Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: MUNDO PIXAR - SP

Capa/KV

Candidato: Solution/Off
Cliente: The Walt Disney Company (Brasil)
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional

Em plena pandemia, no final de 2020, com mais de 90% do mercado de live marketing retraído, nasce uma nova martech, a SolutiOn/Off, que em menos de 50 dias, já estava atendendo grandes marcas como: Totvs, Zeno/Avon, Mercado Livre, Ibajud – Instituto Brasileiro de Insolvência, Les Bains, Joma, Uhlsport, Atlantica Hospitality Internacional, CIP/Nuclea, GIFE e Disney.   
                                         
Para a Edição do Prêmio Caio/2023 a SolutiOnOff traz como destaque a criação, execução e organização do maior evento, em extensão já realizado pela da Disney-Pixar, no mundo:  MUNDO PIXAR.       
                                                                                     
No MUNDO PIXAR a magia está em cada detalhe e, muito além de visitantes, as pessoas são convidadas de honra para realizar uma viagem por dentro de suas histórias favoritas.
Nesse contexto, a experiência sobre o “Jeito Disney” é aprincipal bagagem levada à exposição.  Além da visão estratégica por trás da magia, os conteúdos são apresentados como uma homenagem ao público pela relação afetiva que possuem com as franquias da Disney-Pixar. 

Inovação, criatividade, tecnologia e soluções customizadas são, sem dúvida, grandes diferenciais que a SolutiOnOff trouxe para a exposição.

Vídeo

Em maio de 2021, a Disney convidou a agência para participar de uma concorrência que consistia em criar um evento proprietário da marca com o objetivo de apresentar,  em grande exposição, alguns conteúdos e franquias do Studio Pixar, com cenografia, tecnologia e atividades que encantassem todos os visitantes.



Além desses requisitos a experiência deveria ser inclusiva, superar as expectativas pela organização, atendimento e qualidade de serviços.



As franquia que deveriam ser trabalhadas: Up - Altas aventuras; Monstros S/A; Toy Story; Carros; Divertida Mente; Os Incríveis; Ratatouille; Soul, Lightyear e Procurando Nemo.



Foi solicitado em briefing que houvesse destaque para o personagem ícone da marca o Luxor Jr, além de uma sala para apresentação de um compilado de conteúdos e personagens da Pixar.



Como base, a agência seguiu os ensinamentos do próprio  Walt Disney: 

“Arrisque-se! Não faça loucuras, mas ouse na hora de empreender”.

E foi feito! A agencia inovou, foi criativa e se vestiu com uma boa dose de coragem. E, propôs para a Disney a montagem do maior evento em extensão, da Pixar, já realizado no mundo e ainda, a primeira promoção da marca desta proporção, na América Latina.



Seguindo todos os desejos principais e ousando na criatividade, a agencia foi a vencedora da concorrência, apresentando a criação do MUNDO PIXAR, uma exposição que convida o público para "uma viagem por dentro das suas histórias favoritas" 













 

Galeria de Fotos

O maior diferencial é a construção do Mundo Pixar em uma tenda de 3.000m², sendo 2.800m² de área útil, montada no estacionamento do Shopping Eldorado, um dos melhores pontos da cidade de São Paulo, com fácil acesso e localização privilegiada.

 

O planejamento de um circuito obrigatório onde o visitante entra em contato com suas histórias e personagens preferidos também é um diferencial.

Na entrada, do lado externo e em destaque, está o Luxor Jr., ícone da marca, recepcionando todos os visitantes e ampliando a visibilidade do evento. A instalação tem 6,00m de altura e viralizou nas redes sociais.



Outro ponto forte é o grande foyer estruturado para ser frequentado por público pagante, ou não, o que traz a oportunidade de muito mais pessoas entrarem em contato com as marcas parceiras e com a magia do Mundo Pixar. A capacidade desta área é de 460 pessoas, ao mesmo tempo.

Ainda no Foyer estão a bilheteria, estacionamento de carrinhos, banheiros (Masculino, Feminino e PCD) e as ativações das marcas parceiras.



No Foyer e com livre acesso para todos os visitantes, está o “Marco Zero do Mundo Pixar”, espaço das marcas patrocinadoras, que aprovaram (após concorrência) a ideia apresentada pela agencia para se unirem em uma ação de Co-Branding inédita para as marcas.



A proposta trouxe como principal diferencial uma narrativa muito criativa para que entrassem juntas e efetivamente no MUNDO PIXAR dando ênfase e fazendo parte da magia do evento. Para isso foi criado o “Marco Zero do Mundo Pixar”, de onde todos podem partir para a grande viagem!



O espaço é totalmente instagramável e apresenta ativações em RA (realidade aumentada). A maior atração é um passeio virtual, feito de dentro do carro VW TAOS, onde através de projeção mapeada 360 graus nas janelas o visitante viaja até o Mundo Pixar.



Ainda no Foyer, está o espaço interativo da J&J e a Loja Mundo Pixar /Mercado Livre que também pode ser frequentada por todos, vale lembrar que esta é a primeira loja física do Mercado Livre.



