Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: O Primeiro Natal de Papel do Mundo

Natal de Papel do Pátio Paulista

Candidato: Shopping Pátio Paulista
Cliente: Shopping Pátio Paulista
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Promocional | Cliente

Recebemos de nossa diretoria a missão de criar um Natal com experiencias inéditas e que fosse um projeto desenvolvido com conexão no campo das artes e com propósito fundamentado no campo social.

Para desenvolver tal feito, pensamos em uma decoração de Natal que fosse única no mundo e que pudesse traduzir a arte e a inovação, utilizando elementos simples e de facil manuseio, como o papel!

Sim, através dos projetos realizados pelo artista Tico Volpato, idealizamos uma Decoração de Natal, que foi cofeccionada manualmente por dezenas de profissionais e desenvolvida cuidadosamente com o auxilio de diversos engenheiros calculistas e artesão que deram vida aos elementos de Natal.

Para a confecção das peças, foram utilizados cerca de 500 kg de papel certificado com o o selo FSC que garante a origem e o reflorestamento. Essa quantidade foi convertida em uma doação, feita pelo shopping, de cadernos que foram destinados à ONG Casa do Zezinho, para compor o material escolar das crianças atendidas pela organização no início do ano letivo de 2023.

Além disso, após a desmontagem da decoração natalina, todas as esculturas em papel foram destinadas para a reciclagem através da ONG Pimp My Carroça. Tornando essa decoração uma experiência única, que ficará registrada apenas em fotografias e na memória dos visitantes.

Vídeo

Galeria de Fotos

A criação de todos os elementos da Decoração de Natal do Patio Paulista foi realizada pelo artista Tico Volpato e sua equipe ao longo de 10 meses de trabalho. Escolhemos o artitsta por conta de suas criações famosas na internet e suas vitrines de marcas nacionais e internacionais como  JK Iguatemi, Le Lis Branc, Vilebrequin, Goyard, Chandon e Birkenstock.



Todas as peças foram dobradas e coladas manualmente, e todos os personagens passavam por manutenções semanais para manter a conservação das peças. O conceito do projeto foi unir em um só lugar todos os personagens mais importantes do Natal e desenvolver um ambiente contemplativo e instagramável unindo arte e inovação.



Neste projeto foram utilizados meia tonelada de Papel de diferentes tamanhos e gramaturas para atender às necessidades de estrutura e acabamento de cada elemento.



O ponto de destaque da decoração era a Árvore de Natal de Papel que tinha 13 metros de altura. Este projeto foi discutido e realizado em parceria com diversos engenheiros calculistas da propria industria responsavel pelo papel, que ajudaram a materializar o projeto sem nenhum risco.



Este é o primeiro projeto de Natal de Shopping Center da história completamente construido de Papel. O conceito inicial do projeto foi desconstruir o modelo tradicional das decorações de Natal, e trazer para o público a magia natalina através de arte e cultura acessivel. Afinal, somos parte do principal eixo cultural da cidade de São Paulo e contamos com parceiros como a Casa das Rosas, Japan House, Masp e Itaú Cultural e por isso, incentivamos a arte e cultura para todos.

Galeria de Fotos

O nosso maior desafio foi construir um projeto inovador sem referências e estudos anteriores sobre esculturas construídas em papel em grande escala. Nosso principal objetivo com a decoração, foi realizar um Natal que fosse referência para o mercado de Shopping Centers e que este projeto, tivesse visibilidade de todos os canais de comunicação, para alcançar não somente o mercado de varejo, mas de todos os segmentos.



Um time de artesãos profissionais tiveram a missão de desenvolver manualmente, ao longo de 10 meses, todas as esculturas de papel que integravam a decoração de Natal. Ao longo do projeto nos deparamos com necessidades e pré-requisitos operacionais, e para isso, contamos com o apoio de alguns engenheiros calculistas, além de uma equipe de cenógrafos, que nos ajudaram com o estudo e dimensionamento das peças necessárias para suportar toda estrutura criada em conformidade com as normas técnicas vigentes.



Após a construção iniciamos uma estratégia de divulgação ampla, atrelando mídias digitais, físicas e grande imprensa.

O Natal de Papel do Pátio Paulista foi um verdadeiro sucesso. Com a cobertura de mídias importantes, como a Globo, Record, Revista Casa e Jardim e Folha de SP, tivemos o alcance amplo de todos os segmentos do mercado. Foram 193 publicações no período, com o resultado de 17 milhões de impactos potenciais, cuja valoração foi de R$ 2,78 milhões.



Além das mídias de alta relevância, os corredores do Shopping também receberam mais visitas que anos anteriores, para 2022 recebemos 67.247 visitantes a mais que o mesmo período do ano anterior.



O fluxo de veículos no estacionamento também foi incrementado em 4% em relação à 2021. Esses números são de muita relevância visto que os dois anos anteriores passamos por momentos de fechamentos e aberturas em virtude da pandemia.



Além dos resultados mencionados acima, é importante frisar que o evento Natal de Papel, proporcionou um expressivo faturamento da vida de 10 famílias de carroceiros da ONG Pimp My Carroça, que foi contratada para realizar a reciclagem da meia tonelada de papel utilizada nessa decoração.

Galeria de Fotos