Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Bueno Ensina

Candidato: Bueno Arquitetura Cenográfica
Cliente: Bueno Arquitetura Cenográfica
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Fornecedores para Eventos - Responsabilidade Social

O Grupo Bueno, atualmente é formado por três empresas: a Bueno Arquitetura Cenográfica, a Puf Puf e a Bueno Ensina. Através dessa tríade, o Grupo busca completar o ciclo que representa seus valores e missão perante o mercado.
A Bueno Arquitetura Cenográfica tem por premissa otimizar o pensamento projetual e criativo, as técnicas construtivas, a utilização responsável dos materiais, e as conexões proporcionadas pelos espaços cenográficos que produz. Através dessa sinergia entre conceito, técnica, funcionalidade e experiência, a empresa busca sempre inovar, com espaços cenográficos surpreendentes, respeitando a funcionalidade e usabilidade, e a experiência do convidado final, fazendo com que um espaço efêmero, perdure na memória que quem o vivenciou.
A Puf Puf, iniciativa já premiada na categoria Sustentabilidade na 16ª edição do Prêmio Caio é uma empresa do Grupo que surgiu da demanda de dar novos usos aos descartes da cenografia. 
A Bueno Ensina surge efetivamente para oficializar algo que já faz parte do DNA do Grupo Bueno desde seu início, há 30 anos atrás: compartilhar conhecimento. Desde os primeiros anos da Bueno, quando era efetivamente do ramo da comunicação visual, a cultura de ensinar um ofício, dar a oportunidade para as pessoas com pouco conhecimento da área, buscando capacitá-la através do trabalho, para a função que for, esteve sempre presente. Ao longo dos anos, esse trabalho só se intensificou, e a empresa passou a ser uma referência nesse sentido. 
Uma iniciativa precursora da Bueno Ensina, foi a Open House, promovida em várias edições, onde a empresa abria as portas para receber e mostrar o universo da arquitetura cenográfica para estudantes de arquitetura e recém formados que quisessem entender melhor esse campo de atuação da arquitetura.
Todas as edições chegaram à lotação máxima, com fila de espera e pessoas de todas as partes do Brasil vinham para ter a chance de aprender sobre Arquitetura Cenográfica como um mercado de trabalho.
A Bueno Ensina, se oficializa como um braço educacional do Grupo Bueno, porém surge organicamente ao longo dos anos, através do aumento das demandas por conhecimento recebidas de diversas frentes. É através da Bueno Ensina, que a tríade se completa, para que o Grupo deixe seu legado através da educação. 

Vídeo

Com a missão principal de deixar um legado através do conhecimento, a Bueno Ensina não mede esforços para que a cada dia mais pessoas tenham acesso a conteúdo de valor sobre tudo que permeia a cenografia e a arquitetura cenográfica. 

Através de diversas frentes, a Bueno Ensina se tornou hoje uma referência em transmissão de conteúdo, seja por meio do Canal do Youtube, com aulas gratuitas, com lives especiais e colaborativas, com conteúdo educativo nas redes sociais, palestras em universidades e instituições de ensino, até a plataforma de formação em Cenografia, um curso abrangente sobre toda a cadeia de trabalho que envolve esse universo, buscando atender às diferentes demandas que existem por trás do trabalho no setor. 

Tudo que é ensinado nos diversos canais, é baseado na metodologia e no processo de trabalho utilizado na Bueno Arquitetura Cenográfica. Ao longo dos quase 30 anos de história, foram desenvolvidos muitos processos e técnicas,  sempre com o intuito de otimizar os 'tempos e movimentos' que envolvem o trabalho com cenografia, e claro, em potencializar a experiência positiva do cliente e do convidado final.

Além do desejo pessoal dos fundadores, Leila Malvezzi Bueno e Ricardo Bueno, de deixar um legado, existe uma real necessidade do mercado por profissionais capacitados. Normalmente, a Bueno capacita os profissionais “dentro de casa”, mas sabemos que nem sempre esse aprendizado baseado apenas na prática profissional, muitas vezes não é suficiente, sendo necessária também a capacitação teórica.

