Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: RD Summit 2022

Candidato: Yazo
Cliente: RD Station
Segmento: Serviços
Categoria: Marketing Estratégico para Eventos

A RD Station é referência na área de marketing digital e vendas no país, com 45 mil clientes em mais de 40 países e impactando mais de 10 milhões de profissionais no Brasil até hoje. Anualmente, ela realiza o RD Summit, considerado o maior evento em Marketing, Vendas e Inovação da América Latina. 

A princípio, o objetivo era trazer conteúdos da área que, na época, ainda era pouco conhecida, mas depois, o evento se tornou um grande palco para histórias sobre a trajetória de profissionais e inspirações de sucesso do mercado. A sua última edição reuniu mais de 11 mil pessoas e 80 marcas expositoras, somente a feira de negócios ocupava um espaço de 4.505 m², motivo que a tornou uma das maiores feiras do segmento no país. 

A Disneylândia do marketing digital é referência no mercado e muito esperada o ano todo. E a expectativa para um retorno memorável depois era alta com uma promessa de entregar uma experiência digna depois de 2 anos sem o RD Summit que todo mundo conhece. 

Mas sabemos que priorizar a experiência no evento não está somente ligada aos participantes, muitas empresas vão ao RD Summit à procura de oportunidades e impulsionar o seu negócio. E um dos grandes desafios que os eventos enfrentam é exatamente entregar mais valor aos patrocínios e conseguir metrificar esses resultados.

A Yazo, startup especializada em conectar experiências, abraçou este desafio e, por meio do desenvolvimento de um aplicativo exclusivo para o RD Summit, conseguiu solucionar essas dores, abrindo o caminho para conexões e oportunidades acontecerem, potencializando os resultados gerados e trazendo muito mais dados para metrificar o sucesso do RD Summit 2022.

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O RD Summit é o ponto de encontro de empresas B2B e B2C de todo o Brasil, é a oportunidade de fazer muito networking e gerar muitos negócios. A edição 2022 marcaria o retorno do evento presencial após o período da pandemia Covid-19, então, proporcionar um retorno triunfal era indispensável.

 

Patrocinar um evento como o RD Summit é uma grande oportunidade de exposição de marca, para conseguir um contato com um público segmentado, gerar oportunidades de negócios e destacar a empresa da concorrência. Mas sabemos bem que a presença das empresas em eventos como patrocinadoras é um investimento alto e, portanto, se espera alcançar todos esses objetivos com muita eficiência e gerar um Retorno Sobre o Investimento (ROI) positivo que faça valer a pena o investimento. 



O ROI é um dos fatores decisivos para as marcas determinarem ações de marketing mais eficientes para investirem seus recursos. Então, além de favorecer a geração de oportunidades - seja com uma coleta de leads eficiente ou aumentando a visibilidade das empresas - metrificar esse sucesso do RD Summit para as 80 empresas patrocinadoras era essencial. E a promessa era alta, para o diretor de eventos da RD Station e organizador do RD Summit, Denis Braguini Bevacqua, a grande meta era ultrapassar os 80 mil leads coletados na última edição realizada em 2019. 

 

Acreditamos no poder que a tecnologia tem em conectar pessoas e abrir um mar de possibilidades. Então, desenvolvemos um aplicativo completo com coletor de leads em que cada empresa tinha acesso a um coletor de lead rápido e eficiente que funcionava de duas formas. 



A primeira era a coleta manual dos leads que era feita por meio da leitura do QR Code disponibilizado nos crachás de cada participante. O grande diferencial é a qualificação dos leads no momento da captura, porque apesar dos meios de contato dos participantes serem essenciais para manter o relacionamento pós-evento, hoje, só isso não basta. Muita informação sobre ele não vem em planilhas prontas, mas vem da troca e da conexão que tiveram com a empresa durante o evento. Pensando na qualidade do relacionamento com esses leads e no aumento de assertividade nas próximas abordagens com esse potencial cliente, disponibilizamos campos para essas anotações importantes além de pontuações para medir a temperatura do lead entre 1 a 5 estrelas.



