Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Rio Oil & Gas 2022

Candidato: IBP
Cliente: Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP)
Segmento: Serviços
Categoria: Infraestrutura Técnica para Eventos

A 20ª edição da Rio Oil & Gas encerrou com número recorde de participações: mais de 58 mil visitantes durante os quatro dias do evento que contou com mais de 450 expositores, reunidos em um espaço de mais de 52 mil m2, na maior ocupação no Boulevard Olímpico desde as Olimpíadas Rio 2016.

Essa edição também foi marcada pela retomada do formato presencial, deixando um legado para a cidade do Rio de Janeiro com reforma do Armazém Kobra. No total foram 268 horas de conteúdo presencial e 450 online.

Pela primeira vez, a Rio Oil & Gas foi realizada em 7 pavilhões do Boulevard Olímpico, local que deve sediar a próxima edição do evento 2024.

Nessa edição também realizamos o Prêmio Leopoldo Miguez, iniciativa tem como objetivo reconhecer publicamente a contribuição de personalidades que tenham atuado para transformar e desenvolver a indústria de petróleo e gás no Brasil, e o Prêmio Plínio Cantanhede, para os melhores trabalhos técnicos, em seis categorias (upstream, mid e dowstream, gás natural e energia, transformação digital, ESG e transição energética), entre mais de 500 inscritos.

Vídeo

A 20ª edição da Rio Oil & Gas começou a ser construída em 2019 e estava prevista para ser realizada entre os dias 21 e 24 de setembro de 2020. Em janeiro de 2020 nós tínhamos 64% de área da feira já comercializada para empresas do setor. Contudo, em março do mesmo ano o mundo foi assolado pela pandemia da COVID-19 e a edição presencial foi suspensa, sem previsão de nova data. Foi somente em 2022, com o avanço da vacinação e o afrouxamento das restrições de contato, que nos deparamos com o desafio da retomada.



Podemos dizer que essa foi a edição mais desafiadora da Rio Oil & Gas nesses 40 anos de história.

Essa retomada do planejamento trouxe uma questão primordial: o local de realização. O Riocentro, que até então sediava as edições da Rio Oil & Gas, deixou de ser uma possibilidade e nos deparamos com o desafio de encontrar um local que comportasse um evento deste porte, de fácil acesso ao público do setor e mantendo a grandiosidade da feira e do congresso. 



Dentre as opções de locais, o Boulevard Olímpico nos pareceu a melhor opção. Os desafios relacionados a infraestrutura eram enormes, mas a possibilidade de realizar o evento em um local tão iconico nos deu enregia para superá-los. 



Para atracar o evento no Boulevard, sabíamos da necessidade de ocupar grande parte dos espaços ali existentes, já que a metragem de ocupação prevista no Riocentro era maior que a disponível no novo local. Contudo, nos deparamos com estruturas muito precarias para a realização de um evento de negócios e iniciamos uma jornada de planejamento e produção para a revitalização.



O Armazém Kobra foi o nosso principal desafio: a estrutura que comportava apenas um estacionamento no 1o pavimento precisava ser tranformada em um ambiente agradável, climatizado e acessivel para receber visitantes do mundo inteiro.

E as demais estruturas não estavam diferentes disso: inexistência de rede elétrica, banheiros precários e insuficiêntes, falta de rede de saneamento e de ventilação.



E para além da revitalização, tinha também o desafio de recriar o fluxo de pessoas dentro do evento, criando  uma coesão e integração entre espaços tão diferentes e distantes uns dos outros.

A primeira fase deste projeto compreendeu uma obra civil e uma implantação meticulosas, para adequar os espaços às necessidades do evento e garantir sua segurança e funcionalidade. Cada detalhe foi minuciosamente planejado para preservar a essência dos armazéns e outros edifícios, criando uma integração do evento com o Boulevard.



Também firmamos uma parceria fundamental com o Pier Muá para revitalização do icônico Armazém Kobra. Este projeto audacioso envolveu uma série de etapas para recuperar esse cartão postal da cidade e transforma-lo um espaço para eventos.



Dentro deste projeto, contemplamos a montagem de estruturas temporárias, atendendo rigorosamente às normas estabelecidas, como escadas para acesso e evacuação de publico, elevadores para acessibilidade, banheiros conteiners e portas anti-panico. Isso garantiu a liberação do evento junto aos órgãos responsáveis, proporcionando uma experiência segura e confortável para os visitantes.



Com a projeção de receber mais de 40 mil participantes de diversos países, identificamos a importância de um projeto de climatização adequado, proporcionando conforto em todas as áreas fechadas do evento. Contudo, o local não dispunha de rede elétrica e nem de climatização. Então, climatizamos 4 armazéns, e para garantir um fornecimento de energia confiável, também criamos um projeto elétrico audacioso que tornou o evento 100% ligado a geradores. Além disso, realizamos estudos de consumo de combustível para otimizar o desempenho e minimizar os impactos ambientais. 



E como realizar um evento híbrido, em um mundo cada vez mais digital, sem internet no local? Foi necessária a instalação de uma infraestrutura de rede robusta com cabeamento subterrâneo, garantindo acesso a internet para a produção e todos os participantes em todo o espaço do evento, além da transmissão do evento ao vivo para a sua plataforma digital.



Nossa infraestrutura em números:

Mais de 140 pessoas contratadas diretamente para o evento, e mais de 3.700 contratadas indiretamente

Mais de 5.000m² de tendas e coberturas

3.500 TR’s de Climatização 

30 contêiners para apoios de backoffices e banheiros

32 máquinas geradoras com mais de 4.000 horas de funcionamento

8 meses de obra de adaptação do Galpão do Kobra

3.000m lineares de grades

Galeria de Fotos

A concretização dessa edição foi, por si só, a maior realização que esperávamos ter, atestando o comprometimento e capacidade de entrega de uma equipe multidisciplinar. Ao longo deste projeto, conseguimos executar um planejamento complexo, montando estruturas necessárias e obrigatórias para a realização do evento, e cumprindo rigorosamente o cronograma.



E esse empenho foi percebido e reconhecido pelos participantes. Na pesquisa de satisfação realizada durante o evento a mudança de local do Riocentro para o Boulevard Olímpico não foi pontuada como um problema. Na verdade 88% se mostraram satisfeitos com essa mudança (notas 8 a 10), gerando uma nota média de 8,9 neste quesito. Em relação a feira, houve um crescimento considerrável da satisfação dos visitantes. De 2016 para 2022 saimos de 75% para 94% de visitantes satisfeitos (notas 8, 9 e 10) e um salto da média de 8,3 para 9,0. E para fechar, 58% dos participantes entrevistados consideram a Rio Oil & Gas como a principal feira do mundo (TOP of MIND).



Para o IBP, o retorno também foi super positivo. Mesmo com o aumento do orçamento de implantação do projeto, o evento trouxe um retorno financeiro positivo, superando as metas de faturamento e de rentabilidade.



O sucesso dessa edição foi sentido para além do mercado de energia. A realização de uma feira dessa magnitude incentivou a realização de outros eventos no mesmo local, mostrando que a cidade do Rio de Janeiro segue de braços abertos para receber os mega eventos de negócios.

Galeria de Fotos