Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Brasil Game Show

Brasil Game Show 2022

Candidato: Brasil Game Show
Cliente: Brasil Game Show
Segmento: Eventos
Categoria: Feira e Salão B2C

TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Feira e Salão B2C

Apresentação:
Evento: Brasil Game Show 2022
Periodicidade: Evento anual de abrangência nacional e internacional
Segmento: Eventos/Games
Atividades paralelas: N/A
UF e Cidade de realização: São Paulo, SP
Centro de Convenções/Espaço para Eventos: Expo Center Norte em São Paulo - SP
Data de início da realização: 6 de Outubro de 2022
Data de encerramento da realização: 12 de Outubro de 2022
Edição da realização: 13 edição (décima terceira edição)
Número aproximado de público total: 327.000 pessoas (trezentos e vinte sete mil pessoas)
Cliente: BGS - Brasil Game Show.
Conceito/Tema: De volta ao jogo.
Público Alvo: Pessoas de 10 a 45 anos, de todos os ge?neros, classes A e B. Interessados em games, cultura pop, tecnologia e inovação.

Portfólio/História: A BGS teve sua primeira edição em 2009, na cidade de Rio de Janeiro, com um público modesto de entusiastas de jogos. Desde então, o evento cresceu exponencialmente em tamanho e importância, tornando-se o maior e mais esperado encontro de gamers do continente, batendo recordes a cada edição, apresentando um número de 327 mil visitantes em 2022 e mais de 400 expositores. O portfólio da BGS abrange uma ampla variedade de atrações e atividades. O evento é conhecido por trazer as principais empresas da indústria de jogos, proporcionando aos visitantes a oportunidade de experimentar as últimas novidades em videogames, consoles, acessórios e tecnologia. Além disso, a BGS tem sido palco das maiores marcas do segmento e de anúncios exclusivos, além de lançamentos de jogos muito aguardados. A história da BGS também é marcada por palestras e painéis nos seus palcos especiais com celebridades da indústria de jogos, desenvolvedores de renome e figuras influentes da cultura pop como Nolan Bushnell, Cory Barlog, Hideo Kojima, Phil Spencer, Hidetaka Miyazaki, entre muitos outros. Além disso, a BGS é um local de celebração da cultura gamer, com cosplay, arte, música e uma comunidade apaixonada que se reúne para compartilhar sua paixão pelos jogos. Em resumo, a história e o portfólio da Brasil Game Show são testemunhos da crescente importância dos videogames e do entretenimento digital no Brasil e na América Latina. O evento continua a evoluir e a inspirar gerações de gamers, unindo a comunidade e celebrando a paixão pelos jogos eletrônicos.

Galeria de Fotos

Briefing, metas e objetivos propostos pelo contratante:



A Brasil Game Show (BGS) é a maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo em público e área. Realizada pela primeira vez em 2009, o evento já recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes somando todas as edições e, atualmente ocupa os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Reúne as principais empresas do segmento, é palco dos grandes lançamentos do ano e atrai personalidades da indústria mundial de jogos eletrônicos. Ela também abre espaço para que os estúdios independentes mostrem seus trabalhos. A BGS é também uma grande oportunidade de negócios que atrai investidores, empresários e profissionais do mercado de games do Brasil, ajudando a fomentar o setor. 



Além disso, o evento possui uma forte preocupação social. Ao longo de suas 13 edições, o evento arrecadou e doou mais de 450 toneladas de alimentos, possui política de acessibilidade para os estandes e para o evento como um todo.



Um dos principais objetivos propostos pela BGS a cada ano é mostrar como o mercado brasileiro de games é relevante, e por meio disso engrandecer o meio com eventos anuais que se superam a cada edição. Através da parceria com as maiores marcas do mundo, o evento traz para o Brasil múltiplas novidades, lançamentos, convidados internacionais e influencers que se conectam diretamente com o público.



A feira reúne mais de 320 mil pessoas, mais de 400 marcas de diversos tamanhos, chegando a mais de 1.000m2 em casos de patrocinadores diamante e mais de 2 milhões de views em audiência de seus campeonatos. Números expressivos que refletem anos de muito trabalho, dedicação, de conhecimento de todos os pormenores da indústria e que goza do mais importante: a confiança dos gamers pelo país e das marcas que encontram na BGS um espaço único para interagir diretamente com o público final. Há espaço para empresas que divulgam seus jogos, distribuidoras, produtoras de periféricos, plataformas de streaming cada vez mais proeminentes nesse mercado, influenciadores digitais, empresas de localização de produtos, outsourcing de assets para jogos de qualquer natureza e companhias focadas em todas as áreas da cadeia de produção de jogos. Por conta dessa vocação multidisciplinar, a BGS torna-se o lugar mais propício para que empresas estrangeiras encontrem parceiros para atuar no Brasil e para que empresas brasileiras consigam fazer um networking importante que as catapulte para mercados a serem desbravados por produtores e desenvolvedores nacionais. Há anos exportamos talentos para grandes estúdios mundo afora, estamos auxiliando o fomento do mercado para que possamos exportar produtos de qualidade com apelo mundial e que possa ser acessível a todos através das empresas nacionais desenvolvedoras de jogos.                     



