O eFestival é uma plataforma digital que, desde sua criação em 2001, revela os novos talentos da música brasileira. Em suas edições, principalmente nas mais recentes durante a pandemia de COVID-19, o projeto destacou-se no mercado cultural, de cultura e entretenimento, pelo fato de ser um projeto praticamente 100% digital, tendo somente os shows de premiação ao vivo. Todas as etapas prévias à premiação são digitais.
Este projeto nunca foi tão atual apesar dos seus 20 anos de história!
O site do festival www.efestival.com.br é o principal canal de comunicação entre os participantes, o público e a organização do eFestival. É nesta plataforma digital onde os artistas obtém informações sobre o projeto (regulamento, etapas, datas, premiações, perguntas e respostas), fazem suas inscrições inserindo seus dados pessoais e dados sobre a obra inscrita, além do upload do(s) vídeo(s) onde demonstra suas habilidades vocais ou instrumentais, dependendo da categoria escolhida para inscrição.
É através desta mesma plataforma digital que a organização e os curadores do projeto, com seus logins pessoais e particulares, têm acesso à área restrita, na qual analisam se todos os materiais cumprem os requisitos necessários para inscrição conforme o regulamento (checagem feita pela equipe organizadora), bem como os materiais em vídeo enviados pelos inscritos (checagem feita pelos curadores do projeto). Neste ambiente, os curadores inserem suas observações e comentários sobre cada performance, além das notas com as quais são definidos os finalistas de cada categoria que seguem para a votação popular.
A votação popular é mais uma etapa que também acontece dentro da plataforma digital do projeto, na qual cada pessoa física pode votar quantas vezes quiser em seu artista favorito, lembrando que a plataforma possui uma ferramenta para bloqueio de votações robotizadas.
A divulgação dos nomes dos artistas vencedores, dos artistas consagrados com quem os vencedores se apresentam nos shows de premiação, além de data e local dos shows, são todos divulgados na plataforma digital www.efestival.com.br onde também constam a marca do patrocinador master SulAmérica, dos media partners e apoiadores do projeto.
Através de um estudo da equipe organizadora e um investimento significativo em campanhas de mídia estratégica e campanhas geolocalizadas, foi possível atingir um resultado em inscrições de artistas de todos os estados brasileiros e de diversas cidades. Isso ampliou a capilaridade do projeto e consequentemente a diversidade de participantes, fortalecendo a presença de artistas de todas as regiões do Brasil no projeto.
ETAPAS DO PROJETO
1ª etapa: inscrições
A primeira fase do projeto ocorreu de 17 de janeiro a 7 de maio de 2022. Os novos talentos acessaram o site www.efestival.com.br para entender o projeto, assistir ao tutorial passo a passo para inscrição, revisar e aceitar o regulamento detalhado e realizar suas inscrições nas categorias disponíveis. Tudo isso dentro da plataforma digital do eFestival.
No ano de 2022, o projeto aceitou inscrições de artistas solo e bandas com até 5 membros, com músicas nacionais ou internacionais, desde que tivessem mais de 16 anos, fossem brasileiros natos ou naturalizados, e/ou estrangeiros residentes no Brasil por pelo menos 2 anos.
Blitzes: com o intuito de ampliar a divulgação e atrair mais talentos para se inscreverem, foram realizadas blitzes musicais nas ruas de São Paulo com os Irmãos Woiski, vencedores do eFestival Instrumental 2021. Essa é uma das ações que demonstra a importância do projeto na vida dos novos talentos revelados em edições anteriores.
As apresentações aconteceram em 3 locais diferentes na cidade, distribuindo adesivos e palhetas do eFestival para o público presente.
Foram mais de 10.000 inscrições ao longo de 4 meses divididos entre as categorias Canção e Instrumental.
PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
Idade mínima: 16 anos
Artistas solo ou bandas com até 5 membros
Brasileiros e/ou estrangeiros residentes no Brasil por pelo menos 2 anos
Inscrição de no mínimo uma música, sem limites de músicas por participante
Artista independente sem contratos de distribuição por gravadora
Envio de faixa musical via YouTube com todos os integrantes da banda visíveis
2ª etapa: seleção e digital coaching tips
A segunda etapa ocorreu de 8 de maio a 9 de junho de 2022. Durante esta fase, todas as músicas inscritas na plataforma digital passaram por uma seleção rigorosa. O comitê seletivo, composto pelos curadores e a banca julgadora do projeto, analisou, dentro da área restrita da plataforma digital, os materiais recebidos ao longo do período de inscrições e selecionou as melhores performances.
Ao longo do mês de seleção, os curadores tiveram seu primeiro contato com os novos talentos, ao enviarem através da plataforma digital, Digital Coaching Tips a todos os participantes do eFestival. Essas “tips” consistiam em dicas valiosas para melhorar a performance e a técnica musical dos artistas.
Com base nas notas e observações inseridas pelo comitê seletivo pós análise de todos os materiais enviados pelos inscritos através da plataforma digital, foram escolhidos até 10 finalistas por categoria, tanto para Canção quanto para Instrumental, com base nos critérios estabelecidos no regulamento: criatividade, originalidade, harmonização, interpretação e voz (no caso do eFestival Canção), além da performance.
Os finalistas foram anunciados em 9 de junho no site do projeto.
3ª etapa: votação popular
Após o anúncio dos finalistas, a votação popular aconteceu dentro da plataforma digital, onde o público escolheu os vencedores do eFestival 2022.
Os finalistas, por sua vez, promoveram suas músicas e engajaram seus fãs nas redes sociais a fim de conquistar votos do público. A votação popular aconteceu de 10 de junho a 10 de julho de 2022.
Nesta etapa, os curadores se reuniram com os finalistas para um bate-papo, estreitando o relacionamento entre os participantes do concurso.
A votação popular alcançou um total de 413.922 votos na 3ª etapa, sendo a maior votação na história do eFestival. As votações requeriam nome completo e e-mail para autenticação.
4ª etapa: premiação
A quarta etapa começou com a divulgação dos vencedores do eFestival Canção e eFestival Instrumental em 18 de julho de 2022.
Os artistas vencedores foram premiados com dinheiro, gravação de um single, coaching online exclusivo com os curadores, e a oportunidade de se apresentar ao lado de artistas consagrados no encerramento do festival. Os 2ºs e 3ºs colocados também receberam coaching online exclusivo e premiação em dinheiro.
As gravações dos singles foram acompanhadas pelo curador Ruriá Duprat, visando o melhor resultado final.
A plataforma digital do projeto, além de centralizar as inscrições, também foi fundamental para a divulgação, votação dos finalistas e anúncio dos shows de encerramento.
Shows de premiação
O show de premiação do eFestival Canção foi realizado no dia 7 de agosto de 2022 na plateia externa do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, onde os vencedores Maly, Renáthaly e banda Próximos Capítulos dividiram o palco com Beto Lee, filho da eterna rainha do rock brasileiro, Rita Lee com seu projeto CeLEEbration.
Já os shows de premiação dos vencedores do eFestival Instrumental, André Repizo e Stefano Rossi, aconteceram também no dia 7 de agosto de 2022 na plateia externa do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, desta vez com o renomado guitarrista Andreas Kisser e banda, além da Orquestra Jazz Sinfônica com participação especial de Renato Borghetti.
No dia 11 de agosto foi a vez do público de Porto Alegre assistir ao show de premiação eFestival Instrumental, onde André Repizo dividiu o palco do Auditório Araújo Vianna com Andreas Kisser e banda, além da Orquestra da ULBRA com participação especial de Renato Borghetti.
Esses shows foram realizados após a vacinação da maioria da população brasileira e a redução dos casos graves de COVID-19.