Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Celebra Show 2023

Celebra Show 2023

Candidato: ABCasa
Cliente: ABCasa
Segmento: Serviços
Categoria: Marketing Estratégico para Eventos

A Celebra Show ABCasa é uma feira anual da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores.  

Em 2019, aconteceu sua primeira edição como Natal, Festas & Parques ABCasa, no Anhembi, em São Paulo, e recebeu milhares de visitantes de todo o país que procuravam encontrar em um único local fornecedores de tudo para festas. Em 2022, ocorreu sua segunda edição após a paralisação devido à pandemia do COVID-19 e neste ano,  a Associação comprou a feira Expo Festas e Parques, também feira de negócios do setor de festas, que era realizada pela Francal. 

Após a junção dos eventos, a feira começou a representar novos setores: Halloween, confeitaria e eventos sociais. Por isso, o nome “Natal, Festas & Parques ABCasa” não os representava. Sendo assim, a feira passou por um estudo de posicionamento e rebranding, com intuito de renovar a percepção do nosso público e representar sua variedade de segmentos.   

O  evento representa todo o setor de celebração, onde incentiva a realização de negócios, pauta o mercado  e desenvolve o setor. O estudo revelou que o novo nome deveria ter:  
- uma fácil pronúncia, tanto para os visitantes brasileiros, como os falantes de inglês e espanhol;  

- Representação de todos os segmentos do evento 

- Com um endosso e ligação a associação 

Após o estudo e rebranding, a nova marca foi desenvolvida como: Celebra Show por ABCasa. O nome descreve o setor de forma objetiva, facilitando a identificação. Nesta forma, como verbo no imperativo, a marca convida todos a participarem deste momento. A marca também traz o “bra” de Brasil, em sua composição. 

A Celebra Show é uma feira de negócios B2B, voltada principalmente para lojistas e profissionais do setor que querem encontrar tendências e inspiração, e acima de tudo, negociar diretamente com importadores e fabricantes que vendem em atacado. Em 2023, a feira ocorreu no Expo Center Norte, em São Paulo, e mais de 40 mil pessoas visitaram a feira durante 4 dias e todas passaram por um processo de aprovação após o credenciamento on-line. O objetivo da análise é garantir que a feira seja 100% voltada para negociação entre empresas.

Vídeo

Galeria de Fotos

Após a aquisição da concorrente nos tornamos a única feira do setor. Iniciamos o projeto para tornar o evento um produto consolidado, que atendesse todas as necessidades e expectativas dos setores de Natal, Festas, Parques e Confeitaria e assim nasceu a Celebra Show a feira B2B de todas as celebrações. 



O trabalho de marketing da Celebra Show teve como principal objetivo fortalecer a nova marca e mostrar que o evento é essencial e único para os profissionais do setor de festas, Natal, eventos sociais, confeitaria, parques e outros. Por isso, a estratégia de marketing se baseou em mostrar como a junção foi benéfica aos nossos expositores e visitantes, trazendo mais setores ao evento, onde pode se encontrar tudo o que precisa para um negócio em um só lugar. 



Metas: 



- Fortalecer a imagem da Celebra Show como principal e maior feira de negócios B2B do setor de celebrações. 



- Atrair profissionais de novos setores da feira, como confeitaria, eventos sociais e Halloween. 



 - Fazer com que o público redescobrisse a feira e todos os elementos que a tornam a principal feira do setor 



- Mostra rque a Celebra Show trouxe diversos benefícios para os visitantes com a junção das principais feiras do setor de festas. 



- Atrair novos visitantes, que nunca visitaram ou não conheciam a feira 

Foram implementadas diversas ações para o engajamento com o público no pré, durante e pós evento. 



INFLUENCIADORES: 

Foi desenvolvido um trabalho junto com influenciadores nesta edição da feira, incluindo a mediação de profissionais pagos, envio de press-kits, contato com influenciadores orgânicos e aprovação e reprovação dos cadastros feitos pelo site. O press-kit contém uma caixa personalizada, gin, especiarias, taça personalizada com o logo da Celebra e um voucher do Uber. *Todos os kits entregues foram publicados nas redes sociais e repostados nas redes da feira Celebra Show.



BRINDE PALESTRANTES: A cada palestrante convidado e ou contratado foi entregue 1 mimo de participação contendo: 1 sacola Celebra, 1 caderno pequeno personalizado + 1 pote com chocolate drageado. Foram cerca de 90 palestrantes em 6 arenas de conteúdo na Celebra Show. No total foram + de 80 palestrantes.

*Todos os kits entregues foram publicados nas redes sociais e repostados nas redes da feira Celebra Show.



BRINDE CHANDON: distribuição de taças de Chandon aos visitantes da feira. Foram (5) pontos espalhados pela feira em horários e dias determinados.



SORTEIO - VISITANTES:

R$100 mil reais em vale-compras para os visitantes, através de 7 CHECKPOINTS (4 MÁQUINAS EM CADA CHECKPOINT) 1 CHECKPOINT POR SETOR (PONTOS ESTRATÉGICOS) Foram no total gerados: 15.831 CUPONS EMITIDOS;  3.085 PARTICIPANTES e 43 ganhadores. 



TOTENS INTERATIVOS E PERSONAGENS: 

Criação de um espaço instagramável para ampliar a interação na feira e divulgar todos os setores que havia no evento. Totens luminosos com sensores que eram acionados com a aproximação dos visitantes e geravam efeitos luminosos. Os tótens estavam na entrada VIP e chamaram muito a atenção dos visitantes e com forte repercussão nas redes sociais.



Além de cerca de 25 personagens representaram os setores da feira, inclusive o Papai Noel, que percorreu os corredores e interagiu com o público visitante. Além de ações exclusivas antes de cada sorteio de vale-compras.



E muito mais.

Na 1ª edição da Celebra Show, tivemos 215 expositores em 55 mil metros² e recebemos mais de 40 mil visitantes qualificados (profissionais do setor), vindos de 16 países diferentes. Os 4 dias de feira tiveram movimentação acima da expectativa, assim como toda a grade de conteúdo, que teve em média um quórum de 40 pessoas por palestra e workshop. 



33% do número de visitantes foram lojas de festas e decoração, perfil que gera mais negociações para nossos expositores. Do público total, 31% foram à feira para encontrar novos fornecedores e fazer pedido e outros 35% foram para conhecer produtos e inovações, o que mostra que o objetivo da divulgação foi atingido: atrair profissionais do setor que comprassem e descobrissem nossos expositores. 



Foram 4 dias de evento, mais de 200 expositores, diversos visitantes, novos alunos no Balloon Meeting Brasil, todos presentes para prestigiar os maiores e melhores lojistas e profissionais que trouxeram as principais tendências nos setores de Natal, Festas, Parques, Confeitaria, Eventos Sociais e Halloween.