Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Festa Hyundai 10 Anos

Kv do Evento

Candidato: Renase
Cliente: Hyundai Motor Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Social

A Hyundai possui 10 fábricas no mundo e 7 delas são fora da Coreia do Sul. No Brasil, a fábrica é responsável por produzir os modelos HB20, que são montados apenas aqui, e o SUV Hyundai Creta. A fábrica brasileira fica localizada em Piracicaba, interior do Estado de São Paulo, e foi construída com investimento de US$ 700 milhões.

A produção do primeiro modelo do HB20 teve início em setembro de 2012. Em 2016 foram investidos, na mesma planta, mais US$ 130 milhões para possibilitar a produção do Hyundai Creta. A fábrica opera em três turnos e tem capacidade de produção de 220.000 carros por ano, o que equivale a 44 carros por hora.

A Hyundai Motor Brasil iniciou oficialmente suas obras em Piracicaba em 25 de fevereiro de 2011. Ocupa uma área total de 1.390.00m², sendo 130.600m² de área construída. Na área da fábrica também ficam o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai Motor Group no hemisfério sul, três fornecedores: Hyundai Steel, Hyundai Mobis e Hyundai Dymos, além de uma pista de testes de 3 quilômetros de extensão onde 100% dos carros produzidos são testados.

A cidade de Piracicaba foi escolhida por oferecer mão-de-obra de qualidade, boa infraestrutura e um parque de fornecedores locais já instalados e de elevada competência técnica. Além da montadora, fornecedores sul-coreanos também se instalaram na cidade formando um polo automotivo que gera cerca de 5 mil empregos diretos e 20 mil empregos indiretos.

Vídeo

A Festa de 10 anos de Hyundai no Brasil ocorreu de forma presencial em 2022.



Tradicionalmente, esse evento se apresenta anualmente em forma de Family Day. Porém, a última edição havia sido realizada em 2018, com as demais paralisadas devido à pandemia.



esta forma, este evento estava coberto de expectativas por também representar uma retomada. Esta retomada coincidiu com os 10 anos da Hyundai no Brasil e, desta forma, o mote da festa deixou de ser o Family Day propriamente para abrir espaço às comemorações de aniversário (ainda que mantendo o formato de evento direcionado para a família).

 

O evento ocorreu então num momento muito importante para a marca, uma vez que aliou esta data festiva à inauguração de sua planta de motores no Brasil.

 

Este projeto especial contou com uma produção feita em apenas dois meses e meio entre pré-produção e execução. Tínhamos um briefing bastante desafiador: criar um ambiente de festival que acolhesse este perfil de público, cerca de 13.000 pessoas (em sua maioria formado por famílias, com faixas etárias variadas, abrangendo de crianças a idosos).

Diante do desafio acima, os ambientes e a agenda do evento foram pensados para acolher o público e proporcionar diferentes formas de entretenimento. Além de toda a programação do palco, que envolvia apresentações artísticas, sorteios e comunicados (estes, feitos de forma bastante inovadora, com um formato que previa MC no palco, locutora e DJ sonoplasta na house mix, além de uma repórter trazendo inserções ao vivo a partir de diferentes locais do evento).

 

 A produção contou ainda com: área de alimentos e bebidas (com cardápio diversificado, que previu inclusive uma opção de prato típico sul-coreano), área de brinquedos infláveis gigantes, duas paredes de escalada, Pula-pula Aranha, chute a gol com parede de LED touch, Spinner 360°, área de maquiagens e tatuagens para crianças, oficina de Slime, palco com narrativa de histórias e apresentação de mágico/ilusionista. Isso tudo além de espaço fitness com aulas de dança e arena games com os principais consoles do mercado.

 

Com uma equipe de mais de 600 colaboradores dos mais variados segmentos, o evento contou com 12 dias de montagem, um dia de realização e outros nove dias para desmontagem.



O evento contou ainda com a integração de um circuito de visitação à fábrica e à nova planta de motores. Um caminho traçado para visita que passava pelos setores de estamparia, onde se produzem as peças de aço, solda (área de robôs) e montagem final. A visita à planta de motores contou com Shuttle exclusivo para conforto de todos. Em Motores, os visitantes puderam acompanhar toda a tecnologia envolvida nesta montagem, inclusive com a ajuda de robôs que levam peças para vários setores da planta.

 

Para o conforto de todos, foi montada uma operação de logística a partir do Parque do Peão de Piracicaba, onde os convidados podiam estacionar e pegar um ônibus até o local do evento.

 

Cada funcionário recebeu um kit contendo sua pulseira de acesso e vouchers de alimentação para ele e mais 3 convidados (que poderiam ser parentes ou amigos). A pulseira possuía um código de barras que viabilizava o acesso pelas 20 catracas disponibilizadas na entrada do evento.

