Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Exposição de Lançamentos WHP

KV EXPOSIÇÃO DE LANÇAMENTOS WHP

Candidato: EAÍ?! Content Experience
Cliente: Whirlpool Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Lançamento de Produtos

Fazer Content Experience vai muito além de criar projetos em torno de ideias bem sacadas ou da utilização de tecnologias que quase ninguém usou em eventos e ativações. Para a EAÍ?!, só existe Content Experience de verdade quando 4 pilares se juntam numa entrega:
1) CONTEÚDO criado para destacar as principais mensagens do cliente;
2) EXPERIÊNCIA cominando diferentes ferramentas para tornar esse conteúdo inesquecível;
3) JORNADA, tanto online quanto presencial, pensada do início ao fim para colocar o participante no centro de tudo, e;
4) INTELIGÊNCIA por trás de cada passo desse processo para garantir que, no final do dia, tudo seja relevante para quem está vivendo a experiência, proporcionando maior retenção do conteúdo e estimulando a geração de insights e dados com maior qualidade e relevância para o negócio dos clientes.
 
Content Experience é sobre isso. É sobre potencializar tudo aquilo que precisa ser dito e absorvido através de combinações surpreendentes que gera novas plataformas e formatos para encantar e envolver.

Para concretizar o CONTENT EXPERIENCE no segmento de eventos de um jeito totalmente inovador e proporcionando uma experiência 360° em todos os sentidos, embarcamos numa jornada de muito conhecimento e construção de storytelling com diferentes gerentes de produtos das marcas Brastemp e Consul para desenvolver algo inédito entre os players do mercado de eletrodomésticos, transformando um dos mais emblemáticos cartões-postais de São Paulo no palco de um evento que foi destaque na mídia especializada e tradicional, entre os maiores revendedores varejistas do país e, claro, os colaboradores Whirlpool Brasil que confiaram na EAÍ CONTENT EXPERIENCE para marcar a história da companhia.
 

Vídeo

Emocionar, surpreender, inovar e converter. Verbos que traduzem muito bem quais eram as expectativas do time Whirlpool Brasil em relação à edição 2022 do seu já tradicional evento de lançamentos.



Vindos de um ano de resultados positivos, porém abaixo do esperado, os responsáveis pelas marcas Brastemp e Consul estavam depositando todas as fichas na Exposição de Lançamentos WHP como grande catalizador de oportunidades, visando o fechamento de um grande volume de vendas.



Além disso, o briefing trazia mais de 40 produtos, em sua maioria lançamentos estratégicos da companhia, que deveriam ser trabalhados durante o evento, incluindo produtos das marcas KitchenAid e B-blend, que fosse capaz de traduzir em um storytelling único as principais mensagens de cada marca, sua força de mercado e o espírito provocativo que há 60 anos acompanha os lares brasileiros de geração em geração.



Fomos também desafiados a repensar o formato do evento completamente. Nada de plenárias com telas de projeção, cadeiras em auditório e MC fazendo a condução e chamando os speakers de cada produto. A intenção era desenvolver uma dinâmica de evento diferente, capaz de fazer com que cada convidado não apenas estivesse inserido numa jornada, mas vivesse as sensações e emoções de estar fisicamente nessa posição de protagonistas, ajudando a conduzir uma trilha de conteúdo capaz de agregar ainda mais valor às marcas, ao relacionamento com os parceiros e orgulho de fazer parte dessa história.

 

Inspirados em tudo eu conhecemos e vivenciamos na Expo Dubai 2022, desenvolvemos um projeto que transformou parte do prédio da Bienal do Ibirapuera em uma exposição imersiva e sensorial, que trazia em suas propostas expressões artísticas dos principais atributos de cada uma das novas linhas de geladeiras, maquinas de lavar, fogões e lava-louças através da combinação de diferentes elementos e linguagem visuais.



Após um intenso trabalho de curadoria, mergulhando nos diferenciais de cada produto, criamos uma jornada imersiva dividida em 6 salas que exploravam vários formatos de conteúdo e recursos especiais para colocar os convidados no centro da experiência.



