Como a agencia chegou ao projeto vencedor, transformando o briefing na maior exposição da Pixar?
Ousou no espaço: o maior diferencial é a construção do Mundo Pixar em uma tenda de 3.000m², sendo 2.800m² de área útil.
Foi atrás do Local ideal: estacionamento do Shopping Eldorado, um dos melhores pontos da cidade de São Paulo, com fácil acesso e localização privilegiada.
Estudou as Franquias: entrou nos mundos dos personagens, extraindo os principais cenários e sentimentos de cada um.
No Mundo Pixar, você tem a oportunidade de conhecer os locais e personagens mais famosos dos estúdios Disney e Pixar e sentir de perto a magia dos seus filmes favoritos.
O planejamento de um circuito obrigatório onde o visitante entra em contato com suas histórias e personagens preferidos também é um diferencial.
Na entrada, do lado externo e em destaque, está o Luxor Jr., ícone da marca, recepcionando todos os visitantes e ampliando a visibilidade do evento. A instalação tem 6,00m de altura e viralizou nas redes sociais.
Mundo Pixar: como funciona a exposição?
A exposição funciona das 10h às 20h50, de terça a quinta-feira; e das 10h às 22h50, sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, fechando às segundas-feiras. Venda de ingressos online ou na bilheteria do evento.
Lá dentro, a experiência ocorre em grupos que saem de 10 em 10 minutos, começando pelo túnel da Pixar logo no início. Dessa forma, é garantido que seguiremos um fluxo tranquilo de pessoas ao longo do passeio, o que ajuda bastante na experiência.
Começa a experiência:
Túnel e apresentação 270 Graus
A experiência do Mundo Pixar já começa com tudo quando se entra no túnel Pixar. Ao redor, os personagens mais queridos pulam de todos os lugares dando boas-vindas e as crianças gritam de felicidade ao serem surpreendidas por eles. Você nunca sabe se o Nemo aparecerá à sua direita ou no teto; se Alegria e Tristeza, de Divertida Mente, estarão conversando com você logo no início ou mais para o final do percurso: cada experiência é única.
De lá, entra-se para uma sala de cinema (sala 270 graus) diferente de tudo, com uma tela panorâmica ocupando os três lados onde recebe-se as informações sobre o passeio, como ele foi montado e as regras de segurança.
“Easter Eggs”
As salas são super detalhadas e em cada uma o visitante pode achar “easter eggs” que estão escondidos nos ambientes A busca pelas “bolinhas Pixar”, desenvolvidas especialmente para a exposição, virou uma atração à parte tornando a experiência mais divertida.
1.A casa de Carl (UP) e a fábrica de sustos (MONSTROS SA)
Logo em seguida, entra-se em uma cópia idêntica do exterior da casa de Carl, de UP- Altas Aventuras. A semelhança com o filme é surpreendente, e a partir daqui as coisas só melhoram.
Após passar pela varanda (um lugar perfeito para uma foto) e entrar pela porta da frente, entra-se na sala de estar reproduzida em seus mínimos detalhes. Nela encontra-se as estantes, as fotos de Carl e sua esposa Ellie mais jovens, e pode-se principalmente passar as mãos pelos fios de balões na lareira, que ao serem dedilhados tocam uma música especial. Aqui também pode se sentar nas duas poltronas dos donos da casa e tirar uma foto com Carl em tamanho real.
Em seguida, vem a fábrica de sustos de Monstros S.A. Pode-se ver as portas dos quartos das crianças chegando lá em cima, assim como os cilindros de gritos que, ao serem tocados, disparam um grito. Neste espaço encontra-se o monstro peludo gigante Sulley que está pronto para tirar fotos e receber seu carinho. Ao lado dele seu amigo Mike.
2.O quarto de Andy (Toy Story) e a estação espacial de Lightyear
Depois de Monstrópolis, é a vez de entrar no mundo gigantesco do quarto do Andy e pode-se ver como o lugar é do ponto de vista dos brinquedos de Toy Story, já que tudo está em escala bem maior. Bom pra tirar fotos embaixo da mesa de cabeceira gigante, tentar ver se consegue alcançar a borda da cama ou ver os pôsteres e desenhos de Andy nas paredes altas. E é claro, tirar fotos com os personagens favoritos como Woody e Buzz e sua caixa de embalagem em forma de espaçonave, onde você entra e pode se sentir o próprio boneco.
Saindo dali, chega-se no em Lightyear, que estreou nos cinemas em junho, um pouco antes do Mundo Pixar. Aqui, está montada a estação espacial onde se passa o longa, com todas suas luzes e alta tecnologia fazendo parecer que se está em alta velocidade no espaço, e aproveita-se para tirar fotos com a versão “real” de Buzz.
