Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Heineken Icebox Bar

Candidato: Red Door Agency
Cliente: Heineken Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Social

Um novo produto para um público novo

Lançada no Brasil em 2020, a cerveja sem álcool, a Heineken 0.0, adquire distribuição nacional em setembro de 2021. O produto chega ao mercado sendo direcionado à geração Z (até 25 anos), público que demonstra maior interesse em bebidas não alcoólicas. 

Para falar com esse público, a marca buscou uma fresh perspective com o universo dos games, abrindo novas plataformas de comunicação da Heineken 0.0 concomitantemente ao novo público.

O Brasil está entre os maiores mercados de games do mundo, considerando que a cada 4 brasileiros, 3 consumiram jogos eletrônicos no ano de 2022, segundo a Pesquisa Game Brasil 2023. A Heineken 0.0 lançou a campanha que trabalha o conceito de que "nem toda rodada é lá fora", explorando a socialização no universo dos games, celebrando o ato de jogar como uma atividade social e um momento de conexão com outras pessoas. Sabemos que a socialização no universo dos games é muito estigmatizada, e para ativar essa campanha e colocar o seu conceito em prática, demos vida a um dos jogos de Tiro em Primeira Pessoa mais populares da atualidade, desmistificando a imagem do gamer isolado dos amigos!

Durante 4 semanas, a marca trouxe para a Vila Madalena um bar inspirado no Icebox, um dos icônicos mapas do jogo Valorant.

Vídeo

É de conhecimento público que o mercado dos jogos eletrônicos cresce exponencialmente há vários anos mundo afora. Só no Brasil, ¾ da população consumiu algum jogo do tipo em 2022, segundo a Pesquisa Game Brasil 2023, o que torna o país um dos maiores mercados. Lançada no Brasil em 2020, a Heineken 0.0, versão sem álcool da tradicional cerveja premium holandesa, já havia ativado o jogo da Fórmula 1, uma vez que a marca mãe é patrocinadora da modalidade automobilística mais importante do mundo. Internamente, o Grupo Heineken identificou em pesquisas uma preferência da geração Z por bebidas não alcoólicas, grupo este também consumidor de games.



Neste contexto, a Heineken 0.0 lançou recentemente a campanha que trabalha o conceito de que "nem toda rodada é lá fora", explorando a socialização no universo dos games, celebrando o ato de jogar como uma atividade social e um momento de conexão com outras pessoas. Ao mesmo tempo, Heineken 0.0 se torna a mais nova patrocinadora do Valorant Champions Tour (VCT) Americas, etapa regional da série global de torneios competitivos de e-sports do Valorant, um jogo online e gratuito para computador de Tiro em Primeira Pessoa, sendo um dos mais populares. O VCT Américas garante ao vencedor uma vaga no Valorant Champions, o campeonato mundial. Os jogadores de Valorant formam uma comunidade unida e engajada com o universo do jogo, conhecendo a fundo seus personagens e os mapas.



O desafio estava justamente em divulgar esse patrocínio respeitando o cânone deste universo e presentear seus fãs com uma ativação jamais vista!

Interações, momentos leves e intensos, histórias inesquecíveis, encontro com novas pessoas, resenha e até o fortalecimento de uma comunidade unida. As semelhanças logo nos fizeram ver o paralelo entre um bar e um jogo online. O insight veio como um clarão provocado por um relâmpago: EVERY GAME IS A BAR.



Mas para muitos, o game ainda é uma experiência pouco sociável, enquanto para nós é justamente o oposto. E para provar esse ponto de vista, vamos revelar que dentro de um dos jogos mais populares do mundo, sempre existiu um bar Heineken. Se a realidade digital e a física já promovem grandes encontros cada, e se juntássemos as duas?



Recriamos o mapa Icebox, do jogo Valorant, como um bar onde os fãs puderam socializar, jogar e se divertir em uma experiência imersiva e gamificada. Um mapa/bar que transmitiu ao vivo partidas do VTC Americas e celebrou a socialização pelo jogo.