Com o tema “A arte inspira a vida, a vida inspira a arte”, apresentamos mais de 40 lançamentos em um evento que foi manchete na mídia tradicional e especializada pela ousadia e grandiosidade. Durante o coquetel de recepção, um vídeo provocava os convidados de forma artística, preparando todos eles para proposta de CONTENT EXPERIENCE inédita.



A primeira sala criava a ilusão de um grande corredor formado por 2 imensas telas de LED com 20 metros de comprimento. O primeiro vídeo, do lado esquerdo, apresentava os novos modelos de refrigeradores multidoor Brastemp, enquanto o segundo vídeo, no lado direito do corredor, trazia os novos modelos de fogões mesa de vidro da marca. Após cada vídeo, as telas de LED se moviam e revelavam os produtos físicos, integrados à instalações que, de um lado, remetiam ao ar frio dos refrigeradores e, do outro, à potência das chamas dos fogões.



Na segunda sala, apresentamos as novas linhas de lava-louças, lavadoras upload e laundry center Brastemp, onde cada conteúdo trazia um elemento especial para destacar o grande diferencial de cada produto. O poder de lavagem das lava-louças foi transformado numa grande nuvem de bolas de sabão, a tecnologia Double Wash das lavadoras upload dividiu a tela de LED ultrawide entre tecidos brancos e coloridos que não se misturavam, enquanto um show de light design e trilha apoteótica representavam a tecnologia da secadora que completa o laundry center.



As duas salas seguintes eram dedicadas aos lançamentos da marca Consul. A primeira surpreendia os participantes com uma estrutura artística composta de centenas e camisetas, que serviu de área de projeção para um vídeo mapping que acontecia em volta dos 3 modelos, representando as diferentes capacidades de lavagem. Na sala seguinte, ilustramos o grande espaço interno do novo refrigerador Consul com painéis de LED nas laterais da sala, que transbordavam o conteúdo da tela principal e envolviam os convidados.



Na última sala do circuito imersivo, os convidados conheciam outros importantes lançamentos Brastemp e Consul e assistiam uma mensagem gravada dos Executivos WHP, agradecendo a presença e convidando à visitação do showroom, onde mais de 40 produtos estavam expostos para interação dos convidados.



Para transformar o prédio da Bienal na Exposição de Lançamentos WHP 2022, construímos em 3 dias mais de 5.000m² de cenografia, utilizamos mais de 10 toneladas de LED e contabilizamos mais de 100 horas de render para finalizar todos os vídeos que ajudaram a fazer desse o maior evento de lançamento da história da Whirlpool Brasil, com avaliação impecável dos participantes, repercussão na mídia e retorno financeiro acima do esperado.

 

Durante os 2 dias da Exposição de Lançamentos WHP, não apenas superamos as expectativas do cliente, como também dos parceiros comerciais, colaboradores, influencers e equipe de relações públicas.



O impacto em torno dos lançamentos surpreendeu os gerentes de produto envolvidos no projeto, que recepcionavam na área do showroom os representantes das principais varejistas do país ansiosos por descobrir mais sobre as novidades que inspiraram cada um dos conteúdos vivenciados. O resultado desse entusiasmo foi um evento de lançamento que bateu recorde de vendas, colaborando de maneira decisiva para que as projeções de vendas da Whirlpool Brasil fossem atingidas no ano de 2022.



A proposta de trocar a plenária por uma ação imersiva e artística também gerou impactos na mídia em geral. Desde veículos do segmento de eventos até editoriais sobre varejo e consumo fizeram menção à Exposição de Lançamentos WHP e seu conteúdo inovador. O Chef Henrique Fogaça foi um dos primeiros influencers convidados pela empresa para viver a jornada imersiva, apresentando as novidades para seus milhares de seguidores. Potencializando ainda mais esse esforço, a área de relações públicas da Whirlpool Brasil produziu uma capa promocional especial para a edição de 19/08 do jornal Estado de São Paulo, gerando awareness para as marcas Brastemp e Consul ao impactar milhões de paulistanos.



Finalizando com as palavras de Andrea Salgueiro, Presidente da Whirlpool Brasil na ocasião: “esse foi o maior evento de lançamento da nossa história.”