A preocupação com a sustentabilidade já acompanha a metodologia de trabalho da Bueno Arquitetura Cenográfica desde sua criação. A efemeridade das instalações cenográficas sempre encantou, porém essa curta vida útil de cada projeto, também precisa levar em conta a quantidade de resíduos e de materiais empregados em cada projeto. Essa preocupação sempre esteve presente no processo projetual e criativo do diretor de criação, o arquiteto e fundador, Ricardo Bueno.
Com o passar dos anos, essa preocupação se transformou em cultura empresarial, permeando todos os setores e processos de trabalho. Assim, a busca por novos materiais, e técnicas construtivas que melhorassem o desempenho sustentável do projeto, era constante.
Estruturas metálicas
No início dos anos 2.000, começaram a estudar e entender como as estruturas metálicas em box truss poderiam ser empregadas nos projetos de cenografia, como uma técnica construtiva que pudesse otimizar o tempo de montagem, proporcionar segurança construtiva, e principalmente, que agregasse em sustentabilidade.
A estrutura metálica, normalmente era empregada em grandes palcos externos, uma escala projetual diferente dos ambientes para eventos corporativos, mas ainda assim, enxergaram nela a oportunidade de melhorar os processos de montagem. As peças modulares, podem ser combinadas de diferentes formas, e vencem com segurança grandes vãos, o que amplia as possibilidades para o processo de criação.
Ao longo dos anos, foram sendo desenvolvidas peças especiais dessa família construtiva, que possibilitam combinações curvas e angulares, para inovar cada vez mais nas formas, mantendo a segurança estrutural.
A resistência e durabilidade das peças metálicas, possibilitaram a criação de um amplo acervo de peças, que são cuidadosamente inspecionadas a cada uso e após a desmontagem, retornam para o galpão e estão prontas para novas montagens. Desse processo, nenhum resíduo é gerado.
Ao contrário do processo construtivo em marcenaria, que ainda é a maior matéria prima utilizada pelas empresas de cenografia nas estruturações, a eficiência construtiva não é perdida após a desmontagem. A montagem das estruturas é limpa, rápida e eficiente, o que otimiza todo o processo construtivo.
Atualmente, todos os projetos assinados pela Bueno Arquitetura Cenográfica, são estruturados nessa técnica construtiva, e inclusive, quando necessário, a equipe de criação desenvolve desenhos de peças específicas, para que sejam fabricadas, e passem a fazer parte do acervo, unindo sustentabilidade e inovação contínuas.
Ciclo dos materiais - tecido como protagonista
A Bueno Arquitetura Cenográfica é reconhecida no mercado pelos projetos que empregam o tecido de maneira singular, inovadora e surpreendente em suas criações. Desde 2001 ele é amplamente utilizado pela empresa, e com o passar dos anos, as técnicas foram se tornando mais complexas. Através do estudo da modelagem, das técnicas de corte e costura, e principalmente, das potencialidades de cada tipo de tecido, a Bueno se mantém há mais de 20 anos na vanguarda da utilização desse material em projetos de arquitetura cenográfica.
Além da plasticidade que o tecido possibilita para os projetos, a decisão de defender sua utilização está muito ligada às potencialidades sustentáveis, em diferentes níveis. Podemos citar entre elas as facilidades de logística e transporte, já que são leves e ocupam pouco espaço nos caminhões, são altamente versáteis podendo ser empregados em diversas funcionalidades, como fechamentos, peças cenográficas tridimensionais, elementos aéreos, acabamentos, entre tantas outras.
Também é importante ressaltar, que dentro da metodologia de trabalho da Bueno, é respeitado o que chamamos de ciclo dos materiais. Neste processo, todo o tecido que compõe uma determinada cenografia, recebe todo o cuidado na desmontagem, para que retorne ao ateliê de costura nas melhores condições possíveis, para serem analisadas as possibilidades de reutilização.
Como exemplo, podemos dizer que um tecido que foi utilizado em uma grande escala, como um fechamento, pode ser recortado e beneficiado para compor uma peça cenográfica do acervo, ou ainda assim, ele pode voltar para o ateliê e ser aproveitado como tira tensionada, ou outros elementos em menor escala. Ainda assim, após o ciclo de utilização, o material vai para a última etapa do ciclo, o upcycling, onde ele sai da cadeia de beneficiamento voltado para cenografia, e pode seguir dois caminhos: a transformação através da Puf Puf, onde é beneficiada pelo braço de sustentabilidade do Grupo Bueno, e se transforma em mobiliário personalizado, objetos de decoração ou de uso pessoal agregando design à sustentabilidade, ou então são destinados à ONGs especializadas em confecção de vestuário para doação entre comunidades necessitadas.
Dentro da expertise da equipe da Bueno em utilizar com maestria o tecido, para criar formas, volumes e peças cenográficas grandiosas, podemos dizer que a decisão de respeitar o ciclo do material como premissa, agregou consideravelmente para a idealização de novas soluções e formas de utilização.
Curadoria de acervo
Para a Bueno, o acervo de elementos cenográficos é um assunto de extrema importância, quando se trata de responsabilidade ambiental. Isso porque ele é uma via de mão dupla: a responsabilidade aqui abrange tanto a decisão de compra, quanto a forma de potencializar o reaproveitamento.
É importante ressaltar que para a empresa, acervo não é a guarda de itens que ‘sobraram’ de algum projeto. Existe todo um processo de curadoria, para decidir novas compras de elementos, que passam por análises de potencialidades, antes da decisão de realmente efetuar a compra.
Como premissa, para compor o acervo, o elemento precisa atender a alguns requisitos, entre eles: versatilidade; facilidade no armazenamento e transporte; durabilidade; neutralidade; dimensões modulares.
A importância da escolha assertiva dos elementos, é essencial para que eles realmente sejam adaptáveis a diferentes projetos e utilizações, mas que se mantenham neutros, para que integrem a ambiência exclusiva de cada projeto. Para isso, as cores neutras, que recebem bem a iluminação cênica, são sempre boas escolhas.
Materiais duráveis e compactos, como papelão e placas de PS, e coringas de boa qualidade e resistência, como espelhos, flexled, paineis flicker modulares, também são importantes, para manter a potencialidade do acervo.
Outro fator primordial é a comunicação e a estratégia entre a equipe. Os responsáveis pela criação precisam ter acesso aos elementos que estão à disposição, assim como os responsáveis pelo acervo precisam se responsabilizar pelo cuidado, manutenção, e conferência dos itens,
O método de trabalho da Bueno Arquitetura Cenográfica, permeia principalmente essas três premissas fundamentais, o que não quer dizer que os projetos sejam parecidos, ou que não sejam inovadores. Esse cuidado com a responsabilidade ambiental, na realidade aumenta o desafio criativo, e a necessidade de estudar novas formas de utilização, beneficiamento e potencialidades com os mesmos materiais.