No coração boêmio de São Paulo, a Vila Madalena, entre pubs, restaurantes e casas de show, a Heineken 0.0 ergueu uma estrutura inédita para mostrar que games e bares têm muito mais em comum do que se imagina. De 31 de março a 23 de abril, sempre de sexta a domingo, a marca operou o espaço aberto ao público geral - você podia agendar a visita com os amigos pelo hotsite do evento ou até mesmo chegar diretamente ao local, na R. Aspicuelta, 322. 



A estrutura do bar era em contêineres cenográficos que emulavam um dos mapas mais famosos, o Icebox, e possuía 3 andares, rendendo uma capacidade para receber 250 pessoas por dia, em sistema rotativo. Ao entrar, o visitante se deparava com o cenário de um porto congelado, formado por vários elementos que remetem ao Valorant, como grafites e sprays dos agentes e até mesmo caixas de radianita, além de telões que transmitem jogos. Na entrada, a experiência já começava de forma impactante: o consumidor tinha a oportunidade de buscar uma partida, exatamente como no jogo. Logo após passar pelo lobby, eles acessam a principal área de socialização da experiência: o bar. O cenário é formado por um pórtico com a simulação de uma fenda temporal, que faz parte da história do mapa, junto com elementos que constroem o ambiente ideal para as pessoas sentarem e interagirem.



No segundo andar, fica a Arena 5x5, inspirada nas arenas oficiais do VCT. O jogo funciona com 2 times de 5 pessoas cada que são divididos entre ataque e defesa. A defesa deve defender 2 bombsites (A ou B) e o ataque, por sua vez, deve avançar pelo mapa e plantar a Spike (bomba) em um dos bombsites. Vence o time que vencer 13 rodadas primeiro. Você, então, podia reservar a Arena com seu grupo de amigos para tirar "um contra" outro grupo de amigos.



No entorno, o espaço de convivência, inspirado na cozinha do Icebox, para as pessoas interagirem em volta do que está acontecendo. Ali, os visitantes poderão acompanhar o andamento das partidas, pontuação e rankings. Também no segundo andar, foi instalado um estúdio para as lives realizadas por um squad de influenciadores e streamers de Valorant.



No rooftop, espaço com vista privilegiada, abrigou uma pista comandada por vários DJs e um bar imersivo que levou as pessoas diretamente para uma área interna do mapa. A área funcionou também como um ponto de encontro de Cosplays. Por fim, o cardápio contou com pizzas, sanduíches e sobremesas, além de contemplar opções vegana e vegetariana. Entre as bebidas, chope e longneck Heineken®, Heineken 0.0, além de refrigerantes e água. Toda a ação fez parte da campanha “Nem toda rodada é lá fora”, primeira campanha da marca voltada para games globalmente, tendo sido produzida no Brasil.

O resultado foi que demos vida ao mapa Icebox. Até mesmo o frio foi simulado, trazendo o "verdadeiro clima" aos jogadores e espectadores das partidas. E essas pessoas puderam ser, pela primeira vez, seus próprios avatares e eles mesmos. Tudo dentro de um mapa de Valorant da vida real, junto de outros personagens também presentes fisicamente.



Mas a ação não se limitou ao mundo físico. Na verdade, houve uma simbiose entre real e digital, com os streamers transmitindo tudo para a comunidade diretamente do evento. Foram mais de 1200 menções online com a maior taxa de retenção nos canais da Heineken, o que acabou gerando muito buzz entre os milhões de fãs de Valorant, que também podiam acompanhar os jogos da nossa Arena 5x5, que ficou cheia o tempo inteiro em todos os dias de ativação (foram ao todo 560 jogadores).



Como consequência do sucesso, filas começaram a se formar nas cercanias do nosso endereço e um total de 3641 pessoas estiveram presentes no Heineken Icebox Bar.



Somadas as transmissões e toda a mídia espontânea gerada, mais de 65 milhões de pessoas foram impactadas. Uma comunidade enorme se socializando e brindando de Heineken!