 

Ao longo do passeio os convidados puderam ver expostos carros da linha Hyundai, além dos modelos internacionais, não comercializados no Brasil. Um modelo novo do Creta, recheado com bolinhas azuis, trazia uma proposta de ativação onde o convidado acessava um formulário de apostas através da leitura de QR Code. Aquele que acertou ou que mais se aproximou da quantidade certa de bolinhas, levou para casa um PlayStation 5.

 

Em alimentos e bebidas, os convidados puderam se deliciar com pipoca, algodão-doce, refrigerantes, suco integral e água à vontade, além dos deliciosos espetinhos (carne, queijo e frango) e hot dog. Havia também salada de folhas frescas e um prato típico da culinária sul-coreana (bulgogi, conhecido também como churrasco sul coreano).

 

Dois ambientes foram criados como praças de alimentação para apoio dos convidados. Mobiliários de pallet e mesões coletivos rústicos formavam uma decoração perfeita com o teto trabalhado em lycra e estruturado por colunas de Box Truss Q30.

O portal que levava à visitação da fábrica contou com um belo trabalho cenográfico, onde foram usados centenas de guarda-chuvas de diferentes cores, formando um lindo espaço para fotos.

 

O trajeto da visitação foi todo decorado com balões e, após a passagem pela área de robôs (solda), tivemos uma área de ativação com um Robozão de LED interagindo com o público.

 

Os familiares e amigos puderam conhecer os ambientes de trabalho de seus anfitriões de perto.

A decoração externa foi toda pensada para trazer o clima e ambientação dos grandes festivais. Divisórias, ou fechamentos em lata, foram usados como expositores para lambe-lambes, promovendo um ambiente bastante instagramável para todos.

 

Um palco grandioso foi montado para tornar o evento uma experiência marcante. A estrutura possuía uma caixa cênica de 14x14m e quase 12m de altura. A cenografia garantiu um envelopamento deste palco com tecidos impressos e testeira imponente em letra caixa.

 

A cultura sul-coreana esteve presente neste palco com uma apresentação e workshop de dança K-Pop. A cultura brasileira foi também celebrada pela apresentação do grupo Samba da Aninha. A Banda Ambervision comandou o restante do evento, com pausas para sorteios e discursos da diretoria da Hyundai.

 

O cuidado com a família se estendeu a ambientes especialmente criados para acolher as mamães de recém-nascidos, como o fraldário, que contava com trocador, poltronas para amamentação, micro-ondas, fraldas e lenços umedecidos.

 

Outras ativações foram pensadas especialmente para as crianças: uma área com brinquedos infláveis gigantes, tatuagens digitais, make-up e pintura artística para crianças, consoles de vídeo game e atividade de chute a gol com parede de LED touch. Tínhamos também um palco com narrativa de histórias e apresentação do Ilusionista Rudi Solon, que também fez números close-up nas mesas.

 

O Momento Parabéns da agenda foi carregado de emoção com um show de fogos de artifício silenciosos que iluminaram o evento e marcaram o encerramento;

 

O evento contou ainda com um ambulatório UTI com médico plantonista, enfermeiros e ambulâncias.



Quase 11 mil pessoas estiveram presentes.

A avaliação do impacto resultante do evento, que reuniu quase 11.000 pessoas, é construída com base em uma pesquisa de satisfação abrangente, realizada logo após o término da produção. Os desdobramentos dessa pesquisa destacam, de maneira primordial, que o objetivo foi alcançado.

 

A esmagadora maioria dos participantes presentes expressou sua aprovação quanto à estrutura do evento. As opiniões registradas de forma aberta revelaram um conjunto significativo de elogios direcionados à qualidade da concepção e execução. Transparece claramente que o evento não se limitou a ser somente uma celebração, mas efetivamente se transformou em um marco de considerável relevância na trajetória corporativa dos colaboradores, fomentando um sentido forte de pertencimento à equipe e comprometimento com suas funções.

 

O que amplifica a distinção desse evento é o patamar elevado de engajamento conquistado entre os participantes e as diferentes atividades propostas.

 

Vale destacar que esse evento detém uma dimensão ainda mais impressionante, considerando que ocorreu em conjunto com a visitação/ inauguração de um novo setor da fábrica. Esse fator adicionou um nível de significado e importância, já que a celebração não se limitou apenas à confraternização, mas também comemorou o progresso e crescimento da empresa.

 

A interseção entre a inauguração e a festividade contribuiu para aprofundar o sentimento de realização e orgulho dos colaboradores em relação ao seu local de trabalho.

 

A pesquisa pós-evento confirmou que essa iniciativa ultrapassou as expectativas iniciais, reforçando a cultura organizacional, fortalecendo os vínculos da equipe e estabelecendo um ambiente de trabalho mais unido e coeso. As lições aprendidas com este evento podem servir como um guia valioso para futuras iniciativas da empresa, demonstrando que um evento bem planejado e executado não só celebra conquistas, mas também constrói uma base sólida para o crescimento e sucesso contínuos.