Detalhe do Case

Prêmio Caio 24ª Edição

Case: Arnold Sports South America

Apresentação - Arnold South America

Candidato: Savaget
Cliente: Arnold Schwarzenegger
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Esportivo

O Arnold Sports Festival surgiu em 1989, com a colaboração lendária entre dois gigantes do mundo dos esportes: Arnold Schwarzenegger e Jim Lorimer. O que começou como um modesto evento de fisiculturismo transformou-se, ao longo de trinta e dois anos, em um estrondoso sucesso nos Estados Unidos.

A jornada dessas décadas é um conto inspirador. Em 2011 o evento aterrissou na Espanha. A mensagem era clara: o sucesso não conhece fronteiras.

Em 2013, uma aliança com a Savaget & Excalibur elevou o Brasil a um patamar de protagonismo no mundo esportivo e do fisiculturismo, desenhando um cenário de excelência e paixão. A América Latina se tornava a tela onde segmentos vibrantes de fitness, nutrição esportiva, esporte, saúde e bem-estar se encontravam no ARNOLD SPORTS FESTIVAL SOUTH AMERICA.

Cada edição é mais do que um evento: atletas de todas as esferas, treinadores, amantes da atividade física, empreendedores audazes, investidores visionários e profissionais do setor convergem em um espaço onde os sonhos ganham vida, onde as barreiras são demolidas e onde o futuro é moldado.

O evento não é simplesmente uma celebração esportiva, é o maior evento multiesportivo e o acontecimento do ano nos setores de nutrição, fitness, esportes e saúde:

•    Reúne as principais marcas nacionais e internacionais

•    Possui diversas atrações para profissionais e estudantes do setor, atletas, praticantes de atividades físicas, amantes do esporte e toda a família.

•    As maiores empresas do setor aguardam a expo para fazerem seus grandes lançamentos.

•    Uma oportunidade de atualização técnico-científica para profissionais e estudantes da área.

•    Um evento completo que reúne Business, Competições, Esporte, Entretenimento e Conteúdo Científico.

•    Incentiva a prática de atividade física e hábitos de alimentação e estilo de vida saudável.

•    Promove a qualidade de vida.

•    Promove a inclusão social através do esporte para classes menos favorecidas e portadores de deficiência física.

•    Divulga esportes paralímpicos e esportes com pouca promoção da grande mídia.

•    Democratiza o acesso a modalidades pouco conhecidas do grande público.

•    Atualiza e prepara profissionais e estudantes para o mercado de trabalho.

•    Fomenta o setor e grandes negócios, se relacionando com outros segmentos e gerando novas oportunidades de negócios.

•    Apresenta as novidades inovações do segmento.

Vídeo

Desde 2017 a cidade de São Paulo recebe o maior evento multiesportivo do mundo e pelo 2º ano consecutivo o evento aconteceu no Expo Center Norte, tradicional espaço para feiras e congressos da cidade.



Em 2023, nos dias 14, 15 e 16 de Abril foi realizada a 9ª edição do Arnold Sports Festival South America e o evento transformou a cidade de São Paulo no maior centro esportivo da América do Sul. Com a repercussão nas mídias, nos números crescentes de negócios gerados durante o evento e com a presença em massa do grande público, podemos ter certeza que todas as metas foram alcançadas e estamos conseguindo agregar e contribuir na divulgação de esportes pouco conhecidos no Brasil. Mais uma vez o Arnold South America quebrou recordes de público e de vendas para o setor.



Com uma programação equilibrada em termos de quantidade, qualidade e variedade, recebeu esportes de força e tradicionais, somando 11 mil atletas de 35 modalidades como Bodybuilding, Luta de Braço e Strongman, além de artes marciais  como Karatê, MMA, Jiu-Jitsu, Boxe, Muay thai, e novidades como Sumô, Pillow Fight (luta de travesseiros) e as inusitadas lutas medievais, Esgrima e Lightsaber (o sabre de luz dos Jedi de Star Wars).



O Fight Pavilion, uma área totalmente voltada ao mundo das lutas, com competições, exposição de equipamentos e produtos para as mais diversas modalidades, novamente foi um sucesso.



A grande noite do Bodybuilding Profissional, esporte que eternizou Arnold Schwarzenegger, aconteceu no palco principal do Arnold South America em uma disputa acirradíssima, que levou o público ao delírio, provando que a modalidade cresce cada vez mais no Brasil.