O acesso ao "Mundo Pixar“, pelo público pagante, acontece pelo grande túnel, todo construído com placas de leds onde personagens aparecem para dar as boas-vindas. Após entrar na sala de projeção 270 graus, o visitante ouve as boas-vindas, os procedimentos e funcionamento do evento e assiste um filme animado (3 min.), com personagens e outras franquias Pixar e a partir desse ponto está pronto para a visita dos 12 espaços imersivos do evento.



Para que as pessoas possam se sentir como se estivessem dentro dos filmes, a agencia optou por utilizar impressões em gigantografias, objetos 3D e ativações especiais.



Nos espaços a imersão também é “costurada” através do marketing olfativo, pois foram desenvolvidas essências especiais para salas como: Nemo, Carros Incríveis, Soul e Ratatouille. Os outros espaços recebem a essência desenvolvida para a Disney.



Cada espaço tem trilha sonora especial e uma iluminação feita por light design, o que acaba criando a magia de cada momento.



Trabalhar com todos os sentidos é uma estratégia fundamental para a criação das emoções.



Para interatividade o visitante precisa baixar o App “Mundo Pixar” disponível na Apple Store e Google Play, desenvolvido para o evento e de onde se acessa audiodescrição e as outras experiências, como a que funciona como um passaporte para a ativação das RAs existentes, além de liberar frames para fotos.



Em todos os corredores de descompressão, espaços para que se saia de uma história e se entre na outra, há instaladas placas que exibem informações sobre a franquia com curiosidades do filme, inclusive em braile. Também se encontram as placas com o QR Code para acesso ao APP.



E, para espaços, o que se pensou?



“Easter Eggs” 

As salas são super detalhadas e em cada uma o visitante pode achar “easter eggs” que estão escondidos nos ambientes A busca pelas “bolinhas Pixar”, desenvolvidas especialmente para a exposição, virou uma atração à parte tornando a experiência mais divertida.



Up - Altas Aventuras

Um passeio pelo jardim e pela casa de Carl Fredricksen com seus objetos mais icônicos e com uma vista peculiar da janela. As Janelas construídas com placas de leds mostram o céu em movimento, dando a sensação de que a casa está flutuando. Através de RA os visitantes podem segurar balões que escaparam da chaminé e tirar uma foto exclusiva. Dentro da sala temos a lareira que através de sensores tocam notas musicais e acendem luzes coloridas. O Carl em boneco tridimensional, está na sala para recepcionar seus visitantes que podem sentar-se na poltrona da Ellie e na do próprio Carl.



Monstros S.A. –

Uma visita a Monstros SA, a fábrica de processamento de gritos, onde sua experiência será conduzida pelos monstros mais queridos de Monstrópolis.

No espaço um “Tubo de armazenar Gritos” é acionado por sensor e vira uma festa de gritos!!! As portas aéreas rodam sem parar, esperando só o momento de serem baixadas. Photos opportunitys podem ser tiradas com os monstros tridimensionais instalados no local (Mike Wazowsky e James P. Sullivan). Tem também as portas dos quartos, onde a Boo aparece para ver o que está acontecendo.



Toy Story –

No quarto do Andy todos vão se sentir como um brinquedo e interagir com alguns de seus personagens favoritos!

O Quarto é gigante, todos os objetos, moveis e camas farão o visitante se sentir como os brinquedos.

A caixa do Buzz é um ótimo photo opportunity, onde o visitante entra na caixa foguete do personagem.

Buzz e Woody fazem pose para as fotos (bonecos tridimensionais).

  

Lightyear –

Traz uma experiência de luzes que dão a sensação de uma viagem no espaço em super velocidade! Estão no local o próprio Lightyer e o gato robô.

Ratatouille –

Uma experiência fantástica, que mexe com as sensações e emoções diretamente de dentro da cozinha do Linguini. O Remy, que está dentro do chapéu do chefe faz uma festa! O espaço tem tudo muito gigante para que a visão do visitante seja a mesma do “pequeno rato”.



Soul –

Um passeio pela barbearia que o Joe costumava frequentar e uma visita à Escola da Vida vão lembrar que todos nós temos um propósito! Na barbearia encontra-se o Joe e seu gato, posando para uma foto. Nesta área o visitante recebe uma linda moldura virtual para aplicar em suas fotos.



Divertida Mente –

Um lugar divertido e extraordinário... a mente humana! Aqui o visitante vivencia como é ser uma das emoções na mente da Riley. O espaço tem muitas bolas iluminadas com as emoções e os personagens em 3D com a mesa de controle bem ao centro da sala.



Os Incríveis –

A visita a cidade se torna uma aventura quando uma batalha se estabelecer, mas, para a sorte de todos, a Família Incrível está sempre pronta para interromper o estrago. Os visitantes podem tirar fotos com os personagens tridimensionais.



Carros –

Uma parada obrigatória no Flo´s V8 Café para reabastecer a diversão com os moradores de Radiator Springs.O personagem Macqueen não cansa de fazer poses com os visitantes.

