Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Estande Fendt Agrishow 2023

Candidato: D'Lima Eventos
Cliente: Fendt
Segmento: Serviços
Categoria: Operação e Produção de Eventos

D’Lima Eventos

Especializada em agronegócio, a D’Lima vai além da produção de eventos. Há mais de 10 anos criando conceitos, desenvolvendo projetos inovadores, tendo como destaque o planejamento estratégico de cada ação para realizar entregas de excelência.
Como dizemos, o “agronegócio não para”, assim como a necessidade dos nossos clientes de se aproximarem do seu público, com paixão, mas também com dinamismo, informação e estratégias cada vez mais diferenciadas devido ao aumento constante das tecnologias e necessidade de inovações.
É nesse momento que a D’Lima, busca em cada oportunidade, fazer diferente e apresentar o novo, sempre com o objetivo de encantar os públicos dos nossos clientes.
Não se trata de apenas entregar resultados positivos, mas de ir além do que é esperado.

ESTANDE FENDT AGRISHOW 2023
Público: interno e externo
Local: Agrishow – Ribeirão Preto – SP
Data: 01 a 05 de maio de 2023
Periodicidade: Anual – 3ª participação
Abrangência: Nacional


“I'ts Fendt”

Empresa Alemã fundada em 1930 por Xaver Fendt com o objetivo de trazer mais tecnologia com simplicidade aos trabalhadores no campo.
Uma nova geração de máquinas agrícolas foi lançada com a chegada dos tratores, plantadeiras e colheitadeiras da Fendt; que fazem com que os agricultores alcancem as suas metas com mais agilidade, utilizando tecnologias projetadas para melhorar a performance, tornando a produção de alimentos mais lucrativa e sustentável, com o melhor uso de energia e matérias-primas naturais.
A empresa chegou ao Brasil em 2019, tendo sido comprada pelo grupo AGCO em 1997. O diferencial da marca é justamente o fato de a Fendt não ser somente uma fabricante de tratores, mas sim uma empresa de equipamentos agrícolas com uma linha completa de produtos.
Com maquinário diferenciado que chama atenção pelo designer e beleza e com a pretensão de desenvolver as melhores soluções técnicas, em seus 4 anos de Brasil, a marca vem se consolidando e conquistando fãs a cada dia.

Objetivo / Conceito do evento

Consolidar a expansão da Fendt no Brasil, apresentando seu portifólio completo reforçando a marca como um dos grandes nomes do mercado nacional em sua participação na maior feira agrícola da América Latina.
 

O PROJETO / BRIEFING



A Agrishow é uma das feiras agrícolas mais importantes do agronegócio do mundo, com o sucesso do seu retorno no formato presencial na edição de 2022, aumentou nos participantes a expectativa de números ainda melhores para 2023. A previsão foi confirmada, segundo a organização da feira, a edição desse ano teve um crescimento de 10% nos lucros com relação ao ano anterior. 



Os estandes AGCO, presentes entre os maiores nomes da Agrishow, são sempre muito aguardados pelos fãs das marcas que compõem o grupo, que esperam ansiosamente por lançamentos e inovações.



Em uma área total de 1.650 m2, em sua terceira participação no evento, a marca Fendt recebeu o público em um estande com mais de 500 m² totalmente construído, demonstrando suas inovações tecnológicas nos painéis de Led montados de diversas formas no espaço da FENDT.



Tivemosum painel de LED curvo de 10mx 4m para coletiva de impressa e para transmissão dos vídeos de cada uma das máquinas.   Proximo a plantadeira MOMENTUM havia um painel de led de 8x4m para transmissão das novas tecnologias e para finalizar um painel de LED circular instalado no alto da tenda com 8 metros de diâmetro podendo ser visto até por quem passava na rua em frente ao estande.



A empresa trouxe a linha completa de soluções agrícolas: a colheitadeira IDEAL, a plantadeira MOMENTUM, os tratores da linha 1000 Vario, série 900 Vario, o 1000 Vario MT, lançado na edição de 2022 e o aguardado Pulverizador Rogator 934H que finaliza o ciclo de plantio, completando o portifólio da marca no Brasil.



Como nos outros anos, a agência de comunicação da FENDT teve a ideia inicial, que foi adaptada e realizada pela D'Lima, com a parceria da montadoraGL Cenografia . O estande foi totalmente construído com inovações cenograficas desde à entrada.



