Ficha Técnica do Evento:
Evento: RD Summit 2022
Tema: Marketing, Vendas e Inovação
Número de Participantes: 10.115
Local: Centrosul - Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro - Florianópolis - SC
Data: 26/10/22 à 28/10/22
Periodicidade: anual
Abrangência: América Latina
Atividades Paralelas: Show e atrações durante todos os dias do evento, espaço Network para público B2B e B2C, ativação de marca, área gastronômica, expositores, palestras.
Entidade Promotora:
A RD Station é líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil. Por meio de sua plataforma de automação de marketing e vendas, e divisão de conteúdo, mídia e educação, a empresa empodera heróis e heroínas que fazem a economia crescer. Atualmente, a empresa possui 45.000 clientes em mais de 40 países. Com seus 900 funcionários em toda a América Latina, é reconhecida pelo ranking Great Place to Work como uma das melhores para se trabalhar no Brasil em Diversidade, Equidade e Inclusão.
Conceito do Evento:
É o principal evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina. Em sua 8ª edição, o evento é realizado pela RD Station, líder em soluções de tecnologia para Marketing Digital e Vendas no Brasil. Uma empresa do Grupo TOTVS, uma das maiores tech companies do mundo. Uma combinação perfeita entre negócios, educação e entretenimento, o evento é o ponto de encontro oficial das maiores marcas e referências do ecossistema.
Descritivo do Serviço Realizado:
Reúne mais de 10 mil dos melhores profissionais em Marketing, Vendas e Inovação, de todos os estados brasileiros. Mais de 60% são lideranças, o que potencializa a geração de negócios e aprimoramento da gestão estratégica. Ao mesmo tempo, o RD Summit capacita analistas de diversos segmentos com as mais avançadas técnicas e tendências. Reunimos, em 9 trilhas temáticas, os principais assuntos atualmente em negócios.
Descritivo da Yazo:
Com mais de 2.500 apps publicados, a Yazo é a maior startup de app para eventos da América Latina. Fornecendo soluções para aumentar o engajamento do público, centralizar a comunicação do evento e gerar mais oportunidades de negócios, por meio da tecnologia e de um time comprometido com o sucesso do cliente.
Além do RD Summit, o portfólio da Yazo abrange outros grandes clientes como Coca-Cola, Ipiranga, TOTVS, VTEX, RD Summit, RX, Sebrae e XP, não somente como fornecedora de aplicativos, mas também de coletores de leads e plataformas de transmissão.
Briefing do Cliente
Por existir uma parceria de vários anos entre Sympla e RD Station, as demandas do RD Summit eram bem conhecidas. O RD Summit tem uma dinâmica de credenciamento complexa, com múltiplas credenciais, múltiplos kits divididos por ingresso, gestão de tickets feita em dois eventos paralelos dentro da Sympla (evento para agências parceiras - evento para público em geral), um grande número de participantes simultâneos na do credenciamento bastante centralizado na hora que antecede a abertura do evento (um público muito comprometido, que chega sempre cedo e quer entrar para ver a primeira palestra, além do risco de chuva comum em Florianópolis em novembro.
Desafios Observados
Por já havermos executado o evento em outros anos, já conhecemos a estrutura do centro de convenções de Florianópolis e sabemos das limitações de espaço. Durante os anos anteriores fomos sempre obrigados a trabalhar com 40 metros de balcão em média, e com todos os balcões em “L” para melhor aproveitamento do espaço, o que compromete bastante o fluxo de entrada.
Além disso o histórico de alta demanda de participantes para o credenciamento na última hora antes da abertura do evento, nos impunha o desafio de aumentar o pré credenciamento sem perder a segurança do processo e levando em consideração que 80% dos participantes são de fora de Florianópolis e chegam na véspera ou mesmo no dia da abertura do evento.
Por último, a complexidade das variáveis no grid de ingressos, e as várias páginas de venda criadas na Sympla também são um fator a ser analisado. Como o RD Summit possui diversos públicos a organização opta por criar "vários eventos” na plataforma da Sympla para divulgação para bases diferentes. Essa estratégia evita grids confusos e deixa a base mais segmentada para a comunicação. No entanto essa multiplicidade de bases sempre foi um complicador da operação, que quando consolidada em um único evento perdia a sincronia com a venda online das diversas páginas, e se administrada em paralelo obrigava que os computadores do credenciamento ficassem logados em múltiplas páginas de gestão, dificultando muito o trabalho dos operadores. Em 2019 foram 3 páginas de venda (Público + Agências Parceiras + Clientes) e em 2022 foram 4 páginas de venda (Público + Agências Parceiras + Clientes).
Sobre o Aplicativo Yazo
O aplicativo foi desenvolvido para atender os objetivos tanto dos participantes, que vão ao RD Summit à procura de entretenimento, networking e aprendizado, quanto os patrocinadores que buscam um Retorno sobre o Investimento (ROI) positivo, visibilidade para a sua marca e geração de negócios.
A Yazo foi ao encontro desses objetivos, priorizando a experiência do participante e entregando mais resultados aos patrocinadores. O aplicativo se tornou a rede social do RD Summit, nele, os participantes puderam se conectar com outras pessoas e marcas, enviando solicitações de amizade pelo seu perfil e conversando pelo chat. Além disso, o público teve uma experiência personalizada acessando a agenda completa e os patrocinadores do evento e montando a sua própria lista de preferências.
Com a estratégia de gamificação, o app transformou o evento em um grande game, no qual os participantes eram recompensados conforme a sua visita aos estandes dos patrocinadores, fazendo seu check-in, e a sua interação dentro do aplicativo, por exemplo: a cada interação feita, os patrocinadores, automaticamente, coletavam o lead do participante, com a segurança garantida pela LGPD.
Na versão para expositores o app também proporcionou a captura de lead manual facilitada e eficiente: por meio da leitura do QR Code do crachá dos participantes, o expositor capturava o lead e, no mesmo momento, avaliava a sua temperatura do lead e adicionava comentários importantes para trabalhar esse relacionamento pós-evento.