Uma RA está disponível para que se possa balançar as bandeiras para o início das aventuras!

Procurando Nemo –

Uma sensação de viagem ao fundo do mar e um passeio pelos corais onde vivem nossos queridos amigos Nemo, Dory e Marlin. As peças tridimensionais são excelentes para photo opportunity.



Loja Mundo Pixar - 

O passeio acaba dentro da loja repleta de produtos incríveis e ainda com lugares para se fazer photo opportunity, como a parede de bolas Pixar e o espaço de Parks.

A Loja Mundo Pixar, a primeira loja oficial do Studio no Brasil, apresenta centenas de produtos exclusivos desenvolvidos especialmente para o evento com storytelling em cada peça. A Loja agradou o fã que assistiu desde o primeiro ‘Toy Story’ até o filme mais recente do estúdio. Com essa ação conseguimos transformar a marca da Pixar em produto também, inclusive todas as camisetas têm um brinde, um adesivo da bola para o fã levar para casa e colar em qualquer lugar. O Mercado Livre se empolgou e ousou assinando a Loja MUNDO PIXAR, a primeira loja física também da marca MERCADO LIVRE.

 

As paredes da loja são decoradas com quadros feitos com impressões dos desenhos originais das criações dos personagens criados pelos artistas da Pixar.



E, se depois o visitante quiser pode acessar o App Mundo Pixar para continuar a fazer suas compras na loja virtual.

Para a agencia o principal resultado foi o de ter conseguido encantar a Disney e a Pixar com o projeto Mundo Pixar e ser oficialmente a agência licenciada para a execução e organizadora deste.

 

Na sequência disso, ter tido a oportunidade de após 2 anos muitos difíceis para o setor de eventos no Brasil, por conta do COVID-19,  poder gerir um projeto que deu oportunidade para mais de 800 profissionais da área trabalharem diretamente no planejamento, criação, produção, operação e  montagem do evento, expandindo isso para quase 2.000 profissionais envolvidos indiretamente.



E, cientes da importância do fato, a Disney, concordou com a ideia da agência valorizar toda a equipe por trás do projeto permitindo a inclusão no espaço de um painel com os nomes de todos as empresas, fornecedores e profissionais envolvidos na produção do Mundo Pixar. O gesto tem uma simbologia importante por ser iniciativa inédita que surge no primeiro mega projeto da agência.



Ao crescer o evento em extensão, por ter saído da ideia de estrutura existente para eventos, o Mundo Pixar se transforma no maior evento em extensão, da Disney-Pixar, no mundo e ainda, a primeira promoção da marca desta proporção, na América Latina.

 

O projeto atraiu marcas patrocinadoras: Bradesco e Next; J&J; VW; Mercado Livre; Radio Disney; Disney+; Parks Disney e Azul Linhas Aéreas.



No final de maio/2022, a Disney anunciou em coletiva, o Mundo Pixar, o que foi motivo de muitos posts nas redes sociais e canais de informação, no google existiram na época aproximadamente 106.000.000 resultados para o tema. Resultado: assim que os ingressos foram colocados à venda, em menos de 7 dias, foi preciso anunciar SOUD OUT.



Alguns meios de comunicação como Catraca Livre, Exame, Uol, Terra, São Paulo Secreto, Revista Abril, Folha de São Paulo, Globo, Bora aí, Passeios Kids, Melhores destinos, ABC do ABC, Folha ilustrada, Jovem nerd, Mais Orlando, Coxinha Nerd, Dicas de Sampa, fizeram a divulgação do evento, além de TVs abertas como CNN, Record e Band.



Pode-se considerar um real Sucesso de Bilheteria.



A divulgação espontânea do evento através da #mundopixar, está no Instagram com mais de 24,9 mil publicações.



As vendas estimadas para os produtos da Loja superaram as expectativas que no meio de setembro, faltando ainda 40 dias para termino do evento, tinham ultrapassado todas as metas em mais de 80% das previsões geradas para o período todo.



No espaço Marco Zero tivemos uma média de interação de 145.000 pessoas por mês. Até o final do evento alcançamos 435.000 pessoas, não pagantes, que visitaram a área de patrocínio e a loja, além dos pagantes que ao todo somaram 747.180 pessoas.



O  ESTUDO QUANTITATIVO – EXIT POLLS encomendado pela Disney indicou que 

MUNDO PIXAR PODE SER CONSIDERADA SUCESSO PELA MAIORIA, PRINCIPALMENTE ENTRE JOVENS ADULTOS. Superando ou atendendo expectativas de 87%, com satisfação nota 10 para 55%. Os consumidores descreveram o evento como Incrível, Emocionante e Mágico.



Em dezembro de 2022, o Mundo Pixar recebeu 13 (treze) prêmios Internacionais, no FIP Festival e 2 (dois) Prêmios Caio na Categoria Evento Futuro.



Em 2023 o Mundo Pixar vira um evento/exposição itinerante acontecendo de junho a setembro de 2023 no Rio de Janeiro e de outubro de 2023  a janeiro de 2024 em Porto Alegre.