Para eles, que são vanguardistas no movimento da arquitetura cenográfica, o aprendizado veio muitas vezes de erros e tentativas frustradas, e de outras bem sucedidas. E o ato de compartilhar toda essa experiência, para que os profissionais do mercado que buscam se aprimorar, para que não precisem de tantos erros para chegar nos acertos, é no mínimo de uma generosidade ímpar. 

Um fator importante a ser considerado é que o que já era uma carência do mercado, no retorno pós pandêmico, a necessidade efetiva por profissionais capacitados para todo setor eventos, foi agravada.

Foi pauta inclusive da ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes) a necessidade de melhoria e capacitação profissional do setor. Com a paralisação durante a pandemia, o setor enfrentou uma migração considerável de profissionais, deixando muitas vagas abertas no retorno, porém com pouca mão de obra disponível. Esse cenário gerou inúmeros problemas para as empresas, e a ABRACE assim como o próprio mercado, enxergam a Bueno Ensina como uma forma de melhorar esse cenário, capacitando a mão de obra para o setor. 

Todo o conteúdo educacional permeado pela Bueno Ensina, abrange todo o trabalho com espaços cenográficos, do começo do contato com o cliente, até o processo de desmontagem, passando pelas etapas criativas, burocráticas e técnicas. Dessa forma, todo o processo de trabalho é contemplado, podendo ser aprimorado de ponta a ponta, melhorando não só o conceito criativo e inovador de cada espaço cenográfico, mas as práticas do setor como um todo.

O Curso de Formação em Cenografia oferecido pela Bueno Ensina está em sua 8ª turma, e mantém a premissa de abranger todo o processo de trabalho com espaços cenográficos desde o primeiro contato com o cliente, passando pelas etapas de briefing, conceito criativo, criação, projeto técnico e detalhamento, orçamentos, pré produção, produção, montagem, e desmontagem, logística, documentos e burocracias, segurança do trabalho, materiais mais utilizados, e um especial Laboratório de Tecidos, onde ensina a base prática para a técnica do tecido tensionado, que é o carro-chefe nos projetos da Bueno.

Os ensinamentos  detalhados nas aulas podem ser transportados para outros setores da cenografia, não sendo direcionados apenas para quem atua na cenografia para eventos corporativos. Como são processos e métodos, podem ser adaptados às mais variadas vertentes que a cenografia possui.

Além das aulas gravadas disponíveis na plataforma Hotmart, com acesso válido por 12 meses, os alunos têm acesso direto para tirar dúvidas, buscar opiniões e soluções e compartilhar ideias, com outros alunos e diretamente com a Leila e com o Bueno. 

No cotidiano, a empresa divide ensinamentos e inovações que aplica no trabalho na Bueno Arquitetura Cenográfica, e compartilha conhecimentos em tempo real. A cada trabalho, são desenvolvidas e aprimoradas as técnicas, testadas novas soluções e incorporados novos materiais, por isso é importante manter esse canal de comunicação, compartilhando as novidades com nossos alunos, e com os demais interessados através dos conteúdos educativos que são disponibilizados nas redes sociais. 

O compartilhamento é a forma que a Bueno Ensina encontrou para conectar os profissionais e entusiastas do setor, buscar entender quais são as dores dos profissionais e dos alunos, para responder dúvidas e promover debates importantes sobre as boas práticas profissionais.

A Bueno Ensina, através de pesquisas, identificou que a grande maioria dos alunos e seguidores de modo geral, já atuam na área da cenografia,  e estão em busca de aprimoramento, e diretrizes sobre condutas e processos que envolvem o mercado.  Promover essa troca de conhecimento gera para a Bueno Ensina novas demandas, que se transformam em novos conteúdos, e também fortalece parcerias profissionais e trocas entre os próprios alunos e seguidores, o que é muito rico para todo o setor.



