uma conexão emocional com o público, impactar uma audiência diversificada e criar abordagens criativas para destacar seus produtos e serviços de forma memorável.
Os objetivos das marcas que ativam no Rock in Rio abrangem o aumento do reconhecimento da marca, a geração de engajamento com o público, o impulsionamento das vendas e a promoção de seus valores e compromissos. Elas também buscam fortalecer sua presença no mercado de entretenimento e eventos de grande escala.
Com uma audiência tão variada, este se torna o cenário perfeito para marcas como a Americanas, que oferecem uma ampla gama de produtos, impulsionarem suas vendas. Pensando nisso, a marca cria experiências memoráveis, expande sua presença e constrói vínculos emocionais com os consumidores.

Vídeo

A Americanas é uma apoiadora de longa data do Rock in Rio. Com o passar das edições, a marca foi evoluindo a forma de se conectar com o público e vem se destacando como uma das principais patrocinadoras do festival. Para 2022, a marca esperava a criação de uma experiência completamente nova e imersiva que a consolidasse como uma das presenças mais marcantes e influentes no Rock in Rio.

A holding solicitou a criação de espaços que fossem acessíveis, inclusivos e que refletissem a mensagem central da marca: "Relaxa, na Americanas você acha". Além disso, o projeto deveria estar alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, enfatizando a sustentabilidade, diversidade e impacto social.

Uma das necessidades listadas era a estruturação de um espaço principal que comportasse um grande fluxo de pessoas, tivesse uma área ou momentos exclusivos para convidados e contasse com diversas ativações interativas, experiências e que também acomodasse um estúdio para gravação de conteúdos ao vivo e transmissões diárias na internet.

Esses foram os principais desafios e objetivos que a Americanas apresentou em briefing e que nos inspiraram a criar um projeto marcante para a última edição do Rock in Rio.

No coração do Rock in Rio 2022, próximo ao Palco Mundo, a Americanas se destacou ao oferecer uma experiência imersiva, que transmitiu a mensagem central da marca: "Relaxa, na Americanas você acha".

 

Um dos sete espaços construídos para a marca foi o estande principal com três andares, somando 450 metros quadrados de área.

 

O layout do estande foi cuidadosamente projetado para refletir o propósito do festival combinado as aspirações da marca. Para isso, demos muito destaque para o tom de vermelho institucional e trouxemos elementos visuais em neon, que lembravam instrumentos musicais.



Com o objetivo de proporcionar uma experiência agradável aos visitantes que enfrentariam uma maratona de atividades no festival, desenvolvemos um estande que atraísse a atenção desde o primeiro olhar, convidando-os a explorá-lo. Ao mesmo tempo, projetamos o interior do espaço de forma aconchegante, garantindo que se sentissem à vontade para desfrutar de todas as ativações oferecidas lá dentro.

 

PISO TÉRREO

No térreo, os visitantes se depararam com uma variedade de ativações que destacavam a diversidade de produtos e os serviços de entrega da Americanas. As interações no térreo foram livres e orgânicas, permitindo que os visitantes escolhessem o que mais lhes interessava. O espaço era acessível a todos os públicos, com amplas entradas frontais e saídas laterais, refletindo a liberdade como palavra-chave deste andar.

 

Ativação 1: Teclado Gigante

Em parceria com a Microsoft Xbox, produzimos um teclado gigante no chão com teclas representando as notas musicais do famoso jingle da Americanas. Os participantes foram convidados a pisar nas teclas corretas enquanto reproduziam o jingle. Cada acerto concedia pontos, e ícones do Xbox ofereciam o dobro de pontos. Os prêmios incluíam descontos em produtos Microsoft no aplicativo da Americanas.

 

Ativação 2: Lambe Lambe

Marca registrada dos festivais, criamos uma ativação de Lambe Lambe, onde os visitantes puderam gravar gifs animados em frente a um backdrop personalizado. Após a gravação, podiam personalizar as imagens, mudando cores e adicionando elementos gráficos inspirados na identidade visual da Americanas.

 

Ativação 3: Lockers Americanas

Os visitantes também puderam participar de uma caça ao tesouro com óculos de realidade virtual. Os participantes foram transportados para um cenário 3D com Lockers Americanas, onde sua missão era abrir o máximo de portas em 30 segundos para encontrar prêmios virtuais. Além disso, caixas de som JBL eram sorteadas como prêmios especiais e algumas unidades foram personalizadas na hora por um artista presente no estande.

 

Ativação 4: Estrela do Rock Americanas

No espaço Estrela do Rock Americanas, os visitantes puderam gravar vídeos em câmera lenta, como verdadeiras estrelas do rock. A ação podia ser realizada individualmente ou em grupos de até 5 pessoas, e o conteúdo ficava disponível em um QR code para compartilhamento.

 

1º ANDAR

No primeiro andar, conhecido como o mezanino VIP, criamos um ambiente exclusivo para receber nossos convidados, celebridades e clientes. O destaque desse espaço foi o bar, fruto de uma parceria com a Heineken e também com a Diageo, a distribuidora das marcas Tanqueray e Johnny Walker. O cardápio contou com um coquetel exclusivo, preparado com Tanqueray Sevilla.

