Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Globo Festival Data Lab

Candidato: Agência Nuts
Cliente: Globo
Segmento: Eventos
Categoria: Eventos Técnicos-Científicos

TROFÉU HOTEL VILA GALÉ FORTALEZA
Eventos Técnicos-Científicos

APRESENTAÇÃO
A Agência Nuts, com 14 anos de experiência na organização de eventos corporativos, é a primeira agência de Live Learning do Brasil, com foco em desenhar e produzir experiências transformadoras ao vivo. A Nuts se destaca como uma pioneira na criação de experiências significativas que moldam e fortalecem a identidade das empresas, que passam a considerar os eventos como parte de um processo de mudança abrangente que não acaba em si.

A Globo tinha a necessidade primordial de educar e engajar os colaboradores da empresa em tópicos relacionados a dados e analytics, fornecendo uma plataforma para o compartilhamento de experiências e tendências de mercado.

O objetivo principal era reforçar o tema de dados e analytics na estratégia da Globo, tornando os colaboradores mais proficientes e conscientes da importância dos dados no dia a dia da empresa, fortalecendo a cultura data-driven.

Para tanto, a Globo idealizou o Festival Data Lab e convidou a Nuts para co-criar e realizar em conjunto esta Jornada data-driven online e presencial, trabalhando o tema "Como os dados esta?o acelerando a transformac?a?o para uma empresa mediatech".

Vídeo

Briefing

O Festival Data Lab foi criado como uma iniciativa para abordar a transformação mediatech em andamento na Globo. O evento foi projetado para ser um espaço de aprendizado e discussão para todos os colaboradores da Globo, sejam eles iniciantes ou experts em dados. Com a participação de convidados externos e internos especializados em dados, o evento visava fornecer uma visão abrangente das melhores práticas, tendências e soluções em dados e analytics.



Objetivo

O objetivo central do Festival Data Lab era reforçar a importância dos dados e analytics na estratégia geral da Globo. Isso foi feito através do compartilhamento de experiências, discussões e tendências de mercado relevantes para a empresa. 



O desafio foi aceito pela Nuts para que empregássemos toda a nossa expertise em criar jornadas de conteúdo e interação com a missão de conduzir os participantes por uma transformação na maneira de enxergar e utilizar dados em seu dia a dia.



O evento buscava promover um festival em ambiente híbrido e dinâmico, com atividades tanto online quanto presenciais, engajando os colaboradores em uma jornada de transformação na forma como veem e usam dados em suas atividades diárias e, principalmente, mudar a maneir como tomam decisões sempre baseadas na segurança que os dados fornecem (como o mercado atualmente exige), e não mais em intuição, tino ou qualquer outro critério sem embasamento.

Soluções Inovadoras da Nuts para o Festival Data Lab



Abordagem Híbrida

Reconhecendo a diversidade de experiência em dados entre os colaboradores da Globo, optamos por um formato híbrido para o evento. Isso permitiu que os participantes escolhessem entre atividades online e presenciais, maximizando o engajamento e a flexibilidade.



Entendemos o híbrido não apenas como uma mera contingência da pandemia, mas sim como uma oportunidade de gerenciar os recursos do projeto potencializando o que cada modalidade tem de diferencial: o presencial entrega profundidade, sinestesia e pertencimento, enquanto o digital proporciona capilaridade, amplitude de distribuição da informação e ainda uma versão da experiência, apesar de mais distante em termos emocionais, proporcionalmente mais barata. Dito de outro modo, uma experiência 100% presencial com a mesma audiência de mais de 2000 pessoas teria sido inviável, ao passo que conseguimos uma audiência incrível com as mensagens todas transmitidas por um budget bem razoável.



Plataforma Exclusiva

Desenvolvemos uma plataforma dedicada ao evento, onde os participantes podiam personalizar suas agendas, aplicando exatamente a experiência completa de um legítimo festival, gerenciando o FOMO. Esta abordagem centrada no usuário permitiu que cada pessoa escolhesse as sessões mais relevantes para suas necessidades e interesses. Além da agenda e do aporte conceitual, a plataforma contou com feed social para produção de conteúdo, compartilhamento e engajamento.



