Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Fides 2023

Candidato: Alternativa F
Cliente: CNseg
Segmento: Eventos
Categoria: Projeto Futuro de Evento Associativo

O Cliente:

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg é uma associação civil, com atuação em todo o território nacional, que congrega as Federações que representam as empresas integrantes dos segmentos de Seguros, Previdência Privada Complementar Aberta e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.
 
A CNseg é constituída por uma Assembleia Geral, um Conselho Diretor, um Conselho de Gestão, um Diretor Presidente, um Conselho Fiscal, um Conselho Consultivo e Conselho Ética.Enquanto a Assembleia Geral, o Conselho Diretor, o Conselho de Gestão e o Conselho Fiscal são órgãos dirigentes da CNseg, o Conselho Consultivo e o Conselho Ética são órgãos consultivos da entidade.No âmbito interno, a CNseg conta ainda com o suporte de três Comitês que auxiliam as atividades da entidade, permitindo maior integração entre os executivos da Confederação.

O Evento:
 
A Conferência Hemisférica de Seguros – FIDES consolidou-se como a principal plataforma de conteúdo e de relacionamento da indústria de seguros nas Américas e Península Ibérica. O encontro é organizado a cada dois anos pela Federação Interamericana de Empresas de Seguros, entidade sem fins lucrativos que agrega atualmente as associações de seguros privados de vinte países membros, tendo a CNSEG entre as entidades fundadoras e representantes do Brasil.
Na FIDES Rio 2023 você terá a oportunidade de ficar frente a frente com lideranças empresariais globais, executivos, formadores de opinião e autoridades, conhecer as tendências e transformações do mercado segurador, além de explorar uma ampla agenda de negócios e atividades esportivas.
 
 

Vídeo

Galeria de Fotos

O que precisa ser feito?



A Conferência Hemisférica de Seguros da Federação Interamericana de Empresas de

Seguros – FIDES é o maior evento do mercado segurador para as Américas e Península

Ibérica. Sua primeira edição foi realizada em Nova York, nos Estados Unidos, em 1946.

Em 2023, o Brasil, representado pelo Rio de Janeiro, terá a honra de sediar a (XXXVIII)

Conferência pela terceira vez, já que recebeu a V Conferência em 1954, e a XVII

Conferência, em 1979, as duas edições também realizadas no Rio. O evento é

organizado a partir de três frentes: enfoque acadêmico, que deve apresentar temas da

atualidade sobre a economia mundial e latino-americana e sobre as atividades de

seguros e resseguros; rodada de negócios, uma facilitação para reuniões bilaterais

com o objetivo de promover os contatos entre os representantes das empresas de

seguros para realização de negócios; e EXPOFIDES, exposição das principais empresas

de serviços da América Latina e do mundo a fim de dar conhecimento novos produtos

e serviços. Os temas que serão abrangidos pelo enfoque acadêmico serão definidos e

divulgados oportunamente.



Necessidades:


  • Plenária principal com capacidade para 600 pax para solenidade de abertura.

  • Plenária dividida em salas simultâneas (Duas) no período da tarde para eventos

  • distintos.

  • Área de Relacionamento para networking e coffee breaks.

  • Almoço para 1.500 pax.

  • Coquetel para 1.500 pax com apresentação cultural.

  • Jantar de Gala para 1.500 pax em outro local com apresentação musical.

  • Palestras ao vivo e/ou gravadas com apresentações/vídeos.

  • Palestrantes e participantes nacionais e estrangeiros.

  • Idiomas do Evento: português, espanhol e inglês (para todas as artes/arquivos).

  • Atividade Sociais para acompanhantes (para conhecimento).


COMUNICAÇÃO

Prever:

  • Plano de comunicação visual digital:

  • Identidade Visual (Logotipo e Imagem Conceito)

  • Hotsite

  • Projeto Cenográfico

  • Planta Baixa

  • Diagramações conforme detalhes descritos no item: Materiais Gráficos e Outros

  • Campanha de Divulgação: Projeto opcional que deverá ser orçado separadamente

  • O deverá conter:

  • Mídia digital - Campanha/posts de divulgação envolvendo todos os canais da

  • CNseg - Linkedin, Instagram, Youtube, E-mail Marketing, Banners em site.

