Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Futurecom 22

Candidato: Bueno Arquitetura Cenográfica
Cliente: InformaMarkets
Segmento: Serviços
Categoria: Infraestrutura Técnica para Eventos

A Bueno Arquitetura Cenográfica atua no mercado há 30 anos, entregando soluções criativas para resolução de desafios. Hoje, integra o Grupo Bueno, um ecossistema de empresas que é resultado da evolução ao longo dessas 3 décadas.
 
Iniciando sua trajetória na comunicação visual, a empresa evoluiu através dos desafios. A tridimensionalidade da comunicação visual guiou os passos da empresa para o desenvolvimento de novas técnicas, migrando para a especialização em cenografia. Com a crescente complexidade das demandas, a Arquitetura Cenográfica se tornou a solução integrada entre técnica, conceito, funcionalidade e experiência, consolidando hoje o diferencial da Bueno Arquitetura Cenográfica.

O Futurecom é a maior plataforma B2B de conteúdo e relacionamento voltada ao universo de conectividade da América Latina. Há 24 anos fomentando o mercado, combina exposição, experiências, debates, networking e demonstrações sobre os impactos das aplicações de tecnologias em praticamente todos os segmentos da economia, gerando grandes oportunidades de negócios.

O evento que aconteceu no São Paulo Expo é o mais relevante do setor e traz ao palco debates profundos sobre os impactos da Tecnologia, inovações e principais tendências nacionais e internacionais nas relações do mercado entre telcos, corporações e stakeholders. Os principais nomes de Telco, Inovação e Transformação Digital se juntam nesse evento para debater o futuro da conectividade e dos negócios.

Reconhecida por ser uma empresa especialista em espaços imersivos e experienciais para eventos corporativos, a Bueno Arquitetura Cenográfica é mais uma vez convidada para assinar os trabalhos de arquitetura cenográfica dos principais espaços. Cinco trilhas de conteúdo: Future Congress, Future Payment, Future GOV, Future JUD e Future Tech, Sala VIP KPMG para palestrantes, lounge de relacionamento do Futurecom 4CORP, e ainda uma Arena  4CORP com uma entrada exclusiva através de um Túnel Cenográfico.

Quando pensaram no conceito do evento, entenderam rapidamente que o maior desafio seria transportar as pessoas para espaços imersivos onde pudessem se conectar ao presente, no que estavam vivendo e recebendo de conteúdo naquele exato momento, e pudessem esquecer dos ruídos externos. Um projeto pautado por inovação, criatividade, técnica, muita tecnologia, mas essencialmente na imersão que os convidados deveriam receber.

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ESPAÇO DE CONGRESSOS

O espaço que abrigou as trilhas de conteúdo, recebeu carinhosamente o apelido de Nárnia, devido a uma especificidade no briefing em fazer com que o congressista, ao entrar nessa área, tivesse a sensação de transpassar para um mundo fantástico, em alusão ao mundo fantástico criado pelo escritor Irlandês Clive Staples Lewis como local narrativo para As Crônicas de Nárnia, que é chamado assim em homenagem ao país de Nárnia, onde acontece a maior parte da história. 



Grandes projetos pedem o dobro de atenção e detalhe. O espaço de congressos é uma área totalmente fechada, com acesso restrito, contendo a plenária principal com capacidade para 500 pessoas, 4 auditórios paralelos com capacidade de 160 pessoas cada um, todos integrados à praça central que recebeu um elemento cenográfico que gerou grande impacto. O lounge KPMG foi construído como uma área VIP para palestrantes, mídia desk, lounge, serviço de A&B e salas de reunião. 



A plenária principal tinha suas especificidades, pois era a única fechada completamente com paredes de tecido, com caixas de portas duplas e uma cenografia especial: foi composta por um fundo de palco e laterais estrelado, criada com tecido de fibra  óptica. Um dos pontos altos desse projeto e também um dos desafios foi a criação de uma régua estrutural de alumínio para apoio do painel de LED, que permitiu que ficasse suspenso, gerando um efeito surpreendente na cenografia, que remetia aos avanços tecnológicos e tudo que esse universo envolve.