Os totens de LED davam charme e elegância ao estande e mesmo durante o dia, chamavam atenção para o local, as garras decorativas dos tratores, também sofreram mudança em comparação com o ano anterior e foram iluminadas com fitas de LED por toda sua extensão. 

Nesse ano apresentamos um estande térreo com espaços mais amplos e uma maior e acolhedora área de convivência. A loja FENDT Shop, teve seu designer totalmente renovado e montado na área externa do estande, aumentando a visibilidade.



Foi acrescentado ao projeto um espaço especial para as crianças acompanharem seus pais no estande, essa iniciativa lembrou o que já é realizado nas concessionárias. Deixando o projeto mais parecido com a “Casa da Fendt no Brasil”.

As salas de reunião foram modificadas, trazendo mais conforto para os concessionários atenderem os clientes de maneira privativa.

O pedido especial no briefing desse ano era que o espaço de lançamento fosse uma das surpresas do projeto, a ideia era fazer com que os clientes tivessem a real experiência de conhecer o Rogator em todas as suas dimensões.

Como de costume, finalizamos o estande com as referências alemãs: o jardim (biergarder), um espaço de cozinha, apoio para o buffet de comida típica, marca registrada e sempre presente nos eventos

 

O DESAFIO:



Um estande novo 



Quando um projeto acontece anualmente, inovar para agradar um público cheio de expectativa é desafiador. O time de criação da D’Lima juntamente com a agência de comunicação IdeaFC  desempenhou um papel central na busca por uma entrega diferenciada, ao permitir encontrar novas abordagens e elementos que transformam um estande aparentemente repetitivo em um estande envolvente a cada edição.



A pedido do cliente seguiríamos com o mesmo projeto de estande que fizemos no ano de 2022 porém, 30 dias antes do inicio da feira, o manual de segurança e montagem foi liberado pela administração e uma informação nos chamou atenção. Estava proibido a produção de estandes com dois andares e mezanino. Nesse mesmo momento tivemos que mudar o projeto para um estande térreo.



O desafio ficaria ainda maior, como deixar o estande térreo, com 3 salas de reuniões a mais e trazer uma máquina (Pulverizador – Rogator) que tem 40m de frente quando aberto com a mesma metragem de terreno sem possibilidade de comprar um espaço maior?

 

Essa busca pela criatividade não apenas destaca o compromisso com a excelência, mas também demonstra a capacidade de adaptação e a disposição de manter o compromisso de ir além das expectativas.



O trabalho em conjunto foi muito importante para não perdemos prazos e dificultar a montagem lá na frente.

 

Tempo de montagem



O tempo para montagem de todo estande e cenografia externa é sempre um ponto de atenção. Por isso contar com parceiros  é um bom caminho a ser seguido. Juntamente com a montadoraGL Cenografia , construímos novamente um estande do zero, com estruturas metálica e paredes de madeira e vidro em um período de 15 dias.



Foi necessária uma equipe de aproximadamente 30 pessoas para entregar toda parte estrutural do estande para que o restante pudesse ser construído, totalizando um time técnico de 72 pessoas entre produção e montagem do estande e área externa.



Credenciamento e entrada das placas solares



A Fendt faz parte do programa Pró Carbono da Bayer, esse programa visa práticas que reduzem a emissão de CO₂ e incentivam os produtores a adotarem medidas mais sustentáveis nos seus meios de produção.

A ideia é tornar os estandes a cada edição mais sustentáveis. Uma das novidades trazidas pela D’Lima nesse ano foram as placas solares. E elas acabaram se tornando um dos desafios dessa edição.

A Agrishow é conhecida por ser uma das feiras mais burocráticas e rigorosas com seus procedimentos, e a equipe teve problemas com o credenciamento, atrasando consideravelmente sua chegada ao estande.

 

Desafios e Soluções

 

Apresentando o estande para o grupo




No dia anterior a abertura da feira foi realizado no  Hard Rock Café em Ribeirão Preto, um pré-evento de apresentação do estande para os concessionários Fendt de todo Brasil com coquetel para 80 pessoas. A equipe de produção da D’Lima foi dividida para que pudéssemos acompanhar finalização do estande e também acompanhar o pré-evento no Hard Rock.



