Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: NETFLIX - Lançamento Filme Agente Oculto

ACUCA inova em experiência de lançamento imersiva e interativa nunca feito antes!

Candidato: A Cuca
Cliente: Netflix
Segmento: Eventos
Categoria: Lançamento de Produtos

[[[A AGÊNCIA]]]
Nós somos a ACUCA e atuamos há 12 anos no mercado de live marketing com 3 pilares principais: experiência, design e conteúdo.

- EXPERIÊNCIA: onde as emoções ganham propósito, geramos awareness e alto impacto positivo de retorno para o cliente e parceiros;
- DESIGN: onde a forma ganha função com nossas criações e conceitos;
- CONTEÚDO: onde as visões viram metas e com um conteúdo embasado, nossas ideias têm ideais.

[[[O CLIENTE PARCEIRO]]]
NETFLIX é um provedor de serviços de entretenimento por streaming e um cliente exigente nos níveis de suas experiências para aproximar os consumidores de seus títulos e produtos.

Principalmente quando a experiência é sobre lançar um filme para o público.

[[[O TIME BASE DA ACUCA]]]
Além de todo o time de freelas e parceiros externos, na liderança do projeto tivemos envolvidos:
- Coordenador do projeto e atendimento: Marcos Jr.
- Operações: Hebert Lacava
- Planner: David Chang
- Head de criação: Marcos Jr.
- Direção de arte: Victor Melo
- Produtor: Miguel Pixies, Hugo Guerra, Monique Reis
- Diretor audiovisual: Mess Santos
- Cenografia: B Marketing
- Casting: Emme

Vídeo

[[[BRIEFING]]]

A NETFLIX estava planejando lançar no final de julho/2022 o filme AGENTE OCULTO (THE GRAY MAN).



Resumidamente, um filme que retrata o agente mais valioso da CIA, cuja identidade é desconhecida, descobre segredos da agência e desencadeia uma caçada global por assassinos libertados por seu ex-colega. A empresa reuniu um elenco composto apenas por grandes astros, como Ryan Gosling, Chris Evans e Ana de Armas, e os colocou para trabalhar sob os cuidados de ninguém menos do que os Irmãos Russo: Joe e Anthony Russo.

 

O briefing foi bem simples e direto ao ponto: “Precisamos criar uma experiência diferente de tudo o que já foi visto em outros lançamentos para até 10 influenciadores que vamos pré-selecionar. Pensem com os olhos de um produtor de filme e definam atividades que vão gerar engajamento pelos convidados. Precisamos de ações envolventes que remetam ao filme.”

 

[[[METAS]]]

- Como criar uma experiência que envolva um filme de ação e adrenalina? (com segurança e sem potenciais perigos)

- Pesquisar locais que pudesse criar essa imersão (no início o cliente pensou em espaço de evento)

- Full Experience: desde o pré-evento no convite, lugar inusitado, alguma atividade para eles fazerem, espaço instagramavel

- Passar o filme em primeira mão para os convidados

- Gerar residual além das postagens

 

[[[OBJETIVOS]]]

- Criar uma experiência memorável e diferenciada para os influenciadores convidados

- Gerar o engajamento de todos a todo o momento

- Ter ações para postarem e divulgarem o novo filme e a experiência em suas redes sociais

[[[RESPOSTA AO BRIEFING]]]

ACUCA inova em experiência imersiva com 8 influenciadores selecionados que assistiram ao filme antes do lançamento e participaram de uma experiência exclusiva contracenando com dublês.

 

[[[A EXPERIÊNCIA]]]

Fizemos os participantes se sentirem os verdadeiros protagonistas do filme, trazendo uma palinha do universo dos sets de filmagem.

 

A experiência se iniciou com uma imersão ao longa com motoristas, trajados como agentes, buscando cada influenciador em casa com carros executivos e levando para o QG da Netflix.

Ao entrar no carro, os influenciadores receberam um kit com o briefing da missão, dossiês dos protagonistas do filme, itens icônicos do longa e documentos exclusivos para cada participante: um dossiê personalizado contextualizando características pessoais deles com o universo dos agentes secretos e passagens de avião para destinos abordados em Agente Oculto.

 

Chegando ao escritório da Netflix, foram recepcionados com uma carteirinha da CIA (Centro de Inteligência dos Agentes) e assistiram em primeira mão o filme antes de seu lançamento.

 

Após a exibição, os influenciadores foram levados pelos motoristas a um galpão, onde foi criado um estúdio de filmagem transportando os participantes para o mundo do cinema.

 

Os convidados puderam participar de uma aula com dublês preparando-os para estrelar em uma das cenas de ação mais marcante do filme. Após a aula, passaram por um camarim onde foram maquiados por especialistas em efeitos especiais e foram fotografados para a criação de um pôster exclusivo de Agente Oculto onde eles se tornaram os protagonistas do filme. Os pôsteres foram editados, impressos na hora e entregues como residual para cada participante.

 

Recriamos em cenografia, iluminação e efeitos visuais as cenas mais clássicas do filme para que na filmagem parecesse de fato que estavam gravando aquele filme.

Para finalizar a experiência com chave de ouro, os influenciadores contracenaram nesse ambiente cenográfico, fazendo o papel do Ryan Gosling (Sierra Seis) com cenas de ação e dublês representando o personagem de Chris Evans (Lloyd Hansen).

 

Foram entregues dois vídeos editados para cada convidado (16x9 e 9x16). A edição, colocaremos no capítulo a seguir de resultados.

- Alto alcance nos perfis dos influenciadores convidados (Bil, PKllipe, Bia Napolitano, Mari Palma, Miro, Renan Correa, Phelipe Siani, Aline Diniz)



- Desde que os motoristas foram buscar os convidados em casa, iniciou-se os posts e stories nas redes sociais dos influenciadores selecionados pela Netflix. Todos com efeito surpresa e que amaram a experiência



- Posts dos influencers na época da experiência:

Bil Araujo (6.3M): https://www.instagram.com/p/CgPR4UmsLct/

(Bil gostou tanto que ainda está fixado em seu perfil até hoje (um ano depois)



PKllipe (4.7M)

https://www.instagram.com/p/CgaM_hNpisQ/



Bia Napolitano (2M)

https://www.instagram.com/reel/CgZehWdlFcO/



Mari Palma (1.6M)

https://www.instagram.com/p/CgP-ZjhlGnq/

(com extensão para uma matéria divulgada na CNN pela Mari Palma mostrando o vídeo dela)



Miro Malacrida (1.1M & 20.1K)

https://www.instagram.com/p/CgA--8hM9x0/



Renan Correa (636K)

https://www.instagram.com/reel/CgQKRK2A-xT/



Phelipe Siani (411K)

https://www.instagram.com/p/CgQW3S8Dbce/



Aline Diniz (117K)

https://www.instagram.com/reel/CgXH0uQghrp/

(vídeo interessante da Aline que conta a experiência sob o olhar dela, cheio de detalhes)



- NPS de 98,3% positivo para a organização, experiência e criatividade

- Alto impacto na divulgação