  • Cronograma de divulgação/entrega e sugestão de conteúdos por público

  • (participantes, patrocinadores etc.).

  • Especificar estratégia de impulsionamento nas redes.

  • Propostas de interação e engajamento.


DESAFIOS E SOLUÇÕES

 

O grande desafio deste evento será a realização de tantas etapas de produção e diversos fornecedores simultaneamente. Para isso, contaremos com uma ampla e bem-preparada equipe, capaz de solucionar problemas e lidar com todas as situações que um evento de grande porte pode ocasionar.

 

CONTEÚDO



Durante quase 1 ano foi feito um trabalho a 4 mãos com a Fides de desenvolvimento do projeto, Além da identidade visual e criação de toda a cenografia, cuidamos também da organização do evento, fechamento do conteúdo e palestras, divulgação, captação de inscrições, patrocinadores e expositores. Abaixo segue o que foi fechado até o momento desta inscrição.



KEYNOTE SPEAKERS:

·LUIS ALBERTO MORENOEx-presidente Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

·PAUL KRUGMANPrêmio Nobel de Economia (2008)

 

DEBATEDORES:

·ALESSANDRO SERAFIN OCTAVIANI LUIS(Superintendente, SUSEP)

·ANDRÉ MEDICI (Diretor Executivo, Universal Health Monitor)

·ANDRES NAVAS (Regional Product Leader, Financial Lines (AIG Fac desk)

·ANDRESSA GUARANA(Band News)

·BARBARA BUCHNERGlobal Managing Director – Climate Policy Initiative

·CLARISSE KOPFF (Membro do Conselho de Administração, Munich Re)

·DANIEL CASTILLO (Vice-Presidente Executivo, IRB (Re)

·DAVID COLMENARES (Regional Managing Director. Latin America, Allianz Commercial LATAM)

·DAVID LEGHER (CEO Latam, Prudential)

·GERALD GLOMBICKI (Diretor Senior, Fitch Ratings)

·HILARIO ITRIAGO (Presidente, BOXX Insurance USA)

·ISABELLE SANTENAC (Global Insurance Leader, EY)

·IVAN LUIZ GONTIJO JR. (Presidente, Grupo Bradesco Seguros)

·JEREMY GOODMAN (President for Reinsurance Solutions, Aon)

·JORGE VIANA (Presidente, APEX)

·KASPAR MUELLER (President of Reinsurance in Latin America, Swiss Re)

·LUCINDA PINTO(Editora Executiva, InfoMoney)

·RAJAT SHARMA (Chief Revenue Officer, eBaotech)

·RAQUEL BALARIN (Diretora de Redação, Infomoney)

·RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA(Ministro, STJ)

·ROBERTO SANTOS (CEO, Porto)

·SHAUHIN TALESH (Pesquisador Associado, FGV II SR)

·SHEILA MAGALHAES (Diretora de Redação, Band News) 



Patrocinadores:

Na categoria Diamante: BB Seguros,  IRB (RE) e Munich RE

Na categoria Platinum: Allianz, AON e Tokio Marine Seguradora

Na categoria Ouro: [B]³, Prudential e Sergio Bermudes Advogados

Na categoria Prata: Basilio Advogados, Howden e Mattos Filho

 

Além de diversos patrocinadores para a EXPOFIDES, apoiadores institucionais e Media Partners.

 

Essas abaixo foram algumas das ações desenvolvidas pela agência.



Pré evento:

Site:

No site do evento foram fornecidas todas as informações institucionais, além de diversos conteúdos sobre o Brasil e o Rio de Janeiro, facilitando a compreensão para os turistas que participarão do evento.

