Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Midea - Construindo o futuro

Candidato: Discover Eventos e Viagens de Incentivo
Cliente: Midea do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Lançamento de Produtos

A Midea é uma empresa comprometida com o bem-estar das pessoas, presente em mais de 200 países.  Combinando design inteligente com tecnologia, leva conforto e praticidade ao dia a dia de milhões de consumidores ao redor do globo. Uma receita simples que fez da Midea uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos e a número 1 do mundo em produtos de tratamento do ar, com mais de 160 mil funcionários distribuídos em 34 fábricas no mundo.

No Brasil, a Midea chega com força desde 2011, através de uma Join Venture com a Carrier, líder em climatização e fundada pelo inventor do ar-condicionado – Willis Carrier. Hoje, são duas fábricas no Brasil e produtos presentes nos principais pontos de venda do país. Mas não é só isto, a Midea desenvolve produtos especialmente para o mercado nacional, levando em conta as necessidades dos consumidores e das casas brasileiras. A JV é detentora das marcas Midea, Carrier, Toshiba, Comfee , Springer e Totaline.

Midea valoriza operações sustentáveis, que equilibram fatores econômicos, sociais e ambientais.

Depois de alguns anos sem realizar eventos presenciais, a Midea decide organizar um super Evento para todas as Revendas do Brasil, com o objetivo de trazer os líderes de cada empresa para conhecerem de perto todos os lançamentos de 2023, bem como tomar conhecimento das principais estratégias de expansão da marca no Brasil. Estreitar o relacionamento com os clientes, e apresentar em primeira a mão a primeira Campanha Institucional da Marca que foi para o ar no mesmo dia do Evento, tendo como protagonistas Manu Gavassi e Tadeu Schimidt, também foram  elencados como objetivos do Evento.

Nossa missão foi surpreender não somente os participantes do Evento, mas também  todos os colaboradores da Midea, missão concluída com sucesso.

A Discover Eventos, agência especializada em Eventos Corporativos, Campanhas e Viagens de Incentivo, cria produtos e serviços diferenciados há 20 anos. Sabemos que mais do que eventos ou campanhas de incentivo, experiências ou viagens, o que nos move é a paixão. Somos apaixonados pelo que fazemos e em cada trabalho queremos transmitir essa emoção! Idealizamos eventos nada convencionais, fortalecemos marcas, provocamos superação e crescemos junto com nossos clientes. Contamos com toda a estrutura e expertise para entregar experiências inesquecíveis. Emocionar faz parte de nosso trabalho e nossa equipe está sempre motivada para fazer do case de nossos clientes sempre um sucesso!

Vídeo

BRIEFING: chegou para a Discover através da Equipe de MKT da MIDEA o briefing para organizar o maior evento de lançamento de produtos da marca em São Paulo.

Data: entre 16 e 18 de maio de 2023

Local: Preferencialmente em São Paulo - SP

Duração do evento: 2h seguido de almoço ou jantar

Quantidade de convidados: 210 ( estimar 100 clientes de fora de SP)



  • Clientes

  • Representantes

  • Executivos Midea

  • Imprensa

  • Influenciadores



O cliente expressou como principais objetivos:



  1. O evento deve marcar o grande momento da Midea no Brasil, devemos criar um evento memorável;

  2. Devemos buscar um espaço diferenciado, que traga um pouco do DNA da Midea, com tecnologia, conforto, sofisticação, beleza e uma boa localização considerando o trânsito de SP;

  3. Teremos a presença de grandes líderes, nomes no Varejo que são referência, e que decidem, além dos principais veículos da imprensa e influenciadores da marca no país;

  4. Devemos mostrar para os convidados a nossa grandiosidade, produtos de ponta, tecnologia, design, além da confiança em uma marca global;

  5. O evento mostrará as principais categorias de produtos da Companhia e precisamos evidenciar os lançamentos de forma inovadora, moderna e tecnológica;

  6. Precisamos ter uma área dedicada à exposição dos produtos com destaque para os lançamentos de cada categoria, com uma comunicação eficiente, e uma boa logística no show-room;

  7. Também ressaltaremos a questão da inauguração da nova fábrica da Midea em Minas Gerais. Prever um espaço ou painel para mostrarmos imagens e contarmos essa história tão importante;

  8. A ideia é não ter apresentações em tela (tipo palestra) e sim sessões direcionadas para mostrar os produtos

  9. Alinhamento da comunicação com Guidelines da Marca e Campanha Institucional > transmitir tecnologia, modernidade, inovação, design;

  10. A&B que impacte  os convidados com sabores incríveis, um serviço impecável, uma apresentação diferenciada;

  11. Hospedagem e transporte de todos os clientes de fora de SP;

  12. Transporte dos hospedado para o Evento;

  13. Planejamento;

  14. Comunicação;

  15. Produção da Cenografia completa para o projeto;

  16. Equipe;

  17. RSVP.

A Discover, após receber o Briefing,  selecionou o time que ficou encarregado deste Job, já de saída contando com vários desafios, e começamos com uma vasta pesquisa para encontrar em São Paulo um local que fosse ideal para este evento, enfrentando o pouco tempo para esta ação dada pelo cliente, ser um período extremamente concorrido no mês de maio com várias negativas por parte de diversos fornecedores ( locais excepcionais que não tinham data), e após muitas tentativas, encontramos o espaço UM ROOFTOP, porém com um dilema, não tinham a data que precisávamos para maio.



