Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Mundo Pixar

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Candidato: Solution/Off
Cliente: The Walt Disney Company (Brasil)
Segmento: Serviços
Categoria: Operação e Produção de Eventos

Em plena pandemia, no final de 2020, com mais de 90% do mercado de live marketing retraído, nasce uma nova martech, a SolutiOn/Off, que em menos de 50 dias, já estava atendendo grandes marcas como: Totvs, Zeno/Avon, Mercado Livre, Ibajud – Instituto Brasileiro de Insolvência, Les Bains, Joma, Uhlsport, Atlantica Hospitality Internacional, CIP/Nuclea, GIFE e Disney. 
                                           
Para a edição do Prêmio Caio 2023 a SolutiOnOff traz como destaque a criação, execução e organização do maior evento em extensão já realizado pela da Disney-Pixar no mundo:  MUNDO PIXAR. 
                                                                                           
No MUNDO PIXAR a magia está em cada detalhe e, muito além de visitantes, as pessoas são convidadas de honra para realizar uma viagem por dentro de suas histórias favoritas.

Nesse contexto, a experiência sobre o “Jeito Disney” é a principal bagagem levada à exposição. Além da visão estratégica por trás da magia, os conteúdos são apresentados como uma homenagem ao público pela relação afetiva que possuem com as franquias da Disney-Pixar

Inovação, criatividade, tecnologia e soluções customizadas são, sem dúvida, grandes diferenciais que a SolutiOnOff trouxe para a exposição.

Vídeo

Em maio de 2021, a Disney convidou a agência para participar de uma concorrência que consistia em criar um evento proprietário da marca com o objetivo de apresentar,  em grande exposição, alguns conteúdos e franquias do Studio Pixar, com cenografia, tecnologia e atividades que encantassem todos os visitantes.



Além desses requisitos a experiência deveria ser inclusiva, superar as expectativas pela organização, atendimento e qualidade de serviços.



As franquia que deveriam ser trabalhadas: Up - Altas aventuras; Monstros S/A; Toy Story; Carros; Divertida Mente; Os Incríveis; Ratatouille; Soul, Lightyear e Procurando Nemo.



Foi solicitado em briefing que houvesse destaque para o personagem ícone da marca, o Luxor Jr, além de uma sala para apresentação de um compilado de conteúdos e personagens da Pixar.



Como base, a agência seguiu os ensinamentos do próprio  Walt Disney: 

Arrisque-se! Não faça loucuras, mas ouse na hora de empreender”.



E foi feito! A agencia inovou, foi criativa e se vestiu com uma boa dose de coragem. E, propôs para a Disney a montagem do maior evento em extensão, da Pixar, já realizado no mundo e ainda, a primeira promoção da marca desta proporção, na América Latina.



Seguindo todos os desejos principais e ousando na criatividade, a agencia foi a vencedora da concorrência, apresentando a criação do MUNDO PIXAR, uma exposição que convida o público para "uma viagem por dentro das suas histórias favoritas

Após ganhar a concorrência, a SolutiOnOff se torna oficialmente a Agência Licenciada para a execução e organizadora deste projeto, tanto que em 2023 já está realizando a segunda edição no Rio de Janeiro e a terceira edição em Porto Alegre, além de ser contratada para transferir a expertise de toda a operação para a Disney Internacional, que fará uma montagem da edição 1, realizada em 2022 em São Paulo, no México e na Espanha.



O sucesso não foi apenas na parte de montagem e cenografia, foi em todo o seu planejamento, organização e operação. Da montagem, segurança, atendimento, escolha de fornecedores e operação como um todo, tudo trouxe impresso o DNA da SolutiOnOff. 



A agência se orgulha de poder gerir um projeto que deu oportunidade para mais de 800 profissionais da área trabalharem diretamente no planejamento, criação, produção, operação e  montagem do evento, expandindo isso para quase 2.000 profissionais envolvidos indiretamente, não podemos esquecer a importância disso após viver anteriormente 2 anos muitos difíceis para o setor de eventos no Brasil, por conta do COVID-19.



O trabalho, da concorrência até a estreia da exposição, se desenvolveu em13 meses. Só na montagem foram 30 dias.



Antes da abertura a agencia ainda realizou 3 eventos de pré estreia para públicos diferente, sendo que em um deles foi oferecido um Brunch no Applebee's. A soma de convidados para os eventos chega a 2.000 pessoas confirmadas. A SolutiOnOff cuidou do RSVP.



 E como planejou-se a operação e organização da exposição?



Com mais de 200 pessoas trabalhando diariamente, a organização funcionou com escalada de equipes. Com uma equipe para os finais de semana e rodizio aos finais de semana.



As 7h a equipe de brigadistas, e seguranças já está completa (2 turnos).