3. Central das emoções (Divertida Mente) e a cozinha de Ratatouille
Saindo da estação espacial de Lightyear todos são transportados para a central das emoções de Divertida Mente, onde pode-se ver prateleiras e mais prateleiras cheias das esferas brilhantes de lembranças que se encontra dentro de cada um e no filme. Atrás do painel de controle estão as protagonistas, Alegria e Tristeza, em tamanho real, prontinhas para dizer ‘X’ com os visitantes. E atrás pode-se ver as ilhas de pensamento, como a de conhecimento e a de diversão.
Saindo dessa experiência, mais uma vez todos sentem-se miniaturas novamente ao entrar em uma cozinha tamanho gigante e sentir na pele como seria cozinhar sendo um rato.
Panelas enormes e conchas que nem esticando totalmente os braços se pode alcançar estão espalhadas pelo cenário. E no chapéu de cozinheiro gigante em frente, talvez se consiga espiar o que há dentro dele quando a luz certa bater: o Remy, que sempre aparece para dar uma espiadinha no movimento.
4. Soul e Os Incríveis
Depois, entra-se na barbearia onde Joe, o professor de música do ensino médio de Soul, vai não só para cortar o cabelo, mas também para jogar conversa fora com seus amigos. Aqui, pode-se ouvir a trilha sonora constante de jazz assim como ver os diversos recortes de jornal que contam a história da cidade de Nova York e as diversas estrelas da música que passaram por lá.
Local ideal para tirar uma foto com Joe e o gato Sr. Mittens, e caminhar para o Pré-Vida. Aqui, as coisas parecem mudar completamente. Assim como Joe se viu em um lugar silencioso e esquisito no filme, também nos sentimos assim ao passarmos tão abruptamente de um ambiente animado para a estranha e encantadora Pré-Vida.
Pequenas almas flutuam pelo lugar e pode-se ouvir suas risadas enquanto brincam ao longe. A versão de Joe pós-vida está lá, assim como a travessa 22.
Depois, encaminha-se para o impressionante cenário dos Incríveis onde temos versões em tamanho real de todos os membros dos Pêras, incluindo o nosso amado Zezé.
É impressionante como o braço da Mulher Elástico se estica quando se chega perto dela e pode-se ver as marcas de explosão deixadas pelo bebê mais poderoso de todos os tempos na parede atrás dele.
5. Radiator Springs (Carros) e o mar de Nemo
A exposição segue para Radiator Springs, a pequena cidade onde Relâmpago McQueen vai parar no filme Carros. Observar as incríveis luzes neon que decoram o Café da Flo e tire fotos com o nosso protagonista em tamanho real é uma experiência única. E, encerrando o passeio, entra-se no fundo do mar de Procurando Nemo. Ao chegar ao espaço, todos são recebidos por uma multidão de águas-vivas que se aglomeram acima das cabeças. É de encantar os tentáculos brilhantes desses incríveis animais que, pelo menos aqui, podem ser vistos em todo seu esplendor. Depois de tirar uma linda foto embaixo das água-vivas, segue-se ouvindo os sons do fundo do mar, pode-se ouvir ao longe as risadas de Nemo e seu pai brincando. As peças tridimensionais são excelentes para photo opportunity.
Para que as pessoas possam se sentir como se estivessem dentro dos filmes, a agencia optou por utilizar impressões em gigantografias, objetos 3D, construções cenográficas, objetos de cena e ativações especiais.
Nos espaços a imersão também é “costurada” através do marketing olfativo, pois foram desenvolvidas essências especiais para salas como: Nemo, Carros Incríveis, Soul e Ratatouille. Os outros espaços recebem a essência desenvolvida para a Disney.
Cada espaço tem trilha sonora especial e uma iluminação feita por light design, o que acaba criando a magia de cada momento.
Trabalhar com todos os sentidos é uma estratégia fundamental para a criação das emoções.
Para interatividade basta o visitante o App “Mundo Pixar” disponível na Apple Store e Google Play, desenvolvido para o evento e de onde se acessa audiodescrição e as outras experiências, como a que funciona como um passaporte para a ativação das RAs existentes, além de liberar alguns frames para fotos.
Em todos os corredores de descompressão, espaços para que se saia de uma história e se entre na outra, há instaladas placas que exibem informações sobre a franquia com curiosidades do filme, inclusive em braile. Também se encontram as placas com o QR Code para acesso ao APP.
Outro ponto forte é o grande foyer estruturado para ser frequentado por público pagante, ou não, o que traz a oportunidade de muito mais pessoas entrarem em contato com as marcas parceiras e com a magia do Mundo Pixar. A capacidade desta área é de 460 pessoas, ao mesmo tempo.
Ainda no Foyer estão a bilheteria, estacionamento de carrinhos, banheiros (Masculino, Feminino e PCD) e as ativações das marcas parceiras.
O foyer apresenta ações instagramaveis e uma ação em vídeo 3d de lançamento de produto de parceiro comercial do Mundo Pixar.
A Loja do Mundo Pixar está aberta ao público pagante ou não. Colocada estrategicamente ao final do circuito e com portas abertas para o foyer.