Normalmente os paineis de LED, por seu peso, são estruturados e apoiados no palco, só que nesse projeto foram criadas peças metálicas da família do box truss, feitas sob medida e específicas para fazer o suporte dos paineis, deixando a parte de baixo livre, como se estivesse flutuando em meio às estrelas.



A plenária principal, parte integrante do espaço para congressos, é a de maior capacidade de pessoas. A estrutura de box truss configurou o espaço, e recebeu fechamento duplo em tecido tensionado preto. As caixas de portas duplas que davam acesso a toda área dos congressos, fazem parte do acervo da Bueno, e são amplamente utilizadas, muito funcionais e versáteis.



Parte integrante do processo de trabalho e de estudos da Bueno, a escolha de peças estratégicas para o acervo de cenografia cumpre seu papel ambiental, entre as práticas adotadas pela empresa que levanta a bandeira ESG e mais que isso, propõe e executa tais ações em cada projeto.



Para os outros auditórios, onde aconteciam palestras simultâneas, a busca foi por integrar os ambientes, através da grande cúpula central, que serviu de lounge e também de atrativo focal para o espaço cenográfico. A grandiosa peça, serviu como elo de conexão entre diferentes áreas de transmissão de conteúdo, como uma grande praça, abraçando os auditórios. A iluminação e a plasticidade desta peça cenográfica central também remeteram a inovação e a tecnologia, reforçando o conceito do evento Futurecom. 



AUDITÓRIOS PARALELOS - Future Payment, Future GOV, Future JUD e Future Tech

Como partido de projeto, os quatro auditórios não receberam fechamentos laterais, e por isso o conceito criativo priorizou a unidade e integração visual. Para isso, os quatro cenários de fundo de palco, receberam placas modulares brancas, trazendo uma padronização entre os auditórios através do conceito visual. Ainda reforçaram a ideia de um ambiente unificado, integrado e interconectado,  pois ao entrar nessa área, todos podiam ser vistos simultaneamente.



Vale ressaltar que as placas modulares fazem também parte do acervo da Bueno, o que enaltece ainda mais o pensamento projetual agregando em sustentabilidade e eficiência construtiva.



Para delimitação das áreas de cada auditório, foram utilizados dois recursos bastante eficientes: a  mudança de cor na forração do piso, sutilmente mostrava que se tratava de um outro espaço, e além disso,  foi utilizada vegetação baixa em jardineiras, permeando e limitando o espaço de cada auditório, sem se tornar uma barreira visual.



Os auditórios receberam conteúdos simultâneos, e cada um deles precisou de áreas técnicas, que a cenografia também foi responsável por criar, como a área para distribuição de fones, house mix e cabines de tradução simultânea.



SALA KPMG PALESTRANTES

Essa área com acesso exclusivo para os palestrantes, tinha como funcionalidade oferecer um ambiente de apoio para testes de arquivos, área para preparação, lounge de estar e até pequenas salas de reunião.



O espaço foi implantado próximo ao palco da plenária principal, e compartilhou as mesmas premissas conceituais do restante dos ambientes cenográficos. A estrutura metálica delimitou a sala, e como fechamento também foi utilizado o tecido tensionado preto.



Para que o ambiente ficasse mais sofisticado e aconchegante, além do tecido foram utilizadas composições de placas em PS, com diferentes recortes e formatos. Os recortes em conjunto com a iluminação cênica, trazem profundidade ao espaço. Além disso, mais uma vez, as placas são parte do acervo da Bueno Arquitetura Cenográfica, mostrando todo o cuidado de composição versátil  de peças que compõem o acervo de cenografia. Toda a curadoria desses itens é importante para que todo projeto seja único, e ao mesmo tempo agregue em responsabilidade ambiental.



Esses elementos neutros e modulares, podem ser extremamente versáteis, criando diferentes formatos e se adequando a espaços de diferentes cores, pois recebem muito bem a luz. Por falar em luz, uma técnica de iluminação cênica foi utilizada para atingir mais recursos visuais e efeitos como luz e sombra. 

