Ficha Técnica do Evento:
Título: Campus Experience Teens Edition 2023
Tema: Retomada de um programa imersivo em nosso campus em Orlando, para jovens de 13 a 17 anos, com o foco de desvendarem e experimentarem as indústria criativa e as tecnologias emergentes.
Número de participantes:
Edição piloto Janeiro de 2023: 12 participants
Escolas : 8 escolas
Local: Orlando, Florida, Estados Unidos
Jovens de 13 a 17 anos, fluentes em inglês foram convidados para uma experiência de 5 dias em nosso campus, com workshops das 10am às 5pm, com o propósito de vivenciarem carreiras da economia criativa e das tecnologias emergentes. A agenda incluía 8 workshops hands-on em que os participantes criaram projetos, deixando-os ao final com um portfolio iniciado com suas produções de cada uma das indústrias por eles estudadas.
Data: O Campus XP aconteceu de 16 a 20 de janeiro de 2023
CONTEÚDO
A agenda de atividades incluiu eventos somente para os alunos participantes e eventos em que seus pais, no caso de alunos que estavam com suas famílias, poderiam participar, visto que as famílias dos nossos prospects são stakeholders importantes na decisão sobre onde seus filhos farão suas graduações.
MONDAY
10 to 12 – Campus Tour (open to parents) – Tour pelo Campus da Full Sail, para contextualizar a relação da universidade com o mercado da economia criativa e das tecnologias emergentes e mostrar o tipo de graduados e das produções que são colocadas no mercado internacional todos os anos através deles.
12 to 13 – Lunch – O almoço foi oferecido dentro da universidade para os participantes do CXP, visto que por serem menores de idade os mesmos não poderiam circular de forma individual pelo campus, que tem o mesmo tamanho da área construida da USP, em Sao Paulo, por questões de segurança.
13 to 15 – Creative Economy – Workshop introdutório sobre o que é a economia criativa e como ela está inserida em todos os mercados que usam a criatividade como insumo principal. Ao final do workshops os jovens foram convidados a montar um pitch de projeto que envolvesse criatividade e tecnologia para melhorar algum serviço já existente.
15 to 17 – Creative Presentations - Visto que ao final da semana cada participante seria desafiado a apresentar o que aprenderam durante a semana e contar como planejariam continuar investindo em educação para aprimoramento de seus conhecimentos no mercado com o qual mais tivessem se identificado, os participantes tiveram um workshop sobre como desenvolver apresentações criativas usando a contação de história como fundo.
TUESDAY
10 to 12 – Film Workshop – Nesse workshop os jovens aprenderam sobre preprodução, produção e pós produção de audiosivual. Ao final do workshop foram desafiados a criar um stop motion usando 24 frames por segundo, como fazem os grandes estúdios de animação.
12 to 13 – Lunch
13 to 15 – Entertainment Business Workshop – Nesse workshop os participantes foram apresentados ao conceito de que qualquer ideia somente é realmente boa se vier conectada a um formato de monetização que possa tornar seu criador financeiramente sustentável. Ao final do workshop os jovens tiveram que produzir um esboço de business plan para um negócio criado por eles mesmos, que fosse inovador, usando criatividade e tecnologia e explicar como esse projeto seria monetizado.
15 to 17 – Music Workshop – Nesse workshops os jovens tiveram a oportunidade de mergulhar no universo da música com uma perspectiva pouco óbvia: a criação de áudio brands, o universo da engenharia do som, da mixagem e da masterização e a música como objetivo de negócio. Ao final do workshop os jovens receberam tracks com trilhas tocadas por vários instrumentos e aprenderam a mixar essas tracks gerando uma música criada por eles mesmos.
WEDNESDAY
10 to 12 – Technology Workshop – Nesse workshop os participantes puderam conhecer mais sobre as tecnologias emergentes de que tanto ouvimos falar: machine learning, artificial intelligence, virtual reality, augmented reality, mixed reality, game development, blockchain e muitas outras. Ao final do workshop foram desafiados a desenvolver uma ideia para aplicativo que utilizasse ao menos uma das tecnologias que foram apresentadas durante o workshop.
12 to 13 – Lunch
13 to 15 – Art & Design Workshop – Nesse workshop os participantes entenderam como o universe de artes e design permeia não comente o mercado criativo das artes em si mas também o mercado corporativo, com a criação de logotipos, animações, websites e identidade visual das marcas. Ao final do workshop os participantes foram convidados a desenvolver uma identidade visual para uma empresa fictícia, imaginada por eles.
15 to 17 – Game Design Workshop – Nesse workshop os jovens foram apresentados aos conceitos básicos do que um jogo precisa ter e ao final foram convidados a montar um jogo físico demonstrando como esses conceitos foram pensados na criação desse jogo. O workshop terminou com todos os participantes experimentando os jogos criados por seus colegas, analisando como cada um explorou os conceitos de gamificação em seus projetos.
THURSDAY
10 to 12 – Media & Communications – Nesse workshop os jovens foram apresentados ao mercado do marketing e suas interfaces com arte e design e comunicação. Entenderam como as redes sociais e o mundo digital está conectado com metas e objetivos de vendas de todas as empresas. Ao final desse workshop os participantes desenvolveram um plano de mídia para uma empresa imaginada por eles.
12 to 13 – Lunch
13 to 15 – E-sports – Nesse workshop os participantes durante entender o mercado dos esportes digitais e suas possibilidades. Entenderam que é possível não somente desenvolver uma carreira como jogador como também é possível trabalhar com locução de jogos digitais, streaming de campeonatos e organização de torneios digitais. Ao final do workshop foram convidados a criar uma narração de partida, buscando engajar a audiência.
15 to 17 – Grad panel preparation – Essa sessão foi dedicada a preparação dos jovens para o painel com graduados que eles tinham agendado para a manhã seguinte. Foi feita uma pesquisa sobre as áreas de maior interesse da turma e as áreas mais mencionadas foram games, cinema e mídia. Por conta dessa escolha, a universidades convidou três graduados de renome em cada uma dessas áreas para que eles pudessem ser entrevistados pelos jovens e compartilhar sobre a realidade de seus mercados. Nessa sessão os jovens receberam as biografias dos graduados e refletiram sobre as melhores perguntas a serem feitas a cada entrevistado e organizaram as entrevistas que conduziriam na manhã seguinte.
FRIDAY
10 to 12 – Grad panel (open to parents) – Nesse painel o grupo de participantes entrevistou 3 graduados: Chance Glasco, Larry Katz e Phil Pallen. Pais e familiares puderam estar presentes, como ouvintes, e tanto ver a performance de seus filhos como entrevistadores quando escutar as respostas dos entrevistados, aprendendo sobre seus mercados.
12 to 13 – Lunch
13 to 15 – Time to finish your presentation – Nessa sessao os participantes puderam se concentrar em finalizer as apresentações finais que deveriam ser feitas por eles na próxima sessão para finalizar a semana.
15 to 17 – Presentations (open to parents) – Nessa última sessão os participantes apresentaram individualmente suas produções e suas descobertas sobre si mesmos: quais mercados mais chamaram sua atenção, o que aprenderam durante a semana e como organizariam o futuro da sua educação para continuar aprendendo de forma contínua sobre esses mercados. Pais e familiares puderam assistir as apresentações, que aconteceram em um auditório da universidade.