Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Terra e Paixão na Avenida Paulista

Candidato: BusinessLand
Cliente: Globo
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional

 
DESCRIÇÃO DA EMPRESA 

Sobre a BusinessLand
A BusinessLand iniciou suas atividades em 2017, com o sócio Marcelo Flores, profissional reconhecido com mais de 30 anos de experiência na área de eventos e responsável pela realização de grandes projetos como Reveillon da Paulista, Fifa Fan Fest, Brahma Valley, camarote Brahma entre inúmeros outros. 
A empresa se tornou um hub de negócios de entretenimento formado por diferentes verticais para conectar empresas à iniciativas ligadas ao turismo, lazer, cultura e inovação, proporcionando experiências únicas para pessoas e marcas. 
Seu objetivo é entregar soluções criativas e projetos de sucesso para ajudar nossos clientes a expandir seus negócios através do entretenimento, transformando oportunidades em posicionamento de marca, relacionamento e novos canais de vendas.
 
 
A Businessland atua fortemente em 02 verticais de negócios:
 
Patrocínios e Parcerias Estratégicas:  Captação de patrocínios, marcas e parcerias para segmento de eventos e turismo, atuando em parques, hotéis e resorts;
Eventos e Entretenimento: Criação, Planejamento e Realização de Eventos de médio e grande porte, que inclui também a  seleção e produção de conteúdos especiais de entretenimento ao vivo, como exposições, shows e festivais. 
A BusinessLand tem como clientes os principais resorts e hotéis do Brasil como: Beach Park, Hot Beach, Transamérica Comandatuba, Costa do Sauípe, Rio Quente Resorts, Thermas Water Park, Playcenter, Costão do Santinho, Rede Laghetto entre outros. 
Além disto atende grandes marcas e empresas como Rede Globo, BRF, Ambev, Diageo, Heineken, Kibon, Chandon, para citar algumas. 


FICHA TÉCNICA: TERRA E PAIXÃO NA AVENIDA PAULISTA

  • Direção geral e Produção: Andrea Flores
  • Direção de Criação: Alexandre Mutran
  • Direção de Cenografia: Anna Prado
  • Execução de Cenografia: Diego Dionísio
  • Direção Comercial e atendimento: Marcelo Flores
  • Cliente: TV Globo

Por que a Businessland merece ganhar o prêmio Caio nesta categoria?
 
Criamos uma ativação que criou uma conexão emocional e deixou uma impressão duradoura nas mentes e corações das pessoas. Isto se mostrou  importante para criar um laço entre a Globo e a sua audiência, estabelecendo uma base sólida para futuras interações.
Além disto, montar uma ativação inusitada no meio de uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, mostra nosso compromisso em redefinir os padrões do marketing experiencial e levar para nosso cliente soluções que são originais e cativantes. 

Vídeo

Briefing, metas e objetivos propostos pelo contratante

 

A Rede Globo solicitou à BusinessLand o desenvolvimento de uma ação para PROMOVER o lançamento da sua nova novela das nove: Terra e Paixão.  

Nosso desafio era criar uma ação para levar a atmosfera do universo agro para a cidade, de forma a despertar a curiosidade nas pessoas e ainda gerar conteúdo para que os programas jornalísticos da Globo, como Bom Dia São Paulo e SP1 pudessem abordar o lançamento da novela de forma inusitada. 

 

 

Mas o maior desafio de todos foi o local que o cliente propôs: a Avenida Paulista. 

E quem é produtor de eventos sabe das dificuldades em se produzir um evento nesta avenida. 

 

Assim, a emissora nos passou a sinopse para que nossa equipe de criação entendesse o contexto:

 

SINOPSE TERRA E PAIXÃO 

Novela com trama de Walcyr Carrasco 

Direção Artística: Luiz Henrique Rios 

Início: 08/05 

 

A novela vai abordar a cultura e a beleza de um Brasil rural e moderno, mostrando as grandiosas plantações do Mato Grosso do Sul. 