Galeria de Fotos

Quando falamos em um evento que propaga e respira avanços tecnológicos, seria impossível que o projeto de cenografia não utilizasse inovações tecnológicas e se apropriasse de estratégias criativas e contemporâneas.



A Beuno Arquitetura Cenográfica pensa em avanços não somente no âmbito estético, mas em também em utilizar os processos mais modernos para a definição e escolha dos materiais e as boas práticas de montagem.



O pensamento construtivo dos ambientes priorizou as estruturas metálicas de box truss, aliando a alta resistência da estrutura metálica à versatilidade de formas que a modulação das peças proporciona, além de ser uma técnica construtiva eficiente, e que não gera resíduos. A facilidade do transporte e da logística, e a alta durabilidade das peças, que são desmontadas, armazenadas e realocadas em outros projetos, faz com que seja a principal forma construtiva nos projetos da Bueno.



As formas orgânicas também foram mais uma solução de inovação e criatividade dentro do projeto. As curvas conseguidas com diâmetros diferentes combinados nas estruturas de box truss, receberam revestimentos em materiais como tecido, iluminação em flexled e elementos que evidenciam essas formas.



É sempre desafiador ressignificar elementos e materiais, para que eles pareçam ter sido projetados especialmente para determinado projeto. Essa inteligência projetual, é o que norteia o processo de criação da Bueno. Mostra que é possível, através de uma curadoria especializada, e do conhecimento pleno dos materiais, explorar as potencialidades de cada um deles, respeitando o ciclo de utilização, e ainda assim, criando projetos autorais exclusivos e surpreendentes.



Um outro exemplo de acervo versátil e inovador, de uma peça desenvolvida pela Bueno Arquitetura Cenográfica, é a cortina de fibra óptica. Com base em veludo preto, instalações elétricas e pontos de luz, as peças recebem velcro nas laterais, para facilitar a instalação, fixação e até mesmo a manutenção da parte elétrica quando necessário. Um fundo estrelado cai bem em várias ambientações, conseguindo complementar muito bem diversos conceitos criativos.



Em Futurecom, o fundo de palco da plenária principal que recebeu este ‘céu estrelado’, fez menção ao futuro, ao universo e às infinitas possibilidades que a tecnologia proporciona. Para complementar a inovação e a surpresa, uma grande inovação técnica foi utilizada neste projeto. 

Normalmente, por conta de seu peso, os paineis de LED quando compõem espaços cenográficos, ficam apoiados nos palcos, e ainda assim precisam de todo um reforço estrutural para equilibrar seu peso. Aqui, o painel de LED ficou totalmente suspenso. E isso foi possível por conta da expertise técnica da Bueno Arquitetura Cenográfica.



Com desenvolvimento em conjunto com sua rede de fornecedores, e parcerias de longa data, a Bueno desenhou uma peça metálica, no mesmo perfil das peças de box truss que já utiliza amplamente, que sustenta com segurança o painel de LED, para que esse efeito suspenso seja tecnicamente viável.



Além da inovação, essa estrutura reduziu consideravelmente o peso e as cargas que antes eram necessárias para equilibrar o painel de LED com segurança, chegando inclusive a reduzir a quantidade de caminhões necessários para a logística de transporte por parte da empresa de audiovisual responsável pela infraestrutura do painel de LED. Uma solução técnica, que favorece o trabalho de outras empresas, e que agrega em responsabilidade ambiental, inclusive na etapa de logística.



Para cumprir as expectativas do cliente, de conseguir tirar o convidado da realidade, e deixá-lo imerso em um outro mundo, repleto de conteúdos inovadores, um recurso interessante foi utilizado. Uma peça cenográfica de destaque, artística e sensorial, causa o impacto visual necessário para surpreender o convidado.