A outra forma de captura de lead era feita de forma passiva: o app trouxe a presença virtual da marca por meio dos estandes no aplicativo para cada empresa, e o público poderia selecionar como favorito a marca que gerou o seu interesse. Além dele garantir a sua presença nesta lista exclusiva do participante - já que uma lista de interesse era criada, automaticamente, somente com as suas seleções - a captura dos seus dados também era automaticamente feita por meio dessa interação com a marca. 



Todas essas informações de captura dos leads eram, automaticamente, reunidas e armazenadas dentro de um painel que poderia ser acessado em qualquer momento e em qualquer lugar. Isso significava que as empresas poderiam acompanhar os resultados gerados no RD Summit em tempo real, sem precisar esperar a planilha de leads chegar no seu e-mail dias após o evento ter terminado, como acontece com os coletores de leads convencionais e sem ferir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).



Também contamos com a estratégia de gamificação, distribuímos QR Codes para cada um dos estandes e lançamos um game no app: aqueles que mais acumulassem pontos, seriam recompensados ao final do evento. A pontuação dependia do engajamento do público com o aplicativo, seja interagindo virtualmente ou fazendo a leitura desses QR Codes. Essa ação incentivou a movimentação do público dentro da feira de negócios, fazendo com que eles visitassem os estandes, automaticamente, aumentando o volume de leads coletados. 

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A gamificação além de elevar os resultados de entrega para os patrocinadores, também trouxe mais entretenimento para a experiência do público. Denis também comenta que “promover experiências marcantes e que surpreendam o público é um dos grandes diferenciais do RD Summit e, neste ano, muitas ativações foram pensadas para melhorar a qualidade das experiências individuais e coletivas. Isso fortalece nossa marca, contribui para o sucesso do evento, e ajuda a fidelizar e atrair o público para as próximas edições”. 



E em outra fala, ele comenta: “As plataformas digitais ocupam posição importante na rotina das pessoas e o RD Summit acompanha a sinergia proporcionada entre o mundo físico e o ambiente digital; o aplicativo faz parte dessa estratégia de conexão e serve para manter os participantes engajados e comprometidos com o evento quando estão conectados em seus dispositivos móveis”.



Com o aplicativo, rolou uma verdadeira transformação no RD Summit, alcançamos a meta de ultrapassar a coleta de leads realizada na última edição, em 2019, que contou com 80 mil leads capturados. Em 2022, com o aplicativo Yazo, conquistamos o número de 162.574 mil leads entregues aos expositores.



Fernando Palhares, head de vendas e parcerias RD Station, ainda complementa falando sobre o ROI  “as principais métricas para a decisão de um patrocinador participar ou não do RD Summit é exatamente o ROI, o retorno sobre investimento. E quando a gente tem um apoio estratégico de um aplicativo e um parceiro como a Yazo, isso é super importante para a gente porque não é simplesmente a interação do participante com o patrocinador. Através de uma estratégia que a gente constrói juntamente com a Yazo, a gente consegue estimular e otimizar a captura de leads para os nossos patrocinadores”.



Isaque Elias, coordenador de inbound marketing na Hostgator, uma das expositoras no RD Summit, também compartilhou com a gente sobre a sua experiência com o aplicativo: “tem uma necessidade muito grande de ter uma presença online, que é um dos objetivos da Hostgator, e poder contar com um parceiro ao longo desse evento, que é a Yazo, para poder ajudar a gente a metrificar e alcançar os resultados de como a feira está trazendo os frutos para a gente, é muito importante”.



Os números do aplicativo RD Summit 2022, então, foram surpreendentes:

+ de 10 mil usuários no app

+ de 37 mil trocas de contatos

+ 162 mil leads coletados

Quase 1 M de interações no app