Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia - FITA

11ª FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DA AMAZÔNIA – FITA

Candidato: Business Eventos e Serviços
Cliente: Organização Social Pará 2000
Segmento: Eventos
Categoria: Feira e Salão B2C

TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Feira e Salão B2C

A 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia - FITA contou com a participação de 68 expositores, entre Estados, Municípios como Parauapebas, Santarém, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Bragança, Marabá, Maranhão, Marituba, Ourém, Pirabas e Sao Luiz, e empresas privadas como Adtur, Aqualand, Azul Linhas Aéreas, Azul Viagens, Filhas Do Combú, Vida Cabocla, Hotel Rivera.

O evento registrou uma frequência média diária em torno de 3.000 (três mil) visitantes por dia, com um total de visitantes de 15.437 (quinze mil quatrocentos e trinta e sete).

Durante a realização do evento foi realizada uma consulta de opinião, através de QR Code, para o público em geral, de forma a avaliar seu grau de satisfação, assim como aplicação de formulários junto aos expositores, para avaliar também, a sua expectativa em relação a negócios e contatos realizados.

O resultado dessa consulta registrou que, 80% (oitenta por cento) dos visitantes (QR Code) grifaram “Muito satisfeitos” em relação à organização, atendimento e variedade de atrativos e, 87% (oitenta e sete) dos expositores, responderam positivamente, reforçando o interesse em participar de futuras edições da Fita.

Vídeo

Galeria de Fotos

A FITA 2023 - Feira Internacional de Turismo da Amazônia aconteceu no período de 15 à 18 de junho de 2023, no Hangar Centro de Convenções, contando com aproximadamente 68 expositores de destinos do Pará e da Amazônia brasileira, bem como de rede hoteleira e agentes de viagens, além de uma programação técnica com workshops, painéis de debates, cursos de capacitação, palestras shows com convidados reconhecidos nacionalmente e atrações culturais.



Aproximadamente quinze mil e quinhentas pessoas visitaram a FITA 2023.



11ª FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DA AMAZÔNIA – FITA

Por iniciativa do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Turismo – foi realizada no período de 15 a 18 de junho corrente, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.



A 11ª FITA, cujo objetivo é fomentar a atividade turística no Estado, apresentando novas tendências com a perspectiva da retomada econômica do setor. O evento quer promover e integrar os destinos e atrativos turísticos da região, atraindo operadores de turismo e agentes de viagem nacional e internacional, o trade local, profissionais de comunicação e todos aqueles envolvidos com a cadeia de negócios e rede de prestação de serviços da atividade turística, além de oferecer oportunidades aos investidores do setor.



Com o patrocínio do Banpará e realização da Secretaria de Estado de Turismo, o governo do Estado pretende fortalecer, no contexto nacional, a força do turismo paraense, considerando a sua variedade e exotismo.



A 11ª FITA trouxe o temas diversos para debate, e o município de BELÉM foi apresentado como Destino Anfitrião, por sua conhecida potencialidade e exuberância turística.



A Feira contou com a participação de 68 expositores, entre Estados, Municípios e empresas privadas tais como Parauapebas, Santarém, Adtur, Altamira, Ananindeua, Aqualand, Azul Linhas Aéreas, Azul Viagens, Barcarena, Bragança, Filhas Do Combú, Vida Cabocla, Hotel Rivera, Marabá, Maranhão, Marituba, Ourém, Pirabas e Sao Luiz. Registrou uma frequência média diária em torno de 3.000 (três mil) visitantes por dia, com um total de visitantes de 15.437 (quinze mil quatrocentos e trinta e sete).



Durante a realização do evento foi realizada uma consulta de opinião, através de QR Code, para o público em geral, de forma a avaliar seu grau de satisfação, assim como aplicação de formulários junto aos expositores, para avaliar também, a sua expectativa em relação a negócios e contatos realizados. O resultado dessa consulta registrou que, 80% (oitenta) dos visitantes (QR Code) grifaram “Muito satisfeitos” em relação à organização, atendimento e variedade de atrativos e, 87% (oitenta e sete) dos expositores, responderam positivamente, reforçando o interesse em participar de futuras edições da Fita.



Deve ser registrada a solicitação dos expositores por mais divulgação junto a outros estados da federação.



Registre-se que a Programação Cultural foi realizada dentro do programado. Este Relatório mostra que todas as tarefas previstas e acordadas no planejamento da Feira, entre a BUSINESS e a SETUR, foram realizadas com responsabilidade e competência técnica, conforme demonstram os quadros a seguir:



REALIZAÇÃO

Durante os 4 dias de evento aconteceram 06 (seis) atrações culturais, 14 (quatorze) palestras por dia, com renomados profissionais da área.



Com publico de 3.000 a 3.500 visitantes por dia e inúmeros pacotes turísticos e novos negócios foram gerados, propiciando a satisfação dos expositores, dos quais 87% já reforçaram interesse em participar da próxima edição da FITA, havendo também uma lista previa de mais 60 (sessenta) possíveis participantes interessados.

Galeria de Fotos


  • Melhorar a divulgação,

  • Preço mais acessível,

  • Som mais baixo durante os shows,

  • Alimentação mais diversificada na praça de alimentação,

  • Maior participação dos municípios,

  • Estacionamento incluso,

  • Tela com imagens dos municípios participantes,

  • Agua liberada para expositores,

  • Mais pessoas para tratar com os expositores,

  • Melhorar piso.



Alguns fatos ocorreram durante o evento que devem ser levados em consideração, tais como a

ausência de seguranças nos dois primeiros dias de evento, pois não havia sido solicitado pela demandante, o que pode ter contribuído pela entrada de indivíduos sem que os mesmos fossem credenciados, impactando assim no aferimento correto do numero de visitantes na 11ª FITA.



Ainda no que tange a segurança no 3ª dia de evento visitantes tentaram entrar com bebidas alcoólicas e foram orientados pelos seguranças que não era permitido e no 4 º dia um individuo tentou entra estando de posse de uma faca, também sendo impedido de entrarcom o artefato no ambiente.

O sucesso alcançado pela FITA , deve-se ao apoio de patrocinadores, apoiadores e parceiros eventuais e efetivos, que acreditam em investimentos em grandes acontecimentos. Reiteramos que, dificuldades eventuais ocorreram, prontamente solucionados e resolvidos pela experiência acumulada desta empresa e pela colaboração dos parceiros e da própria  - SETUR, sem que qualquer fato alterasse o fluxo dos serviços.



De modo geral, como você avalia a qualidade do atendimento ao cliente realizado por nossa empresa? Avaliação da qualidade do atendimento realizado pela empresa BUSINESS.



FITA 2023. CONCEITOS FREQUÊNCIA %

Muito Bom 9  32%

Bom  13   46%

Regular  3  11%

Ruim  3   11%

Total 28 100%.

Pesq.de Campo



Avaliação da qualidade do atendimento realizado pela empresa BUSINESS EVENTOS. FITA 2023 - Fonte: Pesquisa de Campo Quanto a avaliação da qualidade do atendimento da empresa consideramos o resultado satisfatório, visto que quase 80% dos entrevistados consideraram a empresa bem-conceituada. .