Esse recurso, muito utilizado na cenografia imersiva, é essencial para receber o convidado e deixá-lo pronto para a experiência que está por vir. Também fazia parte do desejo do cliente, que o convidado se desconectasse de tudo que estava ao redor, na EXPO, e se sentisse em outro lugar, imerso nos ambientes de propagação de conteúdo.



Nesse quesito, a grande cúpula central, que unia visualmente todos os auditórios, de maneira grandiosa, artística e sensorial, proporcionou um reset na mente do convidado. A Bueno se apropriou das texturas, da iluminação cênica, dos espelhos e da grandiosidade.



Para este projeto, buscaram utilizar técnicas que já dominavam e tinham total expertise, como o tecido tensionado. Na peça central utilizaram a técnica de tensionamento tanto do plano todo na cúpula, como as tiras tensionadas, que potencializaram o efeito da iluminação cênica. Na base, aproveitaram para criar um espaço de relaxamento, com bancos de descanso. O acabamento da cúpula foi em placas de PS, para gerar conexão visual com os demais espaços cenográficos da área.



A peça central que conectava os auditórios foi realmente um espetáculo à parte, a cenografia repleta de experiências, mesmo sendo funcional. Assim, conseguiram unir eficiência construtiva, sustentabilidade, segurança estrutural e design de maneira surpreendente para o evento FUTURECOM.

Galeria de Fotos

O Futurecom, maior plataforma de conexão com o mercado de tecnologia e telecomunicações, retomou o formato presencial em 2022 e foi realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo. O evento fomentou oportunidades de negócios, desenvolvimento socioeconômico e sustentável, proporcionando conteúdo relevante e favorecendo o networking e disseminação de conhecimento entre participantes. 



O congresso recebeu mais de 30 mil profissionais e, a 2 meses do evento da edição 2023, já conta com mais de 50 expositores confirmados para trazer as maiores novidades e tendências nacionais e internacionais nas relações do mercado entre telcos, corporações e stakeholders.



Entre as marcas parceiras estão as maiores líderes do mercado de tecnologia – Amdocs e IBM, por exemplo - e telecomunicações como a Huawei, líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação presente em mais de 170 países; a NTT DATA, multinacional japonesa de consultoria e serviços de tecnologia da informação; a Infinera Corporation, fabricante de equipamentos de transmissão óptica de pacotes para o mercado de provedores de serviços de telecomunicações, além de companhias mais segmentadas como a AC&F Serviços Técnicos Ltda, especializada em Projetos e Instalações de Sistemas de Prevenção de Incêndios.  



Ainda dentro do mercado de tecnologia, estarão no evento a Seaborn, operadora independente com mais de 250.000 km de cabos de fibra óptica submarinos; a Seal Telecom, multinacional integradora de soluções de Áudio e Vídeo, Comunicações Unificadas, Edifícios Inteligentes, Broadcast, Incêndio e Segurança fundada em 1999; a Red Hat, que oferece soluções baseadas em GNU/Linux; a Manage Engine, divisão de gerenciamento de TI da Zoho Corporation com mais de 90 produtos; além da Eletronet, empresa com mais de 20 anos de mercado em serviços de Transporte de Dados e Trânsito IP, e que deve abordar as soluções de rede em território nacional.



Dentro de todo o contexto geral do evento, inovação e tecnologia precisavam ser exaltados, e assim foram, através do projeto de arquitetura cenográfica proposto pela Bueno. Este projeto, é um exemplo forte de como é possível inovar, mesmo utilizando itens de acervo, de maneira ressignificada, mantendo o alto padrão de práticas de ESG desenvolvidos pela empresa. 

Explorados da maneira correta, os mesmos materiais, combinados de formas diferentes, se transformam totalmente, impactando visualmente os convidados e chegando no melhor resultado possível, gerando conexão entre a marca e o visitante.



Com uma expertise em curadoria de acervo, e em técnicas construtivas limpas e eficientes, a Bueno sai na frente unindo design e sustentabilidade, que se diferenciam através do árduo processo criativo, de ressignificar e explorar ao máximos as potencialidades de cada material.