Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Evento de Lançamento EpiqVision

Candidato: Epson
Segmento: Cliente Final
Categoria: Lançamento de Produtos | Clientes

FICHA TECNICA
Evento: Evento de Lançamento Epiq Vision
Periodicidade: único
Segmento: Indústria de Tecnologia
UF e Cidade de realização: São Paulo/SP
Centro de Convenções/Espaço para Eventos: Loft 25 - Farol Santander
Data de início da realização: 21/09/2022
Data de encerramento da realização: 21/09/2022
Edição da realização: 1
Número aproximado de público total: 100
Cliente: Epson do Brasil
Conceito/Tema: Lançamento Épico
Público Alvo: Evento manhã: Imprensa Evento noite: influenciadores digitais, formadores de dos varejistas, consumidores selecionados
Produto(s) lançado(s): Epiq Vision FH02, EF12, LS300


Evento de lançamento oficial da nova linha de projetores smart Epson Epiq Vision, com o objetivo de apresentar os modelos recém-chegados ao Brasil e que passam a ser vendidos nos principais varejistas, sendo o principal lançamento da Epson desde o lançamento da tecnologia tanque de tinta, a qual revolucionou o mercado.

Os conceitos principais dos produtos a serem lançados são: imagens de alta qualidade, em grandes telas, com android TV, som de alta potência, portabilidade e facilidade de instalação. E para destacar esses conceitos e traduzir a mensagem de forma concreta, montamos uma experiência imersiva, de forma que os participantes possam vivenciar na prática a aplicabilidade e a usabilidade dos produtos.

Para isso, preparamos 5 ambientes no Loft 25 do Farol Santander, remetendo à uma casa real, com atores representando os usuários em cada um dos ambientes. Aplicamos os equipamentos em situações da vida real, mostrando a versatilidade dos equipamentos e a praticidade de uso em uma experiência que traduz a realidade do consumidor. 

Vídeo

- Apresentar a nova linha de projetores smart, valorizando os atributos e diferenciando de equipamentos convencionais

- Permitir que os convidados tivessem o entendimento das possíveis aplicações em uma residência convencional, experienciando cada um dos produtos em cada um dos diferentes ambientes do Loft

- Atrair a atenção dos convidados para essa nova família de produtos, gerando o interesse

- Fazer com que os clientes sentissem naturalidade nos ambientes, que realmente remetessem à uma casa da vida real, à uma casa de uma família de verdade, que não parecesse um espaço de evento ou um ambiente preparado para os nossos produtos (pelo contrário, queríamos deixar claro o quão versátil são os produtos e que justamente por isso foram feitas pouquíssimas intervenções no loft)

- Para a imprensa buscamos impactá-los de maneira que pudessem contar em suas matérias a vivência real que tiveram

- Impactar no mínimo 5 jornalistas Tier 1

- Presença de no mínimo 8 jornalistas no total

- Presença de no mínimo 80 pessoas no evento da noite

- Presença de no mínimo 2 influenciadores digitais

- Promover interação com os produtos

- Promover uma experiência disruptiva e uma intervenção de grande porte na cidade

Fizemos dois eventos, um na parte da manhã para a imprensa e outro na parte da noite para o restante do público no mesmo ambiente



Imprensa: O evento se passa no Loft 25 às 10h00 da manhã, inicia com um brunch servido no living enquanto todos os demais ambientes estão fechados. Segue a apresentação técnica, conceito dos produtos e depois um tour guiado pelos ambientes que um a um iam sendo revelados. A cada novo ambiente da casa, os atores iniciavam uma breve performance (de 30 segundos a 1 minuto) que traduzia para os jornalistas o ambiente da casa, a experiência que o usuário estava tendo e a característica principal do produto que queríamos destacar.



Clientes: O evento se passa no Loft 25 às 19h00 e inicia já na recepção dos convidados, que passam pela rua/calçada que tem uma projeção sendo feita no piso e um show de laser e música, criando um ambiente de suspense antes mesmo de entrar no prédio. Chegando no loft os convidados são recebidos com um coquetel. Contratamos Claudia Raia como mestre de cerimônias que, de repente, entra no living do Loft como se fosse a “dona” daquela casa e começa a falar sobre aquela noite. Ela foi escolhida por ser uma mulher grande e que, em todo seu discurso, trazia o atributo da grande tela do projetor como destaque e comparativo consigo mesma. Foi feita uma breve apresentação de produto, posicionamento, conceito e  seguido da abertura de todos os ambientes para os convidados explorarem. De tempos em tempos e em cada ambiente da casa, os atores iniciavam uma breve performance (de 30 segundos a 1 minuto) que traduzia o ambiente da casa, a experiência que o usuário estava tendo e a característica principal do produto que queríamos destacar.



O evento contou com a presença de 4 influenciadores digitais:

- Segmento de Arquitetura

- Segmento Esportivo

- Segmento Tecnologia

- Segmento Fashion



Destacamos que não precisamos fazer nenhuma obra, instalação ou adequação na casa para que ela recebesse os projetores.

 

Os ambientes explorados foram:

 - Sala: atores caracterizados de torcedores assistindo e interagindo com um jogo de futebol

 - Banheiro: projeção no teto / atores relaxando em uma banheira, assistindo à imagem projetada no teto

 - Cozinha: atores encenando um momento de cozinhar em família, projetando a receita que estão elaborando

 - Quarto: projetor portátil apoiado sobre a cama projetando no teto e os atores encenando deitados na cama assistindo à projeção

 - Escritório: ator encenando home office com uma projeção de vídeo chamada

 

Em cada ambiente era possível destacar os atributos do equipamento, a versatilidade de projeção, a viabilidade de uma experiência diferenciada, a qualidade de som e a possibilidade de imersão no conteúdo assistido de uma forma que as TVs não permitem (em função do tamanho da tela, peso e portabilidade).

- Na sessão diurna tivemos a presença de 11 jornalistas (tier 1)​

- Na sessão noturna tivemos a presença de 80 convidados + 4 influenciadores + Claudia Raia como mestre de cerimônias e influenciadora

- Adesão dos principais varejistas com presença de altos executivos no evento

- presença dos altos executivos da Epson

- modelo do evento foi replicado para outros países como referência de boa prática e de alto impacto para a categoria

- sobre o desafio de realizar uma intervenção na cidade, foi feita a projeção na calçada e show de laser

- apresentação dos produtos trouxe interação com os convidados e a experiência real possível de ser replicada em qualquer residência

- as projeções foram entregues​ em grandes telas e de maneiras disruptivas, que não poderiam ser replicadas em ambientes com TV

- Claudia Raia foi uma escolha muito acertada para atuar como Mertre de cerimônia, fazendo brincadeiras e comparações diretas entre o seu tamanho grande e as telas grandes

​- postagens dos influenciadores em tempo real a partir do evento

- Resultado geral​: R$ 9,5 milhões em retorno de mídia