 

História Central: 

A novela começa através da saga de Aline (Barbara Reis), uma jovem que vê 

sua família ceifada por um crime. Na coragem de quem enfrenta tudo e todos 

para defender seu legado, essa mulher mostra que a força e o amor, juntos, 

podem ser motor de transformação, justiça e esperança. Em meio à cultura e à 

beleza de um Brasil rural e moderno, Aline retoma sua história, movida pelo 

desejo de reparação, quando se cruza com a família de Antônio La Selva (Tony 

Ramos), dividida pela ambição e muitos segredos. 

Histórias de amor, de superação, dramas familiares, disputas e segredos inconfessáveis.

Uma jornada de esperança e luta, com personagens e histórias profundas, tão enraizados quanto as belas e grandiosas plantações do Mato Grosso do Sul. 

 

Atores Principais: 

• • • • • • • 

Cauã Reymond - Caio 

Bárbara Reis - Aline 

Johnny Massaro - Daniel 

Tony Ramos - Antônio 

Glória Pires - Irene 

Tatá Werneck - Anely 

Susana Vieira - Cândida  

Briefing do cliente:

 

Ação de divulgação para o lançamento da novela das nove, Terra e Paixão na Avenida Paulista. 

 

Para ter uma ação realmente chamativa e impactante, o cliente pediu que fosse colocado um trator, representando os 02 núcleos centrais e antagonistas da novela: núcleo Aline (baixa renda) e núcleo família Laselva (alta renda).

 

Pensamos então em criar uma ativação que evocasse a beleza natural, a simplicidade e a autenticidade da vida rural e do agronegócio, em um local da avenida onde há grande concentração de pedestres e nos permitisse montar uma ativação icônica, como em frente ao Masp. 

 

O Desafio: 

 

Transformar a Avenida Paulista e levar uma experiência aos pedestres que o fizessem se sentir no campo enquanto estivessem passeando na avenida. 

 

Para isto tivemos que pensar nos desafios:

 

Obtenção de autorizações, uma vez que os únicos eventos que tem permissão de serem realizados na Avenida Paulista são Reveillon, São Silvestre e Parada LGTB; 

Montar cenografia no meio da via pública; 

Levar um trator para exposição no meio da avenida Paulista.Os tratores são sujeitos a registros específicos e para transitar na rua, e por se tratar de um veículo que não tem placa, é necessário uma autorização especial de trânsito, caso contrário, só pode ser transportado em cima de um caminhão.

 

Levar o campo para o asfalto com elementos naturais, como plantação de milho e cana de açúcar. 

Recriar uma atmosfera legítima para despertar nas pessoas o desejo de se envolverem, tirar fotos e postarem nas redes sociais, utilizando a hashtag da novela. 

Chamar a atenção em um local repleto de intervenções artísticas, comércio e pedestres 

 

 

Objetivos gerais da ativação: 

 Promover o lançamento da novela através de uma ativação com os seguintes atributos:


  • Alto impacto visual

  • Instagramável

  • Despertar curiosidade

  • Criar forte conexão com o tema da novela

  • Valorizar artistas e artesanato regionais;

  • Modular e flexível para facilitar a montagem  

DESENVOLVIMENTO:

Criamos uma ativação para promover a nova novela das nove, levando a atmosfera do novo enredo diretamente para o coração pulsante da cidade, a emblemática Avenida Paulista. 

A missão foi transformar a imponente paisagem urbana em um cenário agro e com elementos bucólicos, transportando a magia do campo para o cenário urbano.

 

Nosso objetivo foi trabalhar com os seguintes elementos chave:



Paisagem Transformadora: Surpreender os pedestres com a transformação da via de concreto em um espaço com elementos do campo, como milho, cana-de-açucar, café e girassóis.