Ensinar faz parte do DNA da Bueno Arquitetura Cenográfica. É o diferencial do processo criativo de estar sempre inovando e buscando novas técnicas, portanto a necessidade de capacitar e aprimorar a própria equipe, é constante. Grande parte dos colaboradores que integram a equipe da Bueno, ou que já passaram pela equipe, foram capacitadas ‘dentro de casa’, respeitando suas habilidades pessoais, suas preferências e aptidões e também conforme as demandas de cada projeto. Esse constante processo de aprimoramento da equipe proporciona inúmeros benefícios, e o maior deles é sem dúvida, o aumento constante de qualidade e excelência.

Leila Malvezzi Bueno, arquiteta e diretora comercial do Grupo Bueno, sempre esteve envolvida com ações em prol do fomento e desenvolvimento do setor, e nessa busca, se deparou muitas vezes com as dores e riscos que a falta de capacitação profissional proporciona para todo o mercado. Em meio a tantas incertezas que o cenário pós pandêmico trouxe para todo o setor, o Grupo Bueno decidiu oficializar sua missão no mundo da educação, através da Bueno Ensina. 

Inicialmente, o curso foi idealizado especificamente para o processo de criação,e buscava atender um público majoritariamente de estudantes e recém formados, assim como era na Open House. Aos poucos, foi surgindo a demanda por uma capacitação profissional completa. Atualmente, a Bueno Ensina atende com conteúdos educacionais a profissionais de diferentes áreas de formação, que aprendem diariamente durante a prática profissional. 

A Bueno Ensina recebia muitos relatos de alunos e parceiros, que já trabalhavam na área de cenografia, agradecendo a iniciativa de compartilhar conhecimento e experiência, mas que sentiam na pele a necessidades de se especializar, se capacitar e até mesmo entender o processo como um todo, do atendimento ao cliente até a desmontagem. 

Por essa demanda, o conteúdo programático do Curso foi ampliado, e hoje conta com uma grade de conteúdo que abrange todas as demandas percebidas. Com 12 meses de duração, acesso ilimitado ao conteúdo e com certificação ao final, o curso busca promover conteúdo educativo para todos os profissionais que fazem parte da cadeia de trabalho com cenografia, e assim, incentivar a otimização dos processos.

Para além dos projetistas, designers e arquitetos, a Bueno Ensina oferece um conteúdo rico que também procura dar voz e diretrizes para outros setores importantes, para que as melhorias nos processos de maneira geral, através de demandas e especificidades do setor, como boas práticas para a área comercial, gestão de pessoas, financeiro, atendimento ao cliente, e tantos outros, para fomentar a melhora de processos e práticas  

Chegando a impactar mais de 16 mil pessoas diariamente nas redes sociais, com conteúdos gratuitos, a Bueno Ensina tem 157 alunos ativos de todo o Brasil, e até mesmo internacionais, formando uma comunidade importante para o setor. 

É notável a parceria entre esses alunos e a Bueno Ensina, e o aprimoramento profissional que agregaram na sua trajetória profissional. Em depoimentos, vemos casos de profissionais inexperientes, que conseguiram melhorar seu trabalho, pessoas que vieram de outras áreas e buscam na cenografia uma virada profissional, pessoas com carreira de longa data na cenografia, mas com sede de aprendizado e inovação. Casos de clientes que viraram alunos, alunos que viraram clientes, mas principalmente, pessoas que se inspiram no trabalho do Grupo Bueno, admiram o trabalho feito pelas empresas do Grupo, e que buscam aprimorar sua vida profissional. É dessa maneira que o Grupo Bueno busca deixar seu legado. 

A meta da Bueno Ensina para os próximos anos é,  além de capacitar os profissionais numa área que necessita muito dessa capacitação, também criar redes de trocas de conhecimento entre os profissionais, num mercado tão competitivo, buscam mostrar que existe espaço para todos, e que as trocas vêm para somar.