Outro grande desafio foi montar um evento de alto nível que se encaixasse na verba proposta. A superação do desafio foi trabalhar com criatividade e muito know-how da Discover como agência organizadora, e buscamos os parceiros de hotelaria, transporte, cenografia , A&B. decoração, equipamentos, muitos já parceiros de longos anos, para que pudéssemos obter êxito. Afinal, era uma concorrência.



Diante do cenário difícil, conseguimos negociar com o espaço para que o Evento pudesse acontecer numa segunda-feira 22 de maio (data improvável para este público, primeiro dia da semana, em geral não querem), e depois fomos até o cliente tentar convencê-los de que seria a data ideal, com montagem no sábado e no domingo, pois o cliente gostaria de realizar o evento na primeira quinzena de maio. Então com muitos argumentos de que o Evento seria incrível, conseguimos aprovação da MIDEA para seguir com a data 22 de maio.



Devido ao espaço ter um visual diferenciado, ser todo de vidro, sugerimos fazer o Evento à noite, com um belo trabalho de iluminação que começou de fora, varrendo de azul MIDEA o UM ROOFTOP por fora e por dentro.



No Briefing inicial foi solicitado um o showroom com apenas os lançamentos de 2023, que seriam aproximadamente 40 produtos. E foi então que o time de design trabalhou muito próximo da equipe de produção, criando um conceito de Evento funcional, com os convidados tendo um espaço no piso térreo onde seriam recebidos pela diretoria e equipe comercial da Midea, num lounge ricamente decorado, com ilhas gastronômicas elegantes e com sabores incríveis de uma gastronomia especializada em eventos, um bar de drinks com os mais pedidos como gim com especiarias , wisky black label, vinhos e espumantes importados, criando um momento de descontração e relacionamento. No piso térreo também criamos um palco intimista, de maneira que os speakers ficassem bem próximos dos convidados, criando uma relação de proximidade e confiança e um painel de LED para os conteúdos aproveitando da tecnologia como aliada.



Ganhamos o Bid com êxito, pelo nosso projeto que surpreendeu a MIDEA! Porém , logo após a aprovação do projeto, com tudo já em produção, veio outro desafio, a direção da Midea decidiu que toda a linha de produtos deveria estar no showroom, ou seja , aproximadamente 104 produtos, ou seja, toda a cenografia deveria ser refeita, e o tempo hábil não seria suficiente.



Depois de várias reuniões com a equipe de produtos, o designer, a produção, o financeiro, pois uma cenografia maior impactaria no budget previamente aprovado, conseguimos aprovar uma ceno mais robusta, porém reaproveitando algumas peças, e o designer trabalhou full time num final de semana e mais algumas horas para conseguir aprovação do novo projeto a tempo da execução, tivemos que produzir tudo em apenas uma semana.



O RSVP foi também um desafio, pois como trazer grandes executivos para um evento em SP em plena segunda-feira, optamos pela  plataforma digital, para que  linha tecnológica da marca pudesse estar em toda comunicação. Sobre a hotelaria, buscamos todos os hotéis 5* da região, e negociamos para encaixar no budget a melhor experiência possível, pois para os clientes de outras praças, a hospedagem é bastante relevante. Conseguimos com o Grand Hyatt São Paulo o bloqueio e um espaço no Lobby com a marca MIDEA. Mas tivemos uma avalanche de confirmações, inclusive de última hora, tendo que aumentar o bloqueio de aptos no Hotel Grand Hyatt com aproximadamente 30% a mais de convidados de fora de SP. 



O Evento foi um super sucesso! Apostamos num ambiente elegante, moderno, cheio de tecnologia, muito led, toda a linha IOT (produtos conectados) brilharam no showroom. O cocktail e o jantar foram servidos com serviço volante com a gastronomia do Ferrara e com 2 ilhas gastronômicas incríveis em beleza e sabor. No palco estiveram o CEO Felipe Costa e a diretora de MKT Simone Carmargo, todos apresentaram as estratégias da cia, bem como informações sobre a linha de produtos comercializados no Brasil, e apresentaram em primeira mão a Campanha Institucional da Marca, tendo como protagonistas o Tadeu Schmidt e Manu Gavassi, a Manu estava no palco neste momento também.  E depois da abertura oficial, todos foram convidados a subir ao piso superior para conhecer os lançamentos em uma exposição moderna, conceitual, recheada de tecnologia como a marca tem em seu DNA.



