Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Reatech - Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Candidato: Fiera Milano Brasil
Cliente: Fiera Milano Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Feira e Salão B2B

TROFÉU GRUPO PLENO
Feira e Salão B2B

Organizada e promovida pela Fiera Milano Brasil, a Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação é considerada a principal feira do setor na América Latina. A cada edição, reúne as principais marcas expositoras dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados, fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo, lazer, tecnologias de reabilitação e muito mais.

A Reatech | Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação é o único evento do Brasil a congregar as mais recentes tecnologias, produtos, serviços, experiências e últimas tendências para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de atrair compradores, nacionais e internacionais de toda a cadeia produtiva em uma área de 35 mil m2 proporcionando o ambiente propício para a geração de negócios e networking.
 

Vídeo

Superar as expectativas dos expositores em relação a edição anterior, mantendo um alto nível de entrega com visitação qualificada, ampliar a diversidade de produtos e tecnologias existentes no mercado.



Tornar a experiencia dos visitantes uma oportunidade de conhecer e experimentar novos produtos e serviços dos maiores players do mercado.



Construir e estreitar relacionamentos gerando aumento expressivo em negócios e networking , além de desenvolver e disponibilizar novas ferramentas afim de conectá-los face-a-face, fortalecendo suas redes e ampliar conhecimento nas últimas tendências nos segmentos de Acessibilidade, Reabilitação, Inclusão e Tecnologia. 



Alavancar o engajamento nas plataformas online através de estratégias que acompanham o expositor antes, durante e depois do evento oferecendo uma solução digital de promoção e divulgação cujo o objetivo é ajudar as empresas a fechar negócios e alcançar novos clientes, além de apresentar produtos e serviços para um público altamente qualificado, transformando a Reatech em um evento 360.

Estratégias e desafios



Como estratégia e desenvolvimento analisamos constantemente o comportamento da concorrência e tendências de mercado, viabilidade de lançamentos, analise de resultados para identificar novas oportunidades, melhorias e modificações necessárias além de interação com clientes identificando suas necessidades, problemas e potencial.



Como desafio manter-se como principal e maior polo de inovação, negócios e soluções integradas para o mercado de segurança do país e da América Latina.



Como solução um cronagroma com diretrizes afim de identificar dados e indicadores que apontem de que forma o projeto está se destacando no mercado, e como está se comunicando com seu público-alvo e que tipos de resultados estamos obtendo.



Traçar junto ao marketing estratégias e mensurar resultados afim de alcançar objetivos positivos levando em conta mudanças nas preferências dos consumidores e tendências de mercado mais amplas, podemos esboçar cenários para construir estratégias de marketing mais assertivas.

Resultados 



A Reatech em 2022, reuniu cerca de 300 marcas expositoras, entre: agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas,departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados, fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.



Foram 4 dias de atividades culturais e sociais, como: equoterapia, test-drive de carros adaptados, quadra poliesportiva, seminários, workshops e o Congresso Reatech: Inclusão e Acessibilidade no Mercado de Trabalho.



Perfil do Visitante:

30% pessoas com deficiência 

24% médicos, fisoterapeutas, fonoaudiologos, pedagogos e terapeutas

21% presidentes, investidores, diretores e proprietários

15% psicólogos, professores e assistentes sociais 

10% outros profissionais 



Reashow:

Foram 4 dias de palestras gratuitas aos visitantes oferecidas pelos expositores da feira, com foco em networking e atualização profissional;

Programação com + de 26 horas de conteúdo com palestras ministradas por especialistas do setor;



Congresso Reatech:



Entre os dias 1 e 3 de setembro, + de 80 pessoas passaram pelo Congresso Reatech de Inclusão e Acessibilidade no Mercado de Trabalho, no São Paulo Expo. Com, ao menos, quatro palestras ou painéis de debate por dia, o evento permitiu uma integração entre profissionais e organizações que se preocupam com o tema muito relevante para as pessoas com deficiência. 



Equoterapia: 

A equoterapia foi coordenada pela ANDE-Brasil e pelo GATI - Grupo de Trabalho Integrado, que trouxeram especialistas na área abordando conceitos teóricos, além das atividades práticas do método no final do evento.



Fazendinha:

O espaço reuniu alguns dos animais utilizados no atendimento como coelhos, calopsita, tartaruga, cães, coruja, cobra e muitos outros que são usados para auxiliar no atendimento às crianças com dificuldades de aprendizado ou que precisam de reabilitação.



Curso Pet:

Coordenado por Liana Santos, Psicopedagoga e Diretora do GATI - Grupo de Trabalho Integrado, o Curso PET – Terapia Assistida por Animais - discutiu temas relacionados às terapias assistidas por animais, contribuindo na reabilitação e no desenvolvimento de pessoas com deficiência.



Tecfisio:

O Tecfisio|TO - Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia e Terapia Ocupacional contou com a curadoria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região - Crefito-3, e abordou técnicas da fisioterapia e métodos que podem auxiliar na educação inclusiva, tratamento de lesões e o metaverso na fisioterapia, visando restaurar e manter a capacidade física e funcional do paciente.



Quadra de esportes: 

Tradicionalmente a Reatech apresenta a Quadra de Esportes – Arena ADD, um espaço com atividades durante os 4 dias de evento. São 32 horas com programação variada sob coordenação da ADD - Associação Desportiva para Deficientes.

Além da participação do público, aconteceram torneios profissionais de Basquete em Cadeira de Rodas, Futebol de Cegos e Vôlei Sentado, com participação de atletas paralímpicos.

Este ano também marcou a volta da pista de atletismo e uma área para esgrima e tênis de mesa.

Também foi espaço para uma apresentação da Turma da Mônica.



Test-Drive:

Na arena de Test-Drive, patrocinado pela Nissan, + de 400 visitantes puderam ter a experiência de como é dirigir um veículo adaptado para PCD – Pessoas com Deficiência. Os automóveis receberam equipamentos como pomo giratório de direção, que auxilia no movimento do volante, acelerador e freio manual e acelerador colocado do lado esquerdo, facilitando a direção e o controle a fim de garantir maior comodidade e segurança ao público, que cada vez mais procura veículos adaptados.



Opinião dos expositores:



"A participação da Coloplast na feira Reatech superou as expectativas. Após dois anos de pandemia, ter esse retorno aos eventos presenciais em uma feira tão importante está sendo incrível. Apresentamos o Speedicath, o cateter hidrofílico para pessoas que realizam o cateterismo intermitente, através do programa Coloplast Ativa, um programa de suporte ao usuário totalmente gratuito. Em três dias, conseguimos impactar um número excelente de usuários, transformando suas vidas ao apresentar o melhor produto para quem precisa realizar o cateterismo. Estamos muito contentes com o resultado e mais ainda em proporcionar essa experiência ao usuário". - Coloplast - Mariana Martins, gerente de marketing da área de experiência do usuário



“A feira está sendo muito boa, com um movimento dentro do esperado. A gente percebeu que a feira está um pouco menor, mas teve pandemia e a gente entende isso. Em termos de fluxos de pessoas, ela continua com a mesma reputação. O que nos motiva a participar da Reatech é justamente a chance das pessoas com deficiência experimentarem os nossos produtos, inclusive os profissionais que trabalham nessa área, empresas e órgãos governamentais para que possam conhecer nossas soluções e depois dar andamento numa conversa para implementar uma política pública. Então, a feira é realmente uma grande vitrine.” - TIX - Adriano Assis, CEO e fundador