Soluções Inovadoras da Nuts para o Festival Data Lab
Abordagem Híbrida
Reconhecendo a diversidade de experiência em dados entre os colaboradores da Globo, optamos por um formato híbrido para o evento. Isso permitiu que os participantes escolhessem entre atividades online e presenciais, maximizando o engajamento e a flexibilidade.
Entendemos o híbrido não apenas como uma mera contingência da pandemia, mas sim como uma oportunidade de gerenciar os recursos do projeto potencializando o que cada modalidade tem de diferencial: o presencial entrega profundidade, sinestesia e pertencimento, enquanto o digital proporciona capilaridade, amplitude de distribuição da informação e ainda uma versão da experiência, apesar de mais distante em termos emocionais, proporcionalmente mais barata. Dito de outro modo, uma experiência 100% presencial com a mesma audiência de mais de 2000 pessoas teria sido inviável, ao passo que conseguimos uma audiência incrível com as mensagens todas transmitidas por um budget bem razoável.
Plataforma Exclusiva
Desenvolvemos uma plataforma dedicada ao evento, onde os participantes podiam personalizar suas agendas, aplicando exatamente a experiência completa de um legítimo festival, gerenciando o FOMO. Esta abordagem centrada no usuário permitiu que cada pessoa escolhesse as sessões mais relevantes para suas necessidades e interesses. Além da agenda e do aporte conceitual, a plataforma contou com feed social para produção de conteúdo, compartilhamento e engajamento.
Além de tudo isso, a plataforma do festival ainda tinha dois features muito especiais: primeiro, um assessment logo no cadastro em que, espondendo algumas perguntas, o usuário era classificado como uma das 4 personas do Festival (newbie, geek, gamer ou ninja), permitindo entrega de conteúdos customizados para cada perfil; e, como última funcionalidade, usamos os conceitos de Agile Learning e Aprendizagem Social e criamos uma seção de Pedidos & Ofertas, na qual os usuários podiam inserir solicitações de conteúdos sobre os quais gostariam de saber mais mas que não estavam sendo oferecidos no festival e, do outro lado, os próprios usuários ofertavam conteúdos sobre os quais conheciam e queriam compartilhar, gerando muitos “Matches de Conhecimento”.
Comunidade de Dados
Além das sessões programadas, a plataforma oferecia um espaço para discussão e compartilhamento de insights entre os participantes, fortalecendo a cultura de dados dentro da empresa.
Experiência Imersiva: Escape Game na Globo
Para ir além das palestras e workshops tradicionais, introduzimos um elemento de gamificação. O jogo "Escape na Globo" foi um Escape Game online que ofereceu uma experiência de aprendizado interativo e envolvente.
Estudo de Cases, Oficinas e Mesas Redondas
Complementamos a programação com uma variedade de formatos de conteúdo, incluindo estudos de caso, oficinas e mesas redondas. Isso proporcionou uma visão abrangente das melhores práticas, desafios e soluções em dados e analytics.
Ao final do evento, alcançamos nosso objetivo principal: reforçar a importância dos dados e analytics na estratégia da Globo, fornecendo aos colaboradores as ferramentas e o conhecimento necessários para incorporar dados em seu trabalho diário.
Participações Mais-que-Especiais
Nosso projeto também conseguiu a participação de algumas estrelas da Globo, tanto na fase de divulgação, no pré-evento, como o comediante Fernando Caruso e o locutor Luiz Roberto, que gravaram vídeos de engajamento para nossa iniiciativa de comunicação, quanto na execução, como a repórter esportiva Carol Barcellos, que atuou como apresentadora e mediadora de uma sessão premium presencial. Além, é claro, de muitos membros da alta gestão da empresa.