 

Além disso, este mezanino foi palco da presença de diversos influenciadores e celebridades que elevaram ainda mais a experiência no estande. Entre os convidados, nomes como Ludmilla, Jojô Todinho, Jade Picon, Juliette, Carla Dias, Gkay, Camilla de Lucas, Fernando Fernandes, Maísa, além de influenciadores populares como Lucas Rangel, T3ddy, Diva Depressão, Boca Rosa, Juliano Floss, entre outros.

 

Os convidados e influenciadores se envolveram ativamente nas ativações do espaço VIP , compartilhando sua experiência nas redes sociais e alcançando um público ainda mais amplo e engajado. A presença deles, ajudou a criar um desejo entre os visitantes do festival de vivenciarem as mesmas experiências especiais que seus ídolos desfrutaram no estande da Americanas.

 

No mesmo andar, tivemos um estúdio de gravação em parceria com o PodDelas, um dos podcasts mais populares com mais de 1,76 milhão de inscritos e 118 milhões de visualizações no YouTube. Transmitimos conteúdo ao vivo, incluindo entrevistas com celebridades e influenciadores, ampliando nossa visibilidade durante o evento. O

 

ROOFTOP

No segundo andar, o rooftop oferecia uma vista privilegiada do palco principal, transformando cada apresentação em uma experiência exclusiva. Das 14h às 17h, todos os visitantes tinham acesso ao espaço. Após esse horário, apenas o público VIP permanecia até o encerramento das atividades do estande e do festival.

 

Neste ambiente, também estava uma das ativações mais cobiçadas do estande e até mesmo do festival: uma cabine instagramável. Inserida em um ambiente imersivo, ela permitia que os visitantes se tornassem protagonistas e compartilhassem suas experiências nas redes sociais, ampliando ainda mais a visibilidade da Americanas.

O estande Palco Mundo da Americanas no Rock in Rio 2022 reforçou a posição da marca como uma das mais influentes do evento. A acessibilidade e a diversidade promoveram a inclusão, enquanto as ativações planejadas incentivaram o compartilhamento nas redes sociais, resultando em momentos memoráveis para os visitantes.

 

A EXPERIÊNCIA EM NÚMEROS:

O primeiro piso teve capacidade rotativa para até 70 pessoas e uma estimativa diária de 3.600 visitantes. As ativações nesse andar, tiveram os seguintes resultados:

 

Teclado Interativo: 1.592 interações e 1.257 cupons de desconto gerados.

Lambe Lambe: 1.323 participações.

Realidade Virtual: 170 cartões de desconto de R$20, 79 de R$50 e 132 caixas de som como prêmios.

Estrela do Rock Americanas: 1.592 participações.

 

O segundo piso teve um público diário estimado de 260 pessoas.

 

Já o terceiro piso, recebeu cerca de 600 visitantes por dia no público livre, totalizando 3.600 e no público VIP, 250 visitantes por dia, totalizando 2.000.

 

A gameficação, que abrangia os 7 espaços de ativação da marca no festival, alcançou os seguintes resultados:

 

Cadastros: 5.766 participantes

Finalizados: 833 participantes

Habilitados para Cupom: 271 participantes

Cupons de 5%: 177 participantes

Cupons de 10%: 25 participantes

Cupons de 15%: 3 participantes

Cupons de 20%: 66 participantes.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL:

O pilar de responsabilidade social e sustentabilidade também foi um grande diferencial da marca.

Piso podotátil, mapas táteis e recursos para deficientes visuais foram implementados em todos os espaços. Para promover a inclusão, o elenco foi escolhido de forma diversa, representando diferentes perfis e a operação envolveu uma equipe diversificada, com 80% de liderança feminina, alinhada com o ODS 5.5. Todos os colaboradores receberam treinamento de diversidade, garantindo a compreensão das necessidades específicas do público.

A Americanas alinhou-se com fornecedores para assegurar direitos e benefícios de seus funcionários, garantindo a coerência com os ODS e uma equipe dedicada mapeou as necessidades de cada colaborador e implementou ajustes em processos e estruturas para atendê-las.

As informações sobre práticas sustentáveis foram disseminadas em TVs, totens e materiais de ponto de venda do evento, enfatizando a neutralização de carbono e frotas ecoeficientes.

Todas as iniciativas de caráter sustentável e social seguiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, mais que tornar os ambientes inclusivos e com o olhar voltado para o futuro, garantiram o reconhecimento de Americanas com o Prêmio Atitude Sustentável 2022, oferecido pela organização do Rock in Rio.

 

PRESENÇA NO DIGITAL:

A Americanas também alcançou resultados importantes no ambiente digital. A presença da marca nas redes sociais impactou milhões de pessoas, gerando milhares de interações que reforçaram o sucesso abrangente da estratégia traçada para o Rock in Rio.

Além da repercussão a partir de interações com a hashtag do evento e do impulsionamento de mídia, as iniciativas de Americanas no festival chegaram a um número ainda maior de pessoas graças a parceria com o PODDELAS - um dos podcasts de maior audiência do Youtube no Brasil.