A mudança do ensino médio tornou o cenário econômico das escolas publicas e privadas ainda mais complicado após a pandemia. Se durante a pandemia, escolas particulares viram várias famílias migrando para a educação pública por terem perdido seus empregos, a situação ficou ainda mais complicada quando as escolas se viram obrigadas a investir ainda mais contratando mais professores para poder oferecer as novas eletivas obrigatórias, que demandavam novos professores e maior quantidade de horas aula.
O programa Carreiras Criativas / Creative Careers caiu como uma luva para as escolas parceiras da Full Sail, porque além de ser exclusivo para parceiros, diferenciando as eletivas de nossas escolas parceiras com relação às eletivas oferecidas pelo mercado, foi também constituído como produto parceiro, gratuito, completamente sem custo para as escolas que trabalham com a Full Sail no Brasil. Um projeto em que as escolas ganham velocidade e relevância na implantação de seus Ensinos Médios, os alunos ganham em conteúdo e certificações internacionais e a Full Sail ganha, porque recebe a possibilidade de prospectar futuros graduados de perto, com um projeto acadêmico de grande qualidade e com uma abordagem educacional forte.
Ficha Técnica do Evento:
Título: Creative Careers
Tema: Curso com 10 módulos sobre Carreiras na Economia Criativa para alunos do Ensino Médio brasileiro. Certificado pela Full Sail University. Oferecido em português ou em inglês, a depender da escolha da escola.
Número de participantes 2021:
26 escolas
59 programas
114 alunos
Número de participantes 2022:
26 escolas
64 programas
940 alunos
Número de participantes 1º. Semestre de 2023:
28 escolas
8 programas
689 alunos
Local:
O programa Carreiras Criativas tem como objetivo capacitar alunos do ensino médio a refletir sobre suas futuras carreiras e conhecer possibilidades de mercados da economia criativa, muitas vezes ainda desconhecidos do mercado brasileiro.
Contando com 10 módulos completos, o programa ocorre na plataforma digital da Full Sail University, através de aulas gravadas em português ou em inglês, mas conta com o apoio presencial de professores das escolas parceiras, que ficam fisicamente com os alunos de suas escolas, participando dos projetos como facilitadores.
O programa foi oferecido a escolas que já eram parceiras da Full Sail, e apresentado como uma solução ao novo ensino médio. Cada escola pode adaptar o conteúdo a sua própria agenda, customizando a quantidade de horas a serem cursadas pelos alunos de acordo com suas necessidades.
O Programa Carreiras Criativas é um mergulho dentro da Economia Criativa, e surgiu como uma proposta da Full Sail University para ajudar escolas brasileiras que precisam montar Itinerários Formativos para alunos do Ensino Médio, de acordo com as regulamentações da BNCC.
O Programa consiste em 10 aulas, que não somente apresentam a Industria Criativa e suas oportunidades, como também promovem a possibilidade aos participantes de colocar a mão na massa e realmente experimentar e criar dentro de cada uma dessas áreas, refletindo sobre como se relacionam com elas, em um caminho de autodescoberta de carreiras.
Com um conteúdo de 20 horas, o Programa pode ser customizado para sua escola de acordo com a visão da sua instituição dos Itinerários Formativos.
Em 2021 e no primeiro semestre de 2022, cada módulo contou com uma primeira parte, introdutória as carreiras dentro da indústria estudada, um segundo módulo em que os alunos foram convidados a desenvolver um projeto dentro dessa área, e um terceiro módulo, em que os alunos pesquisavam profissionais relevantes para o Brasil e o mundo dentro da indústria em questão.
Esse caminho de aprendizado e descoberta passa por todas as necessidades que jovens devem pesquisar ao escolher uma possível carreira: entender o mercado, entender como se sentem produzindo projetos para esse mercado, e entender como trabalham no dia a dia profissionais desse mercado. Notamos, entretanto, que o programa foi considerado muito pesado para os alunos, que muitas vezes se perdiam no calendário escolar, e adotamos uma série de modificações do projeto a partir do segundo semestre de 2022.
Evolução do projeto
Em 2021 o programa foi oferecido de forma personalizada para cada escola convidada. Um professor da escola era treinado para ser o facilitador do conteúdo para a turma da escola, e a base dos conteúdos era oferecida em vídeo, dentro da nossa plataforma digital. Foram montados 59 programas para 26 escolas, mas poucas escolas levaram o projeto até o final. Fomos surpreendidos com reclamações de professores, que queriam receber da escola um valor maior para ministrar as aulas, um problema generalizado e de difícil solução para a Full Sail, uma vez que a universidade não possui poder de decisão dentro das escolas.
Em 2022 somente os programas com escolas que tiveram 50% de conclusão dos módulos de 2021 foram mantidos no formato anterior, e em contrapartida a Full Sail entendeu que a melhor opção era oferecer ao vivo, com seus próprios instrutores, o programa das eletivas, tanto para garantir a experiência com os alunos quanto para evitar problemas internos com as escolas. Essa decisão passou pela necessidade de criarmos turmas híbridas, acontecendo via Zoom, com alunos de várias escolas. Conseguimos manter 26 escolas no programa e aumentamos a quantidade de alunos para 940 participantes, um número bastante expressivo. Uma outra modificação feita no projeto de 2022 foi a extinção dos programas em português, passando o curso a ser oferecido somente me inglês.
No primeiro semestre de 2023 o mesmo formato foi mantido, com turmas híbridas e instrutores da Full Sail, com aulas somente em inglês. As turmas do primeiro semestre de 2023 já contaram 28 escolas e 689 alunos, o que nos permitiu gerar 73% dos prospects gerados no ano inteiro de 2022 com esse projeto, somente no 1º. semestre de 2023. As previsões para finalização do ano, com as turmas de segundo semestre de 2023 é de que possamos aumentar o total de alunos impactados no ano com as eletivas para 1.430, o que gerará um aumento de 52% na geração de prospects durante o ano de 2023.
Uma outra inovação do programa, importante de ser mencionada foi a decisão da gamificacao do programa inteiro para maior engajamento dos alunos. Desde o segiundo semestre de 2022 as turmas foram gamificadas com os seguintes componentes:
Ao final de cada aula os alunos passavam por um jogo on line, junto aos instrutores da Full Sail, utilizando-se a plataforma Kahoot. Cada vencedor do jogo, a cada aula, recebeu um prêmio que foi comprado pela escola e entregue em sala de aula pelo professor ponto de contato da universidade com a escola. Isso servia para lembrar todos os alunos da escola sobre a eletiva oferecida pela Full Sail e reforçar nossa presença de marca, ao mesmo tempo em que valorizava os alunos de melhor performance durante a aula.
Durante todo o desenvolvimento do programa os alunos recebiam pontos a cada atividade completada na plataforma, e ao final do programa os alunos que acumularam uma determinada quantidade de pontos puderam solicitar prêmios físicos que foram comprados pela Full Sail e entregues a eles através das escolas. A entrega de prêmios, além de animar os alunos, faz com que eles contem para seus pais sobre sua experiência com a Full Sail e sobre o programa que estão fazendo com a universidade, garantindo a comunicação com as famílias, um fator de bastante importância para a tomada de decisão dos alunos sobre posteriormente estudar na Full Sail.