Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Marketing de Influência para ENO no SP Gastronomia

Candidato: V3A
Cliente: Haleon Distribuidora
Segmento: Serviços
Categoria: Marketing Estratégico para Eventos

A Road é uma agência digital, que faz parte do grupo V3A, com mais de 100 clientes ativos, e acumula resultados expressivos ao longo da trajetória, somando mais de 100 clientes ativos com relevância nacional e internacional.
                                 
Trabalhamos através de uma equipe horizontal com 90 colaboradores, na qual o foco é 100% voltado para o resultado do cliente, com o intuito de agregar valor à marca e alavancar as vendas.
                                                                  
SP Gastronomia foi a primeira edição do maior evento de gastronomia do Brasil na capital paulista e ocorreu durante 4 dias no Parque Villa-Lobos.
                                                
Com uma programação repleta de experiências culinárias de todas as partes do mundo, o SP Gastronomia recebeu restaurantes icônicos, além de chefs da gastronomia brasileira.
                                      
Além disso, teve apresentações musicais ao vivo, como Arnaldo Antunes e Mariana Aydar.

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Sendo a primeira edição da versão paulista de um dos maiores eventos de gastronomia do Rio de Janeiro, o SP Gastronomia contou com um patrocinador extremamente estratégico a ENO.



A marca tinha, como objetivo, gerar awareness, conectando clientes e fãs da gastronomia, tangibilizando todas as vantagens do produto.



O evento ocorreu no Parque Villa-Lobos e, durante os 4 dias, a marca ofereceu um lounge aconchegante e confortável para que o público pudesse relaxar e aproveitar o evento da melhor forma possível, com uma experiência incrível e positiva.



O lounge era aberto ao público, em um container de dois andares,  oferecendo mesas, cadeiras, puffs, balcões para que todos pudessem dar um break de todas as delícias do evento, além de carregadores portáteis, para que todos pudessem atualizar suas redes e, durante todo o evento, sem se preocupar com as baterias do celular.



A ação digital tinha como foco divulgar o lounge ENO no evento, para que o público já soubesse da existência do espaço antes mesmo de chegar no SP Gastronomia, gerando curiosidade e vontade de conhecer, tanto a estrutura, quanto os influencers convidados.

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Para gerar todo o awareness esperado pelo cliente, criamos uma estratégia de Marketing de Influência para a divulgação da presença da ENO no SP Gastronomia.



O objetivo era gerar buzz antes, durante e depois do evento, realizando a integração das ações físicas e digitais.



Sendo assim, nossa estratégia se tornou:

- Gerar awareness para a marca no ambiente digital;

- Instigar e gerar curiosidade para que o público fosse até o evento;

- Gerar conhecimento das experiências que o público poderia ter no lounge ENO.



Como a marca não possuia uma forte presença no digital e as redes sociais próprias não teriam potencial para viralizar a ação, fizemos uma seleção de influenciadores estratégicos, com uma diversidade de conteúdos e baeses, para trazer o público para o perfil de ENO e para o lounge, aumentando o engajamento com a página e com o lounge, divulgando ativações e aumentando o reconhecimento da marca.



Tendo em vista que o Instagram da Eno é a rede com maior base de seguidores, a campanha foi realizada 100% na rede.



A partir disso, nosso foco se tornou o impacto e a capilaridade que os influenciadores puderam somar em uma estratégia de engajamento viral.



Convidamos 3 influenciadores de grande relevância, nos segmentos de gastronomia, humor e viagens, para somar nas ações de divulgação.



Os influenciadores foram:

Vittor Fernando - https://www.instagram.com/vittorfernando/

Turistando SP - https://www.instagram.com/turistandosp/ SP

Gastronômica - https://www.instagram.com/spgastronomica/



Após o mapeamento, selecionamos esses 3 influenciadores que têm feat com o propósito e valores da marca, a maior parte do seu público do Instagram está na cidade de São Paulo, têm uma grande base de seguidores e alta taxa de engajamento, o que nos ajudou na propagação da mensagem que queríamos passar.

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Para a realização do projeto, durante todo o evento, foi fechado com cada influenciador uma entrega especial de conteúdos, contendo:

- Visita ao lounge ENO no SP Gastronomia

- 1 Bloco de stories Real time

- 1 Reels collab com o perfil oficla ENO (@saldefrutaeno.)



Para facilitar a avaliação do case, compilamos os Reels de cada influenciador:

Vittor Fernando: https://www.instagram.com/p/CuMyvRNAu4l

Turistando SP: https://www.instagram.com/p/CuIP6QBAMdn

SP Gastronômica: https://www.instagram.com/p/CuKwvICRzre



Ao longo de toda a campanha, foram produzidos 25 conteúdos publicados pelos influenciadores (entre reels e stories), alcançando uma nova base de potenciais seguidores com mais de 7 milhões de pessoas, alcançando resultandos nunca antes vistos pela marca:

- Nos Reels Collab, , conquistamos mais de 1,3 milhão de visualizações, alcançando mais de 2.400 comentários e  13mil compartilhamento, durante o mês de Julho, sem considerar o crescimento orgânico das publicações realizadas.

- Nos Stories stories, alcançamos mais de 230 mil pessoas, nas 24 horas de duração dos posts.

 

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