Cenas Interativas: Proporcionamos espaços onde os pedestres puderam interagir com cenário icônico da novela, que se transformaram em um grande backdrop para fotos que seriam compartilhadas nas redes sociais.

Ativação dos sentidos: ativar visão, tato, olfato, audição através da cenografia proposta.

Compartilhamento Digital: divulgação da hashtag da novela para que as pessoas compartilhassem suas fotos e amplificassem a ativação além da Avenida Paulista.

Espaços de Convivência: com a criação de áreas que remetem os ambientes rurais e bancos rústicos, que serviriam além de descanso, mas também como cenário para fotos.   

Para isto, nossa solução foi criar uma cenografia que permitisse apresentar ao público, de forma sensorial e cinética, o universo da novela TERRA E PAIXÃO, permitindo as pessoas interagirem com as várias nuances da novela e do campo, através de um percurso de ativações pela Avenida Paulista, em um domingo, dia em que a via fica fechada para veículos e aberta para pedestres, durante o período das 09:00 às 16:00 horas.

 

Criamos um percurso de experiências em frente ao MASP, na Avenida Paulista.

 

Foram 04 ativações modulares além de um trator para incitar o público a interagir e assim mergulhar no universo da novela. 

 

A missão de trazer a essência do campo para o coração da cidade trouxe o desafio de transportar itens tão emblemáticos quanto o milho, a cana-de-açúcar e o café para a Avenida Paulista. Para estes itens, levamos elementos reiais ao invés de réplicas, para que a ativação ficasse ainda mais autêntica. 

 

Nossa equipe exibiu sua habilidade em lidar com os detalhes logísticos e operacionais envolvidos nesta ação. 

 

Módulo 1: MILHO

Espaço com base em pallet e grandes floreiras para replantarmos espigas de milho de verdade, que foram colhidas de produtores locais em Jambeiro, no Vale do Paraíba. 

 

Módulo 2: CAFÉ

Utilizamos elementos como sacas de café, estampadas com o logo da novela e do cliente. Os grão de café foram torrados e moídos 24 horas antes da ação, para que fossem preservados o odor característico do café torrado “Chão Caipira”, que veio diretamente de Paraibuna, interior de São Paulo, para a Avenida Paulista.

 

Módulo 3: CANA DE AÇUCAR

 

Espaço com base em pallet e grandes floreiras para replantarmos os caules de cana de açúcar, colhidos também no Vale do Paraíba e transportados diretamente para a Av. Paulista. 

 

Módulo 4: GIRASSOL

Espaço com base em pallet para a criação de um espaço instagramável e cheio de cor. Foram colocados girassóis realistas. Neste caso optamos por plantas permanentes ao invés de flores naturais para que não tivéssemos problema delas murcharem com o sol e calor da avenida. 

 

 

ESTRATÉGIAS E SOLUÇÕES



As autorizações:

Para conseguirmos montar esta cenografia, sem caracterizar um evento, montamos uma defesa para os órgãos públicos respeitando todas as normas vigentes, dando ênfase em todas as atividades propostas. Nos adequamos à toda parte burocrática e às normas da CPPU – Comissão de Proteção à Paisagem Urbana; obtivemos autorização da CET para o apoio à montagem e finalmente a autorização da Subprefeitura da Sé, responsável pela Avenida Paulista.

 

Sobre a música: 

A viola tornou-se símbolo maior da música rural brasileira e por isto escolhemos este instrumento para criar o impacto sonoro da ativação. 

Desta forma idealizamos um cortejo de 60 violeiros, todos vestidos com a camiseta da novela, que entraram pela Avenida Paulista, tocando a música tema da abertura de Terra e Paixão, “Sinônimos” de Chitãozinho e Xororó, emocionando a todos que presenciaram este momento.

Os Violeiros foram conduzidos pelo músico Arnaldo Freitas, instrumentista, diretor musical e compositor, considerado um dos maiores violeiros do Brasil.

