Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Projeto de Conectividade na Agrishow

Candidato: MAPPTV / EXPO TELECOM
Cliente: Informa Markets
Segmento: Serviços
Categoria: Infraestrutura Técnica para Eventos

Quem somos:

A Expo Telecom é pioneira em soluções de conectividade em eventos no Brasil. Desde 2011, temos como objetivo entregar a melhor experiência de conectividade nos principais espaços de eventos do país.

Líderes no mercado B2B, nosso conceito de eficiência é baseado na parceria, tendo como missão conectar promotores, expositores e visitantes, de feiras e eventos corporativos e culturais. Entregamos soluções ágeis e modernas, sempre visando o melhor custo benefício em um projeto personalizado e exclusivo de acordo com o perfil de cada cliente.

Alguns números de 2022:

  • 570 eventos realizados;
  • 110 Km de fibra óptica em operação;
  • + 30.000 clientes atendidos e satisfeitos.
O cliente:

A Informa Markets é uma das principais produtoras e organizadoras de eventos do mundo. Desde 2005, conectando pessoas e mercados por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado e feiras de negócios.

Sendo responsável por cerca de 300 eventos em todo o mundo, só em 2023, a Informa Markets é também responsável pela Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow, o maior evento do agronegócio mundial.

Em 2016, a Agrishow tinha um limite de banda máximo de 30Mbs e problemas constantes de conexão, sendo que a feira chegou a ficar 1 dia inteiro sem acesso nenhum à rede, impossibilitando negócios e demonstrações.

Foi para solucionar esse problema de maneira magistral que a partir de 2017, a Expo Telecom se tornou fornecedora oficial de Internet e tecnologia na Agrishow. Contando que a edição de 2020 não ocorreu por conta da pandemia da Covid-19, a edição de 2023 foi a 6ª seguida com a participação da melhor internet para eventos do Brasil.

O evento:

A Agrishow, é o maior evento do agronegócio do mundo. Entre os dias 01 e 05 de maio de 2023, ela reuniu soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.

Com 195 mil visitantes na sua 28ª edição, ela teve uma movimentação que superou o antigo recorde da sua edição passada, onde 193 mil pessoas participaram do evento.

Com tantos visitantes qualificados, é possível entender o tamanho e a influência da Agrishow, contando com a participação de 800 marcas brasileiras e internacionais, e visitantes de mais de 50 países.

Com o objetivo de conectar expositores, congressistas e visitantes, fechamos uma parceria para um projeto permanente de conectividade.

Galeria de Fotos

Objetivos:


  • Consolidar a Expo Telecom como a melhor internet para eventos do Brasil;

  • Desenvolvimento, instalação e suporte de uma rede de conectividade permanente na Agrishow;

  • Conectar 40 mil pessoas por dia de evento;

  • Gerar novos negócios para as marcas contratantes;

  • Transmissão de emissoras, lives e podcasts em tempo real durante todo o evento;

  • Permitir o networking.


O briefing:



O Brasil conta com uma previsão de aumento de 15% nas safras de grãos para 2023, quando são esperadas 312,5 milhões de toneladas. 40 milhões a mais do que em 2022.



O agronegócio segue em crescimento e nós acompanhamos essa evolução com R$ 4 milhões em investimentos para a 28ª edição, em 2023.



Tamanho da área, expositores e fluxo de pessoas:

  • 530.000 m² de área total;

  • 800 expositores de diversos setores do agronegócio que ocupam espaços de diferentes tamanhos, portanto cada um tem necessidades específicas para o desenvolvimento de um projeto técnico consultivo;

  • 195 mil visitantes esperados durante os 5 dias de evento;

  • Estrutura de conectividade para cerca de 1000 reuniões presenciais durante os 5 dias de evento.


Uma equipe robusta, composta por:


  • 1 Diretor de engenharia e projetos;

  • 4 supervisores;

  • 2 gerentes de logística;

  • 3 operadores de atendimento;

  • 90 técnicos;

  • 40 veículos.




Para monitorar uma operação desta magnitude, construímos um Data Center fixo, todo em bloco duplo preenchido com concreto, piso elevado, climatização com ar condicionado; além da instalação de Nobreak e um gerador exclusivo, tudo isso para garantir a execução do serviço sem interrupções.

Desafio e estratégia:



Levar uma conexão ultrarrápida de Internet para quase 200 mil pessoas e 800 marcas em uma área rural foi um grande desafio, porém, com a expertise adquirida nos maiores eventos do Brasil nesses 12 anos no mercado, desenvolvemos um método para conectar nosso backbone externo com 4 rotas de IPs em trajetórias diferentes até a feira.



No início, criamos um projeto com cabos aéreos, que trouxe conectividade para a Agrishow pela primeira vez. Esse projeto durou de 2017 até 2019, mas essa solução não era o suficiente para acompanhar o crescimento do evento.



Com todo o cabeamento construído em fibra óptica, no chamado Fiber to the Home (FTTH) ou Fibra para o Lar, em tradução literal, não existem perdas de velocidade na conexão e também conseguimos o mínimo de latência, já que nossa conexão vem diretamente dos principais Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) de São Paulo. Os PTTs são os responsáveis por conectar os provedores de Internet com os fornecedores de rede, e nós temos 4 conexões diretas em 4 PTTs diferentes.



Quando a conexão chega até a área do evento, ela é distribuída através de 325 Caixas de Distribuição Óptica (CTOs), sendo que cada uma atende até 8 clientes, possibilitando 2600 conexões FTTH diferentes.



Como fazemos em nossos projetos técnicos consultivos, em 2021, desenvolvemos uma infraestrutura subterrânea personalizada e permanente para a Agrishow, com mais de 31 Km de cabos de fibra óptica instalados através do chamado Método Não Destrutivo (MND), que permitiu a instalação de mais de 18 Km de tubos sem criar alteração alguma no terreno.



A Expo Telecom foi responsável por todo o projeto. Desde a visita técnica, o seu desenvolvimento e a realização do evento, com suporte especializado durante todos os 5 dias de feira. Com nosso monitoramento em tempo real, conseguimos resolver oscilações e outros problemas antes da abertura de chamados.



Todo o trabalho foi recompensado com elogios em todas as etapas de execução, do pré ao pós evento, tendo avaliação positiva em todos os requisitos: atendimento, serviço técnico, qualidade, pontualidade e assistência.

Em 2023, a 28ª edição da Agrishow conectou mais de 800 marcas de todo o mundo com 195 mil visitantes qualificados, apresentando o que há de mais moderno em tecnologia agrícola.



Só nesta edição, a feira movimentou R$13,2 bilhões em negócios, superando o recorde de 2022, quando foram negociados R$11,2 bilhões. Em números reais o ganho foi de 9,5%, além do aumento nominal do Índice de Produtos por Atacado (IPA) em 18%.



Além disso, cerca de 1000 reuniões aconteceram com diretores e lideranças de mais de 50 países.



No estudo Cenários e Perspectivas da Conectividade para o Agro, publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em novembro de 2022, a expansão da conectividade possibilitará um aumento agregado no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de R$79,6 bilhões até 2026, e nós estamos na frente desse impulsionamento, levando uma conexão ultrarrápida para o principal evento do agronegócio mundial.



Permitir uma conexão ultrarrápida em 530.000 m² de área é um trabalho que exige uma equipe especializada e tecnologia de ponta, e só a melhor internet para eventos do Brasil, com toda a expertise já testada nesses 12 anos no mercado, foi capaz de entregar um projeto desta magnitude.