Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Um país chamado Agro

Somos toda a força do Agro com crescimento exponencial.

Candidato: Globalis
Cliente: Adama
Segmento: Eventos
Categoria: Eventos Técnicos-Científicos

TROFÉU HOTEL VILA GALÉ FORTALEZA
Eventos Técnicos-Científicos

A Globalis faz parte de um grupo de 13 empresas com foco em turismo e eventos. Desenvolvemos um trabalho integrado e completo na área de eventos e viagens de incentivo para expressivas empresas do mercado brasileiro há mais de 20 anos, trazendo tranquilidade para quem organiza e segurança para quem participa.

Entre nossas soluções customizadas, entregamos viagens de incentivo e eventos corporativos, nas áreas de logística, criação e produção.

Focada na qualidade de atendimento e satisfação dos nossos clientes, trabalhamos com o objetivo de minimizar o tempo com tarefas específicas da estruturação de eventos e viagens de incentivo, trazendo ideias e soluções criativas, imprimindo a cada um deles um toque de profissionalismo e contribuindo para o seu sucesso. Esse modo de operar vêm sendo validado por diferentes instituições através de uma série de premiações e reconhecimentos que a Globalis coleciona, como: Prêmio Inbrasc (2018, 2020, 2021 e 2022), Projetos – Destaque Supply Chain TOP 3), entre outros.

A ADAMA é uma das líderes mundiais em proteção de cultivos, com presença comercial em mais de 100 países e 9.000 colaboradores. É a 7ª maior empresa de defensivos agrícolas do mundo, com um portfólio com mais de 270 ingredientes ativos e 4 centros globais de pesquisa e desenvolvimento.

Só no Brasil, a organização conta com 700 colaboradores, 2 plantas de produção e faturamento de US$ 726 milhões, com presença comercial em todo o país.

Seu surgimento se deu pela fusão de duas organizações israelenses do ramo, em 1997, sob o nome de Makhteshim Agan. Apenas em 2014, com o lançamento de sua marca global, a Adama se reinventou e passou a adotar seu nome atual. No Brasil, a porta de entrada foi a aquisição da Herbitécnica, pelo grupo Makhteshim Agan em 2001.

O portfólio da empresa abrange Fungicidas, Herbicidas, Inseticidas, Nematicidas, Biossoluções e soluções para Pastagem e Pragas urbanas.

O evento se trata de um workshop realizado anualmente com distribuidoras e cooperativas parceiras ADAMA, da região sul do Brasil, tendo como objetivo promover o networking e reforçar a parceria da ADAMA e seus convidados, além de apresentar seus produtos e lançamentos.

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O desafio confiado à Globalis foi o de desenvolver o conceito e demais artifícios criativos para o evento, com o objetivo principal de apresentar a força do agro no Brasil, de forma comparativa através do uso de referências comuns como a comparação do tamanho de áreas cultivadas com o tamanho de campos de futebol, por exemplo.



Era importante implementarmos no evento uma abordagem inspiradora que fizesse com que os participantes se sentissem animados e entusiasmados em relação à sua parceria com a ADAMA, mas também que apresentasse foco no motivacional, pensando em cultivar uma mentalidade positiva que contribuísse para a promoção de resultados cada vez maiores e mais expressivos a partir de então.



Um outro detalhe ao qual tivemos que nos atentar foi o perfil do público-alvo. Este, por ser majoritariamente masculino - em uma grande proporção de 9 para 1 - se fez um fator muito relevante para o nosso planejamento, mas sempre com o cuidado de não negligenciar, é claro, o restante do público que foi feminino.

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Solucionamos as questões apresentadas pelo cliente uma a uma.



Primeiro veio o conceito, que após muita ponderação surgiu como uma abordagem mais abrangente, principalmente quando comparada à opção mais óbvia de se comparar a área plantada com a grandiosidade de outros espaços geográficos pelo mundo afora. Escolhemos nos agarrar ao fato de que o Agro brasileiro está entre os maiores do mundo e extrapolar essa noção para o país inteiro, transformando-o em um tipo de identidade nacional.



O mote desenvolvido foi “Um país chamado Agro” e sobre esse pilar nós construímos o manifesto do evento, procurando já fazer a inclusão dos outros pontos importantes destacados pelo cliente, como a inspiração e a motivação. Segue a íntegra do manifesto abaixo:



No começo era sonho de uma vida melhor e mais próspera. Pouco se tinha, mas muito se ansiava. A oportunidade que se vislumbrava não era para qualquer um, era para aqueles com sangue de pioneiros, verdadeiros desbravadores de um novo mundo e com a alma de empreendedores de uma nova geração no campo. Assim se fez todo um país, com a grandiosidade e potencial que somente essa terra privilegiada proporcionava. E nessa terra somos o passado, presente e o futuro. Somos toda força do agro com crescimento exponencial. Somos um... Um país chamado Agro!

 

Para proporcionar uma experiência mais atrativa aos participantes, construímos um túnel do tempo ilustrado com amostras de diferentes sementes (soja, café, milho, feijão e arroz) divididas por décadas, mostrando o crescimento do cultivo desses grãos e apresentadas com uma comunicação em evolução de acordo com a época (jornal, revista etc.)



No foyer do centro de convenções, construímos um grande painel com o mapa mundi e mostrando a representatividade das culturas pelo mundo afora, o qual tornou-se um grande espaço instagramável e atrativo.



Além disso, montamos também uma ativação para entreter os participantes durante os intervalos: uma maquete de uma fazendinha com 3 tratores de controle remoto, os quais eram pilotados pelos participantes e tinham como objetivo estacionar em 2 celeiros; entretanto, os competidores encontravam alguns obstáculos pelo caminho como mini animais, pedras, etc. e caso colidissem com algum deles tinham que voltar ao ponto de origem. Dessa forma, até mesmo os intervalos se tornaram uma grande diversão para os participantes.

Fomos capazes de entregar um enxoval completo, englobando diversas frentes no escopo da comunicação e chegando ao objetivo desejado. Os participantes saíram da experiência renovados e inspirados. De maneira geral, todos se conectaram com o tema e saíram da experiência com uma compreensão mais profunda acerca da importância do Agro no Brasil.



O ambiente ficou lindo, com uma cenografia coesa que transmitia a mensagem de maneira integrada e agradável. A grande tela que providenciamos atendeu bem a todos. Recebemos muitos elogios, sobretudo pela criatividade ao imaginar, projetar e executar uma ação de ativação dinâmica demonstrando o crescimento do agro ao longo dos anos no Brasil. O elemento didático de trazer para o ambiente uma amostra que contasse a história desse segmento no Brasil, ilustrando sua evolução, foi mais um reforço muito bem-vindo para a mensagem que o evento procurou propagar.



Além disso, vale ressaltar a grande repercussão que o tema gerou no mercado agro, sobretudo através do WhatsApp, onde o vídeo de abertura do evento viralizou, rompendo a "bolha" da ADAMA ao conquistar um alcance diferenciado, sendo até mesmo clonado por terceiros. Houve também um impacto significativo em mídia física na forma de adesivos para carros. Neles o KV foi replicado e conquistou as ruas, se espalhando pelo mercado.



Importante pontuar que foi feita uma medição do nível de satisfação junto aos participantes e ao final chegamos com uma média 9,0 de 10, o que corrobora com aquilo que todos os que estavam presentes puderam sentir em primeira mão.