Ao apresentarmos as músicas da novela tocadas por este instrumento, estimulamos e incentivamos a continuidade desta tradição musical. 

 

TRATOR NA AVENIDA PAULISTA: 

a solução para o pedido da Rede Globo

 

A ideia de trazer um trator para o meio da Avenida Paulista, com sua complexidade técnica e logística, nos desafiou a encontrar soluções engenhosas e criativas. Conseguimos um fornecedor do interior de São Paulo, que nos trouxe o veículo em uma carreta específica e o posicionou estrategicamente entre os módulos de Cana de Açucar e do Milho. O trator completou a cenografia, fazendo com que os visitantes quisessem percorrer toda a jornada, registrando e fotografando seus momentos em cada um deles.

RETORNO 

 

A Avenida Paulista foi transformada em um elo entre dois mundos aparentemente distintos, unindo o encanto do campo à energia vibrante da cidade. 

Conseguimos mostrar às pessoas a essência dos campos de forma genuína e inspiradora.

 

Nossa colaboração criativa gerou não apenas um evento marcante, mas também uma onda de entusiasmo e engajamento que ultrapassou todas as expectativas, inclusive a do cliente, promovendo a novela de uma forma bem inusitada e gerando curiosidade no público, que pode ser ampliado além do público cativo de novelas.

 

Alcance e Impacto: 

 

A ação na Avenida Paulista atingiu um público de aproximadamente 30.000 pessoas, levando a magia rural diretamente para o coração da cidade. Essa impressionante estatística reflete o poder da nossa abordagem ousada, transformando uma das áreas mais movimentadas de São Paulo em um refúgio verde. Cada pessoa que foi impactada carregou consigo memórias da experiência, espalhando a nossa mensagem e a atmosfera da novela "Terra e Paixão”

 

Redes Sociais

 

As redes sociais se incendiaram com o nosso evento, gerando uma série de compartilhamentos e interações. Através das lentes dos participantes, as fotos e vídeos compartilhados trouxeram à vida a nossa criação, espalhando a história de "Terra e Paixão" para públicos além do alcance físico da ação. Este envolvimento nas mídias sociais demonstrou a nossa capacidade de conectar-se com a audiência em um nível emocional e pessoal.

 

Mídia e Jornalismo: 

 

A nossa iniciativa também conquistou um feito notável ao ser destaque em uma matéria no programa "Bom Dia São Paulo", com mais de 4 minutos de cobertura, com desdobramento também no SP1.

A exposição televisiva não apenas reforçou a autenticidade e originalidade da ativação, mas também consolidou a nossa posição como inovadores para redefinir os limites do marketing de experiência. A reportagem validou a nossa visão e esforços, trazendo o campo para a cidade de forma cativante e atingindo a expectativa do cliente, de gerar um conteúdo de qualidade para divulgar a estréia da novela.



Engajamento: 

 

Além dos números, a ativação criou memórias sensoriais e emocionais ao ativar sentidos como visão, audição, olfato e tato, ecoando muito além do evento, mas unindo o conceito da novela com a experiência pessoal dos participantes. 

A conexão emocional e importante para criar um laço entre a marca e a audiência, e a TV Globo busca exatamente isto ao querer levar seus programas para que as pessoas tenham também este contato físico com seus conteúdos, estabelecendo uma base ainda mais sólida para futuras interações. 

 

Resultados além dos números:

 

Além dos números, criamos uma narrativa da capacidade da Businessland em transformar desafios em soluções inteligentes e triunfos. 

Esta ativação na Avenida Paulista foi uma vitrine do nosso compromisso em redefinir os padrões dos eventos de experiência. 

E o resultado maior disto, foi a contratação da Businessland, 03 meses depois, para outro projeto da Rede Globo, nos mesmos moldes de divulgação e experiência na Avenida Paulista, mas desta vez para o lançamento do Criança Esperança. 

Porém, este será um case para ser apresentado na próxima edição do Prêmio Caio.