ESPAÇO DE CONGRESSOS
O espaço que abrigou as trilhas de conteúdo, recebeu carinhosamente o apelido de Nárnia, devido a uma especificidade no briefing em fazer com que o congressista, ao entrar nessa área, tivesse a sensação de transpassar para um mundo fantástico, em alusão ao mundo fantástico criado pelo escritor Irlandês Clive Staples Lewis como local narrativo para As Crônicas de Nárnia, que é chamado assim em homenagem ao país de Nárnia, onde acontece a maior parte da história.
Grandes projetos pedem o dobro de atenção e detalhe. O espaço de congressos é uma área totalmente fechada, com acesso restrito, contendo a plenária principal com capacidade para 500 pessoas, 4 auditórios paralelos com capacidade de 160 pessoas cada um, todos integrados à praça central que recebeu um elemento cenográfico que gerou grande impacto. O lounge KPMG foi construído como uma área VIP para palestrantes, mídia desk, lounge, serviço de A&B e salas de reunião.
A plenária principal tinha suas especificidades, pois era a única fechada completamente com paredes de tecido, com caixas de portas duplas e uma cenografia especial: foi composta por um fundo de palco e laterais estrelado, criada com tecido de fibra óptica. Um dos pontos altos desse projeto e também um dos desafios foi a criação de uma régua estrutural de alumínio para apoio do painel de LED, que permitiu que ficasse suspenso, gerando um efeito surpreendente na cenografia, que remetia aos avanços tecnológicos e tudo que esse universo envolve.
Normalmente os paineis de LED, por seu peso, são estruturados e apoiados no palco, só que nesse projeto foram criadas peças metálicas da família do box truss, feitas sob medida e específicas para fazer o suporte dos paineis, deixando a parte de baixo livre, como se estivesse flutuando em meio às estrelas.
A plenária principal, parte integrante do espaço para congressos, é a de maior capacidade de pessoas. A estrutura de box truss configurou o espaço, e recebeu fechamento duplo em tecido tensionado preto. As caixas de portas duplas que davam acesso a toda área dos congressos, fazem parte do acervo da Bueno, e são amplamente utilizadas, muito funcionais e versáteis.
Parte integrante do processo de trabalho e de estudos da Bueno, a escolha de peças estratégicas para o acervo de cenografia cumpre seu papel ambiental, entre as práticas adotadas pela empresa que levanta a bandeira ESG e mais que isso, propõe e executa tais ações em cada projeto.
Para os outros auditórios, onde aconteciam palestras simultâneas, a busca foi por integrar os ambientes, através da grande cúpula central, que serviu de lounge e também de atrativo focal para o espaço cenográfico. A grandiosa peça, serviu como elo de conexão entre diferentes áreas de transmissão de conteúdo, como uma grande praça, abraçando os auditórios. A iluminação e a plasticidade desta peça cenográfica central também remeteram a inovação e a tecnologia, reforçando o conceito do evento Futurecom.
AUDITÓRIOS PARALELOS - Future Payment, Future GOV, Future JUD e Future Tech
Como partido de projeto, os quatro auditórios não receberam fechamentos laterais, e por isso o conceito criativo priorizou a unidade e integração visual. Para isso, os quatro cenários de fundo de palco, receberam placas modulares brancas, trazendo uma padronização entre os auditórios através do conceito visual. Ainda reforçaram a ideia de um ambiente unificado, integrado e interconectado, pois ao entrar nessa área, todos podiam ser vistos simultaneamente.
Vale ressaltar que as placas modulares fazem também parte do acervo da Bueno, o que enaltece ainda mais o pensamento projetual agregando em sustentabilidade e eficiência construtiva.
Para delimitação das áreas de cada auditório, foram utilizados dois recursos bastante eficientes: a mudança de cor na forração do piso, sutilmente mostrava que se tratava de um outro espaço, e além disso, foi utilizada vegetação baixa em jardineiras, permeando e limitando o espaço de cada auditório, sem se tornar uma barreira visual.
Os auditórios receberam conteúdos simultâneos, e cada um deles precisou de áreas técnicas, que a cenografia também foi responsável por criar, como a área para distribuição de fones, house mix e cabines de tradução simultânea.
SALA KPMG PALESTRANTES
Essa área com acesso exclusivo para os palestrantes, tinha como funcionalidade oferecer um ambiente de apoio para testes de arquivos, área para preparação, lounge de estar e até pequenas salas de reunião.
O espaço foi implantado próximo ao palco da plenária principal, e compartilhou as mesmas premissas conceituais do restante dos ambientes cenográficos. A estrutura metálica delimitou a sala, e como fechamento também foi utilizado o tecido tensionado preto.
Para que o ambiente ficasse mais sofisticado e aconchegante, além do tecido foram utilizadas composições de placas em PS, com diferentes recortes e formatos. Os recortes em conjunto com a iluminação cênica, trazem profundidade ao espaço. Além disso, mais uma vez, as placas são parte do acervo da Bueno Arquitetura Cenográfica, mostrando todo o cuidado de composição versátil de peças que compõem o acervo de cenografia. Toda a curadoria desses itens é importante para que todo projeto seja único, e ao mesmo tempo agregue em responsabilidade ambiental.
Esses elementos neutros e modulares, podem ser extremamente versáteis, criando diferentes formatos e se adequando a espaços de diferentes cores, pois recebem muito bem a luz. Por falar em luz, uma técnica de iluminação cênica foi utilizada para atingir mais recursos visuais e efeitos como luz e sombra.