A ambulância no local.

As 7h30 a equipe de ceno já está no local verificando tudo e acertando qualquer detalhe que possa precisar de reparos. E, permanece no local até a última sessão.

As 8h00 entra a equipe de limpeza (2 turnos).

Equipe de som, luz e projeção começam as 8h30 com tudo ligado e funcionando.

A equipe de monitores e supervisores, começa a as 9h00, assim como os coordenadores de produção (2 turnos).

O espaço abre as 9:30h.



A SolutionOff pensou em tudo: no espaço foi montado um refeitório equipado com geladeira, microondas, mesas e cadeiras. Lounge para descanso. Sala de produção, sala de reunião, sala da cenografia, sala para equipe de elétrica. Quatro (4) depósitos para uso dos patrocinadores e 1 para a produção do evento.

2 house mix/técnica.



A exposição funciona das 10h às 20h50, de terça a quinta-feira; e das 10h às 22h50, sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, fechando às segundas-feiras. Venda de ingressos online ou na bilheteria do evento.



Lá dentro, a experiência ocorre em grupos que saem de 10 em 10 minutos, começando pelo túnel da Pixar logo no início. Dessa forma, é garantido que o fluxo de pessoas siga  tranquilo ao longo do passeio, o que ajuda bastante na experiência.



Não houve venda na bilheteria do evento pois inaugurou com SOUD OUT.

Para a agencia o principal resultado foi o de ter conseguido encantar a Disney e a Pixar com o projeto Mundo Pixar e ser oficialmente a agência licenciada para a execução e organizadora deste.

 

Na sequência disso, ter tido a oportunidade de após 2 anos muitos difíceis para o setor de eventos no Brasil, por conta do COVID-19,  poder gerir um projeto que deu oportunidade para mais de 800 profissionais da área trabalharem diretamente no planejamento, criação, produção, operação e  montagem do evento, expandindo isso para quase 2.000 profissionais envolvidos indiretamente.



E, cientes da importância do fato, a Disney, concordou com a ideia da agência valorizar toda a equipe por trás do projeto, permitindo a inclusão no espaço de um painel com os nomes de todas as empresas, fornecedores e profissionais envolvidos na produção do Mundo Pixar. O gesto tem uma simbologia importante por ser iniciativa inédita que surge no primeiro mega projeto da agência.



Ao crescer o evento em extensão, por ter saído da ideia de estrutura existente para eventos, o Mundo Pixar se transforma no maior evento em extensão da Disney-Pixar no mundo e, ainda, a primeira promoção da marca desta proporção na América Latina.

 

O projeto atraiu marcas patrocinadoras: Bradesco e Next; J&J; VW; Mercado Livre; Radio Disney; Disney+; Parks Disney e Azul Linhas Aéreas.



No final de maio de 2022, a Disney anunciou em coletiva o Mundo Pixar, o que foi motivo de muitos posts nas redes sociais e canais de informação. No Google existiram na época aproximadamente 106.000.000 resultados para o tema. Resultado: assim que os ingressos foram colocados à venda, em menos de 7 dias, foi preciso anunciar SOUD OUT.

Pode-se considerar um real Sucesso de Bilheteria.

A divulgação espontânea do evento através da #mundopixar, está no Instagram com mais de 24,9 mil publicações.



A procura no google por informações e notícias do Mundo Pixar soma aproximadamente 12.400.000 em resultados.



As vendas estimadas para os produtos da Loja superaram as expectativas que no meio de setembro: faltando ainda 40 dias para termino do evento, tinham ultrapassado todas as metas em mais de 80% das previsões geradas para o período todo.



No espaço Marco Zero tivemos uma média de interação de 145.000 pessoas por mês. Até o final do evento alcançamos 435.000 pessoas, não pagantes, que visitaram a área de patrocínio e a loja, além dos pagantes que ao todo somaram 747.180 pessoas.



ESTUDO QUANTITATIVO – EXIT POLLS encomendado pela Disney indicou que 

MUNDO PIXAR PODE SER CONSIDERADA SUCESSO PELA MAIORIA, PRINCIPALMENTE ENTRE JOVENS ADULTOS. Superando ou atendendo expectativas de 87%, com satisfação nota 10 para 55%. Os consumidores descreveram o evento como Incrível, Emocionante e Mágico.



Em dezembro de 2022, o Mundo Pixar recebeu 13 (treze) prêmios Internacionais, no FIP Festival, e 2 (dois) Prêmios Caio, na Categoria Evento Futuro.



Em 2023 o Mundo Pixar vira um evento/exposição itinerante acontecendo de junho a setembro de 2023 no Rio de Janeiro e de outubro de 2023  a janeiro de 2024 em Porto Alegre.