Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: MagNext 2024

Candidato: Alternativa F
Cliente: MAG Seguros
Segmento: Eventos
Categoria: Projeto Futuro de Evento Corporativo

Sobre o cliente:
 
O Grupo MAG tem como propósito prover soluções de proteção individual nos diversos momentos de vida de todos os brasileiros. Ele é composto por uma série de empresas do ramo financeiro, sendo a MAG Seguros um de seus principais negócios.
 
A MAG Seguros é a seguradora mais longeva do país, fundada em 10 de janeiro de 1835 e que completará, em 2024, 189 anos de atuação ininterrupta no Brasil. A empresa é especializada em soluções de seguro de vida e previdência com mais de 188 anos de atuação no país e a 3ª empresa mais antiga do Brasil, em todos os setores, com operação desde sua fundação.
 
Destaca-se por ser uma companhia muito inovadora e especialista na oferta de produtos sob medida para os seus clientes. Com mais de 6 milhões de vidas seguradas, a MAG Seguros opera nacionalmente em suas 38 unidades de vendas no país, conta com mais de 1.400 colaboradores, cerca de 800 parceiros de negócio e mais de 6.600 mil corretores.
 
Sobre o Evento:
 

O MAGNEXT é um conjunto de eventos que ocorre anualmente, em janeiro, com a participação de seus colaboradores com diversos objetivos, como por exemplo:
Engajamento, motivação reconhecimento e relacionamento.
 
Em sua programação completa, o evento contará com cerca de 1200 participantes, sendo uma referência de evento do mercado segurador nacional, com excelente repercussão. O MAGNEXT terá em 2024 sua 3ª edição realizada de maneira híbrida. 
 

Vídeo

Galeria de Fotos

O briefing do cliente:

 

Quando recebemos o briefing do cliente, foi pedido que desenvolvêssemos, após um evento muito marcante que fizemos em 2023, uma nova edição, tão memorável quanto a anterior, com sofisticação e tema aliado ao destino da viagem de incentivo dos vencedores do prêmio do ano.

 

Os principais objetivos desse evento seriam:

 

Gerar relacionamento que aproxime ainda mais a companhia de parceiros estratégicos;

Promover experiências memoráveis e ações de encantamento;

Reconhecer parceiros, corretores e colaboradores;

Consolidar o MAGNEXT como um evento referência e tradicional do mercado segurador / financeiro no início do ano;

Ampliar o escopo do evento a partir de monetização de ativos e ações. 

Os principais desafios do projeto foram:

 

Estabelecer um formato de evento capaz de abranger os diferentes modelos de negócio da companhia;

Proporcionar uma programação atrativa e que engaje o público para participar;

Reduzir consideravelmente o custo de realização por meio de um modelo que caminhe para a sustentabilidade do evento (cota de patrocínio de parceiros, custo de entrada e A&B no Potencialize).

Conceito:

Para contextualizar este evento e desenvolver sua cenografia, fomos buscar uma identidade visual que demonstre na prática e de forma gráfica o que significa o relacionamento da MAG com seus colaboradores, parceiros e corretores. Para isso escolhemos um símbolo, uma forma que representa essa proximidade e a necessidade do encaixe perfeito de todos para a construção de um futuro de sucesso. E a forma escolhida foi um cubo.

 

O cubo simboliza o caráter sólido, a estabilidade, sabedoria, verdade e perfeição. O cubo é também um sólido sociável, já que ele pode ser aglomerado perfeitamente, o que significa que é possível juntar vários cubos sem que sobrem espaços vazios. Para a matemática, a terceira potência de um número é conhecida como cubo. Isto significa que elevar uma quantidade ao cubo consiste em multiplicá-la duas vezes por si mesma.

 

Então este é o conceito que queremos passar. Cada indivíduo que está ali é representado por um cubo, com um papel e uma parte fundamental para multiplicar as conquistas. Então quando todos estão unidos em uma mesma direção, com os mesmos objetivos, essa integração, esse agrupamento constrói e cria um efeito positivo e estruturas vitoriosas. Somos a soma das nossas forças que quando bem direcionadas como resultado permitem uma explosão de triunfos.