Após a apresentação do projeto pelo diretor da marca no Brasil, recebemos o professor Dr. Marcos Fava Neves, o Dr. Agro em uma conversa reforçando o valor do agronegocio em época de Agrishow.



Marcos Fava Neves é um nome muito querido no mercado agro, professor das Faculdades de Administração da USP Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo. Engenheiro Agrônomo especializado em planejamento e gestão estratégica, tendo realizado mais de 300 projetos no agronegócio brasileiro e mundial.

Coletiva de imprensa



Pelo terceiro ano consecutivo, a FENDT escolheu realizar uma coletiva de imprensa reunindo jornalistas de todo o Brasil, seguida por um coquetel realizado no estande.

Para este evento, foram convidados 60 jornalistas dos veículos mais influentes do mercado agropecuário. Esse ano a expectativa era alta, pois a linha da empresa está completa no país e repleta de novidades em tecnologia.

Como gesto de agradecimento pela participação, a FENDT ofereceu um presente especial aos jornalistas, que incluiu um caderno personalizado no estilo Moleskine, uma caneta exclusiva e uma caneca da marca Stanley como sinal de apreço pela presença e colaboração.



Espaço Tecnológico



O pergolado construído ao lado do estande, tinha como objetivo apresentar ainda mais tecnologia para o público da feira.  O telhado do pergolado foi feito com de placas solares que geravam energia para a Fendt Shop e para os totens digitais.  No espaço onde os passantes podiam sentar, relaxar e aproveitar a sombra diante de um calor de 30°, tínhamoso painel de raio-x mostrando o funcionamento interno dos 5 produtos apresentados no estande. Os três totens digitais mantidos com a energia gerada pelas placas solares, transmitiam imagens das máquinas em campo e informações técnicas dos produtos.

E para finalizar o espaço sustentável, disponibilizamos uma máquina de reciclagem. Os passantes descartava garrafas ou copos de água de plásticos vazios e como recompensa ganhavam um cartão feito de papel semente. A produção recolheu diariamente aproximadamente 500 copos e garrafas da máquina de reciclagem e doou para os catadores que passavam ao final da feira recolhendo. 



Pulverizador Rogator 934 H



Um dos momentos mais aguardados pelo público Fendt é conhecer de perto o maquinário de lançamento. Esse ano, completando o portifólio da marca no Brasil, tivemos a chegada do Pulverizador Rogator 934 H.

Com o Rogator, os produtores podem contar com soluções tecnológicas para todas as etapas de produção, da colheita ao plantio. O pulverizador é um importante aliado no controle de pragas, principalmente as que chegam com o clima tropical do Brasil, que podem prejudicar a saúde da plantação e um pedido constante dos clientes da marca.

Para atender da melhor forma a expectativa do público, o pulverizador foi o grande destaque do espaço. As pessoas passaram por debaixo da máquina para adentrar ao estande, podendo vê-lo realmente de todos os ângulos.

Para que essa passagem fosse realizada com toda segurança, o Pulverizador foi elevado por rampas expositoras construídas especialmente para se adequar ao peso dele. A ideia encantou os clientes que puderam esclarecer todas as dúvidas técnicas e ainda vivenciarem a experiência de contato com o imponente maquinário.

 

BUFFET



Sucesso na edição de 2022, a D’Lima retoma a parceria com o Buffet Palato de Ribeirão Preto, na missão que atendeu em média 800  pessoas por dia de evento, mais o coquetel de imprensa.



Marca registrada da Fendt o cardápio com inspiração alemã foi repaginado pelo buffet para agradar diferentes tipos de paladar. Os itens mais elogiados foram mantidos, mas foram apresentadas novidades e modificações em comparação com ano anterior.

O espaço de convivência foi abastecido com café, água mineral e saborizada, petit fours doces e salgados, canapés alemães e pretzel, o pão doce já incorporado ao paladar brasileiro.

Para o coquetel da imprensa, a opção foram os sabores bem-marcados e tradicionais da culinária alemã como: mini cachorro-quente com repolho, mini quiche de linguiça Blumenau, salada de salsicha, konigsberger (mini almondegas), escondidinho de linguiça e o Berliner, doce típico que lembra o famoso sonho das padarias brasileiras.

 O Brunch para os servido para os clientes, também foi mantido nessa edição, trazendo adaptações nos pratos como:  o kartoffelknodel (bolinho de batata), o joelho de porco, a costela bovina temperada com cerveja preta, o mix de salsicha alemã, os pães a base de malte e o saboroso strudel de maça.

