Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Ultrapassando Fronteiras - É o jeito ADAMA de ser

Candidato: Globalis
Cliente: Adama
Segmento: Eventos
Categoria: Eventos Realizados no Exterior

A Globalis faz parte de um grupo de 13 empresas com foco em turismo e eventos. Desenvolvemos um trabalho integrado e completo na área de eventos e viagens de incentivo para expressivas empresas do mercado brasileiro há mais de 20 anos, trazendo tranquilidade para quem organiza e segurança para quem participa.

Entre nossas soluções customizadas, entregamos viagens de incentivo e eventos corporativos, nas áreas de logística, criação e produção.

Focada na qualidade de atendimento e satisfação dos nossos clientes, trabalhamos com o objetivo de minimizar o tempo com tarefas específicas da estruturação de eventos e viagens de incentivo, trazendo ideias e soluções criativas, imprimindo a cada um deles um toque de profissionalismo e contribuindo para o seu sucesso. Esse modo de operar vêm sendo validado por diferentes instituições através de uma série de premiações e reconhecimentos que a Globalis coleciona, como: Prêmio Inbrasc (2018, 2020, 2021 e 2022), Projetos – Destaque Supply Chain TOP 3), entre outros.

A ADAMA é uma das líderes mundiais em proteção de cultivos, com presença comercial em mais de 100 países e 9.000 colaboradores. É a 7ª maior empresa de defensivos agrícolas do mundo, com um portfólio com mais de 270 ingredientes ativos e 4 centros globais de pesquisa e desenvolvimento.

Só no Brasil, a organização conta com 700 colaboradores, 2 plantas de produção e faturamento de US$ 726 milhões, com presença comercial em todo o país.

Seu surgimento se deu pela fusão de duas organizações israelenses do ramo, em 1997, sob o nome de Makhteshim Agan. Apenas em 2014, com o lançamento de sua marca global, a Adama se reinventou e passou a adotar seu nome atual. No Brasil, a porta de entrada foi a aquisição da Herbitécnica, pelo grupo Makhteshim Agan em 2001.

O portfólio da empresa abrange Fungicidas, Herbicidas, Inseticidas, Nematicidas, Biossoluções e soluções para Pastagem e Pragas urbanas.

O evento trata-se de uma convenção de vendas com o objetivo de apresentar resultados do ano anterior, bem como motivar e desafiar os colaboradores a levarem a organização para um outro patamar, rumo a um crescimento ainda mais exponencial do que o do ano anterior, período no qual a meta estabelecida não foi apenas batida, mas superada.

A decisão de se fazer uma convenção internacional se deve a uma promessa da presidência da ADAMA condicionada à ultrapassagem de metas atingida pelos colaboradores, sendo também um reconhecimento dos resultados.

Vídeo

Galeria de Fotos

O briefing informado pela ADAMA, contemplava a realização de uma convenção internacional de vendas e o nosso desafio se iniciou pelo ponto de vista da logística, onde teríamos que conciliar o melhor destino x atendimento ao budget. Nesse ponto, a Globalis pesquisou a fundo e apresentou 13 destinos que atendiam aos requisitos até chegar ao destino escolhido: Dubai nos Emirados Árabes.



Precisávamos nos preparar para promover este evento com toda a qualidade de produção que sempre entregamos e com um destino que motivasse e trouxesse a mensagem de grandeza e crescimento exponencial, capaz de inspirar os participantes e moldar seu mindset, mas de forma ainda mais clara e enfática do que quando ela foi transmitida no ano anterior. Nessa linha de raciocínio, nosso desafio era transmitir o “verdadeiro jeito ADAMA de ser”: ULTRAPASSAR FRONTEIRAS.



Tivemos que encontrar uma maneira de explorar Dubai e toda sua riqueza, de maneira integrada à mensagem pretendida.



Era muito importante estimular os colaboradores para que eles buscassem alcançar um “novo patamar”. O objetivo era que eles pensassem algo como “A ADAMA nos trouxe até aqui, mas vamos manter a ambição para alcançar muito mais”, “Provocar um verdadeiro despertar do seu desejo de ser parte de algo maior, uma empresa de alto impacto no mercado”. E nesse sentido, exploramos o fato da cidade de Dubai ser conhecida pela sua arquitetura grandiosa, largas avenidas, grandes shoppings etc.