Dentro da identidade visual trabalhamos além dos cubos, o azul de MAG, porém com outras cores que fazer parte do guide como o laranja, o roxo e o verde. E isso tem como objetivo, além de tornar os ambientes mais quentes, passar o conceito de diversidade, de diferentes cabeças que com competências, habilidades e capacidades variadas se unem de forma perfeita para um bem maior que gera o sucesso para todos.

 

Chegada no evento:

Organizamos a chegada com base na dinâmica de 2023, aonde o convidado chegará no portão do Expo MAG e visualizará:

Totens de sinalização, que orientarão o caminho até o espaço de credenciamento do evento;

Uma área instagramável para colocar todos dentro da temática do evento;

Uma instalação externa para entrada, contendo adesivos e cubos inspirados no KV do evento. 

Credenciamento salão nobre:

Ao adentrar o Salão Nobre, teremos o momento do credenciamento, o espaço estará dividido por 3 cores diferentes de carpete, cada uma correspondente a uma fila: Credenciamento, Fast Pass e Informações.

A fila central, a área de credenciamento, contará com 10 divisórias de unifila com 10 totens para impressão de etiqueta do crachá.

No espaço contaremos também com totens indicativos de filas para facilitar

a localização.

 

Foyer:

O Foyer será um espaço institucional, destinado para o relacionamento entre os colaboradores, que contará com diversos lounges, áreas para coffee break e com uma decoração baseada na identidade visual da MAGNEXT. Teremos também uma série de painéis e sets fotográficos para que os participantes possam interagir com a marca, incluindo uma grande letra caixa MAGNEXT que servirá de banco e uma parede de cubos empilhados, alguns com LED, onde serão exibidos fotos dos participantes feitas na chegada.

 

Já na chegada, os participantes terão um estúdio de Chroma Key, onde irão tirar fotos individuais.

Essas fotos serão exibidas em um grande painel, de cubos de LED, que estará disponível no foyer.

 

Faremos uma instalação no centro do foyer, com cubos que trarão informações e números institucionais da MAG, cada um com um tom de azul e um tamanho diferente. Alguns cubos possuirão imagens institucionais da MAG e iluminação interna. Dentro desta espécie de pirâmide desconstruída formada por cubos de diferentes tamanhos, teremos uma passagem, com interior formado por espelhos e com uma parede de LED com vídeos institucionais da MAG.

 

Loja MAG:

Também no foyer, haverá a loja MAG para venda de camisetas, guarda-chuvas, squeezes, agendas e outros itens. O local terá um balcão onde ficarão os vendedores. 

 

Estúdio de Podcast e Videocast:

Teremos uma área para dar continuidade a uma ação de sucesso das edições dos últimos anos, a cabine de podcast. Porém, este ano, teremos uma novidade, dividirá espaço com um ambiente de videocast baseado no Zona Segura. Do lado de fora teremos uma vitrine especial onde participantes do evento poderão assistir e ouvir ao vivo aos programas.

 

Set fotográfico:

O set fotográfico será um painel com dois lados: o da esquerda com uma imagem vertical representando uma cama, onde o participante parecerá estar deitado, para passar a ideia de quem escolhe a MAG tem sempre toda tranquilidade e segurança; já o da direita terá dois balanços, de um lado um sol representando o amparo proporcionado pela MAG e do outro, uma nuvem, mostrando que a seguradora também estará ao seu lado em todos os momentos. 

 

Painel de avaliação:

Contaremos com um grande painel onde os colaboradores poderão avaliar o que acharam do nosso evento, os participantes poderão colocar bolinhas de ping-pong nos itens que mais gostaram e aprovaram na saída (esse painel poderá também ser adaptado para algum tema específico da empresa).