 

App:

Foi criado um app do evento que também será uma ferramenta para auxiliar e facilitar a vida de todos os participantes da FIDES RIO 2023, com diversas informações atualizadas sobre tudo que estará acontecendo no evento, palestrantes, datas e horários, além de locais.

 

Para contar com informações completas do evento e divulgar informações como, por exemplo, infos gerais, programação, palestrantes, patrocinadores e mapa do evento, teremos um hotsite bem completo e intuitivo, além de um APP exclusivo que também contará com interatividades como Perguntas na Plenária, Fale Conosco e Avaliação do Evento, que estará preparado para Android e versões antigas e novas de iphones e iPads.

 

O Evento:

 

A CHEGADA


Ao chegar na entrada oficial do Windsor Convention & Expo Center, o participante já se sentirá parte do nosso evento, teremos um pórtico multilíngues dando as boas-vindas para todos e um grande logo em letra caixa criativa do Fides Rio 2023. A ideia é que os participantes o utilizem para fotos que deverão ser divulgadas nas redes sociais com a hashtag do evento, aumento a divulgação e o boca a boca de forma natural e exponencial.

 

RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO

 

Ao entrar no centro de convenções, no térreo do espaço, o participante encontrará no espaço, de forma bem-organizada, o espaço de credenciamento dividido pelos pontos de atendimento para os públicos diferentes. Também, com total praticidade, logo ao lado teremos um amplo guarda-volumes que também poderá ser utilizado para a retirada de welcome kits e materiais do evento. E para finalizar, na porta de entrada da EXPOFIDES teremos um espaço de auto credenciamento que oferecerá 06 totens eletrônicos para o público.

 

WELCOME KIT

Ao entrar no centro de convenções, no térreo do espaço, o participante encontrará no espaço, de forma bemorganizada, o espaço de credenciamento dividido pelos pontos de atendimento para os públicos diferentes. Também, com total praticidade, logo ao lado teremos um amplo guarda-volumes que também poderá ser utilizado para a retirada de welcome kits e materiais do evento. E para finalizar, na porta de entrada da EXPOFIDES teremos um espaço de auto credenciamento que oferecerá 06 totens eletrônicos para o público.

 

EXPOFIDES

Ao entrar no centro de convenções, no térreo do espaço, o participante encontrará no espaço, de forma bem-organizada, o espaço de credenciamento dividido pelos pontos de atendimento para os públicos diferentes. Também, com total praticidade, logo ao lado teremos um amplo guarda-volumes que também poderá ser utilizado para a retirada de welcome kits e materiais do evento. E para finalizar, na porta de entrada da EXPOFIDES teremos um espaço de auto credenciamento que oferecerá 06 totens eletrônicos para o público.

 

OPÇÕES DE ESTANDES

Criamos algumas opções de layout para a cota dos estandes que em nossa planta baixa tem metragem de 3x3m. Os estandes podem ter montagem básica de octanorme, mas também podem ser um pouco melhor elaborados com construção, demonstramos a seguir as ideias de design.

 

OPÇÕES DE SUÍTES

Criamos algumas opções de layout para a cota das suítes que em nossa planta baixa tem metragem de 6x3m. As suítes podem ter montagem básica de octanorme, mas também podem ser um pouco melhor elaboradas com construção, demonstramos a seguir as ideias de design. Todas foram estruturadas para receber uma mesa de reuniões de 4 lugares e um lounge.

 

OPÇÕES DE CAFÉ

Criamos algumas opções de layout para a cota do café com metragem média de 6x6m. Nos inspiramos num formato estilo Starbucks e que fique bem centralizado na feira para dar mais ênfase ao patrocinador.

 

OPÇÃO ESPECIAL DE ESTÚDIO

Para os estúdios que serão estruturados dentro das salas do hotel, criamos uma opção especial e personalizada que pode ser oferecida como upgrade de patrocínio. Nela incluímos: backdrop personalizado com TV, mesa de reuniões especial, lounge e vegetação.

