DESENVOLVIMENTO:
Criamos uma ativação para promover a nova novela das nove, levando a atmosfera do novo enredo diretamente para o coração pulsante da cidade, a emblemática Avenida Paulista.
A missão foi transformar a imponente paisagem urbana em um cenário agro e com elementos bucólicos, transportando a magia do campo para o cenário urbano.
Nosso objetivo foi trabalhar com os seguintes elementos chave:
Paisagem Transformadora: Surpreender os pedestres com a transformação da via de concreto em um espaço com elementos do campo, como milho, cana-de-açucar, café e girassóis.
Cenas Interativas: Proporcionamos espaços onde os pedestres puderam interagir com cenário icônico da novela, que se transformaram em um grande backdrop para fotos que seriam compartilhadas nas redes sociais.
Ativação dos sentidos: ativar visão, tato, olfato, audição através da cenografia proposta.
Compartilhamento Digital: divulgação da hashtag da novela para que as pessoas compartilhassem suas fotos e amplificassem a ativação além da Avenida Paulista.
Espaços de Convivência: com a criação de áreas que remetem os ambientes rurais e bancos rústicos, que serviriam além de descanso, mas também como cenário para fotos.
Para isto, nossa solução foi criar uma cenografia que permitisse apresentar ao público, de forma sensorial e cinética, o universo da novela TERRA E PAIXÃO, permitindo as pessoas interagirem com as várias nuances da novela e do campo, através de um percurso de ativações pela Avenida Paulista, em um domingo, dia em que a via fica fechada para veículos e aberta para pedestres, durante o período das 09:00 às 16:00 horas.
Criamos um percurso de experiências em frente ao MASP, na Avenida Paulista.
Foram 04 ativações modulares além de um trator para incitar o público a interagir e assim mergulhar no universo da novela.
A missão de trazer a essência do campo para o coração da cidade trouxe o desafio de transportar itens tão emblemáticos quanto o milho, a cana-de-açúcar e o café para a Avenida Paulista. Para estes itens, levamos elementos reiais ao invés de réplicas, para que a ativação ficasse ainda mais autêntica.
Nossa equipe exibiu sua habilidade em lidar com os detalhes logísticos e operacionais envolvidos nesta ação.
Módulo 1: MILHO
Espaço com base em pallet e grandes floreiras para replantarmos espigas de milho de verdade, que foram colhidas de produtores locais em Jambeiro, no Vale do Paraíba.
Módulo 2: CAFÉ
Utilizamos elementos como sacas de café, estampadas com o logo da novela e do cliente. Os grão de café foram torrados e moídos 24 horas antes da ação, para que fossem preservados o odor característico do café torrado “Chão Caipira”, que veio diretamente de Paraibuna, interior de São Paulo, para a Avenida Paulista.
Módulo 3: CANA DE AÇUCAR
Espaço com base em pallet e grandes floreiras para replantarmos os caules de cana de açúcar, colhidos também no Vale do Paraíba e transportados diretamente para a Av. Paulista.
Módulo 4: GIRASSOL
Espaço com base em pallet para a criação de um espaço instagramável e cheio de cor. Foram colocados girassóis realistas. Neste caso optamos por plantas permanentes ao invés de flores naturais para que não tivéssemos problema delas murcharem com o sol e calor da avenida.
ESTRATÉGIAS E SOLUÇÕES
As autorizações:
Para conseguirmos montar esta cenografia, sem caracterizar um evento, montamos uma defesa para os órgãos públicos respeitando todas as normas vigentes, dando ênfase em todas as atividades propostas. Nos adequamos à toda parte burocrática e às normas da CPPU – Comissão de Proteção à Paisagem Urbana; obtivemos autorização da CET para o apoio à montagem e finalmente a autorização da Subprefeitura da Sé, responsável pela Avenida Paulista.
Sobre a música:
A viola tornou-se símbolo maior da música rural brasileira e por isto escolhemos este instrumento para criar o impacto sonoro da ativação.
Desta forma idealizamos um cortejo de 60 violeiros, todos vestidos com a camiseta da novela, que entraram pela Avenida Paulista, tocando a música tema da abertura de Terra e Paixão, “Sinônimos” de Chitãozinho e Xororó, emocionando a todos que presenciaram este momento.
Os Violeiros foram conduzidos pelo músico Arnaldo Freitas, instrumentista, diretor musical e compositor, considerado um dos maiores violeiros do Brasil.
Ao apresentarmos as músicas da novela tocadas por este instrumento, estimulamos e incentivamos a continuidade desta tradição musical.
TRATOR NA AVENIDA PAULISTA:
a solução para o pedido da Rede Globo
A ideia de trazer um trator para o meio da Avenida Paulista, com sua complexidade técnica e logística, nos desafiou a encontrar soluções engenhosas e criativas. Conseguimos um fornecedor do interior de São Paulo, que nos trouxe o veículo em uma carreta específica e o posicionou estrategicamente entre os módulos de Cana de Açucar e do Milho. O trator completou a cenografia, fazendo com que os visitantes quisessem percorrer toda a jornada, registrando e fotografando seus momentos em cada um deles.