 

Plenária:

Para os eventos institucionais criamos uma plenária moderna, que terá um grande painel de LED central. Para criar um visual ainda mais interessante, teremos dois painéis de LED recuados para a entrada no palco, de onde os palestrantes devem surgir e também um painel de LED adiantado, o que causará a sensação de profundidade. Na lateral dos LEDs temos duas estruturas complementares construídas, com apliques de cubos sobrepostos e uma grande letra caixa da MAG. Além disso, contaremos com dois painéis de LED curvos nas suas laterais, que terão a projeção duplicada do conteúdo, proporcionando uma visão de alta qualidade para todos os participantes.

 

Jantar dos Parceiros:

Para 2024, o Jantar dos Parceiros será baseado na lua. Além da lua e a noite de Maldivas serem consideradas uma experiência inesquecível, onde no meio do mar, de uma região tão paradisíaca e cercada de natureza por todos os lados, os visitantes encontram uma sensação de muita paz e ao se sentirem mais próximos de Deus, é também o tema de uma famosa festa da região, a Moon Party. Além disso, a lua é feita de ciclos que se renovam, assim como a parceria da MAG com os corretores. A cada ano uma nova história se escreve e novas conquistas são alcançadas. E para finalizar, consideramos que os convidados possuem luz própria, um brilho como o da lua que reflete nas vitórias.

 

Este ano no projeto, na cenografia e decoração teremos muitas luzes para demonstrar esse “brilhar”, a utilização de prata que é uma cor que representa estabilidade, sucesso, qualidade e distinção, o azul da MAG e muitos elementos espelhados que além de sofisticação transmitem o reflexo dessa parceria. Queremos que as pessoas se vejam e enxerguem esse momento de celebração como o resultado mais do que merecido de tanto trabalho e competência.

 

Criaremos um set fotográfico com voils azuis, luminárias redondas em diferentes alturas e um painel MAG feito de lâmpadas.

 

O palco será ornamentado com grandes lustres pendentes. Haverá uma estrutura de círculos montada, com fios de LED azul e espelhos, ao fundo. Nas laterais do palco, na parte de baixo, contaremos com tubos metalizados azuis, com lâmpadas de estilo chama na ponta, de diferentes alturas, criando um acabamento interessante junto com arranjos florais. Para o fechamento lateral, será criada uma cortina com círculos metalizados azuis e ao fundo haverá uma cortina metalizada prata. Ao lado dos degraus, teremos arranjos florais.

 

Premiação Destaques:

 

O Destaques será um convite para embarcar em uma viagem das Maldivas, mesmo para aqueles que não ganharam a passagem de embarque. Nós traremos a viagem até os Destaques nesta noite, pela MAG Airlines.

No nosso foyer, uma esteira de malas, na verdade será um bar onde estarão sendo servidos drinks, cubos aéreos mostrarão a sinalização dos portões, no painel de voos na verdade teremos os nomes dos destaques, entrando e passando de forma criativa, será o painel dos destaques, um set fotográfico também será criado com o avião, teremos como fundo uma paisagem do alto das Maldivas, com nuvens e pássaros na frente em apliques, criando efeito 3D, e a frente e o fundo do avião em mockup. No centro, como em um raio-x, poderemos ver o interior do avião com poltronas, onde os participantes poderão subir no set e sentar-se, tirando uma foto instagramável muito divertida. Um piloto estará na frente do avião como se estivesse pilotando e a hélice ficará girando lentamente. De fundo teremos músicas ambiente, estilo bossa nova, bem como nos aeroportos e avisos de voz com uma locutora feminina.

 

A plenária, no palco, vai remeter ao interior do avião para a viagem do voo para as Maldivas. No telão central será o cockipit, a cabine de comando, de um avião, nas laterais de LED a área interna, onde colocaremos cadeiras remetendo às poltronas, para os destaques se sentarem no palco, como fizemos no ano passado. Ao entrar na sala as recepcionistas vestidas de aeromoças vão indicar o caminho para todos se sentarem.

 

Teremos um piloto no palco dando as boas-vindas aos Destaques e uma cenografia de aeromoças.