Temos objetivos claros em nossa jornada: fomentar o mercado nacional, levar o assunto games à mídia, mostrar que video game é mainstream e não nicho, mostrar a força dentro da indústria cultural e tecnológica que é de fato a indústria de games, mostrar ao Brasil o reflexo do que ele é em relação aos games e às empresas nacionais, mostrar que há espaço para crescimento e ajudar nesse processo de fortalecimento do mercado. Além de internacionalizar o evento ainda mais a cada edição.

Desenvolvimento, estratégias, desafios e soluções:                



Nosso objetivo é ser a maior feira de games do mundo. Em 2022, de fato, fomos no quesito visitação. Essa é a meta constante. Já somos um enorme ponto de encontro de uma comunidade formada no Brasil por mais de 100 milhões de gamers que vivem esse segmento intensamente. Com a evolução tecnológica, os games deixaram os nichos e estereótipos antiquados para mostrar ao mundo que é mainstream e que gera hoje mais receita do que Hollywood. No entanto, esse crescimento não se deu de uma hora para outra, e o mercado nacional mais especificamente cresceu junto com a Brasil Game Show. Somos palco dos sete dias mais importantes para se falar sobre games no Brasil. O evento já está no calendário da comunidade gamer brasileira e nos calendários de eventos internacionais. Levamos qualidade e serviços de ponta para todos os expositores e patrocinadores.



A feira reuniu diversas marcas do mercado de games e tecnologia em prol de uma meta coletiva: mostrar a força e a demanda do público gamer no Brasil. O objetivo, além de estarmos na esfera de games do Brasil e estarmos presencialmente em outros países disseminando a força da BGS quanto marca e entidade, pois o evento só cresce em números de visitantes, expositores e parceiros. Levamos o game muito a sério, para nós unir todos os fatores citados em sete dias de evento significa traduzir o espírito gamer no seu estado mais puro, poder colocar os fãs cara a cara com seus jogos e personalidades favoritas nos faz ter o sentimento de dever cumprido. Do outro lado da moeda existem as marcas que desejam se conectar de forma única com seu público e expandir sua comunidade. A BGS é o lugar perfeito para isso e é por essa razão que temos a confiança das maiores instituições do segmento. Auxiliando uma maior assertividade das marcas para encontrar seu público dentro desse emaranhado heterogêneo de públicos que se denominam gamers. 

Resultados em relação ao briefing e objetivos propostos pelo contratante:



O maior resultado da BGS é ficar na cabeça dos jogadores brasileiros por anos de forma constante, sendo referência de transformação. A BGS por ter uma natureza de evento presencial, é capaz de transformar o desejo intangível em objeto físico, em sólido, em relacionamento com as marcas de maneira oficial e presencial. O maior e mais incrível feito para a nossa equipe é ter a BGS marcada nos calendários de todos os gamers brasileiros, com isso gerando um enorme buzz e compra do lote de pré-venda, feito quase um ano antes do evento, de fato, começar. Além disso, é claro, todos os nossos parceiros e patrocinadores estão sempre muitos satisfeitos com o evento.



A Brasil Game Show já recebeu até a edição de 2022 mais de 2.3 milhões de visitantes e a cada ano 98,17% do nosso público tem o desejo de voltar. Isso equivale a mais de 27 estádios do Maracanã lotados. A cada dia de feira temos uma média de 50 mil pessoas esperando para entrar. Na edição de 2022 fomos a maior feira de games do mundo ultrapassando em público a Gamescom (Alemanha) e a Tokyo Game Show (Japão). Tivemos um alcance de 21.5 milhões e mais de 207 milhões de impressões nas redes sociais. Foram mais de 9 milhões de visualizações nas plataformas como Youtube, Twitch, Facebook, TikTok e Terra. Além de termos mais de 8.900 matérias publicadas e 12.7 milhões de impactos.    



Entendemos os jogos como ferramenta de transformação, criatividade e evolução intelectual. Buscamos com a BGS fomentar o mercado brasileiro e fortalecê-lo ainda mais. Com o objetivo de crescer ano após ano, entendemos que o crescimento só é possível em parceria com todas as marcas do mercado trabalhando juntas com esse mesmo ideal. Fechamos dezenas de acordos internacionais para fortalecer o mercado interno e, com isso, ajudar a ampliar o escopo de trabalho de uma indústria inteira. Temos mais espaço para crescer e sabemos que é só o começo para o nosso mercado encontrar ainda mais espaço.