O time de staff também contou com os kits de lanche oferecidos pelo buffet, as bebidas servidas no estande, o chopp também foi fornecido pelo Pallato.



Loja



O ponto de encontro mais querido dos visitantes, a FENDT Shop também ganhou um cantinho especial no estande e uma roupagem nova. A loja foi ampliada para melhor atender os clientes.

Com um total de 258 m², a loja ganhou um novo depósito de materiais, equipado com prateleiras de octanorme com 3 níveis, mantendo os itens mais organizados.

Para esse ano ela expôs peças de vestuários, agendas, canetas, chaveiros e as miniaturas dos maquinários, que fazem muito sucesso entre os fãs da marca.

As crianças são um dos públicos fiéis da lojinha, a variedade de brinquedos, a mini fazenda sempre chamam bastante atenção. Para esse ano foi preparado um espaço de desenho com mesinhas e cadeiras. A loja também auxiliou no espaço Kids. 



Espaço KIDS



Buscando entreter nossos pequenos agricultores, foi incorporado ao projeto desse ano um espaço dedicado para eles. Nele foi construída uma mini pista para as crianças poderem realizar um teste drive nas máquinas de brinquedo vendidas pela loja da Fendt e foi um grande sucesso.

Com essa ação os pais puderam conhecer o estande e todo maquinário com mais calma, prestando atenção nos detalhes enquanto os filhos se divertiam com auxílio das monitoras Fendt.



Decoração e Paisagismo



A decoração e o paisagismo do evento foram cuidadosamente concebidos com base na paleta de cores da marca, destacando os tons de verde e branco, com um toque vibrante de vermelho para criar um contraste envolvente.

 O uso de piso deck e bancos de madeira, poltronas de vime inspirados nos jardins da Alemanha, país de origem da FENDT, acrescentou um toque de charme à área externa, proporcionando aos visitantes e clientes a sensação calorosa de estarem genuinamente em “casa”, na casa da FENDT no Brasil.

A comunicação visual também trouxe seu toque a decoração, utilizar imagens do maquinário no campo, trouxeram originalidade, cor e complementaram o ambiente, tornando o espaço verdadeiramente único.



Serviços



Para esse evento a D’Lima não só contratou e coordenou a montagem do estande e espaços externos, mas também contratou e gerenciou os seguintes serviços durante todo evento:


  • Recepcionistas

  • Limpeza do estande com uma equipe de 6 pessoas por dia, incluindo período de montagem e período do evento.

  • Limpeza diária das máquinas

  • Climatizadores instalados em toda extensão do terreno devido o forte calor na região.

  • Seguranças 24 horas no estande

  • Estrutura de plataformas elevatórias para todos os fornecedores envolvidos.

  • Contratação de gerador de energia para todo estande. 




A D’Lima também coordenou todo projeto de sonorização, iluminação e infraestrutura dos painéis de LED. Contratando e gerenciando todos os fornecedores envolvidos, desde visitas técnicas, montagem de toda estrutura, ensaios, vídeos e produção musical para todo o estande.



Hora dos resultados



O estande foi um verdadeiro sucesso, superando todas as expectativas do time para o evento. Esse ano a intenção era o relacionamento, mas mesmo assim novos negócios foram fechados ou iniciados pelos concessionários durante todo o período da feira.

A quntidade e Leads gerados e de links publicados sobre a participação da Fendt demonstra que o objetivo principal de divulgar o portifólio completo da marca, foi atingido. 

De acordo com o levantamento feito com as recepcionistas, cerca de 800 pessoas ao dia visitaram o estande durante o evento. 



Alguns links da mídia especializada comentando o estande e suas novidades :



Coliquana máquinas agrícolas


https://www.youtube.com/watch?v=aA0rxWNHX3Y

Portal Rural News

https://www.youtube.com/watch?v=afmG-5MjJaE

Agrofy 

https://news.agrofy.com.br/noticia/201460/fendt-apresenta-pulverizadora-gigante-lavouras-altas

A mais TV

https://www.youtube.com/watch?v=w8dVUAobGFk

Canal Terra Viva

https://www.youtube.com/watch?v=39PyxYz7cmo

Ultra Agro

https://www.youtube.com/watch?v=HizQDvFqCMA