Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Joga pelos Raros

Joga pelos Raros

Candidato: CDD - Crônicos do dia-a-dia
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Promocional | Clientes

FICHA TÉCNICA
Evento: Joga pelos Raros
Periodicidade: Único
Segmento: Saúde
Atividades paralelas:
  • Exposição de pôsteres informativos na estação Primavera Interlagos do metrô de São Paulo
  • Encontro pela NMO na Sociedade Hípica Paulista
  • Iluminando Foz do Iguaçu
UF e Cidade de realização: São Paulo/SP
Centro de Convenções/Espaço para Eventos: Estádio Nicolau Alayon
Data de início da realização: 02/04/2023
Data de encerramento da realização: 02/04/2023
Edição da realização: Primeira
Número aproximado de público total: 512
Cliente: Horizon
Conceito/Tema: Neuromielite Óptica (NMO)
Público Alvo: Profissionais da saúde e pacientes com diagnóstico de NMO.

No mês de conscientização sobre a Neuromielite Óptica, juntamos o útil ao agradável: falar sobre doenças raras junto ao esporte mais popular no Brasil. Essa foi a chance de chamar a atenção para a causa e mostrar à comunidade que pessoas com doenças raras são importantes e merecem mais atenção e cuidado. Por isso, no dia 02 de abril no Estádio do Nacional em São Paulo, realizamos o evento “Joga Pelos Raros”, um jogo de futebol beneficente com a presença de um dos melhores jogadores do mundo: o Romário!

O ex-jogador da seleção brasileira de futebol e grande apoiador da causa das doenças raras no Brasil, participou do jogo beneficente organizado pela CDD, para a celebração do Março Verde - campanha que leva mais informações sobre a NMO, uma doença rara, autoimune e de origem neurológica. Parte da verba arrecadada nos ingressos foi revertida para uma ação social.

Após a abertura dos portões o evento contou com atrações musicais das bandas Resenha das Crianças e Sambabinski, aquecimento dos jogadores e discurso de representantes da CDD, NMO Brasil e patrocinadores. No intervalo houveram cobrança de pênaltis com entrega de brindes e um show de embaixadinhas e freestyle. Após o jogo, churrasco para convidados, patrocinadores e jogadores ao som da banda Inovasamba.

Vídeo

O jogo beneficente “Joga pelos Raros” aconteceu no Estádio do Nacional, em São Paulo, e contou com a presença do jogador Romário e convidados especiais, como Vampeta, Júnior Souza, Nestor Bertolino, conhecido pelo personagem "Pedala Robinho" (pessoa com Nanismo) e Alfredo, influenciador do canal #VEMPROFUT.



O evento foi uma das ações da campanha Março Verde, voltada para a conscientização e disseminação de informações de qualidade sobre a Neuromielite Óptica NMO - uma doença rara, autoimune e de origem neurológica. Apesar de somar mais 10 mil pacientes pelo Brasil, a falta de informações sobre a condição impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa com NMO.



O objetivo é enfatizar a importância da quebra de estigmas relacionados aos sintomas e vivências na jornada da pessoa com Neuromielite Óptica, sua família e cuidadores, e as consequências que os tabus e informações equivocadas podem causar. Ao lidar com esses temas, espera-se informar e conscientizar sobre o mecanismo de ação da doença e como a NMO impacta a vida das pessoas diagnosticadas em todos os âmbitos (pessoal, social, profissional).

Como estratégia foi realizado um jogo de futebol, transmitido ao vivo pelo SporTV, disputado entre times de perfis diferentes. De um lado tínhamos grandes nomes do futebol brasileiro, como Romário e Vampeta e do outro, pessoas do nosso corporativo e amigos convidados, amadores, representando pessoas com NMO e seus familiares.



Os dois times com uniformes divulgando a causa proposta e no pré jogo, bem como no pós jogo, para a torcida presente e para os telespectadores, foi explicado, divulgado e levado informação e dados sobre a NMO, uma doença rara e autoimune, ainda pouco divulgada na sociedade. 



Nosso maior desafio estava em produzir um evento que não estivesse apenas focado no futebol com o Romário e seus amigos, mas na causa, na informação, na divulgação de uma doença pouco comentada, pouco divulgada. Para isso, utlizamos de vários recursos. Além das redes socias, comunicação visual, unimos forças com ONGs parceiras, utilizando o time voluntário deles por uma única causa. Somente uma destas ONGs, de bastante visibillidade em São Paulo, que realiza muitos eventos e possui uma rede sólida de voluntários, já nos auxiliou de forma expressiva na divulgação da NMO. 



Com isso, conseguimos levantar a bandeira de que informação é o melhor remédio e fizemos a torcida não só do futebol.

O jogo beneficente “Joga pelos Raros”, realizado no Estádio do Nacional, em São Paulo, com a presença do jogador Romário e convidados especiais, contou com um público de mais de 500 pessoas e também foi transmitida pelo canal televisivo SportTV, além da divulgação através de uma ação especial com influenciadores e parceiros do canal “Desimpedidos” - referência no  nicho de futebol e com milhares de seguidores nas redes sociais. Foram seis influenciadores participando da ação, com 20 posts no Instagram. No total, foram mais de 6,7 milhões de pessoas impactadas. 



Além destes, influenciadores como Paloma Tocci e Bira, entre outros parceiros como Globo Esporte do canal Globo, compartilharam diversos conteúdos, entre eles, alguns reels do Instagram que se destacaram por impactarem diretamente milhares de pessoas.



Alguns depoimentos de pessoas com NMO, podem mostrar a importância e o alcance do evento: "Porque ainda é tão desconhecida, que as pessoas, eu acho que 95% nunca ouviram falar. Eventos assim ajudam a ter uma visibilidade melhor, conscientizar da existência dessa doença, que dá pra ser controlada, desde que ela seja conhecida’’, disse Poliana Carvalho, pessoa que convive com a NMO desde 2013.



"Alguns meses atrás eu achei que eu estava literalmente sozinho, e aí hoje eu estou aqui num campo, com toda essa visibilidade, eu me sinto muito representado. É por mim essa causa, sabe?’’ Palavras de Ayran dos Santos, que convive com a NMO desde 2021.

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