Strongman Pro, o campeonato de GIGANTES, marcou presença no Evento, com a disputa pelo título de HOMEM MAIS FORTE DO MUNDO, em uma competição eletrizante, cheia de desafios, que superaram os limites de força, resistência e velocidade.



Já o Arnold Talks, no seu segundo ano, foi o palco que aproximou celebridades, atletas e personalidades fitness do público. Nomes como Gracyanne Barbosa, Felipe Franco, Vivi Winkler, Fernando Sardinha, Renato Cariani, o norte-americano Dexter Jackson, Juju Salimeni, Solange Frazão, Geovana Quadros e Joicy Vanessa, Paulo Muzy, Julio Balestrin, entre outros, fizeram parte da agenda. Além da participação no Talks, eles participaram de ações nos estandes de seus patrocinadores. Outro destaque foi a presença do ator e piloto Caio Castro.



O Healthy Pavilion, evento destinado para profissionais do setor, se destacou por apresentar as tendências do mercado da nutrição esportiva e alimentação saudável, incluindo sustentabilidade, longevidade, alimentação natural, vegetarianismo, veganismo, fitoterapia e dietas especiais. Foram 23 marcas expositoras no segmento que mais cresce no mundo.



A cobertura do evento, pelo segundo ano consecutivo, foi transmitida através do ARNOLD TV, a maior plataforma de transmissão AO VIVO e na íntegra do evento! Foram mais de 30 câmeras simultâneas registrando cada acontecimento da feira, além de entrevistas com celebridades, ícones, especialistas e empresários do setor fitness.



O sonho de todo fã, de ter uma foto com o Arnold, foi realizado através da tecnologia RA (Realidade Aumentada). Painéis interativos possibilitaram aos visitantes tirar uma foto com o próprio Schwarzenegger e receber a recordação por e-mail, foi sensacional.



Outro destaque foi a Exposição Fotográfica em Realidade Aumentada, um tour virtual através de fotos e vídeos que relembraram os grandes momentos de Arnold Schwarzenegger desde a primeira edição de 2013.



Aconteceu:



O 4º Congresso de Gestão de Academia, um evento exclusivo de liderança, estratégias e tendências no desenvolvimento de negócios fitness e saúde, com 20 palestrantes e 195 congressistas.



A Certificação Internacional em Personal Training WTTC, uma certificação válida em 5 continentes e 18 países com mais de 25 mil treinadores espalhados pelo mundo e 120 participantes.



O “Arnold Conference”, que está em sua oitava edição, é um dos maiores congressos de nutrição esportiva do mundo! Foram 6 mil congressistas presenciais e on-line e 89 palestrantes e diversas salas de palestras com conteúdo de altíssimo nível.Arrecadamos mais de 2,5 toneladas de alimentos, com a ação ARNOLD SOUTH AMERICA “GIVING BACK” “Don’t just take, give something back.” Não apenas receba, dê algo em troca, beneficiando ONGs de amparo ao menor em situação de vulnerabilidade social e de crianças e adolescentes com câncer. Ação: 1kg de alimento não perecível = Desconto no valor do ingresso. 

 

Anualmente, estabelecemos metas e desafios para melhorar nosso evento e trazer ainda mais resultados aos nossos parceiros e colaboradores, focando em networking, inovações tecnológicas e tendências do mercado. Dessa forma, podemos oferecer ao nosso público um evento cada vez mais completo e único. E, em 2023, conseguimos crescer e performar ainda mais.



Este ano, o “Bem Estar Brasil” foi a grande novidade do Arnold South America, idealizado por Ana Paula Leal Graziano - organizadora do Arnold Sports Festival South America e Waldyr Soares - criador da Aeróbica Brasil, fundador da Fitness Brasil, responsável pela entrada da IHRSA Internacional no Brasil e que hoje comanda a Humana Academy. O objetivo do “Bem Estar Brasil” foi promover um estilo de vida saudável e ativo entre milhares de pessoas e alimentar todo o ecossistema do bem-estar. O evento foi uma grande oportunidade para as marcas se posicionarem junto aos consumidores e também públicos seletos, como proprietários e gestores de academias, clubes, clínicas, hotéis e spas, destacando produtos e serviços que contribuem para a saúde física, mental e qualidade de vida. Foram mais de 40 marcas expositoras e a presença das melhores marcas de equipamentos de ginástica.

O conceito do bem-estar também esteve presente no “Bem Estar Brasil Wellness Conference”, com palestras de altíssimo nível e conteúdos exclusivos na promoção do bem-estar e qualidade de vida. Foram mais de 20 palestrantes e 160 congressistas.