Além de um showroom lindo, tínhamos um bar de drinks 360° que deixou o ambiente mais incrível, os convidados ficaram muito tempo no local, e o evento não pode ser finalizado no horário estabelecido pois os clientes não iam embora, em plena segunda-feira à noite. Ou seja, toda a equipe MIDEA ficou extasiada com tamanha repercussão do sucesso do evento. O público acreditou na força da marca e no relacionamento de parceria e confiança.



Muitos depoimentos de clientes, muitas fotos e um vídeo sensacional mostrando os melhores momentos de cada etapa do evento MIDEA – CONTRUINDO O FUTURO. A imprensa e os influencers presentes replicaram matérias , muitas postagens em real time durante o Evento, dando toda a dimensão do crescimento da marca no país. Na saída todos os convidados receberam um brinde especial: o Mini Nest da Google, para conectar os produtos da Midea  em suas empresas ou residências.

A Discover trabalhou com uma equipe super afinada e profissional  e conseguiu entregar um evento completo, que foi um case de sucesso dentro da Midea.



Tivemos até o dia do evento clientes ligando e querendo confirmar presença, mesmo com o prazo de RSVP já expirado. O resultado foi que tivemos 287 pessoas presentes no Evento, inicialmente contratado para 210, e depois para 250.



 O evento foi responsável por apresentar todos os lançamentos de produtos de 2023 assim como as principais estratégias de expansão da empresa para os principais clientes do segmento de eletrodomésticos e ar-condicionado do país. Inicialmente o show-room iria expor somente os lançamentos de cada linha, num total de 40 produtos, mas depois a diretoria tomou a decisão mais sábia e trouxe o portfólio completo da marca no país, elevando para mais de 100 produtos expostos.



Todos os convidados compareceram e pela primeira vez puderam conferir todo o portfólio de produtos (lançamentos e demais produtos do portfólio) da marca para os segmentos de eletrodomésticos e ar-condicionado residencial. Os clientes ficaram surpresos em ver o tamanho da linha de produtos, muitos nem tinham conhecimento de alguns produtos incríveis, com tanta tecnologia e por exemplo a quantidade de produtos conectados (IOT), que foram apresentados com maestria no show-room supreendente que foi executado pela Discover.



Relataram durante o evento terem sido surpreendidos por um evento tão impactante, necessário e no momento certo, pós pandemia.



Durante o evento a equipe comercial da Midea trabalhou forte em muitas negociações de compras e aumento de mix para clientes que compravam apenas uma única linha.



Além disso, tiveram a oportunidade de conferir em primeira mão a primeira Campanha Institucional da Marca que foi para o ar no mesmo dia do Evento. Mais um motivo para que os clientes se sentissem seguros em comprar mais produtos Midea, afinal a marca geraria mais  tráfego para as lojas dos maiores varejistas do mercado Brasileiro.



Acredita-se que a confiança dos clientes na marca aumentou substancialmente a partir do momento que viram o plano de expansão e a gama de produtos disponíveis para melhor atender os consumidores Brasileiros. Com isso, projeta-se um crescimento de aproximadamente 10% nas vendas, principalmente no segmento de refrigeradores frost free. A Midea consegiu pela primeira vez realizar um evento com público acima do esperado, extremamente estratégico e qualificado , com um retorno em números nas vendas acima do esperado e além do estreitamento no relacionamento com clientes mais importantes do segmento. E também obteve sucesso ao mostrar que a marca concentra seus esforços para fornecer produtos que minimizem o impacto ambiental. Para isto, investe continuamente em P&D, promovendo a inovação e a eficiência energética de seus produtos. Midea foi reconhecida como umas das 100 empresas verdes da China.



Um evento que apresentou toda a parte de conteúdo com a diretoria no piso térreo,  depois tivemos a exposição do showroom interativo com todos os produtos no piso superior, e após finalizado o jantar novamente no piso inferiror , em plena segunda-feira, os convidados não saiam para ir embora,  uma grande parte permaneceu conversando, tomando os drinks, era visível que estava muito prazeroso e agradável  permanecer no evento, ou seja, evento bom não dá vontade de ir embora.



Hoje os consumidores vão às lojas procurando pelos produtos Midea, por exemplo querem o ferigerador do Tadeu e a máquina de lavar da Manu, e as revendas estão preparadas depois de um evento de sucesso e um relacionamento muito próximo com a marca e com estoque abastecido para atender ao consumidor que também passou a conhecer mais de perto os produtos MIDEA no Brasil.