 

Galo de Ouro:

 

Para o Galo este ano queremos que os convidados façam um mergulho literalmente naquele que é um dos grandes diferenciais das Maldivas, o seu maravilhoso, transparente e rico mar. E para isso, vamos convidar a todos que nesta noite estarão “A um passo do Paraíso” a darem um passo adiante e se jogarem nas águas desse ambiente paradisíaco, criando assim memórias inesquecíveis.  O tema é baseado na famosa música da Blitz “A dois passos do Paraíso”, uma adaptação que demonstra o quanto eles estão perto dessa grande conquista.

 

Para demonstrar isso visualmente criamos uma identidade visual e conceito de fundo de mar. No KV temos a concha na beira do mar das Maldivas com a pérola dentro dela que demonstra a preciosidade de cara um dos galistas que estão ali.

 

A pérola é considerada um símbolo lunar ligado à água. Trata-se de um elemento raro, puro e precioso. É raro porque é dificilmente encontrado em seu ambiente natural; é puro porque tem a reputação de ser impecável, branco, retirado de uma água lamacenta ou de uma casca grosseira que não altera a sua forma, e é precioso porque tem alto valor de compra.

A pérola nasce, segundo a lenda, por cair uma gota de orvalho na concha, e em várias culturas se sublinha essa atividade celestial relacionada ao embrião de nascimento. Desta forma queremos que o Galo de Ouro represente o nascimento de um momento único, sofisticado e envolvente que ficará marcado para sempre na memória de todos os participantes.

 

Ao chegar, o nosso foyer terá se transformado em um espaço temático que será o primeiro momento que terão a oportunidade de ter contato com o mar das Maldivas. A decoração será em tons azuis, com muitas bolhas e sets fotográficos instagramáveis onde poderão tirar fotos divertidas e viver experiências interativas. Teremos também artistas performáticos vestidos como seres do mar, circulando pelo foyer, tirando fotos e interagindo com todos. Teremos diversos sets fotográficos para que os participantes possam guardar a noite na memória. O set de concha, onde o convidado pode sentar dentro, segurando uma pérola, o set da praia, com as cadeiras, o set do fundo do mar e o do surf.

 

Para a plenária do Galo de Ouro, ao abrir a sala, nossos convidados passarão pelo túnel que leva para o fundo do mar. O central será como passar por dentro de um aquário redondo como os que existem nas Maldivas. Este será feito por meio de telas de LED arredondadas. A sala principal será literalmente como estar mergulhado, com uma cenografia feita de corais e recifes, mesas e decorações que trazem texturas marinhas e balões de hélio que representam as bolhas de oxigênio, cortinas laterais projetadas com animais como peixes, tubarões e arraias nadando livremente, a mesma imagem que teremos no telão. No alto do LED, teremos as cabanas em mockup que recriam os hotéis das Maldivas. É como se alguém tivesse acordado, ido até a beirada da cabana e mergulhado na nossa sala, criando assim a sensação de que estamos em um nível abaixo das praias.

 



 

RETORNO

 

Com este projeto participamos de uma concorrência que buscava encontrar a agência responsável pelo conceito e toda produção e logística do MAGNEXT 2024. Nos detacamos frente grandes concorrentes do mercado e fomos a agência ganhadora do processo.



Nossa expectativa é que com este projeto, nossa experiência e trabalho, o evento tenha um alto nível de satisfação do público envolvido. Já realizamos o evento de 2023 neste mesmo espaço, e por isso, sabemos quais seus pontos altos e baixos, o que facilita o bom andamento do trabalho.

 

Dados Gerais:



Recebemos o briefing 05 meses antes do evento e serão necessárias várias reuniões de alinhamento sobre todos os detalhes do projeto.



Durante o tempo de execução do projeto, tiremos 2 projetistas, 2 cenógrafo3. Além de 2 atendimentos da Alternativa F e 3 assistentes de produção.



A equipe completa será formada por mais de 300 profissionais, entre todos os fornecedores, fotógrafo, montadores, eletricistas, garçons, técnicos de som e luz.



A equipe da Alternativa  será composta por 30 profissionais.