O “Wellness Business Summit” foi outro evento inédito, com conteúdo exclusivo desenvolvido em parceria com Entidades renomadas do setor. Esse espaço contou com 1 auditório com capacidade para até 150 convidados. Reunimos em 03 dias de evento, os maiores players das entidades parceiras, permitindo total imersão, em um ambiente que reúne a maior cadeia produtiva de esportes, saúde, bem-estar e qualidade de vida. A ideia era trazer novos players para os nossos expositores, abrindo assim outras frentes de negócios. 

Esse ano também lançamos o “Vila Vegana”, um espaço dedicado às empresas veganas e pequenos produtores que desejam mostrar para o público simpatizante e curioso sobre a alimentação à base de vegetais, produtos e serviços sem nenhum ingrediente de origem animal relacionados a higiene pessoal, cosméticos, casa e decoração, moda, acessórios e muito mais. Trouxemos esse espaço exclusivo dentro da nossa feira pensando em conectar e elevar as vendas desses expositores vegan, conectando-os com nosso público que é diferente daquele que eles frequentemente encontram nas feiras que participam, mas que são engajados e estão sempre em busca de novidades saudáveis.

Esse ano, pela primeira vez, realizamos o Personal Trainer Meeting, o maior encontro de Personal Trainers do país com 256 congressistas, com o objetivo de trazer mais compradores e visitantes para o evento.

Para mostrar ao público tudo que estava acontecendo na feira, contamos com a presença de seis totens de leds e mais dois aéreos, o que trouxe inovação e deu um toque tecnológico à nossa expo.



A Arnold tem como uma de suas marcas registradas a diversidade esportiva e, em 2023, novas competições estrearam nas arenas, tais como: Sumô, Shoot Boxe, Grappling e Pillow Fight, entre outras, trazendo um novo público, que não é totalmente do esporte de força física e, sim, força mental, para conhecer e vivenciar o Arnold, assim conseguimos desmistificar um pouco mais a imagem do Arnold Schwarzenegger, que é muito relacionada ao Fisiculturismo, e fortalecer a imagem dele como um incentivador do esporte e da prática de atividades esportivas como um todo. Também conseguimos aumentar o número de participação de crianças, criando categorias infanto juvenis e de competições com desafios internacionais, no Arnold South America, Sul-Americano de Jiu-Jitsu Paradesportivo, Copa Arnold de Jiu-Jitsu, Disputa de cinturão no Pillow Fight, Copa Nacional de Lutas Medievais, Esgrima e Lightsaber, Campeonato Brasileiro de Muay thai 2023, Arnold Classic Wushu Sanda Championship, Copa Thunder de MMA, Campeonato Sul Americano de Mas Wrestling, Campeonato Sul Americano de Power Bíceps, Etapa São Paulo Cheerleading, Copa Nacional de Calistenia, Campeonato Brasileiro de Pula Corda e Campeonato Nacional de Capoeira.



Outra novidade é que, através dos princípios ESG (conjunto com as melhores práticas empresariais sobre temas de responsabilidades ambientais, sociais e de governança), o Arnold South America e a Greenline Carbon Free se uniram em uma parceria para neutralizar a emissão de carbono durante todos os dias do evento, garantindo, assim, uma feira cada vez mais consciente e minimizando o impacto negativo ao nosso meio ambiente. Selo Greenline Carbon Free.

Esta edição do Arnold South America bateu recorde de público e de negócios realizados, apresentando expressivos números de crescimento em 2023. O volume de negócios representou um aumento de 14% em relação ao ano passado, saltando de R$ 150 para R$ 170 milhões. A participação de empresas e marcas do segmento de nutrição esportiva, equipamentos, serviços e moda fitness foi 40% maior, com 180 registros, 50 a mais em relação à feira anterior. Para acomodar esse volume de expositores e receber os mais de 89 mil visitantes (ano passado foram 85 mil), a organização ampliou a área do evento em 25%. A participação de lojistas (pessoas) também cresceu de forma substancial: 12.250 lojistas, 20% a mais do que na edição anterior (10.033).



O número de lojas participantes foi recorde, foram 6.562 CNPJs em busca de novidades e produtos, além disso, no Conference, que é voltado para a educação continuada, também contamos com o número expressivo de 6.000 inscrições de profissionais, como: Educadores físicos, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, entre outros, com mais de 89 palestrantes.



