Interações, momentos leves e intensos, histórias inesquecíveis, encontro com novas pessoas, resenha e até o fortalecimento de uma comunidade unida. As semelhanças logo nos fizeram ver o paralelo entre um bar e um jogo online. O insight veio como um clarão provocado por um relâmpago: EVERY GAME IS A BAR.
Mas para muitos, o game ainda é uma experiência pouco sociável, enquanto para nós é justamente o oposto. E para provar esse ponto de vista, vamos revelar que dentro de um dos jogos mais populares do mundo, sempre existiu um bar Heineken. Se a realidade digital e a física já promovem grandes encontros cada, e se juntássemos as duas?
Recriamos o mapa Icebox, do jogo Valorant, como um bar onde os fãs puderam socializar, jogar e se divertir em uma experiência imersiva e gamificada. Um mapa/bar que transmitiu ao vivo partidas do VTC Americas e celebrou a socialização pelo jogo.
No coração boêmio de São Paulo, a Vila Madalena, entre pubs, restaurantes e casas de show, a Heineken 0.0 ergueu uma estrutura inédita para mostrar que games e bares têm muito mais em comum do que se imagina. De 31 de março a 23 de abril, sempre de sexta a domingo, a marca operou o espaço aberto ao público geral - você podia agendar a visita com os amigos pelo hotsite do evento ou até mesmo chegar diretamente ao local, na R. Aspicuelta, 322.
A estrutura do bar era em contêineres cenográficos que emulavam um dos mapas mais famosos, o Icebox, e possuía 3 andares, rendendo uma capacidade para receber 250 pessoas por dia, em sistema rotativo. Ao entrar, o visitante se deparava com o cenário de um porto congelado, formado por vários elementos que remetem ao Valorant, como grafites e sprays dos agentes e até mesmo caixas de radianita, além de telões que transmitem jogos. Na entrada, a experiência já começava de forma impactante: o consumidor tinha a oportunidade de buscar uma partida, exatamente como no jogo. Logo após passar pelo lobby, eles acessam a principal área de socialização da experiência: o bar. O cenário é formado por um pórtico com a simulação de uma fenda temporal, que faz parte da história do mapa, junto com elementos que constroem o ambiente ideal para as pessoas sentarem e interagirem.
No segundo andar, fica a Arena 5x5, inspirada nas arenas oficiais do VCT. O jogo funciona com 2 times de 5 pessoas cada que são divididos entre ataque e defesa. A defesa deve defender 2 bombsites (A ou B) e o ataque, por sua vez, deve avançar pelo mapa e plantar a Spike (bomba) em um dos bombsites. Vence o time que vencer 13 rodadas primeiro. Você, então, podia reservar a Arena com seu grupo de amigos para tirar "um contra" outro grupo de amigos.
No entorno, o espaço de convivência, inspirado na cozinha do Icebox, para as pessoas interagirem em volta do que está acontecendo. Ali, os visitantes poderão acompanhar o andamento das partidas, pontuação e rankings. Também no segundo andar, foi instalado um estúdio para as lives realizadas por um squad de influenciadores e streamers de Valorant.
No rooftop, espaço com vista privilegiada, abrigou uma pista comandada por vários DJs e um bar imersivo que levou as pessoas diretamente para uma área interna do mapa. A área funcionou também como um ponto de encontro de Cosplays. Por fim, o cardápio contou com pizzas, sanduíches e sobremesas, além de contemplar opções vegana e vegetariana. Entre as bebidas, chope e longneck Heineken®, Heineken 0.0, além de refrigerantes e água. Toda a ação fez parte da campanha “Nem toda rodada é lá fora”, primeira campanha da marca voltada para games globalmente, tendo sido produzida no Brasil.