 

PLENÁRIA

 

A plenária será um ambiente moderno e diferenciado, no 3º andar, onde teremos espaço para 600 participantes em auditório. O palco terá um módulo central com local de púlpito e mesa diretora, com fundo que contará com moderna cenografia que deriva da prancha conceito e sua identidade visual, além de painel de LED redondo. Nas laterais teremos uma continuação do módulo central, cada uma com fundo formado por grande painel de LED.

 

Este palco possui uma divisória e dois módulos de piso móveis que podem ser retirados, transformando as áreas laterais, com o fechamento de divisórias das salas, em dois palcos diferentes e que podem funcionar simultaneamente. Desta forma poderemos transformar em duas salas paralelas para 300 participantes cada. Ou até mesmo em 3, se necessário, com a central sendo utilizada para público menor. Nesse palco é possível colocar um formato de poltronas para 6 palestrantes ou mais. Na plenária teremos espaço também para duas house mix, cabines de transmissão simultânea e espaço para jornalistas.

 

ALMOÇO

No subsolo, nas Salas Américas, ficará o nosso espaço de alimentação que funcionará no formato tradicional de buffet com réchauds. Teremos mesas e cadeiras para 1.200 participantes, controle de acesso, praticável para speech, cenografia e sinalização com identificação dos patrocinadores.

 

COQUETEL

Sugerimos que o coquetel de abertura aconteça no ambiente da feira para que possamos dar mais destaque aos patrocinadores. Com isso, usaremos o palco já montado para a apresentação de uma atração cultural e os espaços livres para montarmos bistrôs com banquetas e decoração.

 

JANTAR DE GALA – Vivo Rio

O Jantar de Gala, assim como nosso evento, terá inspiração no Rio de Janeiro. Porém será uma noite baseada nas belezas naturais da cidade e a alegria do seu povo. Dessa forma terá um tema “Neon Nature”, que misturará muita vegetação chique com cores fortes e marcantes. Na chegada teremos um pórtico onde o convidado já vai iniciar o seu mergulho nesse ambiente incrível. No foyer, recepcionistas darão as boas-vindas e todos poderão espalhar a alegria em sets fotográficos instagramáveis. Ao passar pelo túnel de acesso chegarão ao salão principal com um palco bem moderno que receberá grandes atrações durante a noite. A atração musical da noite será o grupo Sambô.

 



ATIVIDADES PARA OS FAMILIARES

Foram selecionados vários pontos turísticos da cidade:

Tour pelas praias

Forte de Copacabana

Pão de Acúcar

Monumento do Aterro do Flamengo

AquaRio



Jardim Botânico

Corcovado

Catedral

Museu do Amanhã

CONCORRÊNCIA



A agência foi convidada para participar de uma concorrência com 5 outras empresas.Depois de visitas técnicas e o trabalho por cerca de um mês da equipe de produção e criação, entregamos um projeto completo com um conceito visual e identidade para o evento, planejamento de comunicação e divulgação, toda a ideia de cenografia e propostas de atividades.Ao final das etapas eliminatórias fomos escolhidas como a agência oficial da Fides Rio 2023. Nossa expectativa é que o evento tenha um alto nível de satisfação do público envolvido e que se torne em uma referência de entrega de qualidade dentro todas as edições desse evento tão tradicional.



Site: https://fidesrio2023.com.br/

 

Dados Gerais:



Recebemos o briefing 12 meses antes do evento e já foram realizadas mais de 30 reuniões de alinhamento sobre todos os detalhes do projeto. Além de diversas visitas técnicas ao lado dos fornecedores.



Durante o tempo de execução do projeto, contamos com 2 projetistas, 2 empresas de cenografia, além de 4 atendimentos exclusivos da Alternativa F e 6 produtores.



A equipe completa será formada por mais de 300 profissionais, entre fotógrafo, montadores, eletricistas, garçons, técnicos de som e luz.



A equipe da Alternativa F estava composta por 40 pessoas, sendo 2 Diretores de Atendimento, 4 Coordenadores Gerais do Projeto e 34 Produtores.