Galeria de Fotos

Com execução impecável, desde aéreo até a superação dos desafios logísticos, entregamos um evento de qualidade que trouxe uma nova tendência ao mercado agro, com uma convenção que se tornou um grande marco.



Trouxemos a mensagem de que o jeito ADAMA de ser é totalmente diferente em seu universo. Os colaboradores da ADAMA estão desde 2022 na garra, com muita força, muito foco e determinação na busca de um crescimento exponencial. Mas este pensamento, comportamento e atitude os levou mais longe que o esperado, ultrapassando as fronteiras de suas metas e possibilitando conquistas ainda maiores.



Baseados nisso, construímos um tema que explora o teor internacional da convenção, criando uma metáfora atrelada ao destino e aos objetivos e mensagens a serem transmitidos aos participantes, de forma a incentivá-los a irem muito mais além.



O destino, Dubai, se mostrou uma grande oportunidade durante o processo de integração da mensagem, porque sua cultura de grandeza, com edifícios icônicos e arranha-céus incríveis, e seu reconhecimento pelas riquezas se casaram de maneira orgânica com o tema.



Conseguimos encaixar na agenda atrações e atividades únicas da região que agregaram as experiências e ajudaram a manter o interesse dos convidados. Houve desde apresentações de grupos folclóricos de dança árabe, até um passeio em veículo 4x4 para passeio no deserto e jantar de despedida em iate privativo, abrangendo toda a orla da cidade.



Tomamos o cuidado de abraçar todas as causas da cliente, amarrando tanto o encadeamento da continuidade do ano anterior, como as mensagens a serem transmitidas de forma motivacional, tudo isso amarrado ao destino.



Segue agora o Manifesto desenvolvido para ditar o tom do evento e de todas as comunicações:



“Fomos na Garra, com muito foco, força e determinação, e com esse ímpeto, muito bem-sucedidos é verdade. Mas agora chegou a hora de superar todos os limites e buscarmos o que parece intangível.

Temos nosso próprio jeito de ser, somos determinados e destemidos para estar um passo à frente e ir muito além do que se espera, buscando o que parece impossível.

Desta vez vamos ainda mais longe, vamos ultrapassar fronteiras e romper qualquer obstáculo, encarando de frente os desafios para um crescimento fora do comum, afinal, esse é o nosso jeito de ser.

Ultrapassar fronteiras nem sempre é uma linha retilínea onde podemos avistar com facilidade seu término, às vezes é preciso ser volátil e sair fora da curva pra buscar o que parece inalcançável, mesmo que pareça impossível.

Somente com o nosso jeito de ser faremos com que o que parece inalcançável, seja apenas uma fronteira a ser atravessada, tornando esse crescimento transcendente tangível.”




No aspecto de comunicação visual, a equipe de criação da agência encontrou a solução no próprio ícone da ADAMA, transformado as linhas retas em uma curva exponencial e traduzindo o destino através de um estilo de escrita árabe.

Fomos bem-sucedidos na entrega desta convenção sob cada diretriz estabelecida pelo briefing do cliente.



A logística funcionou de maneira eficiente, deixando todos os convidados satisfeitos desde o voo até a hospedagem. A própria agenda se encaixou de maneira apropriada, contribuindo para um storytelling envolvente que promoveu o tema escolhido com maestria.



Falando em tema, ficou perceptível a todos o clima de motivação e positividade que se instalou no decorrer do evento. Os convidados demonstraram se sentir mais confiantes e determinados em manter o foco na busca por resultados extraordinários e exponencialmente mais expressivos. Seus próprios relatos apoiam essa conclusão, através de elogios e empolgação dos participantes.



A amarração do destino ao tema foi feita de maneira cirúrgica, conectando a altura dos edifícios, que ultrapassa qualquer limite arquitetônico uma vez imaginado pelo homem, e a opulência impregnada no lifestyle e na cultura local, ao exceder das expectativas de retorno de resultados, às quais nos referimos como “fronteiras”.