Foram 470 jornalistas cadastrados, gerando mais de R$ 15.931.268,00 em centimetragem de retorno de mídia espontânea, foram R$ 6.824.337,00 de valorização da imprensa em reportagens televisivas, 754 matérias em blogs e sites e 12 reportagens em mídias impressas. Já na internet, contabilizamos nos canais oficiais 337 mil seguidores no Instagram, 650.655 mil seguidores no Facebook e recebemos a visitação de 1.006.162 milhão pessoas no site durante o evento. Foram mais de 24 milhões de pessoas atingidas.



“O sucesso de um evento pode ser medido de várias maneiras e diversas formas. E quando todas convergem, a sensação é maravilhosa. Andei por todos os corredores e o feedback dos expositores foi o melhor possível, com metas superadas e grandes perspectivas para o futuro do nosso mercado. E, nesse trajeto, pude observar, conversar e sentir a alegria das pessoas, tanto na Expo, quanto nas áreas esportivas e demais pontos do evento. Tivemos uma novidade, a Vila Vegana, que foi um sucesso, e não posso deixar de enaltecer à Área Bem Estar, nossa grande estreia em 2023 e que agregou não apenas novos parceiros, como novos públicos e imensas possibilidades no segmento Wellness”, resumiu Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget & Excalibur, empresa organizadora do Arnold South America.



Expositores e patrocinadores compartilham a avaliação, visão e entusiasmo da sócia do Arnold Schwarzenegger. E corroboram com dados. Segundo as informações do grupo Supley, detentor das marcas Max Titanium e Probiótica, o Arnold 2023 foi a feira dos recordes. O crescimento das vendas foi de 302%, em comparação a 2022. Em relação ao atendimento do público, os números também são superlativos: 1.570 litros de produtos degustados, 48 mil amostras distribuídas e 42 mil brindes entregues.



As patrocinadoras Integralmédica e Darkness confirmam ter batido recorde de faturamento em uma edição do Arnold, em volume de vendas no atacado. “Incrível ver a evolução do Arnold no Brasil, o que reflete o crescimento exponencial do setor. Nosso grupo vivencia este processo desde a primeira edição e muitas mudanças aprimoraram o evento, que foi recorde de público este ano. Estamos bem contentes, pois o evento agrega tanto para o consumidor final quanto para nossos clientes e parceiros”, avaliou Fernando Moura, diretor comercial de Integralmédica e Darkness. Somente em brindes, foram 12 mil itens, como coqueteleiras, barras proteicas e energético Booster e a versão My Whey pronta para beber.



“Esta é a 9°edição que participamos do Arnold Sports Festival South America, o maior e melhor evento multiesportivo do Brasil. A expectativa, mais uma vez, de um grande público se confirmou desde o primeiro dia do evento, ultrapassando os 89 mil visitantes esperados e foram movimentados, em três dias, mais de R$ 170 milhões em negócios realizados pelos expositores. O público pôde conhecer os lançamentos da Black Skull e das outras marcas, aprimorar seus conhecimentos e estar perto de atletas que acompanham e admiram. Parabéns à Savaget por mais este evento”, ressaltou Marcelo Bella, presidente da Black Skul.



A Technogym Brasil montou seu estande na Área Bem Estar e, para Ivan Zanchetta, marketing manager da empresa, o evento foi fenomenal. “Tivemos uma mega visibilidade. Mostramos ao mercado o posicionamento da Technogym, que não é apenas uma distribuidora. Somos a Itália no Brasil. Ou seja, para a nossa marca, foi altamente positivo. Também vale destacar o feedback positivo do público. Em equipamentos como os da nossa linha Biostrength, chegou a formar fila para testar os aparelhos”, explicou.



A Pilar Fitness Equipamentos também participou do Bem Estar Brasil e o CEO da empresa, Matheus Furquim, teve suas expectativas superadas. “Viemos para o Arnold com o objetivo de nos posicionar no mercado nacional e fomos surpreendidos pela organização e presença de público. A nossa linha de máquinas desenvolvidas e assinada pelo bodybuilder Vitor Boff, para alto rendimento de atletas, chamou muito a atenção. Inclusive, recebemos a visita de vários atletas famosos”, comentou ele, garantindo ter batido a meta de negócios logo no segundo dia da feira, antes do meio-dia.



ACESSE NOSSO RELATÓRIO COMPLETO E SAIBA MAIS: https://drive.google.com/file/d/1zSc294ZhDYOivLfXFv3aoOLqLeiobfAo/view