Além de tudo isso, a plataforma do festival ainda tinha dois features muito especiais: primeiro, um assessment logo no cadastro em que, espondendo algumas perguntas, o usuário era classificado como uma das 4 personas do Festival (newbie, geek, gamer ou ninja), permitindo entrega de conteúdos customizados para cada perfil; e, como última funcionalidade, usamos os conceitos de Agile Learning e Aprendizagem Social e criamos uma seção de Pedidos & Ofertas, na qual os usuários podiam inserir solicitações de conteúdos sobre os quais gostariam de saber mais mas que não estavam sendo oferecidos no festival e, do outro lado, os próprios usuários ofertavam conteúdos sobre os quais conheciam e queriam compartilhar, gerando muitos “Matches de Conhecimento”.



Comunidade de Dados

Além das sessões programadas, a plataforma oferecia um espaço para discussão e compartilhamento de insights entre os participantes, fortalecendo a cultura de dados dentro da empresa.



Experiência Imersiva: Escape Game na Globo

Para ir além das palestras e workshops tradicionais, introduzimos um elemento de gamificação. O jogo "Escape na Globo" foi um Escape Game online que ofereceu uma experiência de aprendizado interativo e envolvente.



Estudo de Cases, Oficinas e Mesas Redondas

Complementamos a programação com uma variedade de formatos de conteúdo, incluindo estudos de caso, oficinas e mesas redondas. Isso proporcionou uma visão abrangente das melhores práticas, desafios e soluções em dados e analytics.



Ao final do evento, alcançamos nosso objetivo principal: reforçar a importância dos dados e analytics na estratégia da Globo, fornecendo aos colaboradores as ferramentas e o conhecimento necessários para incorporar dados em seu trabalho diário.



Participações Mais-que-Especiais

Nosso projeto também conseguiu a participação de algumas estrelas da Globo, tanto na fase de divulgação, no pré-evento, como o comediante Fernando Caruso e o locutor Luiz Roberto, que gravaram vídeos de engajamento para nossa iniiciativa de comunicação, quanto na execução, como a repórter esportiva Carol Barcellos, que atuou como apresentadora e mediadora de uma sessão premium presencial. Além, é claro, de muitos membros da alta gestão da empresa.

Galeria de Fotos

Resultados Além das Expectativas: A Jornada Data-Driven da Nuts para o Festival Data Lab



Engajamento Excepcional


O Festival Data Lab não foi apenas um evento; foi um fenômeno. Com 2.277 colaboradores e 5.714 participações, conseguimos engajar 18% de toda a empresa. Mais impressionante ainda, 42% desses participantes eram novatos em atividades do Data Lab, demonstrando a capacidade do evento de atrair um público diversificado e novo.



Ações Híbridas e Diversificadas

O evento foi um buffet de conhecimento e interação, oferecendo 50 ações híbridas que variaram de estudos de caso a oficinas, passando por experiências imersivas como o Game 360 e Sessões Premium. Isso não apenas manteve o público engajado, mas também ofereceu múltiplas vias para o aprendizado e a colaboração.



Comunicação Eficaz

A comunicação foi uma peça-chave para o sucesso do evento. Realizamos ações promocionais nas sedes da Globo, garantindo que o evento estivesse no radar de todos, desde os executivos até os estagiários.



Satisfação e Continuidade

O sucesso do Festival Data Lab foi corroborado por uma nota de satisfação de 9,7 entre os participantes. O evento não só atingiu seus objetivos iniciais como também se consolidou como uma iniciativa anual, tornando-se um pilar na estratégia de transformação data-driven da Globo.



Conclusão

A co-criação Globo e NUTS na construção do Festival Data Lab não apenas atendeu ao briefing e aos objetivos propostos pelo contratante, mas os superou de maneira espetacular. O evento se tornou uma plataforma para a educação em dados, a colaboração e a inovação dentro da Globo, estabelecendo um novo padrão para eventos corporativos focados em dados.